Moto garante vantagem

20comentários

motoecordino

Definidos mais dois semifinalistas do primeiro turno do Campeonato Maranhense. Neste domingo, Moto e Imperatiz se juntaram ao Santa Quitéria que já estava classificado.

Em São Luís, o Moto venceu o Cordino por 1 a 0, com gol de Henrique cobrando falta, aos 25 minutos do 2º tempo e garantiu a primeira colocação no grupo A com 9 pontos ganhos e a vantagem de jogar por dois empates a semifinal.

O outro classificado foi o Araioses que se beneficiou com a derrota surpreendente do Imperatriz, no Frei Epifânio para o São José  por 1 a 0, gol marcado por Otávio, aos 44 minutos do 2º tempo, num vexame do Cavalo de Aço dentro de casa ao ser derrotado pelo então lanterninha São José que ainda não havia vencido ninguém.

Nesta segunda-feira, o Sampaio recebe o Santa Quitéria, às 20h30, no Estádio Castelão. Com 7 pontos, o Sampaio precisa apenas do empate para se classificar, mas se vencer será o primeiro colocado do grupo B e fugirá do confronto com o Moto na semifinal.

No mesmo horário, o Maranhão pega o Balsas, no Nhozinho Santos. O MAC tem que vencer por pelo menos dois gols de diferença e torcer por uma derrota do Sampaio para o Santa Quitéria para ir à semifinal.

Foto: Bruno Alves

20 comentários »

Apoio em Açailândia

0comentário

luisfernando

O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva participou de reunião de trabalho em Açailândia, na sexta-feira (7), para discutir ações de infraestrutura para o município. Presentes, a prefeita Gleide Santos; o deputado estadual Hélio Soares, além de secretários municipais e vereadores.

“Vim para essa reunião de trabalho para identificarmos as principais necessidades do município na área de infraestrutura e de pavimentação e, com essas necessidades apontadas por quem vive na cidade, então formalizar uma parceria para que a solução seja conjunta”, observou o secretário.

Segundo Luis Fernando Silva, Açailândia é um dos polos econômicos do estado. “É necessário que a infraestrutura seja um instrumento do desenvolvimento econômico e social. A cidade precisa receber investimentos condizentes com as necessidades que possui, como os problemas de mobilidade urbana que começam a aparecer, então isso tem que ser levado em conta para soluções concretas”, afirmou.

luisfernando1
A prefeita Gleide Santos elogiou a parceria institucional entre Governo do Estado e municípios. “Esse encontro foi extremamente positivo, pois só a visita do secretário Luis Fernando mostra que o governo está comprometido com Açailândia, em resolver as necessidades do município”.

Luis Fernando Silva lembrou que o Governo do Estado tem realizado o Viva Maranhão, que entre os projetos inclui o de interligar todas as sedes municipais a uma BR ou MA, sendo o maior programa rodoviário já existente no estado.

“O Maranhão será o primeiro estado do Nordeste a ter todas as sedes municipais acessíveis por asfalto. A estrada tem a função social, o asfalto contribui para melhorar a educação, a saúde, a segurança, faz com que o trabalhador não precise sair tão cedo de casa para o trabalho e nem chegar tão tarde, e o asfalto ainda resgata a autoestima de quem mora nas cidades”, ressaltou o secretário.

Fotos: Jorge Ribeiro

sem comentário »

Creches em São Luís

2comentários

edivaldoholandajunior

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior realizou, na manhã deste sábado (8), o lançamento da Pedra Fundamental da primeira das 25 creches do Programa Brasil Carinhoso a serem construídas pela atual gestão em parceria com o Governo Federal. A solenidade que marca o início da construção aconteceu no bairro Cidade Operária, em terreno localizado na Unidade 105 SE (atrás da Unidade de Educação Básica Professor Mata Roma).

O recurso para a construção da creche, uma das 13 já contratadas, já está assegurado e é proveniente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). O programa foi instituído em 2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação.

Durante a solenidade, o prefeito Edivaldo lembrou que ainda na campanha eleitoral assumiu o compromisso de implantar o maior programa de construção de creches em parceria com o governo federal. “Hoje, damos o pontapé inicial nesse programa, lançando a pedra fundamental da primeira creche, de tantas que virão. Além desta aqui na cidade operária, teremos mais vinte e quatro em todas as regiões da cidade. Construir e equipar creches em nossa cidade é algo de imenso alcance social, que nos realiza ao mesmo tempo que nos estimula a buscar muito mais, a fazer muito mais”, afirmou.

edivaldoO prefeito assegurou ainda no primeiro mês de gestão recursos do Governo Federal para a construção de novas creches, escolas de Ensino Fundamental e quadras poliesportivas. “A busca por recursos para a área de Educação logo no início de 2013, demonstra a atenção dada pelo prefeito a cada uma das crianças que estuda na rede municipal de ensino. O início da construção da creche na Cidade Operária representa mais um ganho para os nossos meninos e meninas, pois essa obra proporcionará um local adequado ao pleno desenvolvimento das nossas crianças”, destacou o secretário municipal de Educação Geraldo Castro.

A creche a ser construída na Cidade Operária é do tipo B do Proinfância e, conforme o Governo Federal, terá um custo estimado de R$ 1.330.000,00. A área a ser construída é de 1.211,92 m², espaço em que serão construídos estacionamento, hall, recepção, almoxarifado, sala de professores, diretoria, secretaria, 08 salas de aulas, fraldários, lactário, salas de repouso, salas para alimentação, sala multiuso, lavanderia, rouparia copa, cozinha, despensa, vestiários, banheiros para crianças, sanitários para adultos e para pessoas com deficiência, além de área externa de serviços, varanda, solarium, jardim, parquinho e pátios coberto e descoberto. Nessas instalações, serão atendidas 120 crianças por turno.

Com a garantia dos novos espaços, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior demonstra a preocupação com o desenvolvimento cognitivo e social das crianças. É durante a primeira infância que as crianças absorvem mais informações e, por isso mesmo, a faixa etária merece a atenção especial. A Prefeitura investe na educação com o objetivo de oferecer oportunidades para que as crianças possam desenvolver suas aptidões.

Durante a solenidade que marca o início da construção da creche, foram depositados em uma urna objetos que fazem referência à data de início da obra e também à atual gestão, como o jornal do dia, cópia da planta da creche, fotografias, e já fincada no local placa alusiva ao início da obra. A programação do lançamento da Pedra Fundamental contou ainda com apresentação da Banda Amadeus Mozart da Secretaria Municipal de Educação.

A solenidade foi prestigiada pelos secretários, Rodrigo Marques (Governo), Helena Duailibe (Saúde), Osmar Filho (Articulação Política), Antonio Araújo (Obras e Serviços), Carlos Rogério (Trânsito e Transporte), Andréia Lauande (Criança e Assistência Social) e Fátima Ribeiro (Segurança alimentar); pelo presidente da Câmara Municipal de São Luís, Isaías Pereirinha (PSL), os vereadores Rose Sales (PC do B), Ricardo Diniz (PHS), Manoel Rego (PT do B), Pavão Filho (PDT), Francisco Carvalho (PSL) e lideranças comunitárias. O prefeito chegou ao local acompanhado pela primeira-dama, Camila Vasconcelos, e a filha Thalita.

Fotos: Honório Moreira

2 comentários »

Nota de falecimento

2comentários

Sr. Ribamar

Morreu na manhã de hoje (9), aos 83 anos,  o empresário e pecuarista José de Ribamar Cunha, pai do deputado estadual Léo Cunha. Ele estava internado desde quinta-feira passada num hospital do Rio de Janeiro após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

O empresário deixa oito filhos: Léo Cunha, José Ribamar Cunha, Wdson Cunha, Edson Cunha, Neilame Cunha, Alzira cunha, Karla Cunha e Daniela Cunha .

O velório de José Ribamar Cunha será realizado nesta segunda-feira (10), a partir de 23h, na igreja Santo Antônio, na rua Ceará nº 1253, bairro Nova Imperatriz. O sepultamento  na terça-feira (11), às 17h, no cemitério Campo da Saudade.

Em nota, a governadora Roseana Sarney lamentou a morte de José de Ribamar Cunha.

“A governadora Roseana Sarney recebeu com tristeza a notícia da morte do pecuarista e empresário José de Ribamar Cunha, ocorrida neste domingo (9), no Rio de Janeiro, onde estava internado tratando as consequências de um AVC.

Dono do Grupo Café Viana, Ribamar Cunha é pai do deputado estadual Léo Cunha e foi um dos grandes investidores na pecuária e na indústria na Região Tocantina, e com seu empreendedorismo contribuiu com o crescimento de todo o estado.

Lamento profundamente a perda de Ribamar Cunha, que sempre será lembrado por contribuir com o desenvolvimento econômico do Maranhão”, declarou a governadora, ao se solidarizar com a família e amigos do empresário”.

2 comentários »

Pensando no futuro

0comentário

gilcutrim

Em reunião de trabalho realizada esta semana na cidade do Rio de Janeiro, o prefeito Gil Cutrim (PMDB) discutiu com pesquisadores e professores que integram o Núcleo Atuarial da Previdência (NAP), ligado a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), temas ligados ao desenvolvimento econômico e social dos municípios e que poderão se tornar projetos concretos a serem implantados na cidade de São José de Ribamar.

O encontro foi proposto pelos próprios integrantes do NAP que enxergam São José de Ribamar como um dos municípios brasileiros mais promissores e com grande capacidade de crescimento econômico nos próximos anos.

Durante a reunião, foram discutidos temas diversos, tais como a Potencialidades para a criação de um terminal portuário em São José de Ribamar; execução de ações de drenagem e saneamento básico de bairros; alternativas de tratamento de resíduos sólidos baseado no conceito “Resíduo Sólido”; otimização dos ativos municipais; e novas tecnologias de asfalto (ecológico).

Estes temas também foram abordados pelos professores e pesquisadores através da exibição de iniciativas de sucesso desenvolvidas no Brasil e em outros países.

“O NAP é formado por profissionais competentes e que trabalham com ações inovadoras. Para nós, foi extremamente positivo ter participado deste encontro e, posteriormente, os integrantes do Núcleo deverão visitar São José de Ribamar para conhecer, in loco, as potencialidades do município”, afirmou Gil Cutrim, que participou do encontro acompanhado do secretário municipal de Obras, Habitação e Serviços Públicos, André Franklin Duailibe.

Participaram da reunião os professores e pesquisadores Benedito Claudio Passos, Claudio Mahler, Ercilia de Stefano, Sérgio Annibal, Paulo Cezar Ribeiro, Gilberto Fialho e Paulo Monnerat, todos integrantes do NAP.

O Núcleo Atuarial da Previdência foi criado em 1997 com o objetivo de levar à sociedade o que há de mais avançado em termos de inteligência atuarial aplicada aos Sistemas de Previdência, em especial, aos Regimes Próprios de Previdência dos Servidores Públicos.

O ponto central de atuação do NAP é a Ciência Atuarial e conta com uma equipe de atuários, matemáticos, estatísticos, advogados, economistas, analistas de sistemas, entre outros profissionais com o suporte teórico da UFRJ.

sem comentário »

Reabilitação na Liga

0comentário

roneekaMais uma vez, o Maranhão Basquete mostrou que manda dentro de casa. Em sua quinta partida no Ginásio Castelinho, em São Luís, o MB conseguiu a sua quinta vitória nesta edição da Liga de Basquete Feminino (LBF).  Neste sábado (8), diante da equipe do Rio Claro (SP), o time maranhense aproveitou o fator casa para se reencontrar com a vitória: 72 a 57 sobre as paulistas após o baile que levou na semana passada no jogo com Ourinhos e que provocou muita conversa em meio ao grupo.

Os destaques da partida foram Iziane (18 pontos), Roneeka (16 pontos) e Kelly (15 pontos). Pelo lado do Rio Claro, as principais pontuadoras foram Renatinha e Maria Cláudia com 11 pontos cada uma.

Com a vitória, o Maranhão Basquete assumiu, provisoriamente, a vice-liderança da LBF. O MB volta a quadra somente no próximo sábado (15), quando enfrentará o Sport (PE) fora de casa. Antes do duelo com o Maranhão Basquete, o time pernambucano receberá o Rio Claro nesta segunda-feira (10).

Próximos jogos
15/2 – Sport x Maranhão
17/2 – Brasília x Maranhão
23/2 – Maranhão x Americana
27/2 – Maranhão x São José

Foto: Biaman Prado

sem comentário »

Melhores indicadores

0comentário

pedrofernandes

A melhoria da qualidade da educação ofertada pelas 1.233 escolas da rede estadual de ensino poderá ser contabilizada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Maranhão a partir de 2016. A previsão foi feita pela oficial de projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Brasil, Maria Teresa Amaral Fontes que veio a São Luís para participar da capacitação do projeto de implantação das diretrizes curriculares nas escolas da rede estadual de ensino.

A capacitação é uma das ações do acordo de cooperação técnica firmado em setembro de 2011, entre governo do Estado, Ministério da Educação (MEC) e o PNUD com objetivo de definir ações estratégicas para melhoria da educação no Maranhão, a partir do diagnóstico elaborado pelo órgão da ONU e a equipe técnica da Secretaria de Educação (Seduc).

O projeto de implantação das diretrizes curriculares nas escolas da rede estadual de ensino pela secretaria de Educação vem sendo executado em parceria com a equipe do PNUD desde novembro passado. Trata-se de uma metodologia que foi desenvolvida pela equipe de educação daquele órgão e tem alcançado resultados bastante positivos.

Maria Teresa Amaral Fontes acredita que após a implantação do projeto deverão ocorrer mudanças efetivas nos indicadores educacionais do Maranhão, que poderão ser visualizados dentro de anos ou três anos. Embora os projetos educacionais tenham previsão de longo prazo, ela acredita que os resultados poderão ser contabilizados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Maranhão a partir de 2016.

A representante da ONU destacou como exitosa a capacitação promovida pela Seduc para a elaboração, criação e a implantação das diretrizes curriculares na rede estadual de ensino, envolvendo gestores e diretores regionais de educação das 1.233 escolas da rede. Depois de implantadas, as diretrizes do projeto serão monitoradas inicialmente em São Luís e, posteriormente, em todas as escolas da rede.

Segundo ela, o projeto piloto está em fase de testes em São Luís e pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió, com o apoio técnico do PNUD. “São dois testes que estamos aplicando no Brasil e, após a definição dos modelos e dos padrões da metodologia ideal, o projeto será replicado em outras cidades do país”, ressaltou.

O acordo de cooperação técnica firmado entre Governo do Estado, Ministério da Educação (MEC) e o PNUD, com o objetivo de definir ações estratégicas para melhoria da educação no Maranhão, na primeira etapa teve como foco a elaboração de produtos, diagnósticos e estudos que foram entregues e hoje são de uso comum na administração central da Seduc.

Nesta segunda etapa o projeto está focado nas salas de aula das escolas para promover uma mudança na qualidade da educação oferta pela rede estadual de ensino e na forma como a educação é gerida no Estado.

Foto: Orcenil Jr.

sem comentário »

Sedel orienta Federações

3comentários

clineucoelho

A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) realizou um encontro com os presidentes das federações esportivas amadoras do Maranhão. A reunião, realizada na tarde dessa quarta-feira (5) no auditório da Sedel, serviu para que os dirigentes esportivos apresentassem seus calendários de atividades programadas para o ano de 2014 e atualizassem seus cadastros junto ao órgão.

De acordo com o secretário Executivo da Comissão de Analises de Projetos Esportivos Incentivados (Capei) da Sedel, Clineu Coelho Filho, que conduziu a reunião, a intenção da Sedel é possibilitar uma parceria com as federações para fomentar o esporte em todo o Estado. Clineu destacou, ainda, ser necessário a organização das entidades esportivas para que elas possam usufruir dos benefícios da Lei de Incentivo ao Esporte, de autoria do secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel.

Sobre a Lei de Incentivo ao Esporte, Clineu Coelho fez questão de detalhar o funcionamento e como ela pode e deve ser utilizada para a realização de eventos e projetos sociais relacionados ao esporte. Aproveitou a oportunidade para sanar dúvidas dos presidentes das federações esportivas amadoras.

“A Sedel está de portas abertas para todas as federações esportivas. Queremos que elas possam utilizar a Lei de Incentivo ao Esporte para que desenvolvam projetos em todo o Estado. Por isso, fazemos questão em orientar sobre o uso desta ferramenta que vem fazendo tão bem ao esporte maranhense nos últimos anos”, comentou o secretário executivo da Capei.

Os calendários esportivos entregues pelas federações à Sedel serão posteriormente divulgados no site da secretaria. O endereço é o www.esporteelazer.ma.gov.br.

Foto: Biaman Prado

3 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS