A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais está sob novo comando. A analista ambiental Genilde Campagnaro assumiu o cargo de secretária, nesta quarta-feira (29), em lugar do deputado estadual Victor Mendes (PV), que estava à frente do órgão desde 2011 e retorna à Assembleia Legislativa.
Antes de assumir o cargo, Genilde Campagnaro atuava como chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas da Sema. É funcionária de carreira da secretaria, desde dezembro de 2008, onde ingressou por meio de concurso público ocupando a vaga de Analista Ambiental – Especialidade em Economia.
Ela trabalhou como bancária no extinto Banco do Estado do Maranhão (BEM) e foi assessora de Planejamento da Fundação Municipal de Turismo (atual Secretaria Municipal de Turismo). Atuou, ainda como empresária e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema).
Genilde Campagnaro revelou que pretende dar continuidade ao trabalho já em andamento, priorizando o atendimento ao público e desenvolvendo uma política socioambiental efetiva no Maranhão. “Não teremos mudança de equipe, apenas ajustes na estrutura de trabalho”, revelou.
A nova secretária aponta dois grandes desafios para 2014. O primeiro é a implementação do Complexo Ambiental da APA Itapiracó. O segundo é a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). “São projetos importantes que foram iniciados na gestão do Victor Mendes e que pretendo dar continuidade”, garantiu.
Genilde Campagnaro nasceu no município de Caxambu do Sul, em Santa Catarina, no dia 5 de fevereiro de 1967. É formada em Economia pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e pós-graduada em Gestão de Instituições de Ensino Superior pela mesma instituição. A nova secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais também compõe o quadro de docentes da Faculdade do Estado do Maranhão (Facem/UNIP).
Foto: Geraldo Furtado
victor fez um excelente serviço na sema
Essa sim é uma mulher com currículo para assumir a secretaria. Pena que só no final do governo a roseana viu a maneira certa de escolher seus secretários. Se ela estivesse escolhidos seus secretários pelo currículo o Maranhão estaria bem melhor
Uma pena a saida do Victor Mendes,ele estava fazendo um excelente trabalho na SEMA,espero que a Genilde Campagnaro de continuidade ao serviço dele, equipe que ta ganhando não se mexe.boa sorte