Vitória e reabilitação

0comentário

O Maranhão Basquete conseguiu a recuperação na Liga de Basquete Feminino (LBF) ao derrotar o Rio Claro Basquete, por 70 a 50 (34 a 33 no primeiro tempo), em partida realizada no ginásio Municipal Felipe Karan, em Rio Claro (SP). Com a vitória, a terceira na competição, o time maranhense divide a terceira colocação com São José.

Os destaques na vitória do MB foram Iziane com 25 pontos e 5 assistências e Kelly Santos com 16 pontos, 14 rebotes e 2 assistências.

O Maranhão Basquete agora terá pela frente o Sport-PE, atual campeão da LBF e atual líder da competição. O jogo será nesta sexta-feira, às 20, no Ginásio Castelinho que deverá receber público recorde na competição. No domingo, às 18h, também no Castelinho, o Maranhão Basquete recebe o Brasília.

Classificação

1 – Sport – 12 pontos (6 vitórias)
2 – Americana – 11 pontos (5 vitórias e 1 derrota)
3 – Maranhão e São José – 8 pontos (3 vitórias e 2 derrotas)
5 – Ourinhos – 7 pontos (2 vitórias e 3 derrotas)
6 – Santo André e Rio Claro – 6 pontos (1 vitória e 4 derrotas)
8 – Brasília – 5 pontos (5 derrotas)

sem comentário »

Reunião na Saúde

1comentário

ricardomurad

1 comentário »

Abrindo caminhos

3comentários

luisfernando

O secretário de Estado da Infraestrutura, Luís Fernando Silva, assinou, nesta quarta-feira (22), ordem de serviço para a pavimentação com asfalto da MA 138, que liga os municípios de São Pedro dos Crentes a Fortaleza dos Nogueiras. Presentes, os deputados estaduais Léo Cunha, Rigo Teles e Stênio Resende, além do prefeito de Sitio Novo, João Piquiá, e de Estreito, Cícero Moraes.

Ao todo, serão investidos mais R$ 40 milhões na pavimentação com asfalto de 51 quilômetros, o que beneficiará a população das duas cidades e moradores das regiões circunvizinhas. O investimento faz parte do Programa Viva Maranhão que tem por objetivo ligar todas as sedes dos municípios por asfalto.  Somente em 2013, por meio do programa, foi investido mais de mil quilômetros de asfalto em rodovias e na recuperação de mais de 2 mil quilômetros de rodovias.

Durante assinatura, o secretário Luis Fernando destacou os investimentos do Governo do Estado em todo o Maranhão. “A pavimentação desta estrada, ligando São Pedro dos Crentes a Fortaleza dos Nogueiras, é um resgate da dignidade; é a prova do respeito do Governo do Estado pelas duas cidades e pelos moradores da região. O que nos estamos fazendo pelo Maranhão é ligar todas as sedes municipais por asfalto. Portanto, a lama no inverno e poeira no verão serão coisas do passado”.

Para o lavrador José Pereira, a estrada facilita a vida de todos. “Eu tenho certeza que tudo vai mudar demais. Aqui tem muita lama, poeira e buracos e, agora, acreditamos que vai melhorar”.

No local, as máquinas já iniciaram as obras. A prefeita de São Pedro dos Crentes, Luiza Coutinho, falou sobre a parceria do Estado com o município. “O Governo do Estado nunca mediu esforços para as reivindicações da população. Tenho certeza que com a melhoria dessa estrada, ajudará a locomoção e a saída do que é produzido”.

Mais investimentos

O secretario Luis Fernando anunciou mais seis quilômetros para o asfaltamento de ruas e avenidas em São Pedro dos Crentes e Fortaleza dos Nogueiras. Além do projeto que está sendo feito para a pavimentação com asfalto de mais um trecho da MA 138, que liga São Pedro dos Crentes a Estreito, totalizando mais 110 km de asfalto novo. “O projeto de asfaltamento de São Pedro dos Crentes a Estreito já está sendo elaborado. Quando estiver pronto será feita a licitação para início da obra”.

Foto: Dilmara Carvalho

3 comentários »

Copa do Brasil

2comentários

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou as datas e locais dos jogos do Sampaio e Maranhão pela Copa do Brasil.

O Sampaio estreia no dia 12 de março, às 20h30, no Tocantins. O MAC estreia apenas no dia 2 de abril, em São Luís, contra o Paysandu.

Os jogos de volta dos representantes maranhenses acontecerão no dia 9 de abril.

sampaiomac

2 comentários »

Convênio com o HU

1comentário

edivaldoholandajunior

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior assina nesta quinta-feira (23), às 17 horas, no auditório do Hospital Presidente Dutra, convênio visando à inserção do Hospital Universitário do Maranhão (HUUFMA) à rede de serviços de saúde do município de São Luís. O ato será acompanhado pelo secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães.

O convênio vai permitir à Secretaria Municipal de Saúde (Semus) ampliar a assistência hospitalar disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), aumentando o acesso da população a novos tipos de atendimento especializado, no perfil assistencial do HUUFMA.

O secretário municipal de Saúde, Cesar Felix, explica que o convênio entre as duas instituições vai impactar em toda a rede de saúde com a ampliação do atendimento à média e alta complexidade, respeitadas as normas de regulação de leitos, consultas e procedimentos.

“Será um ganho enorme para a população, pois o Hospital Universitário fica integrado às redes prioritárias de atenção à saúde, com alguns serviços que não tínhamos antes, como assistência à gestação de alto risco e referência em urgência e emergência nas áreas de neurocirurgia, ortopedia e cardiovascular”, afirma.

Pelo convênio compete a Semus acompanhar e apoiar o desenvolvimento dos serviços realizados pelo HUUFMA e assegurar o repasse regular dos recursos, que serão oriundos do teto financeiro do município de São Luís no Fundo Nacional de Saúde. Pela programação orçamentária, o convênio implicará no repasse anual de R$ 87.363.603,00.

O convênio entre as duas instituições prevê ainda a transferência gradual de atividades de atenção básica realizadas pelo Hospital Universitário para as Unidades Básicas de Saúde e a inclusão de alunos de graduação e pós-graduação da UFMA na rede de atenção à saúde do município de São Luís para atividades de formação profissional, ensino e pesquisa.

1 comentário »

CNH suspensas

0comentário

andrecamposO Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão, Detran-MA, por meio do setor de Suspensão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), divulgou, na primeira quinzena de 2014, dados referentes a processos de instauração e aplicação da penalidade de suspensão do direito de dirigir em 2013. Segundo os dados, foram registrados 1.200 procedimentos em 2013, o que representa aumento de 28% em relação a 2012, que registrou 938 procedimentos.

Este registro mostra a quantidade de condutores que tiveram um comportamento inadequado no trânsito, resultante em infrações que ensejam a penalidade de suspensão do direito de dirigir veículos, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro. Dentre os 1.200 que respondem por procedimentos irregulares, 516 tiveram a CNH suspensa em 2013. Em 2012 foram 291 habilitações suspensas.

O procedimento para aplicação da penalidade de suspensão está disciplinado na resolução 182/2005 do Contran. De acordo com a resolução, o procedimento é instaurado depois de finalizado o prazo de defesa da infração e a partir desta instauração, caberá defesa junto ao Detran-MA. Não acolhida à defesa, ou não apresentada, será aplicada a penalidade, que ainda caberá recurso à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI).

O prazo mínimo da penalidade é de 30 dias e no máximo de 12 meses. No caso de infratores reincidentes, o prazo mínimo é de seis meses e no máximo 24 meses. Encerrados os prazos de recursos, a imposição da penalidade será inscrita no Renach (Registro Nacional de Carteiras de Habilitação), impossibilitando o infrator de solicitar qualquer serviço inerente a sua CNH (impedimento no prontuário do condutor), tais como segunda via da CNH, transferência do registro para outra UF, adição ou mudança de categoria.

Dentre os comportamentos impróprios, que podem inclusive ocasionar acidentes fatais no trânsito e que geram infrações, os mais cometidos pelos condutores infratores em 2012 e 2013 foram: conduzir motocicleta sem o uso de capacete e conduzir motocicleta transportando passageiro sem capacete (art. 244 – I e II), dirigir sob a influência de álcool (art. 165), utilizar-se de veículos para exibir manobras perigosas (art. 175), além dos condutores infratores que atingem 20 pontos no período de 12 meses.

sem comentário »

Que torcida!!!

0comentário

mavolei2

Se dentro de quadra o Maranhão Vôlei caiu diante do poderoso Unilever/Rio de Janeiro do técnico Bernardinho, por 3 sets a 0, fora dela vale o registro importante do público que compareceu aoCastelinho.

Sete mil pessoas lotaram o ginásio e mostraram o quanto o público maranhense é mesmo apaixonado pelo esporte. Não importa a modalidade, bastou ser um grande evento que a torcida enche o ginásio.

Agora, o Maranhão Vôlei volta a quadra neste sábado (25) para enfrentar o Brasília Vôlei às 18h, no Ginásio Sesi Taguatinga, em Brasília.

mavolei

Fotos:  De Jesus/ O Estado

sem comentário »

Saúde em Timon

1comentário

ricardomurad

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, recebeu nesta terça-feira (21) em São Luis o prefeito de Timon, Luciano Leitoa, e o promotor de justiça daquela comarca, Antonio Borges, para discutir o atendimento de urgência e emergência no município, que não está sendo prestado à população pela Prefeitura.

Ricardo Murad lembrou que o Estado já mantém em funcionamento em Timon uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas e o Hospital Alarico Pacheco – que oferece atendimento ambulatorial e cirúrgico nas áreas de obstetrícia, pediatria e cirurgia geral. Mas propôs assumir o atendimento dos traumas no hospital estadual se o município se comprometer em manter um hospital materno infantil, assistência que hoje é oferecida também no Alarico Pacheco.

“O município de Timon é de gestão plena e precisa assumir a sua responsabilidade no atendimento de urgência e emergência porque os recursos são repassados diretamente do governo federal para o município”, enfatizou Ricardo Murad. Hoje a gestão municipal oferta os atendimentos de atenção primária e média complexidade em nível ambulatorial.

Ricardo Murad adiantou que já foram licitados serviços para reforma do Hospital Estadual Alarico Pacheco, que será equipado com tomografia, Unidades de Tratamento Intensivo (UTI´s) e centro cirúrgico para ser referência em atendimentos cirúrgicos mais complexos.

“Assim como fizemos no Hospital Estadual de Alta Complexidade Carlos Macieira, vamos iniciar uma ampla reforma no Alarico Pacheco, de forma gradual e organizada, para que não venha a comprometer os atendimentos”, explicou.

Luciano Leitoa reconheceu que as Portarias do Ministério da Saúde são claras e que a gestão municipal não vem cumprindo sua obrigação de ofertar atendimentos de urgência, emergência e materno infantil. “Estamos dispostos a buscar alternativas para organizar a saúde de Timon. Vamos licitar serviços para reforma da unidade mista e transformá-la em hospital materno infantil. E, neste período de reforma do Alarico Pacheco, vamos fechar uma parceria com a prefeitura de Teresina (PI) para que nossos pacientes sejam regulados e atendidos”, disse.

Participaram também da reunião o subsecretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite e representantes dos departamentos de Controle e Avaliação, Regulação e das Ações e Serviços de Saúde, os técnicos municipais de Timon, Márcio Sá (secretário), Clênia Martins (assistente social) e Sueli Capuama (chefe de gabinete).

Foto: Nestor Bezerra

1 comentário »

Orçamento 2014

0comentário

roseanaA governadora Roseana Sarney (PMDB) sancionou no início deste mês, sem vetos, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias, aprovado em dezembro pela Assembleia Legislativa, durante sessão extraordinária, que fixa receitas e estabelece despesas para o Estado em 2014.

A sanção confirma que o orçamento da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) receberá um incremento de R$ 70 milhões em relação ao praticado em 2013, e que o da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) será R$ 30 milhões maior na comparação com o mesmo período.

Além disso, a peemedebista autorizou a execução do Orçamento 2014 com as emendas individuais dos deputados estaduais no valor de R$ 4 milhões. Alguns parlamentares chegaram a propor emendas de até R$ 7 milhões, mas o que passar do que foi acordado entre a cúpula do Executivo e os parlamentares não será executado.

Segundo o líder do governo na Casa, deputado César Pires (DEM), para corrigir esses excessos deve ser editado um decreto regulamentando a execução. “Não houve vetos, mas como o que ficou acordado foi esse valor [R$ 4 milhões], o Governo do Estado deve editar um decreto que regulará todas essas questões”, disse.

No total, Orçamento Geral do Estado para 2014 estima receitas da ordem de R$ 14,1 bilhões – R$ 3,8 bilhões dos quais oriundos de uma operação de crédito feita com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para aplicação no programa Viva Maranhão. O plano de investimentos é o responsável, inclusive, pelo aumento de praticamente R$ 1 bilhão em relação ao ano passado.

Aumento – O plano de investimentos é o principal motivo do aumento na previsão de receita do Estado, segundo explicou recentemente o secretário de Estado de Planejamento e Orçamento, João Bernardo Bringel. Segundo ele, o aumento real da receita corrente líquida de 2014 deve ser de apenas 6% em relação a 2013 – em decorrência, principalmente, das constantes quedas nos valores repassados constitucionalmente pelo Governo Federal. “Isso o que vem ocorrendo desde 2012”, disse.

O secretário acrescentou que, por conta dessas perdas – principalmente do Fundo de Participação dos Estados (FPE) – é “indispensável” que o Estado viabilize investimentos a partir dos recursos oriundos do empréstimo do BNDES.

“Se você for olhar a estimativa de receita no agregado, esse R$ 1 bilhão a mais de receita é do investimento [do BNDES]. A previsão de aumento real da receita corrente líquida do Estado é de 6% apenas em relação ao ano anterior. Então, o recurso que a gente tem a mais e realmente conta com ele é o recurso para investimento”, completou.

O Estado

sem comentário »

Acesso à leitura

1comentário

geraldocastro

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior garantiu a aquisição de 15 mil livros didáticos que serão entregues aos alunos da Educação Infantil no início do ano letivo 2014. Serão beneficiadas cerca de 100 escolas que atendem a alunos com idades entre 4 e 6 anos.

“No primeiro ano de nossa gestão organizamos a casa e garantimos conquistas importantes para a educação. Iniciamos 2014 com a entrega de 44 ônibus climatizados para o transporte escolar, convocamos 650 novos professores para as salas de aula e, em parceria com o governo federal, iniciaremos a construção de novas escolas de ensino fundamental e novas creches. Em pouco tempo, demonstramos o nosso compromisso com cada aluno de São Luís”, afirmou o prefeito Edivaldo.

O secretário de Educação, Geraldo Castro, destacou a importância da aquisição dos livros para a Educação e a relevância do professor no processo de ensino. “O material didático atrelado à satisfação do educador certamente elevará o nível do ensino e contribuirá para o desenvolvimento das nossas crianças. 2013 foi para nós um ano desafiador, mas também obtivemos respostas significativas. A escolha do livro didático é uma das ações que comprovam essa afirmativa”, disse, durante o I Encontro da Educação Infantil sobre o Livro Didático, que reuniu gestores, coordenadores e técnicos da Semed.

É a primeira vez desde 2008 que os alunos da Educação Infantil recebem livros didáticos. O livro didático “O mundo da gente”, da Editora Ática, escrito pelas autoras Célia Cúnico e Sandra Korso Kutzke, foi escolhido durante o ano passado por gestores e técnicos da Secretaria. O início da entrega do material nas escolas da Educação Infantil está previsto para o dia 3 de fevereiro.

Foto: Ana Paula Rodrigues

1 comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS