Sem dificuldade

4comentários

sampaioComo já era esperado, o Sampaio não encontrou qualquer dificuldade no primeiro teste da temporada e goleou o Juventude, de Caxias-MA por 5 a 0, neste domingo, no Nhozinho Santos.

Os gols foram marcados por atetas já conhecidos pelo torcedor Tricolor: Casagrande (2), Arlindo Maracanã, Hiltinho e Bruno Chocolate.

Para o técnico Flávio Araújo, a vitória e os gols foram importantes, mas ele aproveitou a movimentação para observar os novos atletas contatados para a temporada.

Agora o Sampaio terá uma semana de preparação para a estreia no Campeonato Maranhense, no próximo domingo (27), às 17h, no Correão, contra o Bacabal.

Foto: Bruno Alves

4 comentários »

Objetivos do Milênio

0comentário

pedrofernandes

A parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para a implementação dos Objetivos do Milênio (ODM) em municípios maranhenses foi o principal assunto discutido durante reunião na sede da Seduc, com representantes da Secretaria e coordenadores dos ODM.

O encontro contou com a presença do secretário Pedro Fernandes e os auxiliares: Tadeu Lima (coordenação das Unidades Regionais) e Leuzinete Pereira (ensino); o secretário executivo Adjunto Nacional de ODM, Odilon Luís Fabrício; o assessor da Secretaria Nacional de Relações Político Social da Presidência da República, Ubirajara Augusto; a coordenadora do núcleo estadual de ODM, Maria José; e representantes do projeto.

O secretário Pedro Fernandes ressaltou que a educação deve ser feita com a participação de todos – governo, sociedade e família. Ele destacou que em 2013 a Seduc desenvolveu diversas ações junto aos municípios. “Realizamos 28 conferências intermunicipais com a participação de todos os municípios, com apoio do Fórum Estadual de Educação, o que resultou na construção do Plano Estadual de Educação. Agora vamos auxiliar os municípios na elaboração de seus planos de educação”, frisou.

Pedro Fernandes também informou que a Seduc, atendendo solicitação do Ministério da Educação, realizará, dia 28, um seminário com prefeitos e secretários de educação no intuito de fortalecer o regime de colaboração.

Segundo ele, serão disponibilizados aos gestores municipais diretrizes curriculares (as mesmas que serão distribuídas às escolas estaduais), guias de gestão escolar e o mapeamento eletrônico que é utilizado como ferramenta de gestão e controle docente na rede estadual.

O secretário executivo de ODM, Odilon Luís Fabrício, destacou a importância da participação da Secretaria de Educação para o alcance das metas dos ODM. “Nós queremos cooperar com a Secretaria no trabalho em prol de uma educação de qualidade”, revelou.

“Temos objetivos em comuns para melhorar os indicadores educacionais do estado e nossa parceria será para desenvolver ações conjuntas para alcançar os ODM”, ressaltou o assessor da Presidência da República, Ubirajara Augusto.

As metas do milênio foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações, e ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). São eles: 1 – Acabar com a fome e a miséria; 2 – Oferecer educação básica de qualidade para todos; 3 – Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; 4 – Reduzir a mortalidade infantil; 5 – Melhorar a saúde das gestantes; 6 – Combater a Aids, a malária e outras doenças; 7 – Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; 8 – Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

Foto: Lauro Vasconcelos

sem comentário »

Jogo da reabilitação

0comentário

barbosa

O Maranhão Basquete não tem mais 100% de aproveitamento na Liga de Basquete Feminino (LBF). A equipe maranhense sofreu, no sábado (18), a sua primeira derrota na competição nacional. O revés fora de casa para o São José (SP) por 71 a 54 impediu que o MB chegasse à terceira vitória na LBF. No entanto, não há muito tempo para lamentar a derrota no interior paulista.

Nesta segunda-feira (20), o Maranhão Basquete volta a quadra em busca da reabilitação no torneio diante da forte equipe de Americana (SP). A partida será no Ginásio Centro Cívico a partir das 20h (horário de Brasília) e terá transmissão pela Rádio Esporte Web (http://www.radioesporteweb.com.br).

Se de um lado o Maranhão Basquete quer voltar a vencer, o mesmo acontece com o time de Americana que, assim como o MB, foi derrotado na última rodada. A equipe paulista também conheceu a sua primeira derrota na LBF. Contra o líder invicto Sport (PE), Americana perdeu em seu ginásio por 62 a 58.

Mas para conseguir superar Americana nesta segunda-feira, o técnico do MB, Antônio Carlos Barbosa, sabe que sua equipe precisará mostrar um basquete mais eficiente.

“Não podemos nem pensar em uma partida igual à de sábado. Não marcamos e nem tivemos efetividade ofensiva. O Americana é igualmente um adversário forte, que está diretamente na disputa pelo titulo. Não podemos repetir a partida que considero atípica, embora reconhecendo o excelente jogo feito pelo São José”, comentou o técnico Antônio Carlos Barbosa, do Maranhão Basquete.

Foto: Biaman Prado

sem comentário »

Urbanização do Barramar

1comentário

barramarO secretário adjunto de Urbanismo, Praxedes Marques, uma equipe técnica da Secretaria Municipak de Urbanismo (Semurh) estiveram reunidos com empresários proprietários dos pontos comerciais na região do Barramar.

O objetivo foi tratar sobre a regularização dos pontos comerciais na Avenida do Santo Antônio. Na reunião foram apresentadas duas propostas de projetos voltadas aos quiosques e da praça onde os pontos comerciais estão localizados, as quais serão analisadas pelos empresários. Posteriormente, os empresários devem responder às propostas com novas sugestões. Ainda estão previstas outras reuniões na Semurh, para esclarecimentos sobre o projeto e questões jurídicas.

Reforma no Barramar

Além dos modelos de quiosques padronizados, o projeto inclui a reforma da pracinha ao redor destes. A área receberá nova arborização e canteiros gramados. A parada de ônibus do local será refeita nos moldes preconizados pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

No meio da praça, será construído um espaço de convivência, com bancos, lixeiras, iluminação apropriada e telefones públicos. O planejamento também inclui uma estrutura com condições viáveis de acessibilidade.

1 comentário »

Melhor estrutura

0comentário

liceuA Secretaria de Estado da Educação (Seduc) começou a receber 91.543 conjuntos de carteiras escolares para as salas de aula das unidades de ensino médio e fundamental da rede estadual de ensino. O mobiliário escolar foi adquirido em parceria com o Governo Federal (FNDE/MEC), com recursos da ordem de R$ 14,6 milhões. Além das carteiras, a Seduc adquiriu 4.452 equipamentos para climatização das escolas da rede estadual de ensino.

Nos próximos dias as novas carteiras ergométricas padronizadas pelo MEC serão distribuídas nos centros de ensino em todo o estado. Nesta sexta-feira (17) e sábado (18), as escolas Margarida Pires Leal e Liceu Maranhense, respectivamente, ambas em São Luís, receberam novo mobiliário das salas de aula.

Como parte do projeto de cooperação técnica com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Ministério da Educação (MEC), a secretaria estabeleceu padrões mínimos para as salas de aula, laboratórios, sanitários, bem como demais ambientes das escolas de ensino médio da rede estadual de educação do Maranhão.

carteirasAté 2015, será implantado um projeto de padrões de funcionamento em 1.233 colégios estaduais. Inicialmente, o projeto piloto será implantado em 26 escolas jurisdicionadas à Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís. Essas escolas selecionadas serão climatizadas, reformadas, ampliadas e receberão carteiras e iluminação padronizadas.

De acordo com o secretário Pedro Fernandes, a meta é melhorar o ambiente físico das escolas, que serão dotadas de equipamentos e mobiliários padronizados e modernos.

Ônibus escolares

Com a conclusão do Plano de Ações Articuladas (PAR) junto ao Governo Federal, a Seduc garantiu também recursos para aquisição de 136 ônibus escolares, com investimentos de R$ 14,6 milhões. Os ônibus irão garantir o transporte seguro a estudantes do ensino fundamental e médio do Maranhão a partir deste ano letivo de 2014.

sem comentário »

Opção petista

2comentários

HONORATO E EDIVALDO

Petistas maranhenses ligados à corrente Construindo um Novo Brasil (CNB) estão discutindo um projeto com dirigentes nacionais que visa a formação de uma chapa forte para a eleição de deputado federal.

Entre os nomes apresentados pela CBN/MA ao alto comando da corrente em Brasília, está o do vereador Honorato Fernandes, atual líder do governo Edivaldo Holanda Júnior (PTC) na Câmara Municipal de São Luis.

A ideia defendida pelo PT é incentivar quadros qualificados e com potencial de votos para eleger no mínimo dois deputados federais.

Até o momento o vereador petista não decidiu se aceitará o convite da CNB para ser um dos seus candidatos à Câmara de Deputados, mas Honorato estaria muito próximo de encarar o desafio, daí que a eleição de presidente da Câmara de Vereadores de São Luis não está no seus planos.

No PT já é dado como certo que o partido não fará coligação na proporcional.

Vamos aguardar.

Leia mais no Blog de Robert Lobato

2 comentários »

Definição no PT

0comentário

ptO Processo de Eleição Direta (PED) do PT no Maranhão deverá chegar ao fim no próximo dia 27, após reunião da Executiva Nacional da legenda em São Paulo. Os dirigentes nacionais decidirão se mantêm os votos de 44 diretórios municipais anulados pela comissão eleitoral, o que dará a vitória ao atual presidente estadual, Raimundo Monteiro, ou se anula esses votos e determina a realização do segundo turno com a participação de Henrique Sousa, segundo mais votado no pleito.

Dependem dessa decisão também alguns arranjos políticos dos principais partidos que lançarão candidatura própria na eleição de outubro deste ano. A expectativa é de que os petistas mantenham a tese de apoio à candidatura do secretário de estado da Infraestrutura, Luis Fernando Silva (PMDB), mas o PCdoB ainda sonha com uma improvável composição e há no partido quem defenda candidatura própria.

Desde o início de dezembro, os petistas maranhenses aguardam a decisão da Executiva Nacional sobre o PED 2013. Após dois adiamentos de decisão, deverá ser determinado o futuro do partido no Maranhão. Dia 27 deste mês, uma definição será dada pelos dirigentes nacionais, que, dois dias antes da realização do segundo turno do PED no estado, suspendeu o processo para analisar como foi desenvolvida a eleição para presidente estadual.

A suspensão se deu após análise da Secretaria Nacional de Organização, cuja conclusão apontou falha da executiva estadual do PT no Maranhão por não ter seguido o regulamento para apuração, totalização dos votos e divulgação do resultado do PED.

Pelas regras do PED, logo após a votação, a apuração deveria ser feita pelos diretórios municipais. Depois da proclamação dos resultados nas cidades, os números deveriam ser repassados para a executiva estadual por meio eletrônico até o fim do dia 12 de novembro de 2013.

A totalização do resultado estadual e envio dos números para executiva nacional deveria ser feito até o fim do dia 13 do mesmo mês para a proclamação do resultado final.

Na época, a secretaria nacional de organização emitiu nota dizendo que não havia quaisquer explicações da comissão de organização eleitoral do PT maranhense para não ter sido seguido o regulamento.

“Isso desorganizou o calendário para a realização do segundo turno no estado. Diante disso, entendemos que a realização do segundo turno no próximo dia 24 de novembro está prejudicada em função da forma como a Executiva Estadual conduziu o processo”, trecho da nota assinada por Florisvaldo Souza, secretário Nacional de Organização na época da suspensão do segundo turno.

Impasse – A Executiva Nacional analisará em pouco menos de 10 dias a validação ou não de votos em 40 diretórios municipais do interior maranhense. O candidato Henrique Sousa, segundo colocado na disputa regional, pede a anulação da votação porque esses diretórios não estariam validados.

Esses votos é que dão a vitória para Raimundo Monteiro no primeiro turno. Ele obteve 5.990 votos contra 2.250 de Henrique Sousa. Com a eventual anulação da eleição em 40 municípios, Monteiro ficaria com apenas 2.856, o que automaticamente inviabilizaria a sua vitória no primeiro turno.

Nos bastidores, aliados do atual presidente da legenda falam de decisão já tomada pela direção nacional que seria favorável a Monteiro. A reunião do próximo dia 27 serviria apenas para a assinatura de ata que confirma a vitória do petista no primeiro turno.

Claro que os aliados de Henrique Sousa contestam essa possibilidade e garantem que a decisão da Nacional sairá somente dia 27 deste mês.

O Estado

sem comentário »

Fraude na Mega-Sena

0comentário

deputadoA Polícia Federal informou neste sábado (18) que foi preso um dos foragidos suspeito de envolvimento em uma fraude milionária contra a Caixa Econômica Federal. O suplente de deputado federal de Estreito (MA), Ernesto Vieira de Carvalho Neto (PMDB) (foto), foi detido entre os municípios de Carolina e Estreito, sul do Maranhão, na Operação Éskhara, deflagrada para desarticular uma organização que teria cometido uma fraude de R$ 73 milhões por meio de um falso prêmio da Mega-Sena no fim do ano passado.

De acordo com o delegado da PF em Araguaína (TO), Omar Peplow, as investigações mostram que o grupo criou uma conta falsa para receber um prêmio da Mega-Sena, também falso. Os suspeitos procuraram o gerente da agência da Caixa em Tocantinópolis, Robson Pereira do Nascimento, que aceitou participar da fraude, informou a Polícia Federal em entrevista coletiva na manhã deste sábado (18), em Araguaína.

Ainda conforme o delegado, os gerentes têm a senha nacional, por meio da qual é possível acessar a conta para retirada do prêmio da Mega-Sena. O prêmio foi “pago” no dia 5 de dezembro de 2013. Segundo a PF, no mesmo dia teria ocorrido uma “queda” no sistema da Caixa, o que facilitou a operação.

O gerente envolvido está preso desde o dia 22 de dezembro, depois que as investigações identificaram a abertura da conta corrente na cidade. O dinheiro desviado foi redistribuído em contas espalhadas em vários estados como Ceará, Maranhão, Goiás e São Paulo, mas podem existir mais contas, segundo o órgão.

O advogado do gerente preso, Sandro Queiroz, informou que apresentou documentos para a PF que comprovam que o suspeito agiu de acordo com as normas da Caixa Econômica Federal sem saber que se tratava de um golpe. “Nós já entramos com o pedido de liberdade e podemos confirmar que meu cliente é 100% inocente”, disse.

Já o advogado de Ernesto Vieira disse que tudo se tratou de um engano. “Desde quando os bens do meu cliente foram bloqueados que nós tentamos explicar. Na verdade a quantia repassada para a empresa na qual ele é um dos proprietários, trata-se da venda de uma propriedade de 85 hectares em uma área urbana”, explica Everson Cavalcante. De acordo com o advogado, o bem foi vendido para que fosse feito um loteamento no local. “Temos todos os documentos para provar”, ressaltou

As informações são do G1.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS