Campanha pelo Maranhão

29comentários

Lançada nas redes sociais uma campanha que já está mexendo com o orgulho daqueles que realmente amam o nosso Estado.

Muita gente já copartilhou a campanha “Eu amo e Maranhão”. Só falta você que ama o Maranhão curtir e compartilhar esta ideia.

maranhao

29 comentários »

Carnaval 2014

0comentário

carnaval1A Prefeitura de São Luís, através da Fundação Municipal de Cultura (Func), comunica aos interessados algumas mudanças em relação aos editais referentes ao Carnaval 2014 já publicados, em relação ao horário, data das inscrições e às exigências técnicas dos candidatos ao Júri do Concurso de Passarela.

Em relação a data e horário de inscrição, a Func ficará aberta no período de 09 a 24 de janeiro, no horário das 13h às 19h (2ª e 5ª feira) e de 8h às 14h (6ª feira), para receber os interessados em participar da programação oficial do Carnaval.

As agremiações carnavalescas (Blocos organizados, Blocos Tradicionais, Blocos Afros, Tribos de Índios, Turmas de Samba e Alegorias de Rua) também estão sendo convidadas a se inscreverem até o dia 30 de janeiro, no mesmo horário.

Além do currículo profissional, será exigido também no ato de inscrição um currículo artístico que comprove atuação na área de interesse por meio de diploma de nível superior, formação técnica na área ou atestado de capacidade técnica (no mínimo cinco anos de experiência), sendo um destes três tipos de documento válidos para a participação na seleção.

Os editais estão disponíveis no Blog da Fundação, pelo endereço: www.funcsl.wordpress.com. A sede da Func fica localizada na Rua Isaac Martins, 141, Centro.

sem comentário »

Nos Estados Unidos?

2comentários

goteiraNo ano passado, o ginásio Castelinho foi alvo de piadas durante uma partida de basquete pela Liga Feminina de Basquete. Choveu forte e a quadra ficou bem molhada devido às goteiras na cobertura do ginásio.

E, é claro notícia ruim do Maranhão ganha logo destaque nacional.

Mas vejam só o que aconteceu nos Estados Unidos….

Um fato raro aconteceu na noite de sábado em uma partida da NBA. No ginásio Verizon Center, em Washington, uma goteira paralisou o jogo entre os Wizards, franquia onde atua o brasileiro Nenê, e o Houston Rockets por duas vezes, por causa da forte chuva que caía na capital norte-americana. A primeira interrupção aconteceu no segundo quarto e durou 35 minutos, a segunda, na volta do intervalo, mais 22.

O vazamento foi no centro da quadra, perto da mesa de controle. Latas de lixo foram colocadas em cima de algumas toalhas para poder acumular água e impedi-la de molhar o piso. Várias pessoas estavam nas vigas acima da goteira, aparentemente tentando resolver o problema.

O incidente foi bastante noticiado e criticado na imprensa dos Estados Unidos. Jornal de maior circulação da capital, o Washignton Post publicou em seu texto “Verizon Center mostrou uma rudeza incomum” e “O vazamento no telhado, que envergonhou os anfitriões, só serviu para atrasar a desmoralizante e desarticulada derrota para o Houston Rockets”.

Foto: AP e informações do Globoesporte.com

2 comentários »

Presídio em 60 dias

2comentários

pedrinhas 1O juiz Manoel Matos de Araújo, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca de São Luís, ao apreciar a Ação Civil Pública nº 23594-07.2011.8.10.0001, concedeu, nesta segunda-feira (13), Tutela Jurídica Especial pleiteada pelo Ministério Público, determinando que o Estado do Maranhão construa, no prazo de 60 dias, novos estabelecimentos prisionais em conformidade com os padrões previstos no ordenamento jurídico brasileiro, preferencialmente nas cidades localizadas no interior do estado.

A decisão prevê que os presídios tenham número de alojamentos suficientes para o atendimento da demanda e resolução da atual superpopulação carcerária verificada no sistema estadual, sob pena de pagamento de multa diária no valor R$ 50 mil, em caso de descumprimento, a ser revertido ao Fundo de Direitos Difusos.

O magistrado determinou, também, que no prazo de 60 dias sejam realizadas reformas e adaptações nos estabelecimentos penais do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, sob pena de multa diária no mesmo valor.

O juiz fixou, ainda, prazo de 30 dias para que todos os candidatos aprovados ao cargo de Agente Penitenciário sejam nomeados de acordo com o número de vagas previstas no Edital 01, de 21/02/2013, da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência do Maranhão e em conformidade com a ordem de classificação constante do resultado definitivo dos exames médicos e odontológicos publicada em 8 de novembro de 2013..

A decisão também prevê que seja realizado concursos públicos, observados os trâmites legais e o Calendário Eleitoral do TSE, com a finalidade de incrementar o sistema penitenciário estadual com pessoal administrativo, técnico, de vigilância e de custódia, em número suficiente para o atendimento à população carcerária, sob pena de pagamento mesma multa diária.

2 comentários »

Ações detalhadas

0comentário

roseana

A governadora Roseana Sarney se reuniu com membros da Comissão de Direitos Humanos do Senado no início da noite desta segunda-feira (13), no Palácio dos Leões. No encontro, ela ouviu as impressões dos senadores Ana Rita (ES); João Capiberibe (AP), Randolfe Rodrigues (AP), Humberto Costa (PE) e João Alberto Souza (MA) sobre a visita a dois presídios maranhenses e elencou uma série de ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado.

“Estamos trabalhando, construindo presídios e abrindo novas vagas em São Luís e no interior do Estado. Serão mais 2.800 vagas até o fim deste ano. Além disso, realizamos investimentos na área de segurança, com aquisição de equipamentos e armamentos, além da realização de concurso público, com efetivação de mais de 2 mil policiais militares”, declarou a governadora.

A senadora Ana Rita, presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, ressaltou que os problemas vividos no sistema prisional do Maranhão não são diferentes dos de outros estados. “As medidas estão sendo adotadas, e o mais importante que vimos aqui, é que a solução só virá se tiver de fato um entendimento de uma ação integrada entre a união, o Governo do Estado e todo o sistema de Justiça. E já há um esforço, por meio do Comitê de Ações Integradas, de se buscar de forma integrada e articulada, com a presença da Defensoria Pública, do Ministério Público, do Tribunal de Justiça e dos governos Federal e Estadual”, afirmou.

“A governadora Roseana fez uma exposição das medidas e iniciativas do governo para criar novas vagas, o sistema está sendo reformado, e com isso se recupera o número de vagas que se havia perdido com a rebelião, e mesmo assim estão construindo novos presídios, e isso vai atender a demanda hoje existente”, disse a senadora Ana Rita.

O secretário de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchoa, ressaltou o papel da Polícia Militar dentro dos presídios. “Esse é um movimento peculiar e a rotina interna prisional em momento algum foi militarizada, continuamos com os servidores do quadro e os terceirizados. A PM tem colaborado para manutenção da integridade física dos presos e dos servidores penitenciários”.

A senadora Ana Rita comentou que o fato foi repassado à comissão. “A presença da Polícia Militar é no sentido de dar apoio ao trabalho dos agentes, e garantir o acompanhamento e a prevenção para que as famílias que visitam os presos não entrem com drogas ou armas no presídio”.

O secretário Uchoa ressaltou que o Governo do Estado tem atuado de modo a prevenir e combater novos atentados. “O que está no nosso tocante para as ações de prevenção e a contenção necessária, nós estamos fazendo”, afirmou.

Também presentes ao encontro o deputado federal Francisco Escórcio, o deputado estadual Roberto Costa; os secretários Sebastião Uchôa (Justiça e Administração Penitenciária); Aluísio Mendes (Segurança Pública); João Abreu (Casa Civil); Luiza Oliveira (Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania) e Catharina Bacelar (Mulher); o comandante da PMMA, coronel Aldimar Zanoni Porto; e o vereador de São Luís, Fábio Câmara.

No encontro, a governadora detalhou uma série de providências tomadas para o reaparelhamento de todas as unidades prisionais do estado, além de construir novas regionais para descentralizar o serviço e oferecer aos detentos o cumprimento da pena mais perto dos familiares. O investimento ultrapassa os R$ 131 milhões.

Roseana Sarney elencou a construção dos presídios de Pinheiro, Brejo, Santa Inês, Timon, Riachão, Coroatá, São Luiz Gonzaga e Imperatriz, além do presídio de Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), em São Luís. Além disso, conversou sobre a reforma e ampliação que contemplam estabelecimentos penais de Balsas, Pedreiras, Açailândia e Codó.

Na próxima sexta (17), os primeiros resultados dos núcleos de trabalho do Comitê, formado pelos órgãos estaduais e federais e por representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, deverão ser apresentados.

Foto: Handson Chagas

sem comentário »

Visita a Pedrinhas

0comentário

comissao

A Comissão de Direitos Humanos do Senado realizou, nesta segunda-feira (13), visita a duas unidades prisionais que integram o Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Acompanhados do secretário de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, e do comandante geral da Polícia Militar, coronel Aldimar Zanoni Porto, estiveram na Casa de Detenção (Cadet) e no Presídio São Luís I.

Durante a visita, a comitiva composta pelos senadores Ana Rita (ES), presidente da Comissão; João Capiberibe (AP), vice-presidente; Randolfe Rodrigues (AP), Humberto Costa (PT-PE), João Alberto de Souza (MA) e Lobão Filho (MA) conferiram as instalações das unidades e conversaram com internos. Entre as principais reclamações aos senadores por parte dos internos estava a morosidade do Poder Judiciário quanto ao andamento de seus processos.

Segundo a presidente da comissão de Direitos Humanos, a senadora Ana Rita, a visita proporcionou à comissão uma visão do problema como um todo e a oportunidade de dialogar com servidores e internos sobre as dificuldades enfrentadas dentro do sistema. “Em nenhum momento fomos impedidos de fazer qualquer ação. Viemos cientes de que em alguns setores não seria possível essa visita para preservar os procedimentos que estão sendo adotados pelo Governo”, frisou a senadora.

Ainda de acordo com a presidente da CDH do Senado, após a visita será discutida e analisada a situação para que sejam adotadas as providências necessárias.

Para o secretário de Estado de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, a visita da comissão ao complexo mostra que o Governo está aberto ao diálogo e dando transparência àss ações que vem sendo realizadas “Este é o momento de unir forças e fazer do problema uma causa de todos”, pontuou.

Estiveram presentes os deputados estaduais integrantes da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, Roberto Costa; e da Comissão de Direitos Humanos da AL, Eliziane Gama; o deputado federal Domingos Dutra; o vereador Fábio Câmara e membros da comissão de Direitos Humanos da OAB-MA.

Foto: Handson Chagas

sem comentário »

Outra vitória

0comentário

maranhaobasquete

Uma partida emocionante. Assim pode ser considerado o duelo entre Maranhão Basquete e Santo André (SP) na noite desta segunda-feira (13), no Ginásio Castelinho, válido pela quarta semana da Liga de Basquete Feminino (LBF).

As duas equipes deram um espetáculo dentro de quadra, mas foram apenas as donas de casa que comemoram no final. Com boas atuações de Iziane (19 pontos e 12 rebotes) e das norte-americanas January (18 pontos) e Roneeka (21 pontos), o MB superou o Santo André por 74 a 69.

Após vencer no primeiro período, o Maranhão Basquete viu as adversárias crescerem na partida. Santo André empatou no fim do segundo quarto e, na terceira parcial, as paulistas passaram à frente. Mas só que o MB tinha Iziane e January. A dupla comandou a reação das donas da casa para confirmar a segunda vitória maranhense na LBF.

Com a vitória, o MB chega à terceira colocação com a mesma pontuação de Ourinhos (SP) e Rio Claro (SP). Agora, o time maranhense se prepara para uma sequência de três jogos fora de casa. O primeiro deles será sábado (18) contra o São José. Já o Santo André volta a quadra no sábado contra Rio Claro.

januaryO jogo

Maranhão Basquete e Santo André começaram o duelo desta segunda-feira com um baixo aproveitamento dos arremessos de quadra. E os erros de ambas as partes deixaram o jogo equilibrado. Aos poucos, o MB pôs a mão na forma. Destaque para a lateral Iziane e a pivô sérvia Ines Ajanovic, as mais eficientes ofensivamente. Enquanto a dupla resolvia no ataque, Kelly dominava o garrafão na defesa. E assim, o MB terminou o quarto em vantagem: 21 a 14.

O segundo período começou com ligeira vantagem para o time paulista que reduziu a diferença no placar para apenas um ponto: 21 a 20. No entanto, as norte-americanas Roneeka e January levantaram a torcida maranhense com duas bolas de três seguidas: 27 a 20. No lance seguinte, January marcou mais dois pontos e sofreu falta. Perfeita, a armadora pontuou e o MB abriu dez pontos: 30 a 20 restando pouco mais de seis minutos para o fim do quarto.

No entanto, o time maranhense voltou a cometer muitos erros. Melhor para o Santo André que cresceu na partida e empatou o jogo a um minuto do fim do período: 34 a 34.

Na volta do intervalo, o Santo André voltou disposto a virar a partida, e conseguiu. Na verdade, o time paulista conseguiu abrir cinco pontos na frente pela primeira vez na partida. No entanto, o MB se recuperou na partida. Com uma defesa muito forte sendo empurrada pelos gritos do torcedor, as donas da casas com uma linda bola de três de Roneeka no fim dos 24 segundos: 49 a 46. Em seguida, Iziane puxou contra-ataque para recolocar o MB na frente.

O equilíbrio entre as duas equipes tornou o jogo emocionante. No fim do quarto, o placar mostrava vitória maranhense por 55 a 54.

O último quarto foi dramático. A torcida fazia barulho nas arquibancadas. Em quadra, os dois times disputavam ponto a ponto. A seis minutos do fim, Santo André passou a frente: 60 a 58. A quatro minutos do fim, Roneeka recolocou o MB em vantagem com uma bola de três certeira: 63 a 62.

Restando menos de um minuto para o fim do jogo, Iziane recolocou o MB na frente: 70 a 69. A torcida foi à loucura e o time confirmou a vitória com lances livres de Roneeka. Fim de jogo: Maranhão Basquete 74 x 69 Santo André.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS