Nova reclamação

1comentário

edilazioDepois da deputada estadual Priscylla Sá (PEN) que criticou durante o fato de não ter sido avisada de um evento do Governo do Maranhão em Presidente Dutra, nesta segunda-feira (16), foi à vez do deputado estadual Edilázio Júnior (PV) também reclamar publicamente sobre situação semelhante.

O parlamentar lamentou não ter sido convidado para eventos realizados em Balsas e em Fortaleza dos Nogueiras.

“Quero dizer aqui, deputada Priscylla Sá, que não é exclusividade de Vossa Excelência de não ser convidada para os eventos do Governo do Estado. Eu estive, no município de Balsas e no município de Fortaleza dos Nogueiras, mas porque soube por terceiros que o secretário Luís Fernando estaria lá, pois até hoje, eu aguardo uma ligação da Secretaria de Articulação Política ou da Secretaria de Infraestrutura ou, enfim, da Casa Civil, ou de quem quer que seja”, declarou.

Edilázio ainda salientou que a ausência da classe política nos eventos, com a presença de “dois gatos pingados”, enfraquece politicamente a iniciativa do Governo do Maranhão.

“Quanto mais força política, quanto mais deputados, vereadores, prefeitos presentes em qualquer ato do Governo do Estado, mostra uma coesão de forças, e principalmente quando se tem o nosso pré-candidato ao Governo do Estado. Inaugurando uma obra e lá tem dois gatos pingados da comitiva dele, que são assessores, não tem ninguém de expressão política que tenha sido convidado, enfraquece politicamente o evento. Eu só me fiz presente porque fui de penetra, de intrometido, já que convidado eu não fui”, finalizou.

Como esta não foi a primeira reclamação sobre o assunto, é bom a governadora Roseana Sarney, como líder do grupo político, puxar a orelha de quem é de direito, pois pelo visto está cada um preocupado com o seu, mas esquecendo o todo.

Leia mais

1 comentário »

Brincando nos Bairros

0comentário

raimundopenha

A Prefeitura de São Luís realizou no último sábado (14) a última edição do Brincando  nos Bairros de 2013. As atividades, coordenadas pela Secretaria de Desporto e Lazer (Semdel), foram realizadas no Residencial Paraíso, área Itaqui-Bacanga, levando uma manhã de lazer e esporte para centenas de crianças e adolescentes. Durante o evento foi anunciada a ampliação das atividades do projeto em 2014. Este ano foram oito edições envolvendo dezenas de profissionais das áreas esportivas e de brincadeiras infantis, que levaram lazer, práticas esportivas e conhecimento.

“O projeto tem por objetivo proporcionar um final de semana de lazer às crianças e adolescentes dos bairros de São Luís. E o que nos motiva a fortalecer o Brincando nos Bairros no segundo ano da nossa administração é incluir atividades de conscientização das crianças para condenarem o uso de drogas”, explicou o secretário de Desporto e Lazer, Raimundo Penha.

A ampliação da frequência do Brincando nos Bairros segue determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior de proporcionar melhores condições de vida para a população de São Luís. “A prática esportiva prova que isso motiva muito mais os jovens a ter uma vida saudável, fora da área de perigo das drogas que, infelizmente, vem trazendo sérios problemas para os gestores municipais, estaduais e federais”, considerou Raimundo Penha.

O adjunto da Secretaria de Desporto e Lazer, Aldo Rogério, afirmou que o saldo foi positivo. “Finalizamos  mais um Brincando nos Bairros, o último de 2013. Apesar das dificuldades que encontramos  na Semdel conseguimos realizar vários eventos em diversos bairros da nossa capital com qualidade, alcançando as metas estipuladas por nosso prefeito Edivaldo Holanda Júnior”, avaliou.

sem comentário »

Reconhecimento

2comentários

tatamilhomemO deputado Carlos Alberto Milhomem (PSD) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (16), para registar  a implantação da tecnologia HD nas transmissões da TV Mirante. A emissora foi a primeira a implantar no Maranhão a transmissão da sua programação em alta definição (High Definition).

“Quero parabenizar o Sistema Mirante pela implantação do mais moderno sistema de transmissão no Estado, o HD. Vi todo o trabalho descrito hoje pelos repórteres Ewerton e Mercial Arruda, e fiquei realmente orgulhoso; orgulhoso porque nesse Estado, que nós costumamos ouvir apenas críticas, tem um sistema hoje à altura dos melhores do Brasil. Parabéns ao Dr. Fernando Sarney, parabéns ao Sistema [Mirante] como um todo” disse o deputado.

2 comentários »

Deputado denuncia agressão

4comentários

carlosfilhoO deputado Carlos Filho (PRTB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (16), para denunciar e pedir providências da Secretaria de Segurança Pública contra oito integrantes de duas viaturas do Grupo Tático Aéreo (GTA), que na noite de domingo (15) teriam promovido agressões contra sua pessoa.

O parlamentar relatou que a agressão ocorreu por volta das 20h de domingo, quando ele saiu para lanchar e voltava para sua residência. Segundo ele, na altura do posto de gasolina da Avenida dos Holandeses, duas viaturas do GTA ocupadas por oito militares fortemente armados, mandam parar e descer do seu carro.

Carlos Filho confessou que se identificou como deputado, mas a situação piorou. “Os policiais botaram arma na minha cabeça, me mandaram descer do carro. Tive que ficar encostado no carro e eles me revistaram todo, meteram arma em mim, no meu carro, mandaram que não olhasse para a cara deles porque eu era assaltante”, denuncia.

No pronunciamento, Carlos Filho pediu providências contra os policiais. “Os policiais tratam um homem público dessa maneira, imaginem um cidadão comum. Isso é inadmissível, estou revoltado. Espero que esta Casa tome uma atitude e que o caso seja apurado”, disse.

Em aparte, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), e os deputados Raimundo Cutrim (PSB), Carlos Alberto Milhomem (PSD), Edilázio Júnior (PMN) e o vice-lider do governo do Estado na Casa, deputado Magno Bacelar (PMDB), expressaram solidariedade e apoio ao deputado Carlos Filho.

O presidente Arnaldo Melo comunicou que o caso foi encaminhado ao Gabinete Militar da Assembleia Legislativa, para as devidas providências junto à Secretaria de Segurança Pública. Os parlamentares defenderam que os policiais do GTA devem respeitar todos os cidadãos, independente de ser ou não deputado.

Outro lado

O secretário de Segurança Pública Aluísio Mendes disse que vai apurar o que de fato aconteceu.

“Nós vamos chamar os policiais que estavam trabalhando para saber o que realmente houve. Temos as imagens do monitoramento do local da abordagem e vamos saber o que de fato aconteceu, disse o secretário Aluísio Mendes.

4 comentários »

Apoio à apicultura

0comentário

apicultura

Com a meta de que nos próximos cinco anos o Maranhão se transforme no maior produtor de mel do país, o Governo do Maranhão e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (Codevasf) estão fomentando o arranjo produtivo local na área de apicultura e meliponicultura em municípios do estado. Uma das ações foi realizada nesta segunda-feira (16), com a entrega de 279 kits de apicultura a pequenos produtores rurais dos municípios de Alto Alegre do Maranhão, Anajatuba, Bacabeira, Buriti Bravo, Centro Novo do Maranhão, Colinas, São João Batista, Viana e Zé Doca. O investimento é de R$ 2 milhões.

Os kits foram entregues pela governadora Roseana Sarney, pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo, e pelo superintendente da Codevasf no estado, João Batista Martins, em solenidade no Palácio dos Leões. O ato reuniu secretários de Estado, apicultores, prefeitos e deputados.

A governadora Roseana destacou que o Maranhão é responsável por um mel de altíssima qualidade muito procurado na Europa por se desprovido de qualquer toxidez.  “Por conta desse potencial, a criação racional das abelhas é uma das atividades que mais têm crescido nos últimos anos com o aumento do número de produtores e a chegada de grandes empreendimentos voltados para a extração e beneficiamento do produto”, observou Roseana Sarney.

“Com essa entrega nós vamos cada vez mais melhorar a qualidade do nosso mel e produzir mais, gerando emprego e renda no campo. Nós já somos um grande produtor e pelas informações que temos dos técnicos seremos um dos maiores do Brasil. Essa parceria com a Codevasf e com os prefeitos é muito importante porque ela acompanha e dá sustentação à nossa produção”, completou a governadora.

O secretário Cláudio Azevedo destacou que nenhum estado brasileiro produz mel de melhor qualidade que o extraído no Maranhão. “Dentro de três a quatro anos seremos o maior produtor de mel do Brasil. Nós temos florada que começa em maio na região Sul do Maranhão e vem até dezembro nos manguezais; nenhum outro estado tem essa potencialidade”, observou o secretário.

Foto: Handson Chagas

sem comentário »

Defesa ou ataque?

1comentário

edivaldoeflavioForam necessários 12 meses de administração de Edivaldo Holanda Júnior (PTC) para que Flávio Dino (PCdoB) viesse a público em defesa do prefeito de São Luís. A declaração veio exatamente após São Luís virar vergonha nacional em reportagem do Globo Repórter que mostrou o inferno nos Socorrões I e II.

O que chamou atenção na “carta de Flávio Dino” é exatamente o trecho em que fala da saúde. Ele diz que o “Governo do Estado em nada ajuda São Luís”.

Ora bolas, bastou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior acenar com a possibilidade de parceria com a governadora Roseana Sarney para Flávio Dino e seu grupo silenciar. Nunca deu uma declaração sequer; pelo contrário, não fez absolutamente nada para que as parcerias fossem consolidadas para o bem de São Luís. E foi exatamente a saúde que as conversas entre Estado e Prefeitura nunca avançaram. Em outras áreas, o diálogo existe, inclusive na Educação que é comandada pelo PCdoB.

Mas outros prefeitos, mais corajosos, enfrentaram Flávio Dino e ao contrário de Edivaldo Holanda Júnior foram até à governadora e discutiram parcerias para seus municípios como foi o caso de Léo Coutinho (Caxias), Luciano Leitoa (Timon) e até o tucano Sebastião Madeira (Imperatriz).

Mas, afinal, o que quer Flávio Dino? Para ele é conveniente estimular uma briguinha na saúde até porque partiu do governo do Estado a sugestão de parceria na saúde. No restante, Dino tem razão em tudo que diz sobre Edivaldo.

Na sexta-feira (13), inclusive, o secretário Ricardo Murad chegou a afirmar que continua disposto a formalizar parcerias com todos os municípios e nem poderia ser diferente em São Luís.

Dino sabe que a Prefeitura de São Luís não tem meios no momento para melhorar a saúde e na verdade está mandando um recado a Edivaldo que, como todo mundo sabe chegou a lamentar para pessoas próximas que deveria ter feito as parcerias propostas pelo governo do estado desde o início do ponto.

Gostaria de ver o Flávio Dino defender as parcerias entre Edivaldo e Roseana. Ou mesmo ver o próprio Edivaldo Holanda Júnior mostrar realmente que precisa e que pode realmente fazer parcerias com o governo do Estado.

Portanto, não se trata de nenhuma defesa de Edivaldo Holanda Júnior, mas um novo recado que Flávio Dino quer dar ao prefeito de São Luís.

Veja a carta

flaviodino

1 comentário »

Crítica sem sentido

8comentários

sergiofrotaO presidente do Sampaio, Sérgio Frota reagiu com certa irritação às críticas de torcedores sobre as primeiras contratações para a próxima temporada. É que segundo torcedores, os contratados são atletas “desconhecidos” o que não faz o menor sentido.

E Frota faz muito bem ao rebarter essas “críticas prematuras” até porque sabe que o Sampaio não é nenhum time milionário para ficar embarcando em aventura de torcedores.

“Quando contratamos o lateral Tote e o volante Jonas, eles eram autênticos desconhecidos. Muitos apressados criticaram dizendo que jogadores do Piauí não resolveriam no Sampaio. Quebraram a cara porque os dois atletas deram a resposta dentro de campo. Antes de comentar, se serve ou não serve, é preciso olhar primeiro. Sempre contratamos jogadores que vimos jogar e com base em pesquisas. Estamos trazendo Henrique, acreditando que nos será muito útil nas competições do próximo ano”, ponderou Frota ao site do Sampaio.

Frota afirmou que chegou a ser consultado sobre a contratação do atacante Louco Abreu. “Eu tenho um teto salarial no Sampaio e não posso fazer nenhuma loucura. Gostaria de ter grandes jogadores e grandes nomes no time do Sampaio, mas não posso fazer nenhuma loucura”.

O presidente do Sampaio descartou ter feito contato com David Braz, Maicon Leite e Léo. “Por enquanto os contratados são Henrique (atacante) e que não é o do Moto, Willian (volante) e Jadson (zagueiro”. finalizou.

Especulação sobre Kleber Pereira

Sobre as especulações envolvendo o atacante do Moto, Kleber Pereira, o presidente do Sampaio, Sérgio Frota disse que teria uma honra vê-lo vestir a camisa do clube, mas negou ter feito qualquer proposta ao jogador.

“Não fiz nenhuma proposta oficial. Ele estava num jogo festivo do Arlindo Maracanã e o abraçei e disse que seria uma honra vê-lo vestir a camisa do Sampaio porque é um jogador diferenciado e ele apenas sorriu. Já fiz um contato com ele há dois anos, mas não deu certo. E ele até já encerrou a carreira e depois voltou, mas não fiz nenhuma proposta a ele não”, explicou.

8 comentários »

Cantata Natalina

1comentário

cantatanatalina

A Cantata Natalina, evento que integra a programação “Natal do Maranhão: Festa de Luz e Tradição”, reuniu vozes de 15 corais infantis e nove coros adultos, durante apresentação na noite deste domingo (15), em frente à Catedral Metropolitana e nas sacadas do Palácio do Comércio (Praça Benedito Leite). A governadora Roseana Sarney acompanhou as apresentações, que atraíram centenas de famílias para a Praça Pedro II.

“A Cantata tem a presença de corais juvenis, infantis e adultos, todos festejando o Natal e o nascimento do menino Jesus. Estou muito feliz e as pessoas também, por verem seus filhos cantarem e festejarem essa data tão bonita, em que todos fazem questão de ter harmonia e alegria”, destacou a governadora Roseana Sarney.

A secretária de Cultura, Olga Simão, ressaltou que o evento é uma tradição no mês de dezembro e as festividades se estendem até janeiro. “O governo do Estado tem apoiado, ao longo dos anos, a Cantata Natalina, uma parceria com a Associação Comercial. E é uma alegria poder proporcionar à população esse espetáculo maravilhoso. A programação continua até o dia 6 de janeiro, com a Queimação de Palhinha, outra tradição no Maranhão”.

cantatanatalina1

Foto: Handson Chagas

1 comentário »

Ocupação do Castelão

7comentários

Moradores da região do entorno do Castelão anunciam a realização de um movimento para esta semana e anunciam a ocupação do estádio. O movimento é uma iniciativa, segundo moradores para instalação da Vila Olímpica no Castelão.

O secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel disse que considera qualquer manifestação neste sentido bastante válida e lembrou que obras no sentido da implantação da Vila Olímpica no castelão já estão em andamento e citou algumas como um ginásio completamente novo que será entregue à comunidade do Barreto, a construção de uma quadra poliesportiva e outra de beach-soccer que será entregue aos moradores, além da recuperação do parque aquático, pista de skate e instalação de duas estações de ginásticas.

“A Sedel trabalha para levar o bem-estar do cidadão maranhense, por isto vejo este movimento como muito importante. Já desenvolvemos dois projetos com idosos da região do entorno do Castelão. Estamos com várias obras em andamento no Complexo Esportivo do Outeiro da Cruz e tudo estará acessível à população. Ainda não fui procurado por ninguém, mas estamos de braços abertos a todos”, adiantou Haickel.

O secretário também lembrou que o bairro do Barreto ganhará uma Praça da Juventude que inclusive terá um anfiteatro, quadras e outros espaços que serão utilizados pelos moradores.

castelao

* Moisés Matias é jornalista

7 comentários »

Falhou

1comentário

almoco

O cerimonial da Prefeitura de São Luís falhou ao não convidar todos os secretários para a confraternização com a imprensa no último sábado, no restaurante Dona Maria.

Apenas alguns secretários de pastas consideradas “mais importantes” foram convidados e isto deixou alguns secretários do prefeito Edivaldo Holanda Júnior que foram “esquecidos” muito chateados. O contato de “todos” os secretários com a imprensa era importante demais para a comunicação da Prefeitura de São Luís.

Vereadores da base de Holandinha também disseram que gostariam de ter sido convidados para este encontro com a imprensa.

Durante o almoço, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior fez um balanço deste primeiro ano de administração.

Tive a oportunidade de conversar com pelo menos seis secretários presentes e a expectativa de todos para 2014 é a melhor possível.

Foto: Gilberto Lima

1 comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS