Reunião em Brasília

0comentário

reuniaosaude

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior, acompanhado do vice-prefeito Roberto Rocha e do secretário de Saúde, Cesar Felix, se reuniu esta semana em Brasília com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha para tratar da regulação do sistema de saúde na capital maranhense. Diante do que estabelece o Ministério, o município, por ser gestor pleno do Sistema Único de Saúde (SUS) tem o dever de gerir a regulação de exames e leitos nas unidades de saúde conveniadas ao SUS.

Atualmente, cerca de 70% dos pacientes em corredores nas unidades de saúde municipais são provenientes do interior do estado. A reversão desse quadro depende da regulação plena da estrutura de leitos. Hoje, a regulação do Sistema de Saúde na capital é realizada por instituições das três esferas: federal (Hospital Universitário), estadual (SES) e municipal (Semus), o que fere as determinações do próprio Ministério, criando três centrais de regulação diferentes, gerando dificuldades na gestão da estrutura.

Segundo Cesar Felix, a forma com quem vem sendo realizada hoje a regulação traz danos à criação de uma logística adequada. “No modelo atual, a Semus, que deve coordenar efetivamente o trabalho fica, inclusive, impossibilitada de implementar as medidas necessárias de melhorias no Sistema para a prestação de um serviço de maior qualidade aos usuários”, ressaltou.

A reunião com o ministro Alexandre Padilha teve o intuito de buscar o apoio necessário do Governo Federal para que seja assegurado a São Luís o direito da gestão plena do SUS na capital, dentro do que preconiza o próprio Ministério da Saúde.

Na próxima semana, a questão será levada ainda a Câmara Municipal de São Luís, onde o secretário também pedirá a sensibilização e apoio dos vereadores para solucionar o problema para que seja possível equacionar os quadros de superlotação nos hospitais de urgência e emergência da capital. “Nós iremos ainda solicitar uma atenção especial do Ministério Público sobre a questão para que possamos trabalhar dentro do formato exigido pelo próprio SUS”, finalizou Cesar Felix.

sem comentário »

Fortalecimento dos consórcios

0comentário

robertorocha

O presidente da Confederação Nacional de Consórcios Intermunicipais (Conaci/BR), Roberto Rocha (PSB), esteve reunidos, em Brasília, com ministros para debater as políticas públicas do Governo Federal voltadas para os municípios que estão unidos por meio de consórcios. Rocha esteve com os ministros Gastão Vieira (Turismo) e Alexandre Padilha (Saúde).

Ao ser eleito presidente da Conaci, Roberto Rocha firmou compromisso com os membros da entidade de buscar apoio do Governo Federal para os consórcios municipais do Brasil. Em primeira atividade na capital federal, Rocha se reuniu com ministros e assessores especiais.

No Ministério do Turismo, o presidente da Conaci foi recebido pelo titular da pasta, Gastão Vieira. O ministro afirmou que pretende fortalecer a atuação dos consórcios dentro de um Plano Nacional de Regionalização do Turismo junto aos pólos já definidos pelo órgão nos estados.

Vieira também confirmou a sua participação no 2º Congresso Brasileiro de Consórcios Públicos, que será realizado em abril de 2014 no Maranhão e deverá reunir mais de 1,2 mil delegados de consórcios intermunicipais brasileiros.

Roberto Rocha foi recebido ainda pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que mostrou ao presidente da Conaci que os consórcios são um conceito do Governo Federal.

“Estivemos na Casa Civil, Saúde, Educação, Integração Nacional, Turismo entre outros. Em todos os Ministérios encontramos a melhor acolhida possível. Definitivamente os consórcios são um instrumento de execução de políticas públicas regionais. Este é o conceito que está presente no Governo Federal”, afirmou Roberto Rocha.

Na avaliação do superintendente da Conaci, Ronald Damasceno, as reuniões foram um momento positivo para os consórcios, pois consolidaram a entidade como referência dos consórcios intermunicipais. “Abrimos diálogo com os ministérios que estão atuando junto a consórcios e teremos a parceria do Governo Federal na realização do 2° Congresso Brasileiro de Consórcios, que será um divisor de águas para a política nacional de desenvolvimento regional”, disse.

sem comentário »

Crime em Codó…

1comentário

palmeiras

Empresário codoense manda derrubar palmeiras que estavam plantadas no canteiro da empresa FC Oliveira. As imagens chamaram a atenção da população de Codó….

1 comentário »

Prefeito? Vá ao Socorrão…

9comentários

edivaldoholandajuniorMuita gente na administração de Edivaldo Holanda Júnior (PTC), inclusive o próprio prefeito perdeu a confiança no médico e ex-diretor do Socorrão, Yglésio Moises ao ponto de demití-lo após quebra de confiança.

Mas não podemos deixar de reconhecer que na gestão de Yglésio, o Socorrão I começava a dar demonstração de  que sairia da situação caótica.

A reportagem de ontem, no Globo Repórter mostrou que a situação se agravou em relação a 2011.

Agora, Yglésio mostra o que precisa ser feito para o Socorrão mudar de fato.

E quando digo que falta gestão, este é mais um exemplo.

Prefeito???? Visite o Socorrão agora…

E faça uma reflexão….

yglesio

Leia mais: Visita ao inferno

9 comentários »

Abrindo caminhos

2comentários

luisfernando

O secretário de Estado da Infraestrutura, Luís Fernando Silva, esteve em Fortaleza dos Nogueiras, na manhã desta sexta-feira (13), para a entrega da obra de recuperação da MA – 006, que liga o município a Balsas. Ao todo, foram recuperados 53 km de asfalto e foram investidos cerca de R$ 1,4 milhão. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a participação dos deputados estaduais Rigo Teles, Edilásio Junior e André Fufuca, além de lideranças políticas e comunitárias da região.

Segundo, o secretário Luís Fernando, a restauração da estrada atrai desenvolvimento para região e garante maior mobilidade para os moradores. “Para melhorar o Maranhão só tem um caminho: é melhorar as cidades que compõem o estado. Quando fazemos uma estrada ligando duas cidades, melhoramos a vida de toda a população. Hoje, estamos felizes por entregar essa rodovia totalmente restaurada e que tem uma importância muito maior do que vemos. Portanto, a estrada pavimentada garante segurança para quem transita e melhora também o escoamento da produção”.

estrada
Luis Fernando anunciou, ainda, o asfaltamento de ruas na cidade e a licitação para pavimentar o trecho entre Fortaleza dos Nogueiras e São Pedro dos Crentes. “Essa obra não é mais sonho. Agora, já temos o projeto e a licitação. Portanto, agora é só assinar o contrato para iniciarmos a obra”, informou.

O prefeito de Fortaleza dos Nogueiras, Eliomar Nogueira aproveitou para destacar os investimentos que o Governo do Estado tem feito na cidade e em todo o Maranhão. “Nenhum prefeito do Maranhão pode reclamar que não teve apoio do governo. O que está acontecendo aqui não é um privilégio só de Fortaleza dos Nogueiras, mas de todas as cidades.  Nunca o estado teve tanta obra, na área de infraestrutura, saúde e educação”, destacou.

Fotos: Carla Kassis

2 comentários »

Brincando nos Bairros

0comentário

raimundopenhaA Prefeitura de São Luís realiza neste sábado (14) a última edição do projeto Brincando nos Bairros deste ano. A oitava edição da atividade, coordenada pela Secretaria de Desporto e Lazer (Semdel), será no bairro Residencial Paraíso, próximo à parada final de ônibus, das 8h às 12h. Serão oferecidas estações de pula-pula, travinha, pintura de rosto, voleibol, brinquedos infláveis, tênis de mesa e outras atividades.

“Estamos muito felizes em realizar a última edição do projeto na área Itaqui-Bacanga. Nossa avaliação é bastante positiva e em 2014 teremos novidades, entre elas a ampliação do projeto. Essa iniciativa garante o direito de crianças e adolescentes ao esporte e lazer. Por meio dele levamos ação social e lazer para várias comunidades”, destacou o titular da Semdel, Raimundo Penha.

O projeto é um resgate das brincadeiras de rua e tem como objetivo promover a aproximação das crianças e adolescentes através do lazer e das práticas esportivas sadias. Todas as ações do Brincando nos Bairros são realizadas em locais públicos com a assistência de uma equipe técnica especializada.

O evento é uma realização da Prefeitura de São Luís através da Secretaria de Desporto e Lazer (Semdel), Saúde (Semus), Meio Ambiente (Semmam), Educação (Semed), Trânsito e Transporte (SMTT), Segurança e Cidadania (Semusc), Urbanismo e Habitação (Semurh), com ações da Blitz Urbana, Fundação Municipal de Cultura (Func) e Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur).

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS