Visita ao inferno

11comentários

socorrao

O programa Globo Repórter da Rede Globo mostrou a realidade nos hospitais de urgência e emergência pelo país.

Em todos os lugares visitados pela reportagem um inferno… Em São Luís não foi diferente.

O destaque negativo foi os hospitais Socorrão I e II.  Pacientes esperam atendimento em ambiente degradante.

A reportagem do Globo Repórter que visitou os hospitais em 2011 disse encontrar uma situação ainda pior em 2013.

Mais uma vez ficou bem claro que o problema não é falta de recursos, mas falta de gestão.

Que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior e o secretário César Félix visitem os Socorrões e que não permaneçam mais de braços cruzados. Já são onze meses de governo, tempo mais do que suficiente para fazer o básico na saúde.

Uma vergonha nacional….

Veja mais

11 comentários »

Preocupação importante

0comentário

pedrolucasfernandes

O vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB) vai propor na Câmara Municipal a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa dos Portadores de HIV. A decisão foi tomada após uma reunião, realizada nesta quinta-feira (12), entre o petebista e o secretário municipal de Saúde, Cesar Félix, na sede da Secretaria Municipal de Saúde.

Numa reunião entre técnicos da Semus e do Ministério da Saúde, também realizada na quinta-feira, foram apresentados números alarmantes da Aids em São Luís.Entre 2009 e 2012, somente na capital maranhense, morreram 442 pessoas por infecções em decorrência do vírus HIV. O último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, lançado este mês, mostrou que São Luís ocupa, proporcionalmente, a quinta posição entre as capitais com o maior número de casos de Aids detectados. É a segunda cidade do Nordeste. Conforme as estatísticas, para cada 100 mil habitantes de São Luís, 42,5 estão infectados com o vírus.

A principal causa da Frente proposta por Pedro Lucas será a liberação de um recurso federal para o combate à Aids, de cerca de R$ 2 milhões, que está parado. “Vamos sensibilizar o secretário para que a gente possa dar andamento nos processos que estão aqui na casa há muito tempo, para a gente tentar combater essa doença. Dois milhões é muito dinheiro”, declarou o parlamentar.

Os recursos serão destinados para aumentar a compra de medicamento para infecções oportunistas — que são aquelas que se aproveitam do HIV para se instalar no doente; mais campanhas educativas, reforma de serviços de referências (Centros de Testagem Anônima do Lira, Anil e Serviço de Atendimento Especializado, no Bairro de Fátima), além da aquisição de uma unidade móvel para testagem e a estruturação de uma unidade de internação, voltada exclusivamente para portadores de HIV. Unidade essa que não existe hoje em São Luís.

“São Luís está em uma situação de crise. A gente está vivendo hoje um perfil epidemiológico de 30 anos, como se aqui não tivesse antirretroviral e nem camisinha. Está morrendo muita gente de Aids e são muitos casos novos”, sintetizou o Wendel Alencar, coordenador-adjunto do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais.

Desde 1985, São Luís já teve 3.098 casos de Aids notificados. Pelo menos 66% desses infectados são do sexo masculino e 34% do sexo feminino. A via mais comum de transmissão da doença é a sexual, com 84% dos casos; desses, 62% são entre heterossexuais, 15% entre homossexuais e 7% entre pessoas com relação bissexual. Durante o período, 86 casos foram diagnosticados em menores de 13 anos, 98% deles expostos pela mãe durante a gravidez. Por mês, em 2012, foi registrada média de 60 novos casos de HIV na população ludovicense.

sem comentário »

Carnaval de passarela

0comentário

franciscogoncalves

O presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Francisco Gonçalves, participou na manhã desta quinta-feira (12), de uma audiência pública na Câmara de Vereadores, para falar do plano de execução para as festividades carnavalescas de 2014 e do carnaval de passarela.

Logo no início da audiência o presidente da Fundação informou que já autorizou a abertura do processo de licitação para a montagem e desmontagem da estrutura de arquibancadas e camarotes para a Passarela do Samba, que abrigará durante seis dias (27, 28 de fevereiro e 01, 02, 03 e 04 de março) os desfiles das Escolas de Samba, Blocos Tradicionais, Tribos de Índios e outras manifestações culturais, durante a temporada carnavalesca de 2014.

“Estamos em fase de cotação de preços e vamos nos reunir com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior para apresentar o projeto e as propostas das agremiações para que possamos realizar um bom carnaval”, explicou Gonçalves.

O carnaval de 2014 será o primeiro grande evento depois de São Luís ter renovado a adesão ao Sistema Nacional de Cultura. O Acordo de Cooperação Federativa foi assinado no último dia 26, na mesma data em que os membros do Conselho Municipal de Cultura foram empossados, e estabelece as condições e orienta a instrumentalização necessária para o desenvolvimento do Sistema com implementação coordenada e/ou conjunta de programas, projetos e ações, no âmbito da competência municipal, além de garantir acesso a recursos federais.

sem comentário »

Parceria emergencial

4comentários

ricardomurad

O secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, reuniu representantes de hospitais privados na manhã desta sexta-feira (13) para propor uma parceria emergencial visando atender a demanda por cirurgias eletivas em São Luís. A medida foi necessária para dar suporte à rede estadual de saúde, já que os hospitais estaduais de Alta Complexidade Tarquínio Lopes Filho (Geral) e Carlos Macieira estão absorvendo todos os casos de urgência e emergência não atendidos pelos Socorrões mantidos pela Prefeitura de São Luís.

Ricardo Murad explicou que hoje cerca de três mil pessoas esperam por cirurgias eletivas no Hospital de Alta Complexidade Tarquínio Lopes Filho, que está impossibilitado de atender a essa demanda para receber o grande número de casos de urgência e emergência que chegam às UPAs e delas são transferidos para outras unidades da rede estadual.

“Hoje tem ocorrido um fato grave. As nossas UPAS estão atendendo casos que deveriam estar nos Socorrões. Ninguém mais quer procurar os serviços que, na rede de urgência e emergência aprovada pelo Ministério da Saúde, deveriam estar concentrados nos Socorrões I e II,” enfatiza o secretário.

Ele acrescenta que, por conta do não funcionamento da rede municipal, está ocorrendo a inversão do fluxo de pacientes dentro da rede pública de saúde. “Estamos usando a nossa rede e cotidianamente transferindo pacientes das UPAS de São Luís para fazerem cirurgias no Hospital Macrorregional de Coroatá, no Hospital Geral de Peritoró, no de Presidente Dutra e no de Barreirinhas”, afirma o secretário.

reuniao

Parceria – Participaram da reunião os representantes de quatro hospitais privados em São Luis: Centro Médico, Hospital Português, Hospital Ludovicence e Policlínica do Maiobão. Eles deverão colocar à disposição do Estado suas estruturas físicas e equipes médicas para realizarem cirurgias eletivas por tempo indeterminado em pacientes já triados, que já têm diagnóstico e serão encaminhados por meio da central de regulação estadual. Todos os procedimentos serão pagos pelo Estado.

“O Hospital Geral deveria realizar por dia uma média de 30 cirurgias eletivas e não está conseguindo fazer 10, por que os leitos estão sendo ocupados pelos pacientes que procuram as UPAs por não receberem o atendimento a que têm direito nos Socorrões”, ressaltou.

Ricardo Murad disse ainda que a administração municipal tem que assumir suas responsabilidades na rede de urgência e emergência de São Luís. “No fim do ano passado mostramos que é possível fazer os Socorrões funcionarem. No Socorrão II, por exemplo, ativamos todas as salas do centro cirúrgico, ampliamos o número de cirurgiões, repomos os insumos, acabamos com as macas nos corredores e mostramos que o problema era de gestão”, afirmou.

Fotos: Nestor Bezerra

4 comentários »

Caso Décio Sá

0comentário

Osmar Gomes dos SantosO juiz titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri de São Luís, Osmar Gomes dos Santos, manteve a decisão de pronúncia de oito dos 11 acusados do assassinato do jornalista Décio Sá, morto a tiros em 23 de abril de 2012, em um bar na Avenida Litorânea, em São Luis.

O magistrado manteve a decisão de pronúncia em relação a José Raimundo Sales Chaves júnior, o “Júnior Bolinha”; os policiais Alcides Nunes da Silva e Joel Durans Medeiros; Elker Farias Veloso; o capitão da PM, Fábio Aurélio Saraiva Silva, o “Fábio Capita”; Fábio Aurélio do Lago e Silva, o“Bochecha”; os empresários Gláucio Alencar Pontes Carvalho e José de Alencar Miranda Carvalho (pai de Gláucio). Em agosto deste ano eles foram pronunciados para ir a júri popular e recorreram.

Na decisão do recurso, o juiz Osmar Gomes seguiu as contrarrazões do Ministério Público Estadual e remeteu, nesta sexta-feira (13), o traslado dos recursos e do inquérito ao Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

sem comentário »

Prêmio da Sema

0comentário

eveline

Em solenidade bastante prestigiada, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) premiou na noite desta quinta-feira (12) seis profissionais da imprensa maranhense na primeira edição do Prêmio Ararajuba de Jornalismo Ambiental. A solenidade aconteceu em espaço de eventos no Olho d’Água.

“Este prêmio serve de incentivo às reportagens voltadas para a área do meio ambiente e também de agradecimento pelo trabalho desses profissionais como agentes fiscalizadores e divulgadores do trabalho da Sema. A imprensa é uma espécie de caixa de ressonância da sociedade e nosso objetivo é fortalecer a política ambiental do nosso estado”, ressaltou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Victor Mendes.

michel
Vencedores

Acadêmicos de Jornalismo: “Campanha Verde para uma Cidade Sustentável” – Guilherme Felipe Oliveira Lima e Rafael Figueiredo da Silva Batista – TV UFMA Ascom;

Webjornalismo: “Universidade, sinônimo de uma cidade sustentável” – Sansão Hortegal Neto – Site Institucional da UFMA;

Jornalismo Impresso: “Beleza e poluição” – Michel Ribeiro Sousa (Michel Sousa) – Jornal O Imparcial;

Fotojornalismo: “Ministério do Turismo libera verba de R$ 30 milhões para despoluir praias” – Pedro Biaman Prado – Jornal O Estado do Maranhão;

Radiojornalismo: “Cultivo sustentável da ostra no município de Raposa” – Venilson Gusmão – Rádio Universidade FM;

Telejornalismo: “Tartarugas do Delta” – Sidney Pereira (repórter), Miguel Nery (imagens) e Manoel Costa (técnico) – TV Mirante.

Fotos: Antônio Martins

sem comentário »

Show da Virada

2comentários

cesaeefabiano

Confirmadas as atrações do show da Virada que será promovido pelo governo do Estado.

Bicho Terra, Alcione, Latino e a dupla César Menotti e Fabiano vão animar a festa na Lagoa da Jansen. Os shows terão início às 19h. A queima de fogos será pontualmente às 0h.

2 comentários »

Avaliação de Roseana

10comentários

roseanasarneyO governo Roseana Sarney tem avaliação positiva de 29% dos maranhenses, segundo pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta sexta-feira (13).

A avaliação de Roseana Sarney é maior no ítem aprovação pessoal que chega a 45%.

O Ibope ouviu 15.414 eleitores em 727 municípios de todas as unidades da federação entre os dias 23 de novembro e 2 de dezembro.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Veja a avaliação por estado

10 comentários »

Reconhecimento

13comentários

joaquim

Registro hoje o aniversário do secretario de Esporte e Lazer do Maranhão (Sedel), Joaquim Haickel. Sempre digo aqui que a escolha de Joaquim para a pasta é um dos grandes acertos da governadora Roseana Sarney.

Joaquim Haickel, apesar do orçamento pequeno da Sedel tem feito verdadeiros milages pelo esporte maranhense. Muito já foi feito com o pouco que é destinado ao esporte. Espero que tenha outros meios para que possa contribuir muito mais com a evolução do nosso esporte.

Mas fica a frustração de que muito mais pode e deve ser feito e Joaquim Haickel sabe disto muito bem.

Autor da Lei de Incentivo ao Esporte (quando deputado estadual) é por meio deste mecanismo que o Maranhão vem obtendo resultados excelentes. Daí o reconhecimento de todos os desportistas a Joaquim Haickel.

Outros fatores determinantes para o sucesso são a disposição, vibração e amor pelo que faz.

Seguem os votos de muita saúde e sucesso..

Feliz aniversário!!!

13 comentários »

Parceria no esporte

9comentários

hospitalsaodomingos

Aproveito para falar de um exemplo de parceria que poderia ser seguido por outras empresas instaladas aqui no Maranhão.

Depois de marcar um gol de placa na parceria com o Sampaio e que culminou com o acesso à Série B, o Hospital São Domingos mostra que não basta ser uma empresa instalada em nossa cidade, mas que é necessário participar das coisas que acontecem e dar uma contribuição que vai além do pagamento de impostos.

O Hospital São Domingos que é um dos patrocinadores do Sampaio vai parte agora para uma parceria com o time do Maranhão Basquete, na Liga Feminina de Basquete.

“O São Domingos promove saúde e o esporte é saúde”, destacou Eduardo Oliveira, diretor administrativo.

Mas além de manter a parceria com o Sampaio e chegar agora ao Basquete, o Hospital São Domingos pretende ampliar as parceiras no esporte.

“Nós vamos também fazer parceria com o representante maranhense no Campeonato Brasileiro Série D. Nós achamos importantes essas parcerias que levam mais longe o nome do nosso estado. A nossa intenção é dar essa contribuição às equipes que forem representar o Maranhão em competições nacional”, adiantou o diretor executivo, Glauco Andrade.

Está de parabéns o São Domingos. Que este exemplo venha a ser seguido por outras empresas aqui. O esporte agradece…

9 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS