Recado do PDT

1comentário

pdtA relação entre o PDT e o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB) é muito pior do que se possa imaginar. Tudo por conta da falta de definição do candidato a vice, na chapa encabeçada por Dino ao governo do Estado

No release e fotos encaminhados hoje por e-mail à imprensa pela assessoria do PDT e Hilton Gonçalo, sequer citam a presença do comunista no encontro e reforçam a disposição do PDT em ser “protagonista’ na eleição de 2014.

Veja o e-mail

Durante o Encontro Regional do PDT realizado na cidade de Pinheiro, mais uma vez as lideranças da legenda voltaram a afirmar que Hilton Gonçalo pode vir, sim, ser candidato a governador pelo partido. O presidente Julião Amim e o secretário-geral Weverton Rocha, destacaram a importância da sigla durante a reunião política, evidenciando existir um entendimento que o PDT será protagonista em 2014.

“Hilton pode ser o nosso nome como candidato para governador”, destacou Julião Amim durante o Encontro partidário. O presidente chegou a ir mais além, destacando as características do pré-candidato: “É um excelente administrador, um homem de caráter excepcional, muito correto”.

wevertonAs declarações surgiram em meio a questionamentos se existe ainda a possibilidade de Hilton Gonçalo e o próprio PDT manterem as esperanças de ter candidatura própria em 2014. O presidente do partido, respondeu de forma clara: “É claro. Pois ninguém sabe o amanhã. Hilton foi um dos melhores prefeitos do Brasil”.

O deputado federal Weverton Rocha enfatiza a fala de Julião e reitera que “o PDT será protagonista” e isso pode ocorrer através de uma candidatura própria ao governo, uma vez que Hilton Gonçalo vem reafirmando o desejo de concorrer ao cargo e tem o aval do partido.

Por sua vez o ex-prefeito, reitera: “Repito, não tenho interesse em cargo parlamentar, meu perfil é de executivo, fiz muito em Santa Rita, eu tenho o que mostrar, aliás já tenho um leque de propostas preparadas para serem apresentadas, continuarei colocando meu nome para a disputa”.

Hilton Gonçalo vem mantendo sua agenda política, conversando com lideranças políticas de diversas regiões do estado, além de manter importante aproximação com deputados estaduais e federais que tem preferência pelo seu nome entre os apresentados pela oposição.

1 comentário »

Copa São Luís

0comentário

Balsas e Maranhão venceram a primeira partida pela semifinal da Copa São Luís – competição que vale vaga na Copa do Brasil em 2014.

No estádio Cazuza Ribeiro, o Balsas fez 3 a 2, de virada sobre o Sampaio e joga a partida de volta por um simples empate, na quarta-feira, às 20h15, no Nhozinho Santos. A partida sofreu atraso de 40 minutos devido à falta de energia no estádio.

O artilheiro da partida foi Júnior Chicão que fez os dois gols do Sampaio e ainda marcou um gol contra pra o Balsas, o primeiro do time do interior.

Em Bacabal, o Maranhão lagou na frente, venceu o BEC por 2 a 1 e pode até perder a partida de volta por um gol de diferença que mesmo assim vai à final do 2ª turno. Cauê e Marcelo marcaram para o Maranhão, enquanto que Joniel descontou para o Bacabal.

O contronto entre Bacabal e Maranhão começou com atraso de 28 minutos defido à falta de policiamento e interrompida por 9 minutos logo no início da partida devido à falta de energia no Correão. No início do segundo tempo, a partida novamente sofreu atraso devido à troca de turno do policiamento e começou com 9 minutos de atraso.

O jogo de volta será na quarta-feira, às 18h15, no Nhozinho Santos, na preliminar de Sampaio e Balsas.

sem comentário »

#Rebaixados

9comentários

fluevasco

O Sampaio já conhece todos os seus adversários no Campeonato Brasileiro Série B.

Faltavam dois e eles foram conhecidos neste domingo: Fluminense e Vasco.

O Fluminense fez a sua parte, venceu o Bahia, de virada por 2 a 1, em Salvador, mas com a vitória do Coritiba, em Itu, contra o São Paulo, por 1 a 0, o campeão brasileiro de 2012 acabou rebaixado.

O outro time a cair foi o Vasco que tinha que vencer o Atlético-PR, mas acabou goleado por 5 a 1. Além do rebaixamento do Vasco, a partida foi marcada por cenas de selvageria durante uma briga generalizada entre torcedores das duas torcidas. Três torcedores foram levados em coma para o hospital.

Além de Sampaio-MA, Vasco-RJ e Fluminense-RJ, a Série B terá: Naútico-PE, Santa Cruz-PE, Ceará-CE, Icasa-CE, ABC-RN, América-RN, Vila Nova-GO, Atlético-GO, Luverdense-MT, Avaí-SC, Joinville-SC, Paraná-PR, América-MG, Boa Esporte-MG, Bragantino-SP, Oeste-SP e Ponte Preta-SP.

A Série B terá três times de São Paulo, dois do Rio de Janeiro, dois de Minas Gerais, dois de Pernambuco, dois do Rio Grande do Norte, dois de Goiás, dois de Santa Catarina, dois do Ceará e uma do Paraná, Maranhão e Mato Grosso.

9 comentários »

Guerra e selvageria

12comentários

briga

As cenas de violência mostradas pela televisão no jogo entre Atlético-PR e Vasco, em Joinville refletem a selvageria que tomou conta das torcidas nos jogos de futebol. Situação essa necessita de respostas urgentes.

Como todo brasileiro, sou um apaixonado pelo futebol. Trabalho no futebol porque tenho o jornalismo esportivo como vocação, mas confesso que estou com medo do que vi.

Levo os meus filhos ao estádio porque para mim Futebol para mim é lazer e não tem nada a ver com essa selvageria que acompanhamos ao vivo e que mancha para sempre a história do futebol brasileiro.

Futebol para mim era apenas um esporte. Agora é guerra?

Culpados? Onde estava a Polícia? Bom, nestas situações sempre se procura um responsável. O fato é que as pessoas que envolveram na briga generalizada não foram ao estádio para ver futebol.

Fica o registro lamentável neste domingo, 8 de dezembro.

12 comentários »

Parcelamento de dívidas

0comentário

sefaz

Termina nesta terça-feira (10) o prazo para que os contribuintes inadimplentes quitem seus débitos com o fisco municipal com 100% de desconto nos juros e multas de mora à vista, através do Programa de Recuperação de Créditos Tributários da Fazenda Municipal (Refaz). A campanha, iniciada em outubro, possibilita o pagamento de débitos de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e outras taxas com pagamento à vista ou parcelamento em até 48 vezes.

O contribuinte que optar pelo pagamento à vista terá 100% de redução nos juros e multas de mora. Para esta opção, está disponível no portal da Prefeitura (www.saoluis.ma.gov.br) um link onde o usuário poderá emitir a guia de recolhimento para pagamento em bancos ou correspondentes bancários.

Informações sobre o parcelamento podem ser visualizadas no portal da Prefeitura. No espaço, o contribuinte pode simular o número de parcelas e dos valores e se encaminhar ao Setor de Atendimento da Semfaz (Avenida Kennedy, 1455 – Bairro de Fátima). Para débitos inscritos na dívida ativa, o parcelamento deverá ser efetivado na Procuradoria Fiscal do Município (Rua do Sol, 83 – Centro).

No ato do parcelamento, o cliente-contribuinte deverá apresentar os seguintes documentos: Pessoas jurídicas – cópia de comprovação da propriedade ou posse do bem, em se tratando de parcelamento de débitos de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); cópia de contrato social da empresa e todas as alterações posteriores ou Certidão Simplificada e atualizada da Junta Comercial do Estado do Maranhão; cópia do documento de identificação do sócio-gerente e, em caso de Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte (EPP); comprovante de enquadramento como Microempresa ou EPP, devendo o requerimento ser assinado por este ou por procurador com poderes especiais para transigir, hipótese esta em que será necessária a apresentação de cópias dos documentos de identificação de ambos.

Para Pessoas Físicas: cópia de comprovação da propriedade ou posse do bem, em se tratando de parcelamento de débitos do IPTU; cópia de documentos pessoais – Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Foto: Honório Moreira

sem comentário »

Asfalto em Coroatá

1comentário

pavimentacao

 

1 comentário »

Sucesso total

1comentário

flavioFicou pequeno o espaço Toque Itatiano tamanho foi o sucesso da edição 2013, do Tributo ao Rei do Baião.

O evento que completou nove anos está mais do que consolidado. E não é à toa que o tributo já é consderado a a segunda maior do país, ficando atrás apenas do tributo realizado em Exu (PE), cidade natal de Luiz Gonzaga.

O público pode curtir uma maratona de mais de dez horas do autêntico forró e que só terminou na madrugada deste domingo.

saidaO ponto alto mais uma vez foi o grande show do cantor Flávio José e a sua banda afinadissima.

Não faltaram os clássicos como “Espumas ao Vento”, “Tarecô e Mariola”, “Riacho do Navio” e um coral afinado na plateia que cantou e dançou durante toda a apresentação.

Um detalhe que pude acompanhar de pertinho foi o carinho do público maranhense com Flávio José que quase foi carregado por uma legião de fãs que não deixaram escapar a oportunidade de tirar fotografias com o artista.

Flávio literalmente caiu nos braços do povão.

1 comentário »

Novos Quilombos

0comentário

Açude-Centro do Expedito-DSC_0197

A prefeitura de Codó iniciou, na última sexta-feira (06), as obras de construção de um açude na comunidade Centro do Expedito, localizada na zona rural do município. A barragem será destinada à captação e armazenamento de água para viabilizar a execução do Projeto Novos Quilombos, que tem por objetivo aumentar a capacidade produtiva de agricultores familiares em três comunidades de origem quilombola.

Em 2012, a Prefeitura Municipal de Codó, em parceria com a Plan Internacional, venceu concurso nacional previsto em edital lançado pela União Europeia. Estados e municípios de todo o Brasil concorreram. O projeto Novos Quilombos venceu a disputa, para levar desenvolvimento autossustentável às comunidades rurais quilombola de Santo Antônio dos Pretos, Barro Vermelho e Centro do Expedito.

O secretário municipal de agricultura, Cordeiro Oliveira, explicou que a construção do açude no Centro do Expedito é apenas o primeiro passo para a consolidação do projeto e será seguido pela construção de sistemas de abastecimento de água nos povoados Barro Vermelho e Santo Antônio dos Pretos. “A construção da barragem é a contrapartida do governo municipal para esse projeto de agricultura irrigada em três de nossas comunidades quilombolas mais tradicionais. Estamos realizando estudos para avaliar qual será a melhor alternativa de abastecimento para as outras duas comunidades contempladas com o projeto”.

O secretário ainda informou que além de servir como fonte para o crescimento da produção agrícola das comunidades, o açude também poderá ser destinado ao fortalecimento da piscicultura como atividade econômica na região. “Além da construção, o governo disponibilizará assistência técnica e capacitação aos moradores, para que eles produzam mais e melhor e administrem o negócio”.

Mudanças na economia

O Projeto Novos Quilombos irá beneficiar o agricultor familiar, garantindo maior produtividade e aumentando sua renda. Mas, na outra ponta do processo econômico, é o consumidor que irá sentir os efeitos da mudança. De acordo com a presidente da Associação de Produtores do Centro do Expedito, Raimunda Sousa, a agricultura irrigada impulsiona os ganhos de produtividade, garante produção o ano todo e reduz significativamente o custo ao consumidor final. “Podemos produzir aqui mesmo em Codó e vender a um custo muito menor os gêneros que estamos acostumados a importar de outros estados a preços mais elevados”.

Para o Prefeito de Codó, Zito Rolim, o projeto Novos Quilombos poderá se tornar um marco na economia da região, uma vez que o volume e a qualidade da produção irrigada tende a ser maior do que a obtida com os produtos da agricultura tradicional, sujeita ao regime das chuvas. “Com resultado alcançado em grande medida pelo uso de técnicas de irrigação nas culturas com maior volume de produção, aumentaremos a renda do agricultor familiar e iremos garantir o fornecimento o ano todo, nos tornando independentes da sazonalidade, do alto custo do frete e de intermediários. Tudo isso fará com que a dona de casa sinta o beneficio no bolso”.

Coordenador do Projeto

Por meio de um criterioso processo seletivo, a Prefeitura Municipal de Codó e a Plan Internacional Brasil contrataram esta semana o Coordenador Geral do Projeto Novos Quilombos, o engenheiro agrônomo Rafael Rocha. Rafael foi o escolhido, entre centenas de candidatos, para atender às demandas técnicas do trabalho e assumir os desafios de um projeto que tem como parceiros a Prefeitura Municipal de Codó, a Plan Internacional Brasil e a União Europeia. Formado pela Universidade Estadual do Maranhão, o coordenador do Novos Quilombos possui um extenso currículo e mestrado em Agroecologia, requisitos imprescindíveis para quem estará à frente de um projeto de desenvolvimento autossustentável no campo.

sem comentário »

Copa São Luís

2comentários

As semifinais do 2º turno da Copa São Luís – competição que vale vaga na Copa do Brasil em 2014 terão início hoje.

Sampaio e Maranhão jogam esta etapa por dois resultados iguais pois terminaram a fase de classificação em primeiro nos seus grupos. Como foi campeão do primeiro turno, o Sampaio, se vencer o returno será campeão direto.

Em Balsas, o Balsas recebe o Sampaio, às 18h, no Estádio Cazuza Ribeiro. Na primeira fase, o jogo entre essas duas equipes não ocorreu pois o Sampaio não viajou a Balsas por conta da preparação da equipe para as finais do Campeonato Brasileiro Série C.

Em Bacabal, também à 18h, o Bacabal recebe o Maranhão, no Correão. O MAC levou a melhor na primeira fase contra o Bacabal e venceu por 1 a 0, resultado que lhe garantiu nas semifinais.

2 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS