Avanços na Educação

1comentário

pedrofernandesPara o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, apesar do avanço percebido, a educação pública tem um longo caminho a percorrer, na busca da excelência no ensino. “A Seduc está buscando a transformação da realidade educacional no estado, que envolve mudanças administrativas e pedagógicas baseadas no plano de metas desenvolvido pela secretaria que visa a melhoria do nível de aprendizagem, a universalização do ensino médio, implantação do regime de colaboração entre União, Estado e municípios em prol da educação e o combate ao analfabetismo”.

Pedro Fernandes destacou a aproximação com a sociedade por meio da realização de parcerias com diversas instituições. “A educação é um dever do estado e da família, e deve ser um compromisso de toda a sociedade. Nesse sentido, em nosso trabalho, temos grandes parceiros na busca pela melhoria de nossos índices, como o Instituto Ayrton Senna, na correção de fluxo; o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), na gestão e desenvolvimento pedagógico; o Instituto Alfa e Beto e o Movimento de Educação de Base, no combate ao analfabetismo; e o Programa Nacional de gestão Pública e Desburocratização (Gespública) na modernização administrativa, que assumiram, juntamente com a secretaria, o desafio de mudar a nossa realidade”.

O secretário de Educação ressaltou a conclusão do Plano Estadual de Educação (PEE) que, no último dia 20, foi entregue para a Casa Civil. “O PEE representa as reais intencionalidades dos educadores de nosso estado e da sociedade civil como um todo. Foi construído por diversas mãos, num processo democrático que envolveu mais de 20 instituições representadas no Fórum e 28 conferências intermunicipais de educação”, afirmou o secretário destacando ainda que o PEE constitui-se numa política de Estado que fortalece o Sistema Estadual de Educação do Maranhão.

1 comentário »

Convênios assinados

0comentário

robertocosta

O deputado estadual Roberto Costa (PMDB) participou nesta quinta-feira (5) da assinatura de convênios com as prefeituras de Governador Eugênio Barros, administrado pela prefeita Maria da Luz e de Luís Domingues, sob a gestão do prefeito Fernando Sodré.

A assinatura aconteceu por intermédio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) e contou com a participação do secretário Hildo Rocha.

Os convênios, autorizados pela governadora Roseana Sarney, prevêm obras de pavimentação asfáltica com drenagem superficial em vias urbanas do município Governador Eugênio Barros e pavimentação asfáltica de toda a Avenida Newton Belo, no município Luís Domingues. Os recursos destinados às obras são fruto de emenda parlamentar do deputado Roberto Costa.

“Essas parcerias reforçam as administrações municipais e atendem, principalmente, a população, trazendo benefícios incalculáveis para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Então, agradeço à governadora Roseana Sarney e o secretário Hildo Rocha por esses convênios, que só vêm a ajudar os municípios do Maranhão a melhorar a sua infraestrutura”, destacou Roberto Costa.

sem comentário »

Quem vai cair?

11comentários

fluevascoTudo bem que a queda de Fluminense e Vasco pode ser bem pior para o Sampaio no Campeonato Brasileiro da Série B em 2014, mas isto é o que menos está interessando ao torcedor do Sampaio neste momento.

Após garantir o acesso juntamente com Santa Cruz-PE- Vila Nova-GO e Luverdense-MT, o torcedor do Sampaio está curtindo de verdade a possibilidade de duelar com os dois campeões brasileiros. Mas existe chance também de queda do Coritiba-PR (outro clube que já foi campeão da Série A) e o Criciúma-SC.

Com a dupla carioca Fluminense e Vasco, pelo menos duas vagas do acesso para a Série A, em 2015 devem ficar comprometidas e restará aos 18 clubes restantes, dentre eles o Sampaio brigar por elas.

Mas isto é coisa para se pensar na próxima temporada. Primeiro, neste domingo vamos ficar de olho na telinha para conferir o drama de vascaínos e tricolores.

E na sua opinião? Quem vai cair????

11 comentários »

Brechó de Natal

0comentário

image

sem comentário »

Conferência do Meio Ambiente

0comentário

conferencia

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) divulgou, nesta sexta-feira (6), o resultado da participação do Maranhão na 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que aconteceu em outubro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

Das 60 propostas que compõem o documento final do evento, 13 tiveram a contribuição direta dos maranhenses. Foram elaboradas durante as 11 Conferências Regionais, 14 Conferências Municipais e Conferências Livres, realizadas e apoiadas pela Sema no estado com mobilização de cerca de 12 mil participantes.

Segundo a secretária-adjunta de Desenvolvimento Sustentável da Sema e coordenadora geral da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente no Maranhão, Lorena Saboya, a votação de 13 propostas é um indicativo de que o Estado está alinhado com a discussão nacional em torno da Política Nacional de Resíduos Sólidos – tema do evento.

“Também recebemos como um resultado positivo por toda mobilização, sensibilização e discussão sobre resíduos sólidos que a Sema fez, em parceria com a Comissão Organizadora Estadual. Unimos representações do poder público, da sociedade civil, do empresariado, da comunidade acadêmica e percorremos todas as mesorregiões maranhenses para fazer esse debate e elaborar propostas que pudessem contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento da gestão dos resíduos sólidos”, afirmou Lorena Saboya.

O Maranhão foi representado, na Conferência Nacional, por 40 delegados eleitos na IV Conferência Estadual do Meio Ambiente no Maranhão (IV Coema). Foram 16 representantes da sociedade civil, 4 de comunidades tradicionais e povos indígenas, 12 do setor empresarial e 8 representantes do poder público, além de 5 servidores da Sema e 2 representantes da Comissão Organizadora Estadual da IV Coema, sendo 1 representante do poder público e 1 representante da sociedade civil organizada.

sem comentário »

Tributo ao Rei do Baião

0comentário

flaviojose

Chegou o dia. Serão mais de dez horas de forró autêntico. O Tributo ao Rei do Baião deste ano trará muitas atrações para garantir tanto tempo com música de qualidade.

No ponto alto da festa, subirão ao palco Joquinha Gonzaga – sobrinho de Gonzagão – e Flávio José, cantor de clássicos como “Espumas ao Vento” e “Tareco e Mariola”.

Músicos maranhenses consagrados como Roberto Ricci e Raimundinho do Forró também estarão presentes, sempre interpretando Luiz Gonzaga.

Segundo membros da comissão organizadora, a homenagem para o Rei do Baião já é a segunda maior do país, ficando atrás apenas do tributo realizado em Exu (PE), cidade natal do maior nordestino de todos os tempos.

Assim como em 2011, a casa que receberá o evento é o Toque Italiano, que se transformará no Espaço Gonzagão, em plena Rua do Aririzal (Turu). O evento começa às 15h, e só termina pela madrugada.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS