Este domingo (1º) será de lazer e muitas brincadeiras no bairro do Coroadinho, em São Luís. A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) promoverá no bairro mais uma edição do programa “Maranhão Feliz”. Com o objetivo de proporcionar o esporte e lazer às comunidades, o “Coroado de Natal Feliz” ocorrerá será no Viva Coroadinho, Alto do morro São Sebastião, a partir das 9h.
Durante o evento, a Sedel proporcionará às crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência diversas atividades esportivas e de lazer. Dentre as atividades, futebol de travinha, basquete, vôlei, peteca, futsal, tênis de mesa, jogo de damas, dominó, xadrez, jogo de botões, queimado, capoeira e recreação.
Esta edição fará parte da festa natalina do pólo Coroadinho “Coroado de Natal”, que reúne os setores sociais da comunidade para expor atividades culturais, de educação e ações sociais. Para o projeto “Maranhão Feliz” será o encerramento desta temporada de 2013, que já contempla, deste 2011, bairros de São Luís e cidades do interior do estado.
“Esta última edição do ano de 2013 do projeto Maranhão Feliz, proporcionará uma grande festa aos moradores do Coroadinho e bairros adjacentes. Estamos promovendo uma ação para que todos possam ter a oportunidade de praticar o lazer dentro da sua própria comunidade”, explicou Clineu Filho, um dos idealizadores do projeto e secretário Executivo da Comissão de Análise e Projetos Esportivos Incentivados (CAPEI) da Sedel.
De acordo com Clineu Filho, a Sedel não quer que o projeto “Maranhão Feliz” se resuma apenas a um dia de lazer. Por isso, para dar continuidade ao programa nas comunidades, a Sedel realiza treinamentos de capacitação com os moradores dos bairros beneficiados pelo programa. O objetivo é formar agentes comunitários para serem monitores do esporte no bairro.
O treinamento, com carga horária de 20 horas, consiste em aulas teóricas e práticas coordenadas por técnicos da Sedel. No bairro coroadinho, o curso iniciou na terça-feira (26) e será encerrado somente no domingo (1º) onde os participantes colocarão o aprendizado em prática durante a edição do evento.
“Quem trabalhará no “Coroado de Natal Feliz” serão as pessoas que foram capacitadas pelos técnicos da Sedel. É uma oportunidade que a comunidade terá de dar procedimento as atividades esportivas e recreativas no bairro. É a semente que está sendo plantada para que este projeto tenha continuidade”, ressaltou Aragão Neto, integrante da coordenação do Departamento de lazer da Sedel.
Fotos: Biaman Prado
Os responsáveis estão de parabéns mas iniciativas assim deveriam ser semanais nos bairros e principalmente os mais carentes.