Encontro adiado

1comentário

adiamento

Adiado o Encontro Regional do PMDB que aconteceria no próximo sábado (23), em Coroatá para a apresentação da pré-candidatura de Luís Fernando Silva ao governo do Estado.

O adiamento foi provocado devido problema na agenda das lideranças do partido. Uma nova data será marcada para que todas as lideranças peemedebistas possam estar presentes.

1 comentário »

Recado

6comentários

rosesalesParece que a relação da vereadora Rose Sales (PCdoB) pode estremecer de vez com a administração municipal. Na manhã desta terça-feira (19), a parlamentar protagonizou uma cena digna de oposição. Para começar, a comunista convocou uma audiência pública para debater o sistema da saúde municipal, o que iria colocar o atual secretário César Félix contra a parede, uma vez que ele seria alvo do oposicionista Fábio Câmara (PMDB), outros vereadores e demais representantes da sociedade.

Não satisfeita com essa “saia justa” em que colocou o secretário municipal de Saúde, durante seu discurso no legislativo, ela decidiu convocar César Félix, uma vez que ele não atendeu o convite de participação na audiência pública e em seu lugar enviou o assessor jurídico da Semus para falar sobre o tema aos vereadores e a sociedade.

A reação de Rose inflamou os vereadores contra a administração municipal, ficando decidido por unanimidade que a audiência pública seria cancelada e que agora César Félix estaria convocado a comparecer na Câmara no dia 25 de novembro, às 10h, caso contrário, ele responderá por crime de responsabilidade administrativa.

Perguntada por qual motivo tomou essa postura, Rose disparou: “Eu não sou do governo, eu sou representante do povo de São Luís e estou lutando por essa população”.

Em seguida ao fazer a declaração, a vereadora tentou consertar seu posicionamento e afirmou: “Quero dizer que em relação ao PCdoB e a prefeitura, está tudo ótimo”.

Não há dúvida de que da parte dos comunistas esteja tudo bem com a administração municipal, porém é notório que alguns membros do PCdoB já começam a perder a paciência, diante de alguns benefícios não alcançados e Rose Sales é uma dessas provas, que algo caminha estranho.

Leia mais

6 comentários »

Sampaio não joga…

22comentários

sampaiocorreaA diretoria do Sampaio solicitou o adiamento da partida contra Balsas, marcada para quinta-feira (21) ao mesmo tempo em que cancelou a viagem com destino ao interior.

Mas o problema é que a Federação Maranhense de Futebol (FMF) não aceitou o pedido do Sampaio e manteve a partida para esta quinta-feira, às 20h15, no Estádio Cazuza Ribeiro.

O presidente do Sampaio, Sérgio Frota deixou bem claro que o time não viajará a Balsas. Américo disse que se isto acontecer o assunto vai parar no Tribunal de Justiça e o Sampaio deve pegar Wo.

Calendário

O calendário do futebol maranhense para 2014 vai garantir ao campeão vaga no Campeonato Brasileiro Série D, Copa do Nordeste e Copa do Brasil. Além disso, o vice estará na Copa Nordeste. Uma competição a ser realizada no segundo semestre e que não contará com as equipes que estiverem no Campeonato Brasileiro e vai garantir vaga na Copa do Brasil.

Alerta

O problema é que, pelo que foi discutido a vaga da Copa do Brasil será do campeão do primeiro turno do Estadual e não do campeão estadual. Mas o regulamento da Copa do Brasil menciona a participação dos campeões estaduais. Pelo que foi discutido, o campeão maranhense estará apenas garantido na Série D.

Complicado

Os dirigentes complicam tudo. Vou dar uma sugestão mais simples. Vagas na Copa Nordeste para os campeões dos turnos no Estadual. O campeão estadual leva, ainda a vaga na Copa do Brasil e Série D. A outra vaga na Copa do Brasil ficaria para a competição no segundo semestre. Assim é fácil de entender.

Reunião

Uma nova reunião com os clubes já está agendada na Federação Maranhense de Futebol (FMF) para o dia 10 de dezembro. Nesta data, todo o calendário para a próxima temporada será definido.

Moto

Os dirigentes do Moto vão se reunir na próxima quinta-feira para decidir se continua ou não disputando a Copa São Luís. Sem recursos e sem a garantia do Viva Nota, o Moto pode encerrar as atividades ainda esta semana. “O nosso desejo é continuar, mas não estou vendo saída”, disse o presidente Roberto Fernandes.

22 comentários »

Tudo combinado

6comentários

robertocostaO deputado estadual Roberto Costa (PMDB) classificou como político partidário o ato realizado pelo Sinproesemma, na manhã desta terça-feira (19), na Assembleia Legislativa. É que mesmo com a confirmação do secretário de Educação do Maranhão, Pedro Fernandes, que o orçamento para a Educação em 2014 não será diminuído e sim acrescido em R$ 200 milhões, o sindicato dos professores da rede pública estadual resolveu realizar uma manifestação.

“O secretário Pedro Fernandes já explicou detalhadamente e garantiu que não terá nenhuma diminuição no orçamento da Educação. O sindicato de uma forma para mim, sem nenhum compromisso com a categoria, tenta criar um movimento onde não se tem esse sentimento dentro da categoria. O sindicato mais uma vez como em todos os momentos, ele tenta politizar uma situação para tentar ter ganhos políticos partidários”, declarou.

Roberto Costa também criticou duramente o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro e afirmou que o ato foi para beneficiar o colega de partido Flávio Dino (PCdoB).

“Nas manifestações o presidente do sindicato, professor Júlio, tentava levar faixas em uma manifestação independente, uma manifestação inclusive que vinha do sentimento da população contra todos, ele tentava usar o sindicato e agora, mais uma vez, usa para uma manobra política partidária, tentando beneficiar o chefe dele doutor Flávio Dino. Eu tenho certeza que não é o sindicato, isso é o doutor Flávio Dino que tenta criar uma estabilidade onde não existe”, disse.

Por fim, Roberto Costa destacou que em nenhum governo a categoria de professores teve mais avanço do que no governo Roseana Sarney (PMDB).

“Não se pode discutir hoje a questão da Educação sem olhar os avanços que a governadora Roseana fez para a área. Nós aprovamos aqui o Estatuto do Professor que era a maior reivindicação da categoria, uma reivindicação histórica que passou vários governadores e não conseguiram concretizar. O acordo que foi feito, está sendo cumprido. Existia um pagamento, que não ficou estabelecido o número de parcelas, o governo definiu que seriam pagos em 4 parcelas. Dessas 4 parcelas, já foram pagas 3, falta pagar uma que vai ser efetuada no mês de dezembro. . A maior prova do avanço são os dados do nosso IDH da Educação, que nós éramos 27º, nós passamos a ser o 19º tivemos um grande avanço”, finalizou.

Foto: Racciele Olivas/Agência AL

Leia mais

6 comentários »

Feriado transferido

0comentário

edivaldojrO prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, decretou a transferência do feriado do dia 20 de novembro, data em que se comemora o Dia da Consciência Negra, para a próxima sexta-feira (22), nos órgãos da administração direta, indireta, autárquica e fundacional do poder executivo municipal.

Durante feriados municipais, os serviços públicos considerados essenciais devem garantir o atendimento por meio de escalas de serviço ou plantão.

Dessa forma, ficam preservados os serviços essenciais relativos às áreas de urgência (saúde, limpeza pública, Guarda Municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros).

sem comentário »

Encontro na Assembleia

1comentário

edmarcutrimO presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Edmar Cutrim, defendeu nesta terça-feira (19) uma maior aproximação por parte dos gestores públicos do órgão de controle externo.

“O Tribunal não tem a função apenas de punir, o fazendo apenas quando é necessário Tem, principalmente, a função de orientar os gestores a aplicar corretamente os recursos para que, posteriormente, não tenham problemas com suas prestações de contas”, afirmou o conselheiro/presidente durante o II Encontro de Presidentes de Câmaras Municipais do Maranhão realizado no período da manhã na Assembleia Legislativa.

O evento organizado pela AL, em parceria com o TCE-MA, reuniu centenas de presidentes de Câmaras que tiveram a oportunidade de participar de uma programação que os orientou a montar uma estrutura e uma equipe que se adequem às normas legais, classificando as despesas e observando as origens dos gastos do município, para que estejam fortalecidos como gestores e, no futuro, não tenham suas contas reprovadas e não fiquem impedidos de continuar o exercício da política.

Edmar Cutrim explicou que, de fato, ainda é grande o número de gestores (prefeitos, presidentes de Câmaras, ordenadores de despesas de órgãos públicos estaduais, dentre outros) que rotineiramente têm prestações de contas reprovadas pelo TCE. Ele atribuiu esta situação ao fato de que estes gestores, na maioria dos casos, não possuem uma assessoria técnica qualificada e que os oriente a aplicar os recursos em conformidade com a lei.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), fez questão de ressaltar a parceria proveitosa entre o Poder Legislativo Estadual e a Corte de Contas. De acordo com ele, em muitos casos os gestores, especialmente os presidentes de Câmaras Municipais, erram de forma involuntária e sem maldade. Avaliação semelhante fez o presidente em exercício da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PMN).

1 comentário »

Procurando emprego

22comentários

caninde

 

Quem diria…

Definitivamente sem nenhuma chance na Prefeitura de São Luís e no governo do Estado, o ex-secretário municipal de Trânsito e Transporte, Canindé Barros anda se oferecendo para trabalhar para todo mundo.

Sem obter sucesso com Edivaldo e Roseana, o ex-secretário ofereceu seus serviços em rede social ao secretário de Saúde, Ricardo Murad.

Mas o serviço oferecido não foi para a Secretaria de Saúde, mas para a Prefeitura de Coroatá que é comandada por Teresa Murad, esposa do secretário.

Pelo menos no Facebook, Ricardo Murad não respondeu.

Que coisa…

Resposta de Canindé

Ao jornalista e blogueiro, Zeca Soares.

Meu caro jornalista, o fato de ter exercido  o cargo de Secretário Municipal de Trânsito e Transporte São Luís, não me tira o direito de exercer minha cidadania como ser humano, como qualquer um outro. Sendo assim, lhe informo que desde de junho estou prestando consultoria na área de trânsito e transporte para diversos municípios do interior do estado, por meio de uma empresa local.

Quero que saiba, que não me sinto menosprezado pela nota pretenciosa e estranha postada em seu blog nesta terça-feira (19.11). Quanto ao recado deixado no mural (facebook) do Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad: não vejo nada demais, estava apenas ofertando os nossos trabalhos ao município, pois o Ricardo iniciou o trabalho de pesquisa na área e que tem como gestora municipal, Teresa Murad (Prefeita). Tal situação não foi citado em seu blog.

A quem possa interessar, eu não vivo de governo municipal ou estadual, vivo do meu trabalho e do meu suor. Diferentemente do amigo.

Um grande abraço,

Canindé Barros

Nota do Blog

Não existe nada de pretencioso ou estranho na nota que escrevi. Apenas chamou a minha atenção o fato de você fazer uma oferta de emprego a um secretário de Saúde que não é prefeito de Coroatá. O serviço deveria ter sido feito exatamente à Srª Teresa Murad ou estou errado?

Também quero deixar claro a você e a quem quiser que não tenho e jamais tive qualquer emprego público. Todos os empregos que tive até hoje foram em empresas privadas, onde sempre ocupei cargos de confiança conquistados por merecimento e jamais por favores ou composições que são bastante comuns em meio à determinados políticos que não sabem viver sem cargos públicos e os holofotes da mídia.

22 comentários »

Recomendação do MP

2comentários

suelypereiraA Promotoria de Justiça da Comarca de Matões expediu, Recomendação à prefeita do município, Suely Pereira, para que seja regularizado o abastecimento de água na cidade, especialmente no Conjunto Rubelândia. Assinou a manifestação ministerial a promotora de justiça Patrícia Fernandes Gomes Costa Ferreira.

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) recomendou que seja assegurado aos moradores do referido conjunto o abastecimento de água contínuo por meio de carro-pipa, até a assinatura de convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), cujo objetivo é melhorar o sistema de abastecimento no município.

Recomendou, ainda, que seja fixado prazo máximo para a aprovação do convênio.

A promotora de justiça tomou conhecimento do problema por meio de abaixo-assinado e denúncias de moradores do bairro.

O município de Matões fica localizado a 463 km de São Luís.

2 comentários »

Esporte em Ribamar

0comentário

beachsoccer

O município de São José de Ribamar sedia, a partir desta terça-feira (19), a primeira etapa do Campeonato Maranhense de Beach-Soccer – temporada 2013/14 – evento promovido pela Federação Maranhense da Modalidade através da Lei de Incentivo ao Esporte, e que conta com o apoio da administração do  prefeito Gil Cutrim (PMDB).

A competição será regionalizada e contará com seis etapas. Os jogos em São José de Ribamar acontecem até a próxima sexta-feira (22), sempre a partir das 19h, na arena montada na Praia de Banho da Sede da cidade.

Nesta etapa de abertura, que corresponde à etapa da Grande Ilha de São Luís, quatro equipes estão na disputa. Além de São José de Ribamar, os times de São Luís, Raposa e Paço do Lumiar irão participar do torneio.

A fórmula de disputa é bem simples: os quatro times se enfrentam entre si em turno único. As duas equipes que somarem o maior número de pontos fazem a final da etapa na sexta-feira e se classificam para a etapa final, que deverá ocorrer em São Luís no ano que vem.

Após a realização da etapa de São José de Ribamar, a cidade de Humberto de Campos sediará a segunda etapa do Campeonato Maranhense. Os jogos no interior ocorrerão entre os dias 26 e 29 deste mês com a participação de seis equipes: Humberto de Campos, Barreirinhas, Primeira Cruz, Morros, Axixá e Icatu.

As cidades de Água Doce, Timon e Imperatriz serão sedes das próximas etapas da competição. As datas dos jogos nestes municípios ainda não foram definidas.

sem comentário »

Orçamento em pauta

0comentário

pedrolucas

A Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara Municipal realiza nesta terça-feira (19), no Plenário da Casa, audiência pública para discutir e colher sugestões aos projetos da Lei Orçamentária Anual 2014 (LOA) e do Plano Plurianual 2014/2017 (PPA), enviados à Casa pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC). A audiência tem início previsto para as 15h e é aberta à participação de todos.

Junto com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) a LOA e o PPA compõe o tripé de planejamento da administração pública. “Com base no PPA, será elaborada a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual, para os próximos quatro anos”, explicou o vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB), que preside a comissão.

Segundo o petebista, durante a audiência o procurador da Câmara, Samuel Melo, fará uma apresentação das peças para os presentes, para facilitar o debate e consequentemente as sugestões.

Desde o ultimo dia 28 de outubro que a Comissão de Orçamento e Finanças, composta ainda pelos vereadores José Joaquim (PSDB – relator) e Beto Castro (PRTB), vem discutindo a LOA 2014 e PPA 2014/2017, cumprindo um calendário de trabalhos que prevê a entrega das peças à Mesa Diretora no próximo dia 4 de dezembro, para que seja colocada em pauta de votação.

O orçamento 2014 será de R$ 2,7 bilhões, R$ 200 milhões maior que o orçamento 2013. A maior fatia está reservada para a área da saúde: R$ 638 milhões. O PPA conta com 51 programas e 333 ações orientadas para alavancar o desenvolvimento do município. Serão priorizadas dez áreas de resultados: educação, saúde, desenvolvimento urbano e mobilidade, desenvolvimento socioeconômico, segurança pública, cultura e patrimônio histórico, turismo, esporte e lazer; meio-ambiente, gestão pública e cidadania e participação.

Foto: Paulo Caruá

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS