Construindo Cidadania

0comentário

liceu

Alunos do turno matutino do Centro de Ensino Liceu Maranhense (Centro), realizaram nesta sexta-feira (8), no pátio interno da escola, a Mostra do Ensino Médio Inovador, com a temática “Construindo Cidadania”.

O evento trouxe a apresentação de 11 projetos construídos pelos alunos com a orientação e participação ativa de todos os professores da escola, estando incluído nas ações norteadoras do Programa Ensino Médio Inovador.

Segundo o gestor do Liceu Maranhense, Deurivan Sampaio o evento já é uma tradição na escola, caracterizado pelo envolvimento e participação coletiva. “Desde 2009 participamos do Projeto Ensino Médio Inovador, sempre discutindo temáticas relacionadas ao cotidiano dos alunos. É um evento de participação coletiva que envolve toda a comunidade escolar, marcado pelo protagonismo dos alunos enquanto construtores do conhecimento”.

Cerca de 2.000 pessoas puderam conferir os projetos em que os alunos apresentavam o resultado de suas pesquisas na temática de cidadania. Os estandes apresentaram temas como uso de drogas, indisciplina no ambiente escolar, valores familiares e conscientização no trânsito.

A estudante Ana Clara Raft, do primeiro ano, participou do projeto apresentando a importância da família na construção do cidadão. “É necessário que a sociedade entenda a defesa e a valorização da família como base da sociedade, garantindo a formação, junto com a escola, do caráter e dos valores dos cidadãos”.

A culminância do projeto da Mostra de Ensino Médio Inovador ocorrerá, neste sábado (9), a partir de 8h, com a realização da caminhada pela paz no trânsito.

Durante a caminhada dos estudantes e professores do Liceu Maranhense, com a participação da sociedade, será feita a distribuição de panfletos educativos orientando as pessoas, jovens, adultos e idosos, a se comportarem no trânsito cada vez mais agressivo e violento.

sem comentário »

Washington confiante

0comentário

tituloO vice-governador Washington Luiz Oliveira recebeu, nesta sexta-feira (8), da Câmara de Vereadores de Trizidela do Vale o título de cidadão honorário do município.

Em entrevista ao Blog do Robert Lobato, o líder petista deu duas declarações importantes sobre o momento político atual.

A primeira foi em relação ao Processo de Eleição Direta do PT (PED/PT), que acontece no próximo domingo (10). Washington garante que o seu grupo está animado e motivado para vencer o PED já no primeiro turno.

Segundo o vice-governador, o clima é muito bom e favorável para que o seu candidato a presidente, Raimundo Monteiro, seja reeleito já neste final de semana.

“Estou usando toda a minha capacidade política, intelectual e de articulação para mobilizar o nosso exército de militantes e vencer o PED no primeiro turno e reeleger o companheiro Monteiro neste domingo. O clima de animação é grande e muito favorável à nossa chapa. Estamos caminhado para repactuar o nosso partido e superar este quadro de guerra interna que por vinte anos tem enfraquecido o PT no Maranhão”, disse o vice-governador.

A outra declaração relevante de Washington dada ao blog foi em relação ao seu futuro político.

O petista afirmou que após o resultado do PED irá reunir com os seus companheiros, com a nova direção do partido, com o presidente nacional Rui Falcão e avaliar qual será o melhor caminho a ser seguido, ou seja, ficar no cargo de vice-governador até o final do mandato ou ser candidato a algum cargo eletivo em 2014.

“Após a nossa vitória no PED irei me reunir com os meus companheiros, com a nova direção estadual e com o presidente Rui Falcão, que será reeleito no domingo, e definir qual será a melhor decisão sobre o nosso futuro político, se permanecer no cargo de vice-governador até o fim do mandato ou se uma candidatura a cargo eletivo em 2014. Estou à disposição do partido para aquile projeto que melhor para o conjunto do PT”, disse.

Sobre o TCE, o vice-governador foi curto e direto: “Nunca fui procurado pela governadora ou qualquer agente do governo para tratar sobre TCE”.

Leia mais

sem comentário »

Decisão no Castelão

8comentários

sampaioNova vitória do Sampaio no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O time maranhense que mostrou esta semana ter força fora de campo vai jogar no Castelão a decisão do Campeonato Brasileiro Série C, caso passe pelo Vila Nova, neste sábado.

No julgamento realizado esta tarde referente ao jogo contra o Macaé, o Sampaio foi multado em R$ 1,5 mil por atraso para entrar em campo e em R$ 2 mil pela garrafa jogada em campo pelo torcedor. Quanto à briga no setor 1, o Sampaio foi absolvido.

Ontem, o Sampaio já havia conseguido reverter a situação em relação ao julgamento do jogo com o Cuiabá.

Agora, se passar pelo Vila, o Sampaio vai enfrentar Luverdense-MT ou Santa Cruz-PE, no dia 24, no Castelão.

Vale alertar o “torcedor” que se comporte e não prejudique mais o representante maranhense.

E que o clube providencie urgentemente uma campanha junto ao seu torcedor para que não fique constantemente frequentando o Tribunal.

8 comentários »

Improbidade administrativa

2comentários

prefeitasaoviventeferrerDiversas irregularidades ocorridas na gestão da prefeita do município de São Vicente Férrer (a 288 km de São Luís), Maria Raimunda Araújo Sousa, motivaram o Ministério Público do Maranhão (MPMA) a ajuizar, no dia 6, Ação Civil Pública por atos de improbidade administrativa requerendo o afastamento imediato da gestora.

Nepotismo, uso de critérios pessoais para contratação e exoneração de servidores, não realização de concurso público, não pagamento dos salários e a suspensão de servidores concursados sem instauração de procedimentos administrativos foram alguns dos atos praticados pela prefeita, segundo o titular da Promotoria de Justiça São Vicente Férrer,  Tharles Cunha Rodrigues Alves.

De acordo com o representante do MPMA, o último concurso público realizado no município ocorreu em 2003 e, em vez de realizar novo certame, a prefeita Maria Raimunda Araújo Sousa baixou vários decretos de urgência para permanecer contratando servidores sem concurso.

“Em 300 dias de gestão, ocorreram várias contratações irregulares de pessoas sem aptidão para as funções que exercem. Isto está sendo usado como moeda de troca para beneficiar aliados e retirar opositores do quadro funcional”, descreve o promotor.

Conforme a Ação Civil, no município, a prefeita delibera sobre a situação funcional dos servidores sem qualquer instauração de procedimento administrativo, o que fere o princípio da legalidade da administração pública. Mesmo com a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com o objetivo de evitar esta prática, o acordo somente foi parcialmente cumprido.

Os casos de nepotismo ocorridos na administração municipal incluem o do filho da prefeita, identificado somente como Magno – que exerce a função de tesoureiro em várias secretarias do município – e de Linda Sousa Penha, filha da prefeita, que ocupa o cargo de secretária de Saúde do município.

Leia mais

2 comentários »

Atraso e bagunça

14comentários

castelaoUm absurdo o que aconteceu hoje cedo no Castelão e Nhozinho Santos durante a venda de ingressos de meia-entrada para o jogo entre Sampaio e Vila Nova.

Mais uma vez houve atraso na veda de ingressos. Não bastasse a desorganização, a revolta tomou conta de quem chegou bem cedo para comprar a meia-entrada mas não conseguiu porque os ingressos acabaram tão rápido como num passo de mágica.

Várias denúncias de que os ingressos foram parar nas mãos de cambistas chegaram, mas infelizmente ninguém fiscaliza absolutamente nada aqui.

Esse é o tratamento que é dado ao torcedor que não cansa de lotar o Castelão.

nsantosPor telefone, o presidente da Federação, Antônio Américo disse que o atraso foi provocado por uma problema na máquina que confecciona os ingressos, mas que a venda foi normalizada por volta de 11h.

O diretor de competições da FMF, Antônio Henrique disse que repassou há dois dias todos os ingressos ao Sampaio. “Quem deu essa informação sobre a máquina está equivocado. Nós entregamos os ingressos para o Sampaio na terça-feira”, disse à Rádio Mirante AM.

Em novo contato por telefone, Américo reafirmou a sua versão: “Eu não gosto de esconder as coisas. O atraso foi provocado pelo problema na máquina. Houve este problema e não precisamos esconder que o problema aconteceu”, disse Antônio Américo.

O que houve então? Quem está falando a verdade?

Fotos: Diego Chaves e Leandro Gomes

14 comentários »

Saúde é Vida

0comentário

saude

A saúde pública, já há algum tempo na pauta dos brasileiros como problema crônico e insolúvel, está hoje na pauta da Igreja Católica, mais especificamente na ordem do dia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Campanha da Fraternidade.

Saúde não é nada que possa ser adiado e não há como negar que pelo menos neste aspecto o governo do estado do Maranhão está à frente de outros estados, e o que o programa Saúde é Vida parece ser, de fato, o principal programa de saúde atualmente em curso no Brasil.

Sem entrar no mérito das questões políticas que envolvem o setor, as inaugurações que vêm sendo feitas, a capacitação, a anunciada contratação de 1.300 profissionais da medicina nos colocam diante de uma única e futura revolução na saúde pública do estado. Se for concluído – e tudo indica que será – o programa Saúde é Vida esvaziará de seus tormentos os hospitais de urgência e emergência de São Luís e outras cidades-polos do estado. Mais do que isso, aliviará o homem do interior do fardo de percorrer quilômetros e quilômetros em busca de atendimento médico.

Como disse o secretário Ricardo Murad, a saúde pública é o problema número um apontado pelos brasileiros. As cenas que se destacam – de hospitais entupidos, filas inesgotáveis para marcação de consulta, doentes deitados em chãos de hospitais, ambulâncias com sirenes gemendo dentro da noite, carregando mulheres grávidas – precisam, realmente, de um tratamento de choque.

Sem sombras de dúvidas, o tema da Campanha da Fraternidade, com todas as possibilidades de debates e soluções que descortina, deve mexer com a alma do povo brasileiro. ‘Prolongar a vida das pessoas’, para usar uma expressão do arcebispo de São Luís, dom José Belisário, é a tarefa que hoje mais se impõe às autoridades. A saúde, como já dissemos, é o maior desafio da administração pública no Brasil.

O programa Saúde é Vida, devido ao alcance que pressupõe, chegou a ser taxado de megalomaníaco e provocou descrédito em muita gente. Mas ele está acontecendo, e se acontecer precisará ser mantido, uma tarefa superior às unidades hospitalares que vêm sendo construídas. A execução dessa tarefa deve, no entanto, envolver as prefeituras – principalmente no que se refere à atenção primária – e toda a classe política, todos os setores afins da administração pública.

As Upas e hospitais até agora inaugurados, os que estão por inaugurar, os que foram ou estão sendo reformados e aqueles em fase de construção mostram que a urgência da saúde pública está sendo devidamente enfrentada pelo governo. E, a julgar pelo sofrimento que o desmantelo do Sistema de Saúde no Brasil e no Maranhão tem causado, o programa Saúde é Vida deve ter continuidade.

A sociedade maranhense deve observar com maiores cuidados a revolução que se propõe na saúde pública do estado. O governo erra muito, erra muito mais do que acerta, mas já é hora de reconhecer que está buscando soluções definitivas para o problema da saúde pública no Maranhão.

Editorial do Jornal Pequeno

sem comentário »

Teatro da Cidade

2comentários

teatrodacidadeO Teatro da Cidade de São Luís (TCSL), equipamento cultural da Prefeitura de São Luís, abre a temporada de apresentações após passar por seis meses de reforma. A agenda tem início já a partir deste sábado (9), com o show de Phil Veras e segue com pautas fechadas até dezembro.

A novidade fica por conta da disponibilização do espaço sem custos, para produções locais na área de arte cênicas e música. A iniciativa faz parte das ações da Fundação de Cultura (Func), a qual, por meio das políticas púbicas culturais, fomenta não só a produção, como também a fruição dos bens e serviços culturais.

Segundo o diretor do Teatro, Josias Sobrinho, o critério para quem quiser pleitear uma agenda no espaço, é que as pautas estejam dentro dos segmentos de  artes cênicas ou música ao vivo e com ingressos no valor máximo de R$ 20. “Com esta iniciativa pretendemos incentivar, estimular as produções locais. Vale destacar que esta proposta inovadora faz parte da nova política cultural adotada pela administração do prefeito Edivaldo Holanda Júnior”, frisa o diretor.

Para mais informações, os interessados devem procurar a direção do Teatro, localizado à Rua do Egito, nº 244, no Centro, ou ainda ligar para o telefone (98) 3232-8665.

2 comentários »

Sampaio absolvido

4comentários

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu aceitar o recurso voluntário e livrou o Sampaio do cumprimento da punição da perda de um mando de campo por conta dos episódios registrados ao fim do jogo com o Cuiabá.

Com a decisão, o Sampaio poderá jogar a decisão da Série C, no castelão, em São Luís, caso passe pelo Vila Nova-GO, mas para isto terá que obter uma nova vitória hoje, no STJD.

O clube vai a julgamento por conta de dois episódios registrados no jogo com o Macaé quando um torcedor arremessou em campo uma garrafa de água mineral e por uma briga no setor 1.

Que o “torcedor” não apronte mais nenhuma ao Sampaio….

Desorganização

Como sempre acontece, o torcedor que chegou hoje cedo ao Nhozinho Santos para adquirir o ingresso de meia-entrada para Sampaio e Vila Nova enfrentou muita desorganização. Não havia nenhum funcionário do Sampaio ou Federação para colocar ordem nas coisas. Filas e problemas também no Castelão.

ingressosHorário

Reclamação também do torcedor em relação ao horário. O ingresso confeccionado pela FMF diz que a partida é 19h, mas na verdade o jogo será às 18h (horário local). Isto vai confundir muita gente desavisada amanhã pode esperar.

Limpeza

Após muita reclamação, a Sedel resolveu dar uma verdadeira geral no Castelão. O torcedor que for ao estádio assistir a Sampaio e Vila Nova, neste sábado vai ver o Castelão tão limpo como nunca.

limpeza

Vergonha

Isto acontece num país que vai sediar uma Copa do Mundo pela segunda vez, o Brasil.

O site do principal órgão da Justiça Desportiva, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) está fora do ar desde o mês de julho por falta de recursos financeiros para manutenção.

justiçadesportiva

JD
É isso mesmo. O único recurso é apelar para o site da CBF, mas que demora atualizar as informações sobre os julgamentos no STJD.

Este é o retrato do futebol brasileiro onde só a CBFe as Federações ganham dinheiro.

Um descaso sem tamanho…

4 comentários »

Gás no Maranhão

3comentários

gas1

Um dos maiores polos de geração de energia a gás natural do Brasil, o Complexo Parnaíba, empreendimento termelétrico da empresa Eneva em Santo Antônio dos Lopes, foi inaugurado nesta quinta-feira (7). A solenidade contou com a presença da governadora Roseana Sarney; do ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, representando a presidenta Dilma Rousseff; dos ministros de Relações Institucionais, Ideli Salvatti; e de Turismo, Gastão Vieira; do diretor-presidente da Eneva, Eduardo Karrer; e do presidente do Conselho Administrativo da Eneva, Jorgen Kildahl.

O Complexo integra a produção de gás natural à geração de energia elétrica, e vai contribuir para o aumento da confiabilidade para o setor energético no Maranhão. A governadora Roseana destacou a importância da geração de energia para o Maranhão, a partir das usinas do Complexo Parnaíba, pois irá atender a demanda dos empreendimentos em instalação no estado, que somam mais de R$ 120 bilhões em investimentos.

“Este é o início de grandes inaugurações no estado. Há quatro anos, o Maranhão gerava em torno de 500 MW de energia, hoje, são 2.800 MW. Ao final do primeiro trimestre de 2014 serão gerados 3580 MW no Complexo Parnaíba. O estado, que antes era dependente de energia, hoje, é um grande gerador, nós passamos de importador para exportador. Além disso, 70% da energia produzida no estado é limpa”, ressaltou a governadora, que lembrou, ainda, do Programa Maranhão Profissional, que tem promovido a capacitação dos jovens para ocupar os novos postos de trabalho em criação, graças aos empreendimentos que chegam ao estado.

gas2

Participaram da inauguração os senadores José Sarney e João Alberto; secretários de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauricio Macedo; de Minas e Energia, Ricardo Guterres; de Infraestrutura, Luis Fernando Silva; de Cidades eUrbano, Hildo Rocha; de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Costa; de Segurança Pública, Aluísio Mendes; de Meio Ambiente, Victor Mendes; de Assuntos Estratégicos, Clodomir Paz; de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho; deputados, entre eles, o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, e empresários.

“O Complexo Parnaíba vai propiciar, para a região, um desenvolvimento significativo, um investimento de R$ 4 bilhões, que está gerando empregos vai trazer mais tecnologias e investimentos e vai ser de suma importância para o futuro dos nossos jovens”, afirmou Roseana Sarney.

Ela lembrou que o Maranhão possui outros projetos de geração de energia por fontes hídricas, térmica, eólica e de biomassa, citando a Hidrelétrica de Estreito, já em operação; a Termelétrica Gera Maranhão, em Miranda do Norte, também integrada ao sistema Elétrico Nacional: e o projeto da Bioenergy para instalação de Parques Eólicos nos municípios de Paulino Neves, Barreirinhas e Tutóia.

gas
Edison Lobão lembrou que o Ministério de Minas e Energia está investido na descoberta de novos poços. “A pesquisa continua sendo feita para identificar mais poços de gás em Santo Antônio dos Lopes e na região, gerando riquezas para o Maranhão e o Brasil”, afirmou. “O estado será o maior campo de produção de energia de gás no país, o que é uma grande responsabilidade, pois quando se inaugura um polo desse tipo, é preciso transformar o empreendimento em oportunidade para os maranhenses”, complementou a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

O diretor-presidente da Eneva, Eduardo Karrer, afirmou que este foi um dia histórico para a empresa que, desde 2007, atua no Maranhão. “Já investimos mais de R$ 7 bilhões no estado. E tenho certeza que o desenvolvimento da Bacia do Parnaíba está só começando. Nós conseguimos empregar aproximadamente 75% de mão de obra local. E a nossa missão é fazer desse empreendimento um modelo de investimento sustentável não só para empresa como para os maranhenses”, revelou.

Já o secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, relembrou que este é apenas o começo do processo exploratório e que o Complexo Parnaíba é uma grande conquista no processo de desenvolvimento do estado. “São louros bastante significativos pois já geraram mais de três mil empregos na construção do complexo, agora geram mais de 500 na operação e são mais de R$ 4 bilhões em investimentos. É um marco grande para o estado, e estamos apenas no primeiro bloco e temos ainda oito”.

“Um produção de energia dessa ordem, com uma tecnologia inovadora, uma indústria limpa, que não queima combustível fóssil, não queima óleo é um passo muito importante para a economia do município e do Maranhão todo”, destacou o secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva.

O prefeito Eunélio Mendonça agradeceu o apoio do Governo do Estado e a presença de investimentos privados na região. “Com esse empreendimento, os moradores não só de Santo Antônio dos Lopes, mas da região, passaram a ter com mais qualidade de vida, a infraestrutura da cidade melhorou e ainda teve geração de emprego e renda para a população”.

Fotos: Geraldo Furtado

3 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/

© 2000-2025 imirante.com - Todos os direitos reservados.

Twitter Facebook RSS