Depois de sensibilizar e fazer um grande sucesso entre os ludovicenses, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) iniciou na última sexta-feira (11), as ações educativas da faixa de pedestre e da lei seca nos bares, na cidade de Imperatriz-MA.
A abertura dos trabalhos aconteceu na tarde da última sexta-feira (1/11) com a ação da campanha “No trânsito, todo mundo é pedestre”, que chamou a atenção e alertou tanto motoristas como pedestres para os cuidados e o respeito que se deve ter na travessia da faixa de pedestres.
A ação consistiu na distribuição de material educativo na forma de ventarolas para pedestres e motoristas; marcadores de texto no formato de miniatura do mascote do Detran-MA, Sinalito para crianças e sacolas lixocar para os motoristas.
Quem também marcou presença na ação foi o mascote do Detran-MA, “Sinalito”, que fez um grande sucesso principalmente com a criançada, que de um jeito tímida e às vezes com medo, chegava perto do mascote para uma foto. Sinalito e toda a equipe de educadores do trânsito alertavam de forma lúdica motoristas e pedestres para a responsabilidade no trânsito e o respeito a faixa de pedestre.
Lei Seca – Já por volta das 23h, a equipe de educadores do Detran-MA juntamente com o Diretor Geral André Campos deu início as ações educativas nos bares da cidade.
Essa ação consistiu na distribuição de material educativo sobre a combinação perigosa álcool e direção além do teste do bafômetro (etilômetro) educativo que muitas pessoas tem a curiosidade de fazer. Além do teste do bafômetro, o Detran-MA presenteou com camisas os anjos da noite, aquelas pessoas que não ingerem álcool para assumir a direção do carro.
Vale ressaltar que em cada estabelecimento visitado pela equipe do Detran-MA, uma mesa preta com uma lápide escrita “Reservado para quem bebeu e dirigiu”, também chamou a atenção de quem curtia a noite.
“Imperatriz é a segunda cidade mais importante do Estado e merece toda a atenção do Detran e estamos aqui para sensibilizar motoristas e pedestres para ações simples como atravessar a rua na faixa ou simplesmente pegar um táxi se beber. “É importante que as pessoas entendam que atitudes simples no trânsito podem evitar mortes e sequelas para o resto da vida”, ressalta o Diretor Geral do Detran-MA, André Campos.
a segunda cidade mais importante e o predio da 1 ciretran esta abandonado e ninguem não diz nada.
e a fiscalização de bafômetro de verdade nunca teve porque será? dizem que vários politicos vetaram e os bafometros estão escondidos no detran esse oba boa de educação não serve pra nada
Tem que fazer é a fiscalização com bafômetro em São Luís também e ai em Imperatriz.