Representantes do Partido dos Trabalhadores (PT) de 135 municípios estiveram ontem em São Luís para declarar apoio à reeleição do presidente estadual do partido, Raimundo Monteiro. Os petistas também puderam acompanhar as orientações sobre as regras do Processo Eleitoral Direito (PED), que ocorrerá no próximo dia 10.
A chapa “O Partido que Muda o Brasil” encabeçada por Raimundo Monteiro tem representantes na disputa municipal em 135 cidades do interior do estado. Na reta final de campanha do PED, esses petistas estiveram em São Luís para reforçar o apoio à candidatura de Monteiro à presidência estadual.
“Temos aqui candidatos à presidência municipal do PT e também prefeitos do interior do estado que apoiam a nossa chapa. Estamos aqui para reforçar a campanha nesses últimos dias”, disse Washington Luiz, vice-governador do estado.
Os petistas do interior também receberam orientação sobre as regras do PED e ainda dicas para organização do processo. “Estamos preparando as bases e organizando a fiscalização para o dia da votação”, afirmou Washington Luiz.
Os apoiadores de Raimundo Monteiro defendem a tese de manutenção da aliança entre PT e PMDB no Maranhão. Segundo os aliados do atual presidente da legenda, esse é o caminho mais correto para garantir a reeleição da presidente Dilma Rousseff.
O vice-governador explicou que não há novidade na tese, que também é defendida pelo ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e pelo presidente nacional do PT, Ruy Falcão. “Estamos alinhados com o projeto político defendido por Lula, Dilma e Ruy Falcão. E sempre foi assim: nosso grupo sempre esteve ao lado desse projeto. Nunca mudamos”, afirmou Washington Luiz.
Disputa
O PED no Maranhão terá na disputa oito chapas e seis candidatos à presidência estadual do PT. Além de Raimundo Monteiro, estão na disputa Augusto Lobato, atual vice-presidente petista, Henrique Sousa, Mundico Teixeira, Rodrigo Comerciário e Eri Castro.
A tese de manutenção da aliança do PT com o PMDB do grupo de Monteiro é defendida também por Mundico Teixeira e Rodrigo Comerciário. Eri Castro, Henrique Sousa e Augusto Lobato defendem a tese de aliança com o PCdoB e, consequentemente, apoio à candidatura de Flávio Dino.
“PT está mais unido”, afirma Washington Luiz
Com a saída de dois nomes do PT (Domingos Dutra e Bira do Pindaré), os militantes do partido avaliam que, após o PED deste mês, o partido no Maranhão entrará para um novo momento de unidade. Depois de 20 anos, a previsão é de que os vencedores e derrotados na eleição interna cheguem a um acordo que garanta a união partidária.
Entre os que avaliaram o momento está o vice-governador, Washington Luiz, que acredita na unidade do PT em prol da reeleição da presidente Dilma Rousseff em 2014. Segundo ele, durante 20 anos, o partido foi formado por alas que guerreavam entre si, mas após a vitória nas urnas do partido nos últimos 10 anos o cenário vem mudando.
“E aqui no Maranhão não está sendo diferente. O período de briga está passando. Estamos agora em um momento de debater a união, de caminharmos unidos. Nosso objetivo é a reeleição da presidente Dilma e para isso que todos nós do PT devemos trabalhar”, disse Washington.
Carla Lima/ O Estado