Assinada a Ordem de Serviço para início dos trabalhos de despoluição do Rio Canaã, medida que vai dar condições de balneabilidade às praias do Calhau e Olho d’Água. A solenidade de assinatura, realizada nesta segunda-feira (14), na área do Parquinho da Avenida Litorânea, contou com a presença do ministro do Turismo, Gastão Vieira; do subsecretário estadual de Saúde, José Márcio Leite; do presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), João Reis Moreira Lima, entre outros convidados.
“O problema da poluição do litoral brasileiro é grave. São várias cidades do Nordeste, várias praias que são destinos turísticos e estão precisando de uma intervenção”, declarou o ministro Gastão Vieira. Ele informou que a capital maranhense foi contemplada pelo Ministério do Turismo dentro do Projeto Orla. “Queremos que o turista volte a frequentar as praias de São Luís, hoje destino de viagens de negócios”, ressaltou.
O ministro ressaltou que para a primeira etapa dos trabalhos serão investidos aproximadamente R$ 10 milhões, recursos já liberados na Caixa Econômica. Outros R$ 20 milhões serão empenhados para as duas etapas seguintes. “Nossa meta é diminuir, nesses pontos bem fixados, o problema da poluição das praias de São Luís”, destacou.
Nessa primeira etapa, será construída uma Estação Elevatória de Tratamento de Esgoto com capacidade de captar 120 litros por segundo; serão implantados 2.190 metros de linha de recalque de 400mm; 10 mil metros de rede coletora de esgotos de 150 e 200mm; construção de 2.400 metros de interceptores de 200 a 400mm, responsáveis pela condução dos dejetos para tratamento na Estação de Tratamento do Jaracaty.
“Hoje, temos apenas 10% dos esgotos tratados em São Luís, mas com os investimentos que estão sendo realizados pelo Governo do Estado logo chegaremos a 60%”, declarou o subsecretário de Saúde, José Márcio Leite, destacando que investir em saneamento representa mais economia, pois a população ganha mais saúde.
Foto: Geraldo Furtado
Essa é velha jogador , passa-se os anos , gestoes e continuamos a pegar micoses , frieiras , fungos na pele , por motivo dessas praias imundas de fezes humanas , ponta dareia é um ezemplo umas das belas porem , outro caso é a Lagoa da jasen , so fezes , pura falta de vergonha do governo do estado.