Com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida aos idosos, envolvendo-os em atividades socioeducativas, o deputado Léo Cunha (PSC) segue na luta em prol da implantação da Universidade da Terceira Idade (Uniti), na cidade da Imperatriz.
A Uniti é um programa de formação continuada, criado em 1996, pelo governo do Estado, que mantém convênio com Sesc, Ufma, Seplan e Uema.
Léo Cunha é o autor do projeto que apontou, em 2011, ao governo do Estado, que estendesse a implantação do programa ao município de Imperatriz. Agora o deputado irá ratificar a proposta à governadora Roseana Sarney (PMDB), fortalecendo o pleito, para que seja atendido. “Não vou desistir desse projeto, pois precisamos viabilizar programas que incluam os idosos da nossa cidade, que merecem todo o respeito e atenção, para viverem com mais qualidade de vida,” explica o deputado.
O deputado ressalta ainda que, a exemplo do que ocorre em todo o país, os idosos de Imperatriz e região tiveram um aumento na sua expectativa de vida, e que diante dessa realidade precisam da execução de politicas públicas em que possam estar inseridos.
E é justamente esse o objetivo que a Uniti busca, promovendo mudanças qualitativas no padrão de vida do idoso, sua autodescoberta e autovalorização por meio do diálogo, visando a fortalecer as suas habilidades intrapessoais e interpessoais.
E, para alcançar essa finalidade, utiliza uma metodologia que desenvolve as ações educativas, as quais proporcionam condições de um trabalho socializante, preocupando-se com o estado psicológico e o comportamento emocional do idoso.
Daí a importância da iniciativa tomada por Léo Cunha, para que todos os benefícios trazidos pelo programa possam alcançar também os idosos de Imperatriz.