Sampaio em segundo

16comentários

grupoa

A torcida esperava uma goleada. Jogadores e comissão técnica queriam os três pontos. E era isto que de fato que interessava ao Sampaio para que o sonho do acesso à Série B continuasse vivo.

O time maranhense fez 2 a 1, contra o lanterna Rio Branco-AC e subiu para a 2ª colocação no Grupo A, do Campeonato Brasileiro Série C. Os gols do Sampaio foram marcados por Eloir e Leandro Kível, enquanto Neto diminuiu para o Rio Branco.

O técnico Flávio Araújo lamentou as várias oportunidades de gols perdidas. “Deixamos de aproveitar muitas jogadas. Quando a vê um time ter 25 oportunidades e fazer só um gol e o adversário fazer um gol num lance bisonho nosso, é difícil, mas vamos sair desse jogo fortalecidos”, disse em entrevista à Rádio Mirante AM.

Com o resultado, o Sampaio pode se classificar com um simples empate com o Fortaleza, mas para isto terá que torcer por uma dessas hipóteses. Que o Treze não vencer o santa Cruz. Que o Brasiliense não aplique goleada com saldo de gols maior do que o do Sampaio (hoje em 14 gols), o que convenhamos é muito difícil. Ou ainda que Luverdense e Águia empate.

Portanto, basta empatar e esperar o resultado do Brasiliense que difícilmente vai tirar a diferença de gols.

Ainda se perder para o Fortaleza, o Sampaio poderá seguir na Série C. Atualmente com 32 pontos, o Sampaio terá alcançado 9 vitórias. Neste caso, Santa Cruz e Fortaleza já estariam classificados e o Sampaio teria que torcer por um empate entre Luverdense e Águia. Que o Treze não vença o Santa Cruz. Que o CRB não aplique uma goleada com saldo de gols superior ao do Sampaio. Ou ainda que o Brasiliense não vença o Cuiabá. Seriam necessárias a combinações de dois desses adversários para o Sampaio seguir na competição.

Veja a classificação

16 comentários »

Câmara é desrespeitada

2comentários

camaramunicipal

Fato inédito na história da Câmara dos Vereadores de São Luís aconteceu nesta quarta-feira (9), no Painel sobre a Falta de Leitos nas Maternidades Públicas e Privadas de São Luís. Os convidados não compareceram, não justificaram a ausência e nem enviaram representantes. Apenas o prefeito Edivaldo Holanda Jr foi representado pelo secretário de Articulação Estratégica, Osmar Filho. Entre os demais órgãos que não se fizeram presente estavam a Secretaria de Saúde do Estado, Secretaria de Saúde do Município, Promotoria de Saúde, Conselho Regional de Medicina, Conselho de Saúde do Estado e Conselho de Saúde do Município.

O vereador Ricardo Diniz, autor da preposição, declarou que isso se caracteriza como um desrespeito à Câmara dos Vereadores de São Luís e ao povo ludovicense. “Repudio a postura desses gestores públicos que não se fizeram presentes. Mesmo não podendo comparecer, poderiam ter justificado a ausência ou enviado representante”, declarou o vereador. Os demais parlamentares presentes se solidarizaram com o vereador Ricardo Diniz.

Na opinião do vereador Marquinhos, isso foi um desrespeito ao povo de São Luís. “A Câmara não pode ficar inerte, devemos tomar alguma atitude. Sugiro moção de repúdio a todos os que desrespeitaram essa Casa Legislativa”, disse. Na opinião do vereador Marlon Garcia, esse fato, inédito na Câmara dos Vereadores, foi uma vergonha. “Compartilho a opinião do vereador Marquinhos e assino a Moção de Repúdio”.

Para o vereador Gutemberg, apesar do ocorrido, não deve haver desestimulo por parte dos vereadores. “Isso é uma motivação para que não fiquemos acomodados”, afirmou. O decano José Joaquim ressaltou que a Câmara é que foi atingida, pois o convite foi do Legislativo. “Me solidarizo com o vereador Ricardo Diniz”. O vereador Beto Castro ressaltou que o diálogo deve acontecer e que o ocorrido foi uma falta de respeito. “Mais uma vez a gente se depara com uma situação constrangedora na Câmara dos Vereadores de São Luís”, relatou.

A vereadora Rose Sales destacou a falta de respeito com a mulher, que é a maior vítima da falta de leitos nas maternidades. “Aqui já se tornou um fato comum as secretarias de saúde do Estado e Município não comparecerem, não justificarem e nem mandarem representantes”, lembrou. Finalizando, o vereador Pavão Filho, que presidiria a sessão, destacou que a Câmara Municipal de São Luís não pode ser tratada com esse descaso e que o vereador Ricardo Diniz não deve deixar essa situação passar despercebida. “Devemos trazer a discussão para outro momento e não deixar que esse ocorrido seja esquecido”, finalizou.

2 comentários »

Inquérito anulado

1comentário

cutrimefrancoO Pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) decidiu, por maioria de votos, na sessão plenária jurisdicional desta quarta-feira (9), anular o inquérito policial no qual o deputado estadual Raimundo Cutrim é acusado de ter praticado fraudes em documentos públicos para viabilizar regularização de terras. O inquérito foi conduzido por delegado de Polícia Civil e pelo Ministério Público, que ofereceu denúncia contra o parlamentar e outros sete acusados.

Os efeitos da decisão foram estendidos, de ofício, ao secretário de Estado, Alberto Franco, que também figurava como acusado na investigação policial. Os processos dos demais acusados serão enviados à Justiça de 1º Grau para julgamento dos envolvidos.

A decisão do pleno acompanhou o voto divergente do desembargador Jorge Rachid, ao enfrentar a preliminar suscitada pela defesa, na denúncia formalizada pelo Ministério Público.

Rachid considerou que o deputado não poderia ser investigado pela Polícia Civil, diante da prerrogativa de foro privilegiado, por ser parlamentar. Nesse caso, a viabilidade de indiciamento deve ser condicionada a prévia autorização do TJMA.

O desembargador ressaltou que, de acordo com a Constituição Estadual, o Tribunal de Justiça é o órgão competente para o controle jurisdicional direto de investigações que envolvem suposta prática de crime por deputados estaduais.

O relator do processo, desembargador Joaquim Figueiredo, votou pela rejeição da preliminar que pedia a anulação do inquérito, sendo acompanhado pelo desembargador José Luís Almeida. Figueiredo pautou seu voto em jurisprudências que confirmam ser desnecessária prévia autorização para instauração de inquérito policial.

1 comentário »

Suspensão de concorrência

0comentário

leocoutinhoA 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Caxias (a 363 km de São Luís) ajuizou, em 2 de outubro, Ação Cautelar Inominada com pedido de liminar contra o Município de Caxias, requerendo a suspensão da licitação realizada para contratar serviços de publicidade e propaganda institucional no valor de R$ 5 milhões.

A manifestação do Ministério Público do Maranhão (MPMA), subscrita pela promotora de justiça Carla Mendes Pereira Alencar, refere-se à Concorrência nº 05/2013, que teve como vencedora a empresa Enter Propaganda e Marketing EPP, supostamente única participante da licitação.

Na Ação, a promotora também solicita que a Prefeitura de Caxias apresente imediatamente ao MPMA os autos da Concorrência para que sejam averiguados todos os possíveis vícios ocorridos na elaboração da licitação.

Outro pedido é a suspensão do edital da concorrência e do contrato firmado com a Enter Propaganda e Marketing EPP, invalidando o processo licitatório.

Leia mais

sem comentário »

Fufuca no PEN

0comentário

andrefufucaO deputado estadual André Fufuca foi à tribuna na sessão plenária desta quarta- feira (9) anunciar sua filiação ao Partido Ecológico Nacional (PEN), ocorrida na última quinta-feira (3) deste ano.

O parlamentar destacou que sua escolha pelo PEN deu-se devido à história do partido, que é novo, mas que defende a sustentabilidade e que é fruto de anseios populares, que carrega em seu ventre as manifestações que aconteceram em todo Brasil nos últimos meses. “Venho, ao completar o quadro do PEN, com a intenção de engrandecer e poder construir um grande partido. O desafio agora é construirmos uma sigla forte no país”, afirmou.

Fufuca disse que contribuirá para que o partido realize ações concretas no Maranhão, indo ao encontro do povo, através da regionalização nas cidades, construindo projetos voltados para a sustentabilidade, melhoria na educação, saúde e nos índices sociais.

jotapintoBoas-vindas

Da tribuna, o deputado Jota Pinto, presidente do Partido Ecológico Nacional no Maranhão (PEN), deu boas-vindas ao deputado André Fufuca pela filiação ao partido. “Estamos lhe recebendo com muita alegria e de braços abertos por acreditar que V. Exª dará uma grande contribuição, para que nós, juntos com os companheiros do partido, possamos discutir o projeto para o Estado do Maranhão. Seja bem-vindo ao partido 51”, declarou.

Pinto aproveitou seu discurso também para registrar a filiação de outros novos membros maranhenses ao partido. Foram citados a ex-deputada Priscila Sá, o ex-deputado Sérgio Vieira, o suplente senador Pastor Bel e o ex-deputado Inácio Pires.

“Nós temos hoje, dentro dos quadros do partido, pessoas que têm um conteúdo na política do Estado do Maranhão, pessoas vivenciadas no dia a dia na política”, afirmou.

Fotos: JR Lisboa/Agência AL

sem comentário »

Paisagem Urbana

2comentários

operacao

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Urbanismo e Habitação (Semurh), deu início à operação Paisagem Urbana nesta terça-feira (8). Uma equipe da Blitz Urbana, órgão subordinado à secretaria, percorreu a Avenida Jerônimo de Albuquerque, juntamente a representantes de empresas de comunicação.

“O objetivo foi cumprir o acordo feito em reunião na Semurh. Nós criamos adesivos sinalizando as placas que estão autorizadas a ser publicadas. Ou seja, fazer uma vistoria in loco, saber se as empresas estão todas sinalizadas e se os números de placas pagas são equivalentes aos registros dentro da instituição”, explicou o coordenador de Engenho Publicitário da Semurh, Arllen Cordeiro.

Segundo o coordenador, o saldo da ação foi positivo, já que os empresários têm cumprido com o acordado na última terça-feira (1º), durante reunião entre o secretário Antônio Araújo e representantes de empresas de outdoors com atividades na capital. O encontro serviu para esclarecer sobre a colocação de outdoors pela cidade e firmar entendimento com os empresários.

Após a reunião, decidiu-se iniciar uma série de vistorias com o intuito de verificar o cumprimento da legislação sobre o pagamento de tributos referentes à atividade. Até o fim de novembro, as principais avenidas de São Luís serão alvo de fiscalização.

Cronograma
08/10 – Av. Jerônimo de Albuquerque
10/10 – Av. dos Holandeses e Litorânea
15/10 – Av. São Luís Rei de França
17/10 – Av. Mario Andreazza, Daniel de La Touche e Via Expressa
22/10 – Av. Guajajaras, Santos Dumont e Lourenço Vieira da Silva
24/10 – Av. dos Franceses e Getúlio Vargas
29/10 – Av. Ana Jansen (e região da Lagoa), Colares Moreira, Castelo Branco
31/10 – Av. dos Africanos, Vitorino Freire, Portugueses
05/11 – Av. Edson Brandão, Casemiro Júnior e Nossa Senhora da Conceição
07/11 – Av. Luís Eduardo Magalhães e Carlos Cunha
12/11 – Centro Histórico
14/11 – BR-135
19/11 – Estrada de Ribamar

2 comentários »

Iniciativas e parcerias

0comentário

pedrofernandes

Educação: Foco nas verdadeiras referências

Artigo de Pedro Fernandes

Ao longo da vida escolar, os alunos passam por muitas dúvidas em relação à escolha de uma profissão. Alguns estudantes crescem determinados desde a infância, sabendo em que irão trabalhar, mas muitos, em razão da pouca idade, experiência de vida ou falta de referências, não conseguem definir o caminho a seguir.

Realmente não é uma decisão fácil, mas algumas atitudes podem ajudar. O fundamental é conhecer as diversas profissões existentes no mercado, bem como suas especializações. Para isso, é importante buscar informações sobre uma profissão, não só no que diz respeito ao exercício, mas como está o mercado de trabalho, a faixa salarial, o campo de atuação profissional e como é aceita e inserida na sociedade.

Atualmente, o que é visto na TV, nos jornais, na internet e nas redes sociais são jovens sendo populares e bem aceitos por serem do “mundo do crime”. Muitas vezes os herois são os que morrem de overdose ou que desafiam a polícia fazendo questão de mostrar o rosto, enaltecendo facções criminosas e ainda posando com diversos tipos de armas, como granada e armamentos de grosso calibre, que eles chamam de “brinquedinhos”. Alguns criminosos até se apresentam no perfil da rede social como traficante de drogas, gerente na empresa boca de fumo e armeiro do tráfico, como se profissões fossem.

As referências estão invertidas. Vamos mudar isso no Maranhão? Dentro desse espírito, a Secretaria Estadual de Educação do Maranhão (Seduc-MA) está convidando as universidades, instituições bancárias, conselhos tutelares, outros conselhos de controle social, os conselhos profissionais, forças militares, músicos, artistas, comunicadores, advogados, juízes, promotores, delegados, médicos, enfermeiros, políticos, engenheiros, arquitetos, técnicos de todas as áreas, empresários, religiosos, enfim, toda a sociedade para que venham compartilhar dessa ideia e visitem as nossas escolas da rede estadual.

Temos pensado nisso desde que começamos a nos envolver diretamente com a Educação e, por uma dessas coincidências ou sincronicidades de ideias, o Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão recentemente propôs um termo cooperação técnica entre o TRT-MA e outras instituições, inclusive a Seduc-MA, chamado “TRT na Escola” com o objetivo de chamar atenção para a questão do Direito do Trabalho. O Ministério Público Estadual também está fazendo um bom trabalho com Centro de Apoio Operacional de Defesa do Direito à Educação, o “Conte até 10” e combate à violência contra mulheres; a Controladoria do Estado e a Secretaria da Fazenda trabalha a Educação Fiscal; a Defensoria Pública com orientação junto aos alunos do ensino médio para inserção no ensino superior; o GEAPE, da Secretaria de Segurança, com o combate às drogas. Sem falar em outros projetos pelo Brasil como o “Amigos da Escola”, “Criança Esperança” e o “Instituto Ayrton Senna”.

O que a nossa secretaria está propondo só vem somar com essas importantes iniciativas e parcerias. Além de falar dos direitos básicos, gestão escolar, educação financeira e outros, queremos dar referências a esses jovens não somente em um plano técnico de retorno salarial ou de mercado de trabalho. Queremos descobrir vocações, transformar os destinos desses jovens, colocando o foco nas verdadeiras referências.

Nessas visitas que estamos propondo, podem ser criadas diversas atividades, palestras, exposições, testes vocacionais, visita de grupos de alunos à própria instituição… Enfim, o importante é que a sociedade civil tome (para além da obrigação do Estado) a responsabilidade para si. A Seduc-Ma está trabalhando num plano de gestão. Nossas escolas ainda não estão dentro de um padrão, mas estamos trabalhando para padronizar fisicamente e na gestão educacional. Queremos chamar a sociedade para transformar a educação do nosso Estado. Transformar a vida das nossas crianças e jovens. Não podemos perder essa guerra!

* Pedro Fernandes é deputado federal e secretário de Estado da Educação

sem comentário »

Sem contrato

0comentário

barreirasSeis das 15 barreiras eletrônicas instaladas nas principais avenidas de São Luís estão desativadas porque expirou, no dia 30 de agosto, o contrato entre a Prefeitura e a empresa cearense EIT-Trana, responsável até então pela instalação e manutenção dos dispositivos de controle de velocidade dos veículos.

A informação partiu da Superintendência de Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), acrescentando que será aberto um procedimento licitatório – com duração de até 30 dias – para a escolha de uma nova empresa para o controle das barreiras eletrônicas na capital. No entanto, a Prefeitura, por meio da pasta de controle de trânsito da cidade, ainda não indicou prazos para o início do certame.

Segundo o superintendente de Trânsito da SMTT, Gilberto Sátiro, os equipamentos de monitoramento de velocidade dos veículos precisam ser logo substituídos. “O tempo de vida útil dessas barreiras é muito limitado. É preciso renovar o estoque. Como a antiga empresa administradora das barreiras já se desligou da Prefeitura, é importante escolher outra para efetuar essa troca de equipamento”, afirmou. Ainda de acordo com ele, as barreiras eletrônicas não têm caráter punitivo, mas educativo, no entanto sem atingir o objetivo estimado. “Pelo tempo que elas estão instaladas, as barreiras já deveriam ter tido resultado positivo educacional na sociedade”, afirmou.

O superintendente frisou que as barreiras cujos indicadores de velocidade não funcionam não estão aplicando multas. “Vale lembrar à população que ainda temos barreiras em funcionamento. Há aquelas que não registram velocidade, não aplicam multas, mas existem outras que estão demonstrando a velocidade, logo, precisam ser respeitadas. No momento, os equipamentos em funcionamento estão apenas notificando os motoristas, sem o pagamento de multa, isso até que uma nova empresa seja escolhida”, disse.

O Estado

sem comentário »

Pra cima deles…

13comentários

sampaio1

O Sampaio enfrenta hoje à noite, no Estádio Castelão, em São Luís, o time de pior campanha no Campeonato Brasileiro Série C.

Mas nem por isso, o respeito pelo adversário foi deixado de lado e todos encaram a partida contra o Rio Branco-AC como uma autêntica decisão. E deve ser assim mesmo. O Sampaio não pode vacilar e ser pego de surpresa pelo lanterninha da competição.

Durante toda a semana, o treinador Flávio Araújo pregou respeito ao Estrelão, mas garante que o Sampaio vai com tudo para obter o resultado que precisa que é a vitória. Se vencer o Rio Branco hoje, o Sampaio sobe para a 2ª colocação e vai para a última rodada decidir a vaga fora de casa com o Fortaleza.

Ontem, antes do último treinamento, o treinador do Sampaio reagiu com normalidade quando perguntado sobre a possibilidade de uma “mala branca”. “Isso são coisas do futebol. Vale tudo nessa reta final. Nós temos que ter a preocupação é com nossa equipe. Quanto ao estimulo ou não, isso é coisa do futebol. Mas vamos roubar essa mala aí”, brincou em entrevista ao Globoesporte.

E Flávio Araújo e os jogadores do Sampaio contam com a participação importante do torcedor que pode mais uma vez fazer a diferença e empurrar o time maranhense a mais uma vitória.

Todos os detalhes de Sampaio e Rio branco você acompanha, às 20h30, pela Rádio Mirante AM.

13 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS