O deputado Roberto Costa subiu na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão hoje (8) para destacar o desempenho obtido pela Universidade Estadual do Maranhão, na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), resultados referentes ao ano de 2012.
“Ontem, recebi um telefonema do reitor, o professor Zé Augusto, eufórico, porque as notícias da divulgação do resultado do ENADE saíram e apesar dos discursos que colocavam a UEMA como uma universidade quebrada, uma universidade que não qualificava, a resposta da Reitoria, dos professores, dos alunos, de todo corpo da UEMA veio ontem, com uma excelente qualificação no ENADE. O curso de Direito de São Luís teve nota 5, a máxima, e o curso de Direito de Bacabal com a nota 5 também”, afirmou.
Costa aproveitou o momento e parabenizou os esforços de todos que contribuíram para esse desempenho. “Então eu quero, mais uma vez, parabenizar a Universidade Estadual do Maranhão, o reitor, os nossos professores, os nossos alunos, como eu já tinha dito, que são os verdadeiros guerreiros. Essa vitória demonstra que, apesar das dificuldades, o compromisso com a educação, o compromisso com o desenvolvimento do Maranhão a UEMA tem e sempre vai ter com o nosso povo”, ressaltou Costa.
Na ocasião, Roberto Costa também apresentou uma proposição que visa enviar mensagem de congratulações para a instituição. “Eu inclusive estou apresentando um requerimento hoje aqui nesta Casa para que a gente possa parabenizar o feito da Universidade Estadual do Maranhão, pelo orgulho que ela trouxe para todos os maranhenses, que é mais importante. De cada três cursos de Direito do Brasil, dois baixaram suas notas, em contrapartida os da UEMA conseguiram nota máxima”, destacou o parlamentar.
Roberto Costa lamentou que nenhum deputado de oposição tivesse pedido a palavra para parabenizar a instituição pela conquista. “O que me deixa triste é exatamente ver que o compromisso, às vezes, nesta Casa, é só com a situação de desastre, porque quando é de desastre todos sobem nesta tribuna, mas quando é de respeitabilidade. É aquilo que sempre tenho falado: o compromisso da Oposição não é com o desenvolvimento do nosso estado, não é com a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, lamentou o deputado.
Por fim, o parlamentar disse ainda que esperava um pedido público de desculpas por parte da Oposição por ter subestimado a capacidade da UEMA. “Eu esperava que hoje a Oposição subisse nesta Tribuna da mesma forma que alavancaram as notícias que atingiu a imagem da universidade, subissem aqui e fizessem um pedido de desculpas a UEMA, que fizessem um pedido de desculpas ao Reitor, aos professores, aos alunos. Mas hoje, nenhum deputado de Oposição subiu nesta tribuna para sequer para parabenizar a UEMA pela conquista”, finalizou.
Quem deveria fazer esses elogios exacerbado, é o deputado catedrático César Pires, este sim tem gabarito para fazer-lo, é do ramo, tem conhecimento de causas. Roberto Costa se antecipa para tirar dividendo politico e simpatia do corpo docentes, alunos e funcionários, oportunista…
Será que esse tal deputado Roberto Costa, estudou algum dia da vida dele um pouco de Estatística?! Pq exaltar uma conquista de 30 alunos avaliados (enquanto que a média de participação dos alunos das demais instituições foi de aproximadamente 110) é um pouco demais né?! Menos deputado, bem menos!! Que estudou tanto na universidade federal, quanto na estadual, como eu, sabe muito bem o que os alunos fazem durante esses exames… A UEMA poderá ser sim avaliada, quando a sua primeira turma for exigida!