Jogos da Juventude

1comentário

jogos

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior reforçou na manhã desta terça-feira (8), durante lançamento dos Jogos Estudantis e da Juventude 2013, realizado no auditório Reis Perdigão do Palácio de La Ravardière o compromisso da gestão em estreitar os laços da criança e do adolescente com o esporte. Os jogos escolares serão realizados de 15 a 28 de novembro e irão envolver até cinco mil alunos da rede pública municipal em competições esportivas, contribuindo na diminuição da evasão escolar e possibilitando a identificação de novos talentos esportivos.

“Hoje nós estamos inaugurando um novo momento. Na nossa gestão, os jogos escolares estão acontecendo no primeiro ano de governo, mostrando nosso comprometimento em fomentar a prática esportiva nas escolas, porque sabemos que o esporte é fundamental para reforçar a educação cidadã, prioridade das políticas públicas desenvolvidas por nosso governo”, afirmou o prefeito Edivaldo.

Durante a solenidade de lançamento, o coordenador-geral dos Jogos, Rodrigo Goulart, apresentou as mudanças implantadas nos Jogos Estudantis e da Juventude deste ano, que passarão a contemplar três novas modalidades esportivas: capoeira, karatê e natação, além das oito modalidades tradicionais. A competição agora passa a incorporar ainda a categoria juvenil, que contempla alunos de até 29 anos, regularmente matriculados na rede municipal de ensino.

Ao se pronunciar, o secretário de Desporto e Lazer, Raimundo Penha, explicou que a adesão da nova categoria de alunos aos jogos parte da preocupação da Prefeitura de São Luís em fomentar a inclusão também entre os alunos mais velhos. “Muitos alunos não puderam concluir os estudos no tempo correto, então muitos ficavam de fora quando aparecia a oportunidade de competir em jogos desse tipo, agora eles têm a chance de participar”, afirmou.

edivaldoholanda
Para o secretário de educação, Allan Kardec Duailibe, os jogos estudantis trarão à tona, ainda, a discussão importante de novas políticas públicas voltadas para o afastamento de jovens e adolescentes das drogas. “O esporte é, antes de tudo, uma importante ferramenta pedagógica para reduzir os índices de criminalidade, porque diminui a evasão escolar e a inserção no mundo do crime, então a nossa preocupação é reforçar a importância das práticas esportivas”, enfatizou.

Durante a competição, a Prefeitura de São Luís realizará a Campanha Contra o Crack, com o objetivo de conscientizar jovens e adolescentes sobre os perigos do envolvimento com a droga, através de palestras e peças publicitárias.

Os Jogos Estudantis e da Juventude acontecerão de 15 a 28 de novembro e contemplarão as categorias feminino e masculino, envolvendo alunos de 12 a 29 anos de 94 escolas da rede municipal de ensino nas competições. As inscrições estão abertas até o dia 18 de outubro, das 8h às 19h, no Parque do Bom Menino.

A abertura dos jogos será realizada no dia 14 de novembro, no estádio Nhozinho Santos. Para elaboração do regulamento de cada modalidade inserida nos jogos escolares, também será realizado um congresso técnico de 29 a 31 de outubro, com data e local a serem divulgados. Para resolução de dúvidas, a secretaria de Desportos e Lazer (Semdel) disponibilizou o e-mail [email protected].

Estiveram presentes na solenidade os vereadores Ivaldo Rodrigues (PDT), Pedro Lucas Fernandes (PTB) e Barbosa Lages (PDT); o presidente da Federação Maranhense de Desporto Escolar, Hamilton Ferro, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Luiz Alberto Rodrigues, os secretários Breno Galdino (Segurança com Cidadania) e Márcio Jerry (Comunicação), além de Olímpio Araújo, assessor técnico para Assuntos da Juventude, secretários adjuntos Kariádine Maia (Educação), Aldo Rogério e Romeo Amin (Desporto e Lazer) e Robson Paz (Comunicação).

Fotos: Honório Moreira

1 comentário »

Camisa da Copa

0comentário

camisa_brasil2

Saiba mais

sem comentário »

Destaque no Enade

2comentários

robertocostaO deputado Roberto Costa subiu na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão hoje (8) para destacar o desempenho obtido pela Universidade Estadual do Maranhão, na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), resultados referentes ao ano de 2012.

“Ontem, recebi um telefonema do reitor, o professor Zé Augusto, eufórico, porque as notícias da divulgação do resultado do ENADE saíram e apesar dos discursos que colocavam a UEMA como uma universidade quebrada, uma universidade que não qualificava, a resposta da Reitoria, dos professores, dos alunos, de todo corpo da UEMA veio ontem, com uma excelente qualificação no ENADE. O curso de Direito de São Luís teve nota 5, a máxima, e o curso de Direito de Bacabal com a nota 5 também”, afirmou.

Costa aproveitou o momento e parabenizou os esforços de todos que contribuíram para esse desempenho. “Então eu quero, mais uma vez, parabenizar a Universidade Estadual do Maranhão, o reitor, os nossos professores, os nossos alunos, como eu já tinha dito, que são os verdadeiros guerreiros. Essa vitória demonstra que, apesar das dificuldades, o compromisso com a educação, o compromisso com o desenvolvimento do Maranhão a UEMA tem e sempre vai ter com o nosso povo”, ressaltou Costa.

Na ocasião, Roberto Costa também apresentou uma proposição que visa enviar mensagem de congratulações para a instituição. “Eu inclusive estou apresentando um requerimento hoje aqui nesta Casa para que a gente possa parabenizar o feito da Universidade Estadual do Maranhão, pelo orgulho que ela trouxe para todos os maranhenses, que é mais importante. De cada três cursos de Direito do Brasil, dois baixaram suas notas, em contrapartida os da UEMA conseguiram nota máxima”, destacou o parlamentar.

Roberto Costa lamentou que nenhum deputado de oposição tivesse pedido a palavra para parabenizar a instituição pela conquista. “O que me deixa triste é exatamente ver que o compromisso, às vezes, nesta Casa, é só com a situação de desastre, porque quando é de desastre todos sobem nesta tribuna, mas quando é de respeitabilidade. É aquilo que sempre tenho falado: o compromisso da Oposição não é com o desenvolvimento do nosso estado, não é com a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, lamentou o deputado.

Por fim, o parlamentar disse ainda que esperava um pedido público de desculpas por parte da Oposição por ter subestimado a capacidade da UEMA. “Eu esperava que hoje a Oposição subisse nesta Tribuna da mesma forma que alavancaram as notícias que atingiu a imagem da universidade, subissem aqui e fizessem um pedido de desculpas a UEMA, que fizessem um pedido de desculpas ao Reitor, aos professores, aos alunos. Mas hoje, nenhum deputado de Oposição subiu nesta tribuna para sequer para parabenizar a UEMA pela conquista”, finalizou.

2 comentários »

Circuito de Beach-Soccer

0comentário

beach71013grande

Sampaio Corrêa foi confirmado na primeira etapa do Circuito Brasileiro de Clubes de Beach-Soccer, competição que será realizada na Praia do Camburi, em Vitória (ES).

O torneio será realizado entre os dias 28 de outubro e 3 de novembro com a participação do time maranhense e de mais sete equipes: Rio Branco (ES), Desportiva Ferroviária (ES), Vilavelhense (ES), Flamengo (RJ), Fluminense (RJ), Vasco (RJ) e Botafogo (RJ).

A equipe maranhense, que será comandada pelo técnico Chicão Castelo Branco, deverá iniciar os treinamentos a partir da próxima semana visando esta primeira etapa do Circuito Brasileiro de Clubes de Beach-Soccer.

Os maranhenses Datinha e Eudin, que disputaram a Copa do Mundo da Fifa de Beach-Soccer e ajudaram o Brasil a conquistar o terceiro lugar, serão os destaques do Sampaio Corrêa no torneio na capital capixaba. A lista completa dos convocados ainda não foi divulgada. O técnico Chicão Castelo Branco deve divulgar a lista e a programação de treinos ainda esta semana.

Por Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte

sem comentário »

Cobrança ao governo

1comentário

jotapinto

O deputado Jota Pinto (PEN) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (7), para cobrar providências do governo do Estado – por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) – para o problema da falta de água enfrentado pelos moradores dos bairros Liberdade e Monte Castelo, em São Luís.

O parlamentar afirmou que domingo estava saindo de uma missa no Santuário Nossa Senhora da Conceição, quando foi abordado por um grupo de senhoras da Liberdade e do Monte Castelo, pedindo providências urgentes da Caema para resolver o problema da falta de água nos bairros da região central da capital maranhense.

De acordo com Jota Pinto, o grupo de senhoras reclamava que a as comunidades enfrentam até seis dias sem água nas torneiras. Diante do protesto que se avolumava com a presença de outras pessoas, o parlamentar ligou imediatamente para o diretor de Operações da Caema, pedindo providências para o problema.

Na oportunidade, o diretor de operações da Caema , identificado como Cristóvão, informou que a falta de água nos dois bairros foi ocasionada porque a Companhia estava fazendo manutenção  no sistema de abastecimento do Batatã, que apresenta vazamentos, mas problema será resolvido com a maior brevidade possível.

Durante a conversa, Jota Pinto cobrou medidas preventivas para amenizar o sofrimento dos moradores dos dois bairros, durante a manutenção no Batatã. E sugeriu que a Caema disponibilize carros-pipas para distribuir água nos bairros.  “Como o pedido foi negado, contratei cinco carros-pipas e mandei distribuir água potável para os moradores”, comentou.

Jota Pinto afirmou que se sentiu na obrigação de contratar os carros-pipas para resolver o problema dos moradores, porque foi votado na Liberdade e no Monte Castelo. Ao chegar na casa da mãe, na Liberdade, o deputado presenciou  senhoras de até 80 anos carregando água em baldes.  “Essa situação não pode continuar”, reclamou.

1 comentário »

Mercado Central

1comentário

O Mercado Central será totalmente reformado. O novo prédio terá dois andares e vai custar cerca de R$ 8 milhões – recursos oriundos do governo federal, segundo informou o vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB) que acompanhou a visita técnica do diretor nacional do PAC Cidades Históricas, Robson Almeida, ao local. Participaram também da visita a superintendente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional) no Maranhão, Kátia Bogéa e o presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph), Aquiles Andrade.

mercadocentral

Pedro Lucas é o autor do requerimento que solicita a reforma do logradouro, um dos pontos turísticos da cidade que atualmente encontra-se em péssimo estado de conservação. “O Mercado Central reúne mais de 300 feirantes e mantém direta e indiretamente mil trabalhadores, em média, além de todas as pessoas envolvidas na logística do processo desde o transporte de mercadorias. Necessita urgentemente de urbanização”, disse Pedro Lucas.

Segundo o vereador, o processo de licitação deve ter início entre dezembro e janeiro próximos e as obras devem começar em junho de 2014. “Durante o período da reforma, os feirantes já catalogados serão alocados em contêineres para que possam permanecer em atividade e garantir o seu sustento”, explicou o vereador.

O Mercado Central foi construído em 1864. Em 1939 foi demolido e reconstruído, dentro de uma reforma sanitarista do governador Paulo Ramos, quando passou a ser chamado de Mercado Novo. Na década de 1940, devido a existência de um curtume no local, ele foi chamado de Largo do Açougue Velho. Em 1992 ele passou pela última reforma. Desde lá, agoniza em meio ao talento e à disposição dos feirantes que viram o mercado crescer.

Além do Mercado Central, o do PAC Cidades Históricas vai realizar reformas em mais 44 prédios e logradouros, a exemplo da antiga redação do jornal “O Imparcial” (Rua Afonso Pena, 44), que terá uso para a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e Museu da Cidade, e a Rua Grande, em um investimento que soma R$ 133 milhões. As obras deverão ser executadas em três anos.

1 comentário »

Fortalecimento do PMDB

1comentário

robertocosta

O líder do Bloco Parlamentar pelo Maranhão, deputado Roberto Costa (PMDB) subiu à tribuna na tarde desta segunda-feira (7), avaliou de forma positiva as trocas partidárias, que se encerraram no último sábado (5).

De acordo com o parlamentar, que é presidente municipal do PMDB e membro da executiva estadual do partido, o PMDB saiu fortalecido do período de trocas partidárias. Costa afirmou que, diante do cenário de fortalecimento do PMDB e de toda a base aliada, será possível continuar levando desenvolvimento para todo o estado.

“Quero dizer que vamos unir nossas forças com todos os partidos da base aliada para que a gente possa, na eleição de 2014, mais uma vez garantir a vitória do nosso candidato a governador, do nosso candidato a senador, para que a gente possa, com os partidos aliados, fazermos uma grande bancada na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, e que a gente continue colocando o Maranhão em destaque, e levando desenvolvimento para o nosso estado, assim melhorando cada vez a vida da nossa população.”, afirmou o parlamentar.

Roberto Costa aproveitou para dar boas vindas aos novos filiados, em especial, ao colega de parlamento, o deputado Hélio Soares. “Quero destacar aqui a filiação do nosso companheiro, deputado Hélio Soares, para as fileiras peemedebistas e é com muita alegria que a gente recebe o Hélio, sabendo de suas lutas pelo interior do Maranhão. Quero dar as boas vindas ao deputado Helio  Soares e dizer da nossa alegria, de todos os companheiros do PMDB, nosso presidente Arnaldo Melo, dos nossos companheiros senador João Alberto, Governadora Roseana, secretario Luís Fernando, enfim todos os membros do partido”, finalizou.

1 comentário »

O papel da torcida

13comentários

sampaiojogo

Que ninguém imagine que o Rio Branco já era e que o Sampaio já ganhou. Não é assim…

É preciso mais uma vez o torcedor maranhense mostrar a sua força, encher o Castelão e empurrar o Sampaio a mais uma vitória – a vitória que colocará o Sampaio bem pertinho da classificação. Daí em diante restarão o Fortaleza e dois jogos pelo mata-mata do tão sonhado acesso à Série B que significará a volta por cima do futebol maranhense.

E para tentar encher o Castelão e mais uma vez sufocar o adversário, a diretoria do Sampaio anunciou a promoção nos preços dos ingressos para o jogo contra o time acreano. O ingresso dos setores 1, 2 e 3 que estavam custando R$ 20 terão preço único de R$ 10.

Os preços dos setores R$ 4 a R$ 40 e cadeiras R$ 50 foram mantidos. A venda de ingressos começa nesta terça-feira, nas bilheterias do castelão e Nhozinho Santos.

Os setores 5 e 6 serão reservados ao programa Viva Nota cuja troca de ingressos já está sendo efetuada nos postos credenciados.

Com 29 pontos, o Sampaio enfrenta o Rio Branco, nesta quarta, às 20h30, no Castelão. Se vencer vai a 32 pontos e assume a 2ª colocação. Depois, é ficar na outra decisão contra o Fortaleza fora de casa.

E fora de casa, o Sampaio é um time extremamente competente. Bom, mas isto é assunto para quinta-feira…

Mas vale relembrar o papel que o torcedor terá amanhã…. Se jogar com o time mais uma vez, o Sampaio tem tudo para chegar à classificação.

13 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS