Nota máxima no Enade

0comentário

Três cursos superiores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) obitiveram a nota máxima no Enade de acordo com os dados divulgados pelo MEC. Os cursos são de Direito dos campi de São Luís e Bacabal, além de administração, de São Luís.

Outros seis cursos alcançaram desempenho acima da média (nota 4): administração, direito (São Luís e Imperatriz), turismo e jornalismo (São Luís e Imperatriz) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e administração da Faculdade Pitágoras (São Luís). Ao todo, 29 tiveram notas abaixo do considerado satisfatório.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avaliou 71 cursos de ensino superior no Maranhão de instituições localizadas em São Luís, Bacabal, Imperatriz, Caxias, Timon, Pedreiras, Coroatá e Balsas.

sem comentário »

Greve dos bancários

0comentário

grevedosbancos

A greve dos bancários no Maranhão que hoje completou 19 dias vai continuar por tempo indeterminado.

Em assembleia geral realizada agora à noite, o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) seguindo orientação co comando nacional decidiu pela manutenção da greve.

Nesta terça-feira (8), os bancários farão um ato público, às 9h, em frente à agência do Itaú, na Rua da Paz, no Centro de São Luís.

sem comentário »

Acidentes com promotores

0comentário

promotores

Dois promotores de Justiça sofreram acidente de carro nesta segunda-feira (7), no interior do Maranhão.

O caso mais grave foi com o promotor Gustavo de Oliveira Bueno (à esquerda na foto), de Cururupu que já está sendo atendido em Imperatriz. Ele estaria dirigindo sem cinto de segurança no momento do acidente. O veículo teria capotado e ele sofrido fratura de costelas.

O outro promotor acidentado e que já está sendo atendido em São Luís foi Rodrigo de Vasconcelos Ferro (na foto à direita), da Comarca de Grajaú.

sem comentário »

Expansão do serviço de oncologia

0comentário

josemarcio

A expansão dos serviços de oncologia no Maranhão foi aprovada, nesta segunda-feira (7), durante a reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada em São Luís. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) adquiriu o Hospital da Unimed, localizado na Cohab, e irá transferir os serviços realizados no Hospital Tarquínio Lopes Filho (Geral). O hospital terá 60 leitos – 10 destinados a Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) – quatro centros cirúrgicos e serviços de quimioterapia e radioterapia.

O subsecretário de Estado de Saúde, José Márcio Leite, explicou que novos equipamentos foram doados pelo Ministério da Saúde para que o hospital seja transformado em Centro de Alta Complexidade de Oncologia (Cacon). “Conseguimos adquirir o novo hospital, que irá passar por uma reforma emergencial, para que possa ofertar os serviços de oncologia e melhorar a qualidade do atendimento no Estado. Com a transferência dos serviços de oncologia, teremos mais 30 leitos de ortopedia disponíveis no Hospital Geral”, justificou José Márcio.

A reunião contou com a presença da presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Iolete Arruda; do secretário-adjunto de Vigilância em Saúde, Alberto Carneiro, secretários municipais de saúde e técnicos da SES.  Eles, também, aprovaram as redes temáticas do MS e a estratégia para implementação do acesso aos procedimentos Traumato Ortopédicos de Médica Complexidade nos hospitais que já disponibilizam os serviços de ortopedia desde o ano de 2011.

A relatora e técnica da SES, Silvia Leite, foi favorável e recebeu a aprovação da CIB para o credenciamento de um Instituto Maranhense do Rim em São Luís. “Existe carência nos serviços de nefrologia na capital e a Prefeitura de São Luís encaminhou processo que garantirá 16 novas máquinas para trabalhar nos quatros turnos”, explicou Silvia Leite. O processo será encaminhado para credenciamento no Ministério da Saúde.

Os processos que contemplam Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF) para os municípios de Barreirinhas, Turiaçu, Alcântara, Imperatriz, Apicum-Açu, São Roberto, Estreito, Centro Novo e Pindaré também foram aprovados. “São lanchas equipadas para fazer o atendimento da população ribeirinha”, defendeu a relatora e presidente do Cosems, Iolete Arruda.

sem comentário »

Matemática do Sampaio

24comentários

sampadest061013

O Sampaio se vencer o Rio Branco-AC em casa, na próxima quarta-feira dará um salto enorme na tabela. Sairá da 7ª posição para a 2ª. Mas o que terá que fazer o representante maranhense nas duas últimas rodadas para garantir a classificação ou para evitar o fantasma do rebaixamento?

Se vencer o Fortaleza fora de casa na última rodada, o Sampaio no mínimo será o segundo colocado e garantirá a vantagem de decidir o mata-mata em casa. Mas poderá ser o primeiro se vencer e o Santa Cruz não vencer o Treze, em Campina Grande.

Se vencer o Rio Branco e empatar com o Fortaleza, o Sampaio ainda assim garantirá a classificação, mas para isto terá que torcer para o Treze não vencer o santa Cruz. Que o Brasiliense não aplique goleada com saldo de gols maior do que o do Sampaio (hoje em 14 gols), o que convenhamos é muito difícil. Ou ainda que Luverdense e Águia empate. Mas um detalhe. O Sampaio precisa empatar e torcer por uma dessas três hipóteses acima.

Se o Sampaio vencer o Rio Branco e perder para o Fortaleza, ainda assim o time maranhense poderá se classificar e explico. COm 32 pontos, o Sampaio terá alcançado 10 vitórias. Neste caso, Santa Cruz e Fortaleza já estariam classificados e o Sampaio teria que torcer por um empate entre Luverdense e Águia. Que o Treze não vença o Santa Cruz. Que o CRB não aplique uma goleada com saldo de gols superior ao do Sampaio. Ou ainda que o Brasiliense não vença o Cuiabá. Seriam necessárias a combinações de dois desses adversários para o Sampaio seguir na competição.

As chances de rebaixamento são mínimas. O Sampaio só cairá se perder os dois jogos que terá pela frente e se o Cuiabá vencer o Brasiliense fora de casa na última rodada.

Veja os jogos que faltam

09/10 – Quarta-feira
20h30 – Sampaio-MA x Rio Branco-AC

13/10 – Domingo
16h – Fortaleza-CE x Sampaio-MA
16h – Treze-PB x Santa Cruz-PE
16h – Luverdense-MT x Águia-PA
16h – Brasiliense-DF x Cuiabá-MT
16h – CRB-AL x Baraúnas-RN

Foto: Biaman Prado

24 comentários »

Uso da tecnologia

0comentário

seduc

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Supervisão de Tecnologias Educacionais (STE) e da Supervisão de Desenvolvimento e Capacitação de Recursos Humanos (SDCRH) iniciou, na sexta-feira (4), a entrega de tablets educacionais aos professores da rede estadual do Maranhão, que servirão de apoio às atividades de ensino.

Até o fim de novembro será concluída a distribuição dos 15.171 aparelhos, abrangendo todos os professores que estejam em atividades de sala de aula no ensino médio.

A primeira escola a receber os aparelhos foi a CE Manuel Beckman, localizada no bairro do Bequimão. Todos os 53 professores receberam seus tablets e passaram por uma capacitação com o objetivo de familiarizá-los com a tecnologia, propondo estratégias de utilização do aparelho como recurso em sala de aula.

O aparelho deverá ser usado exclusivamente em atividades relacionadas à instituição, como pesquisas e auxílio durante as aulas. “Vai facilitar o acesso aos e-books que vou ler com os estudantes, auxiliar no planejamento das aulas e na utilização do sistema de gestão da Seduc”, comentou o professor de geografia Fábio Lopes ao receber o equipamento.

O aparelho, com acesso à internet sem fio, traz aplicativos desenvolvidos para a área educacional. O tablet dos docentes funciona com sistema operacional Android, tem memória RAM de 512MB, tela LCD de sete polegadas, microfone, alto-falantes, câmera integrada e capacidade para armazenar até 16GB em arquivos.

sem comentário »

Formação política

6comentários

pmdb1

Mais de 200 alunos receberam, no último sábado os certificados de conclusão dos cursos de “Formação Política para a Juventude” e “Dicção e Oratória”, ambos oferecidos pela Fundação Ulysses Guimarães e promovidos pela Juventude do PMDB, no Maranhão. No total, mais de 1000 alunos em todo o estado participaram da primeira etapa de cursos.

Marcaram presença na solenidade de entrega dos diplomas o deputado estadual Roberto Costa (PMDB); o senador João Alberto (PMDB); o deputado federal Sétimo Waquim (PMDB); o presidente interino do PMDB/MA, Remi Ribeiro; o presidente da JPMDB/MA e secretário adjunto de Juventude do Estado, Assis Filho; A gerente do Programa EAD da Fundação Ulysses Guimarães, Elisiane Silva; e a vice-presidente da JPMDB (regional nordeste), Melina Freitas, além da participação de representantes de agremiações estudantis e de juventude de todo o estado.

pmdb
Alunos presentes prestaram depoimentos emocionados sobre a participação no curso. Welijaner Soares definiu como de primordial importância para conscientização da juventude o curso de “Formação Política”. “O processo político, ele deve ser pensado por nós e devemos valorizar sobretudo o nosso voto. Poucas pessoas hoje tem a noção do valor do nosso voto. Esses cursos que foram aqui ministrados servem para que tenhamos conscientização, independente de bandeira partidária. O que foi ensinado nos cursos foi acerca do valor do voto, que saibamos votar com responsabilidade e com muito cuidado”, afirmou Soares.

O deputado estadual Roberto Costa lembrou que a luta pela inserção da juventude nos debates políticos faz parte de uma luta que começou há mais de 20 anos e que essa tem sido uma bandeira defendida por ele. “Fico muito feliz em termos chegado a esse ponto hoje porque esse é um processo que foi iniciado há mais de 20 anos. Fazer movimento de juventude é extremamente difícil. Muitas pessoas tem o preconceito de acreditar que a juventude, principalmente em política, só serve para balançar bandeira em época de eleição. Mas nós estamos trabalhando para a mudança dessa concepção. Juventude dentro do nosso partido serve exatamente para discutir as políticas que são necessárias para melhorar a qualidade de vida da população. A juventude passou a ter voz e vez”, ressaltou o parlamentar.

6 comentários »

Urbanização em Santa Inês

1comentário

luisfernando

O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, esteve em Santa Inês, no sábado (5), e ao lado do prefeito Ribamar Alves, assinou ordem de serviço para pavimentação de ruas e avenidas do município, resultado da parceria entre o Governo do Estado e da Prefeitura de Santa Inês. Os recursos destinados pelo Governo do Estado são na ordem de R$ 2 milhões de reais para pavimentação de 46 mil metros quadrados de ruas e avenidas, incluindo a urbanização da Rua Palmeira e outras sete vias. No convênio, compete ao estado o repasse dos recursos e fiscalização das obras e ao município a execução dos serviços. Estão incluídos ruas de vários bairros da cidade, entre eles, o Sabak, Cutia Pelada, Jardim Brasília, Aeroporto, Centro e Vila Militar entre outros.

O ato realizado na Igreja Presbiteriana, na Rua da Palmeira, uma das beneficiadas com asfaltamento e urbanização, contou com a participação dos deputados estaduais André Fufuca e Vianey Bringel; subsecretário de Estado de Assuntos Políticos, Junior Marreca; prefeitos de Santa Luzia, Veronildo (Vera); Pio XII, Paulo Veloso; Pindaré-Mirim, Walber Furtado; Satubinha, Dulce Maciel (Ducinha); lideranças políticas, rurais e sindicais da região; professores, moradores das ruas beneficiadas e população em geral.

santaines

“Hoje eu trago a palavra da governadora Roseana, que tem como marca principal de governo, trabalhar pelos municípios e apoiar cada cidadão maranhense. É um governo com compromisso municipalista que ouve e atende as necessidades da população”, disse o secretário Luis Fernando Silva. E lembrou o projeto que o governo está fazendo para  nova estrada Santa Inês-Pindaré, que será duplicada; e também da obra, já em licitação, que vai pavimentar os 86 km da estrada que liga Bom Jardim a São João do Caru e de outras mais. “Santa Inês e toda a região tem importância enorme no desenvolvimento do Estado e aqui o governo tem obras importantes como a construção de hospital regional de alta complexidade com emergência e urgência; estradas na região, asfaltamento de ruas e isso significam respeito e carinho pela região”, pontuou.

O prefeito Ribamar Alves agradeceu a parceria que tem trazido melhorias para o município. “Quero agradecer em meu nome e em nome da população a governadora Roseana por ter nos brindado com esse presente”, declarou. “A governadora atendeu os nossos pleitos que não foram somente essas ruas, mas também o mercado da feirinha, as estradas vicinais e, agora mais asfalto para cidade. Acho que só se constrói com a parceria”, declarou.

Para o deputado Fufuca “o Governo do Estado trabalha para o povo. É um governo que não se preocupa com questões políticas, mas com o desenvolvimento da região”, completou.

Fotos: Jorge Ribeiro

1 comentário »

Crítica a arbitragem

7comentários

flavioara061013

Após um primeiro tempo ruim, o Sampaio conseguiu voltar para o segundo tempo com outro espírito e venceu o CRB por 2 a 1. Além da importância da vitória, o resultado foi conquistado com um jogador a menos, pois o zagueiro Mimica foi expulso aos 18 minutos da etapa final.

A forma como o Sampaio conquistou os três pontos e a melhoria do time no segundo tempo, foram alvos de elogios do técnico Flávio Araújo, após o jogo.

– Hoje faltou um pouco de técnica, o que superamos com vontade e a vitória foi muito justa. O time foi muito determinado, com um jogador a menos, e no final fomos premiados por Deus com esse resultado.

Apesar de comemorar o triunfo, Araújo criticou a arbitragem em reportagem do Globoesporte.com.

– No primeiro tempo a gente foi muito mal na parte técnica e no segundo tempo melhoramos um pouco, mas tivemos um jogador expulso. Agora o que me chama atenção, mas todo juiz que chega aqui dentro é só contra.

Com a vitória, o Sampaio chega aos 29 pontos e sobe para a sétima colocação. Agora a equipe volta a campo na próxima quarta-feira, quando recebe o Rio Branco-AC, no Castelão.

Foto: Biaman Prado

7 comentários »

Recadastramento de servidores

0comentário

fabiogondim

A Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep) inicia nesta segunda-feira (7), o recadastramento dos servidores ativos, aposentados e pensionistas do interior do Estado. Terceiro e último períodos do Programa de Recadastramento 2013 do Governo do Maranhão. O recenseamento será realizado nas regionais de Imperatriz, São João dos Patos, Zé Doca, Chapadinha, Pinheiro, Timon, Santa Inês, Itapecuru-Mirim, Bacabal, Caxias, Presidente Dutra, Viana e Açailândia até 29 de novembro deste ano.

O recadastramento geral de dados dos servidores do Estado integra um conjunto de ações e projetos prioritários da Segep para a modernização e eficiência da máquina pública e, consequentemente, a real melhoria dos serviços prestados ao servidor. Por causa da obrigatoriedade do recadastramento, todos os servidores estaduais ativos, aposentados e pensionistas do interior, terão de atender à convocação do Governo.

Para a comodidade dos servidores, a Segep disponibilizou no seu site (www.segep.ma.gov.br) o link Viva Recadastramento, onde eles deverão preencher e imprimir seus formulários de atualização cadastral e apresentá-los, junto com os seus documentos originais, em um dos postos de atendimento nas Unidades Regionais da Educação (URE), Unidades Regionais de Atendimento ao Servidor Público Estadual (Uraspe), Centros de Ensino e Centros de Formação de Professores, situados nos municípios do interior.

É importante destacar que cada posto de recadastramento funcionará em datas diferenciadas. Por isso, os servidores do interior devem ficar atentos aos períodos de atendimentos nesses postos, divulgados na Carta do Servidor, site da Segep e nos cartazes distribuídos nos municípios.

A atualização dos dados cadastrais poderá ser feita das 9 às 17 horas. Para saber quais são os documentos necessários, o servidor poderá consultar a lista no site da Segep.

No momento do recadastramento é indispensável a apresentação dos formulários já preenchidos (disponíveis no site www.segep.ma.gov.br) e dos documentos originais.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS