Sampaio empata

14comentários

seriec

Foi um jogo com as características de uma grande decisão. Muito nervosismo, marcação forte e poucas chances de gols.

O placar de 0 a 0 entre Santa Cruz-PE e Sampaio, neste domingo, no Arruda não foi bom para as duas equipes que lutam pela classificação, mas precisam se afastar da zona de rebaixamento. O Sampaio permance na 8ª colocação com 26 pontos.

As melhores oportunidades diria que foram do Sampaio. Numa delas, Lucas desviou a bola de cabeça numa cobrança de escanteio. A bola bateu no travessão. O Santa também mandou uma bola no travessão.

Aos 43 minutos do 2º tempo, Edgar recebe de Airton, bate o marcador e chuta para mais uma grande defesa do goleiro Thiago Cardoso que foi o nome do jogo. Aos 47, outra chance do Sampaio, mas Leandro Kível se atrapalhou com a bola.

“A estratégia foi montada para surpreender o adversário, mas nós erramos muitos passes e não tivemos uma sequência de passes. Infelizmente não foi possível a vitória. Nós temos agora dois jogos em casa e mais do que nunca é vencer ou vencer”, explicou o técnico Flávio Araújo.

O Sampaio enfrenta o CRB-AL, no próximo domingo, às 17h, no Estádio Castelão.

Próximos jogos

06/10 – Domingo
Sampaio-MA x CRB-AL
Santa Cruz-PE x Brasiliense-DF
Águia-PA x Treze-PB
Cuiabá-MT x Fortaleza-CE
Baraúnas-RN x Luverdense-MT

14 comentários »

Os meninos do Moto

14comentários

henrique

Pode estar surgindo um novo craque no futebol maranhense. Estou falando do menino Henrique (19 anos) que foi o grande nome na goleada do Moto por 4 a 1, neste domingo, contra o Imperatriz, pela Copa São Luís.

Aliás, os meninos do Moto encheram a torcida rubro-negra de alegria. Felipe (20 anos) e David (21 anos) também demonstraram que o moto pode colher bons frutos num futuro bem próximo.

Além de Henrique, Bruno Limão, Vanderlei (num belo gol de falta) e Felipe marcaram os gols da goleada rubro-negra.

Com 6 pontos ganhos, o Moto está perto da classificação para a semifinal do primeiro turno da Copa São Luís. O Imperatriz, mesmo com a derrota mantém chances de classificação.

No outro jogo do domingo, o Araioses venceu Bacabal por 1 a 0, goil de Diego Cunha.

Classificação

Grupo A
1º Sampaio – 3 pontos
2º Cordino – 3 ponto
3º Araioses – 3 ponto
4º Bacabal – 0 ponto

Grupo B
1º Moto – 6 pontos
2º Imperatriz – 3 ponto
3º Maranhão – 0 ponto
4º Balsas – 0 ponto

Próximos jogos

Quarta-feira
20h15 – Bacabal x Sampaio – Correão

Quinta-feira
20h15 – Cordino x Araioses – Leandrão
20h15 – Maranhão x Balsas – Nhozinho Santos

14 comentários »

Agradecimento de Adriano

8comentários

O presidente do Partido Verde (PV) de São Luís, Adriano Sarney Filho postou um agradecimento no Facebook após ser resgatado de uma acidente com um avião avião monotor na manhã deste domingo (29).

Adriano se dirigia a Cândido Mendes em companhia da esposa e um outro passageiro. A aeronave teve que fazer um pouso forçado em Guimarães, a 100 km de São Luís. Ninguém ficou ferido.

adrianosarney

8 comentários »

Filiação partidária

0comentário

joaquim-haickel

Por Joaquim Haickel

Aproxima-se o prazo limite para a filiação partidária daqueles que desejarem ser candidatos a um cargo eletivo no pleito de 2014. A data é 5 de outubro, um ano antes da eleição.

Os cidadãos brasileiros elegerão ano que vem seus representantes à Presidência de República e aos governos de estados e distrito federal, além de deputados estaduais, federais e um senador em cada unidade da federação.

Uma grande rearrumação vem acontecendo nos bastidores partidários já faz algum tempo, fato que configura o primeiro passo para quem deseja se eleger, ou para quem pelo menos deseja competir tendo alguma chance de sucesso.

A lógica partidária para uma eleição majoritária é diferente daquela que deve seguir quem almeja um posto proporcional. Explico: quem quiser ser candidato a presidente, governador ou senador, deve buscar um partido grande, forte, bem estruturado, com diretórios no maior número possível de municípios, com bastante tempo de propaganda no rádio e na televisão, com uma boa cota do fundo partidário, fatores que ajudam na eleição.

Já quem concorre a um cargo proporcional, ou seja, para deputado federal ou estadual, deve procurar um partido que o acolha e lhe proporcione a possibilidade de concorrer com uma mínima chance de se eleger. Quem tiver a garantia de uma votação expressiva deve escolher as legendas mais fortes, pois em qualquer hipótese sua eleição é mais viável. Quem tiver uma razoável musculatura eleitoral pode optar também por entrar nos grandes partidos que ainda assim terá boas chances de se eleger ou ficar em uma suplência que possibilite sua ascensão. Os candidatos de pouco coturno eleitoral devem se agrupar nos pequenos partidos para que juntos possam fazer o maior número de legendas, o que possibilitará eleger os mais votados de suas agremiações ou das possíveis coligações que esses partidos possam vir a fazer. Candidatos de grande poder eleitoral buscam pequenos partidos no intuito de vencer fazendo menos força. Os pequenos são pequenos, mas não são burros. No máximo um ou dois fortes candidatos são aceitáveis nos pequenos partidos para que estes tenham o sucesso que pretendem.

Dizer tudo isso é chover no molhado para quem é do ramo, mas o digo hoje para algumas pessoas que onde me encontram pedem que eu explique como funciona uma eleição, principalmente a proporcional que ainda causa muitas dúvidas não só nos eleitores, mas também em candidatos de pouca experiência.

No caso do Maranhão as candidaturas majoritárias postas são as de Luis Fernando e Flavio Dino, havendo a possibilidade de um terceiro nome concorrer ao governo do estado: Eliziane Gama.

Aqui aparece a primeira grande questão do pleito do ano que vem: quem será mais beneficiado com uma terceira candidatura ao governo do estado? Acredito que será a própria Eliziane, que certamente se fará mais conhecida e estará se credenciando para concorrer à prefeitura da capital, a uma vaga de senadora ou mesmo ao governo nas eleições subsequentes para estes cargos. Além dela quem mais se beneficiaria? O governo ou a oposição?

A existência de três candidatos efetivos ao governo certamente empurrará a eleição para o segundo turno. Quem se beneficiaria com isso? Responda quem souber ou quem puder. Confesso que não sei a resposta para essa questão.

Quanto ao Senado, se a governadora Roseana for candidata, não haverá concorrência relevante. Se ela não for, a disputa entre o candidato da oposição, Roberto Rocha, e o do governo, Gastão Vieira, será equilibrada, sem previsão de vencedor.

Há aqui outra questão que deve ser analisada com muito cuidado. Roseana ajuda mais seu candidato ao governo disputando o Senado ao seu lado, correndo o estado pedindo votos ou no controle da administração até o último dia de seu mandato? Eis aqui outra questão que não sei responder. Diga quem souber!

Inclusive, há nesse caso desdobramentos perigosos. Em caso de Roseana ser candidata ao governo quem deve sucedê-la? O vice-governador ou um governador eleito indiretamente na Assembleia? Em sendo a segunda opção, quem seria o escolhido? O próprio presidente do Poder Legislativo ou outra pessoa?

São muitas perguntas difíceis a serem respondidas, por isso me obrigo a ficar comentando sobre a disputa eleitoral no que diz respeito às coligações proporcionais, onde me sinto mais confortável para opinar.

Ressalto que mesmo fazendo meros prognósticos, um ano antes do pleito, tenho muito mais segurança no resultado deles que na conjectura do que pode acontecer no pleito majoritário.

Acredito que a futura composição da Assembleia Legislativa contará com 11 deputados eleitos pelos partidos do grupo conhecido como Chapão e outros 15 deputados eleitos pelos pequenos partidos ligados ao governo, acomodados em varias coligações ou em voos solos. As outras 16 vagas deverão ser preenchidas por deputados de partidos de oposição agrupados em duas ou três coligações. O resultado seria 26 x 16.

No caso da Câmara Federal o desenho será parecido com o do último pleito, sendo que a oposição deverá fazer um deputado a mais desta vez, ficando o placar em 11 x 7.

Antecipar os acontecimentos pode não ajudar muito, mas enquanto se pratica esse passatempo somos obrigados a analisar com mais cuidado o que acontece hoje, o que nos faz entender as circunstancias e consequências dos fatos e algumas vezes nos permite corrigir rumos e repensar formas de atingirmos os nossos objetivos.

PS: O texto acima não visa ensinar ninguém o seu ofício, visa apenas registrar um ano antes do fato acontecer, uma previsão bastante plausível sobre seus resultados, além de também registrar as dúvidas que nos perseguem e que caso não sejam dirimidas a contento podem acabar por nos prejudicar eleitoralmente.

sem comentário »

Obras em Barra do Corda

1comentário

barradocorada1

Em visita ao município de Barra do Corda, na tarde de sexta-feira (27), o secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, participou, ao lado do prefeito  Erick Costa, de reunião com professores, gestores, servidores  e outros setores da sociedade civil, quando falou de obras que estão sendo realizadas na região.

Entre as obras citadas pelo secretário duas estão em andamento: na MA 331 (Governador Luis Rocha/ São Domingos do Maranhão), com 39 km de melhoramento e pavimentação; e na MA 336 (Joselândia / Miranorte), com 44 km de restauração.

O secretário ainda falou das obras na MA 272 (Barra do Corda/ Fernando Falcão), com edital publicado; na MA 329 (Itaipava do Grajaú/BR 226), com restauro de 69 km, com obras de melhoramento e pavimentação, já com edital publicado;  na MA 006 (Grajaú/ Fortaleza dos Nogueiras), em 146 km de restauração, com projeto a ser licitado; na MA 006 (Grajaú/ Arame), em 124 km de serviços de restauração e  projeto  a ser licitado;  além de restauração de 46 km da MA 270 (Colinas/ Mirador);  na MA 034 (São Raimundo Doca Bezerra / Entroncamento BR 226) com melhoramento e pavimentação, em Barra do Corda, de 63 km, projeto a ser licitado.

barradocorda
“Barra do Corda sempre foi contemplada com ações do governo Roseana e, agora, trazemos duas importantes obras que deixam de ser sonho e passam a ser realidade, como a MA 012 do Trecho de São Raimundo do Doca Bezerra até Barra do Corda, assim como a estrada Barra do Corda a Fernando Falcão, que já tem recursos garantidos”, anunciou.

Participaram da reunião os secretários de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha; subsecretário de Assuntos Políticos, Júnior Marreca; além dos deputados estaduais, Magno Bacelar e Antonio Pereira; prefeitos Gustavo Augusto Ferreira (Jenipapo dos Vieiras) e Adailton Ferreira Cavalcanti (Fernando Falcão).

O prefeito Erick Costa ressaltou a presença do Governo do Estado no município, a visita dos secretários e as ações executadas em prol da população. “Agradeço, em nome do povo de Barra do Corda, o compromisso e atenção que o governo tem com o município”.

Após a reunião, secretários e prefeitos vistoriaram obras de drenagem no bairro do Tamarineiro. O local, em época de chuva, fica completamente alagado. “Uma obra profunda de drenagem, de saneamento, que vai dar origem a outra obra de embelezamento com duplicação de avenida”, disse Luis Fernando.

O secretário de Infraestrutura destacou que as obras modificam a estética da cidade e garante redução de problemas de saúde com o fim da poeira, da lama, incômodo, insegurança e quedas. “Os recursos do município são escassos para atender todas as necessidades da população e, nessa hora, chega o Governo do Estado com parcerias que garantem o desenvolvimento do município e a melhor qualidade de vida da população”.

1 comentário »

Operadoras são multadas

0comentário

klebermoreira

Em razão da paralisação ocorrida na prestação dos serviços no dia 20 de abril de 2012, operadores de telefonia que atuam no Maranhão foram condenadas a pagar multas aplicadas à época pela Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MA), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc).

As empresas apresentaram recurso administrativo alegando questões de natureza fática com intuito de impugnar a decisão aplicada. Porém, as apresentações feitas pelas operadoras não sustentaram legalmente suas defesas. Desta forma, a Claro S/A deverá pagar multa no valor de 390 mil reais; a Embratel S/A pagará multa de 560 mil reais; já para a TIM S/A foi estipulada multa de  448 mil reais.

O artigo 10, da Lei Federal nº 7.783/89, expressa de forma clara e precisa quais são os serviços considerados essenciais e, que, portanto, não são passíveis de interrupção, incluindo os serviços de telecomunicações. “As empresas prestadoras de serviços públicos, além de ter a obrigação de garantir a prestação de serviços de forma adequada e eficaz, estão obrigadas a mantê-la de forma contínua”, informou o gerente do Procon-MA, Kleber José Moreira.

As empresas infratoras terão prazo de 10 dias para efetuarem o pagamento das sanções aplicadas, ressaltando que o não recolhimento da multa no prazo de 30 dias ensejará a inscrição do débito em dívida ativa do Estado, para subsequente cobrança executiva.

Qualquer interrupção, ainda mais quando sem motivos e não comunicada aos usuários, constitui infringência aos preceitos legais consumeristas, por isso o Procon atuou com firmeza pela garantia dos direitos dos consumidores maranhenses”, completou Kleber José Moreira.

sem comentário »

Batalha no Arruda

6comentários

sampaio17072013

Santa Cruz e Sampaio se enfrentam hoje às 19h, no Arruda, em Recife, pelo Campeonato Brasileiro Série C. A partida que já está sendo chamada de “A Batalha do Arruda” é decisiva para a pretensão das duas equipes na competição.

Sampaio e Santa vivem momentos distintos na competição. Depois de dominar o primeiro turno e garantir a liderança, o Sampaio cumpre uma campanha pífia no returno. DIferentemente do time maranhnense, o Santa Cruz que foi muito mal na primeira metade da Série C, reagiu e vive um bom momento agora.

Durante a semana, jogadores, comissão técnica e dirgentes do Santa Cruz viveram um clima de romance com o torcedor coral. Por isso, a expectativa de público para hoje é de 60 mil torcedores,

Enquanto isto, a semana no Sampaio foi de muito mistério. O técnico Flávio Araújo que sempre divulga a escalação logo no início da semana resolver mudar de tática e só deve divulgar o time quase na hora da partida.

Mas tudo leva a crer que o time terá o retorno de Robson Simplício no meio-campo e as estreias do meia Lucas e do atacante Leandro Kível contratados na semana passada.

Todos os detalhes de Santa Cruz e Sampaio você acompanha pela Rádio Mirante AM.

Veja os outros jogos da rodada:

Fortaleza-CE 2 x 1 Luverdense-MT
Brasiliense-DF x Treze-PB
CRB-AL x Cuiabá-MT
Águia-PA x Baraúnas-RN
Santa Cruz-PE x Sampaio-MA

6 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS