Fora do PT

0comentário

biradopindare

O deputado Bira do Pindaré está de saída do Partido dos Trabalhadores (PT).

Até que demorou muito esta situação vir a ser resolvida. Desde 2010, quando o PT decidiu andar lado ao lado do PMDB, a presença de Bira do Pindaré em meio aos petistas passou a ser questionada mediante as inúmeras críticas que o parlamentar tem feito na Tribuna da Assembleia Legislativa ao governo PMDB/PT no Maranhão.

Em ofício encaminhado a Bira do Pindaré, o presidente Estadual do PT, Raimundo Monteiro diz que “a posição sustentada por Vossa Excelência tem causado certo desconforto no interior do partido, sendo inevitável seu afastamento das instâncias diretivas”.

Uma coisa é certa: a situação só chegou a esse ponto porque faltou pulso ao comando do PT no Maranhão.

Vida que segue, o destino de Bira deve ser o Solidariedade….

Mas além de Bira, outros petistas que condenam a aliança PT/PMDB também deverão sair…

sem comentário »

Encontro do PEN

0comentário

pen

O Partido Ecológico Nacional (PEN) recebeu novas filiações ontem, durante o encontro regional da legenda realizado na Assembleia Legislativa do Maranhão. Dentre os nomes, que devem inclusive disputar as eleições de 2014, o ex-secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), Sérgio Tamer, e o suplente de senador, Heber Waldo Costa, o pastor Bel. O evento foi coordenado pelo presidente estadual da sigla, deputado Jota Pinto.

O parlamentar afirmou que o encontro serviu para dar início às discussões do processo eleitoral de 2014. O PEN integra hoje na Assembleia a base do governo Roseana Sarney (PMDB) e tem Jota Pinto como o único representante da legenda na Casa. “O partido recebe hoje lideranças políticas de todas as regionais do estado e já começa a discutir as estratégias políticas para as eleições do ano que vem. O partido inicia hoje um processo de fortalecimento de suas bases e o nosso objetivo é alcançar todos os 217 municípios do Maranhão o mais breve possível”, afirmou.

Jota Pinto afirmou que a legenda trabalhará com o objetivo de eleger pelo menos um deputado federal e três deputados estaduais. “Temos uma chapa muito boa, muito competitiva, portanto, esperamos que dentro desse novo momento do partido consigamos ampliar as nossas bancadas”, disse.

Candidatos – Sérgio Tamer, que segundo Jota Pinto pode ser candidato a deputado federal pela sigla, afirmou que o seu principal objetivo no momento é trabalhar pelo crescimento da legenda. “Nossa missão é ajudar o Jota Pinto a construir um grande partido no Maranhão. Tenho uma afinidade com Jota que vem desde a época do PR e o meu objetivo é ajudar o partido e as candidaturas que serão colocadas”, afirmou.

Apesar de pouco falar sobre o processo eleitoral, ele não descartou uma provável candidatura à Câmara Federal. “Se o meu nome, eventualmente, lá para o mês de abril for considerado pelo partido como viável para uma disputa, estarei à disposição. Mas quero reforçar que a minha pretensão é a de trabalhar apelo fortalecimento da legenda”, finalizou.

Mais

O diretório nacional do PEN está articulando a filiação da ex-ministra Marina Silva á legenda. Candidata a presidente da República, Marina enfrenta dificuldades para registrar o seu novo partido, o Rede Sustentabilidade, e pode perder o prazo para viabilizá-lo na Justiça Eleitoral. A direção do PEN já ofereceu a legenda para que ela possa garantir entrada na disputa.

O Estado

sem comentário »

Acordo fechado

0comentário

allankardec

O acordo que garante pagamento dos salários e regularização funcional dos trabalhadores terceirizados da Prefeitura de São Luís, lotados na Secretaria de Educação (Semed), foi firmado nesta sexta-feira (29). Cerca de 1.100 cooperativados serão beneficiados.

“A assinatura desse acordo demonstra o respeito que a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior tem pelos nossos trabalhadores. Honrar com as dívidas que recebemos da gestão anterior mostra que valorizamos cada uma das pessoas que trabalham conosco. Somente com trabalhadores motivados, valorizados e respeitados conseguiremos construir a Educação cidadã e integral que queremos”, destacou o secretário Allan Kardec Duailibe (Educação).

O acordo irá beneficiar os trabalhadores que prestaram serviço na Semed sem receber salários. O montante devido de cerca de R$ 12 milhões será divido em 40 vezes e contemplará também todos os direitos trabalhistas e, inclusive, contribuição para o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). No valor recebido por cada terceirizado também estão inclusas indenizações, correções monetárias e juros moratórios.

A assinatura do documento é resultado da ação conjunta dos envolvidos no processo de negociação com a categoria e possibilitou que a atual gestão reconhecesse direitos até então não cumpridos. Além do secretário Allan Kardec Duailibe, também assinaram o documento o procurador do Trabalho, Maurel Mamed; o juiz titular da 3ª Vara do Trabalho de São Luís, Paulo Frota; o procurador adjunto do Município, Domerval Alves Neto e uma comissão dos trabalhadores.

“Nessa gestão percebemos o compromisso de resolver a questão e pagar a dívida aos trabalhadores”, destacou a representante da comissão dos trabalhadores terceirizados, Flávia Fernanda Ramos.

sem comentário »

Cheque em Branco

1comentário

Delegado-Luís-André-Almeida

A Polícia Federal investiga mais de 90% dos 217 municípios maranhenses por crimes como desvio de resursos e fraudes em licitações. A afirmação é do delegado Luís André Almeida, que coordena a Operação Cheque em Branco, desencadeada nesta sexta-feira (27), no Estado.

“Fazendo uma projeção bastante ‘otimista’, algo em torno de 90% dos municípios do Maranhão possui uma investigação em curso, o que revela um quadro muito triste em nosso estado e que justifica o baixo IDH do Estado. Em números absolutos, é o Estado com o maior número de crimes dessa monta. Conseguimos superar São Paulo”, afirmou Almeida. Segundo ele, aproximadamente 700 inquéritos apuram denúncias dos dois tipos de crimes.

Nesta sexta, 10 pessoas, entre ex-prefeitos, ex-secretários e empresários, estiveram na Superintendência da PF em São Luís, para prestar esclarecimentos sobre nvestigações realizadas durante a operação. Foram apresentadas provas dos desvios de dinheiro de sete municípios: Arari, Serrano do Maranhão, Pedro do Rosário, Paulo Ramos, Cajapió, Vitória do Mearim e Turilândia. Os sete ex-prefeitos foram ouvidos.

“Esses gestores contraíam dívidas durante as eleições para ascender ao cargo púbico, com quadrilha de agiotas. O pagamento era feito com fraudes licitatórias, por meio de repasses federais, municipais e outros constitucionais. O que era mais estarrecedor é exatamente o modo de pagamento, que era muito peculiar. Muitos repassavam cheques em brancos, assinados, ou guias de saques em brancos, o que possibilitava à quadrilha uma verdadeira gestão dos recursos do município pela quadrilha. Era uma verdadeira transferência de responsabidalidades”, disse o delegado.

G1

1 comentário »

JEMs

0comentário

jems1

A partir deste sábado (28), a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) realiza as disputas das modalidades coletivas da Etapa Estadual Infanto dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), evento destinado a jovens de 15 a 17 anos. Ao todo, estão programadas a realização de partidas de seis esportes (basquete, beach soccer, futebol de campo, futsal, handebol de vôlei) até a próxima quinta-feira (3), data em que serão conhecidos os campeões da edição deste ano dos JEMs. Os jogos começam a partir das 8h.

O secretário-adjunto de Desporto Educacional da Sedel e diretor-geral dos JEMs, Alim Maluf Neto, se mostrou ansioso para o início das disputas coletivas neste sábado. Ele destacou a importância dos jogos escolares para a formação dos jovens maranhense.

“A cada ano, os JEMs vêm crescendo em número de municípios, escolas e atletas participantes. Isso demonstra a importância da prática esportiva para estes jovens. A Sedel se empenhou para que os jogos escolares conseguissem ter uma melhor estrutura e nível técnico. Já realizamos a Etapa Estadual das modalidades individuais e foi um sucesso. Agora, nosso trabalho estará voltado para os esportes coletivos, que acredito, que também um sucesso”, afirmou.

jems2
A Sedel definiu os locais onde haverá as disputas de cada uma das seis modalidades. O Ginásio do Ipem, no bairro do Calhau, será a casa do basquete. Os três primeiros jogos do sábado são válidos pelo torneio feminino. Na sequência, serão realizados quatros jogos pelo campeonato masculino.

Sob um forte calor, o beach soccer será realizado na arena montada na Praia de Banho de São José de Ribamar, também com disputas no feminino e masculino. A garotada do futebol de campo também terá de enfrentar o calor. As disputas serão realizadas no Estádio Castelão.

Perto do Castelão, haverá as disputas do handebol. O Ginásio Castelinho foi o palco escolhido para sediar a competição. Já o Ginásio Guioberto Alves, no Bairro de Fátima, recebe os duelos do futsal.

jems
Por fim, o vôlei será realizado, neste fim de semana, na AABB, no bairro do Calhau. A partir de segunda-feira (30), os jogos passam a serem realizados no Ginásio do Colégio Batista, no bairro do João Paulo.

Informações, programação completa e os resultados da Etapa Estadual dos JEMs estão disponíveis no site da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel). O endereço é o www.esporteelazer.ma.gov.br.

Vale destacar que as equipes campeãs dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) se classificam para a disputa dos Jogos Escolares da Juventude, etapa para jovens de 15 a 17 anos. Neste ano, a competição nacional ocorrerá na cidade de Belém (PA).

Fotos: Biaman Prado

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS