Moto é campeão

9comentários

moto_club

O acesso à primeira divisão do futebol maranhense já estava garantido, mas o Moto ainda lutava pelo título da 2ª divisão.

E o título foi conquistado hoje à noite, em Imperatriz, após a vitória por 1 a 0, contra o JV Lideral, com gol de Wescley.

Foi a 6ª vitória consecutivo do Moto, após sete jogos. Com 18 pontos, o Moto não poderá mais ser alcançado por Sabiá, Araioses e JV Lideral que ainda brigam pela segunda vaga do acesso.

No outro jogo da rodada, o Araioses venceu Itapecuruense por 2 a 1 e agora ocupa a 3ª colocação com 9 pontos, um a menos que o Sabiá. Faltando duas rodadas, Sabiá e Araioses devem decidir a segunda vaga.

O Moto Club só volta a jogar no próximo domingo (8), às 17h, no Estádio Nhozinho Santos no jogo que vai marcar a despedida do atacante Kléber Pereira.

9 comentários »

Outra vez o Águia

33comentários

classificacao

A última derrota do Sampaio em São Luís, em jogos pelo Campeonato Brasileiro estava na memória do torcedor. Havia sido em 31 de maio de 2009, exatamente para o Águia de Marabá.

Hoje seria dia de uma espécie de acerto de contas, mas o Sampaio em tarde irreconhecível voltou a perder para o Águia, agora no Castelão, por 1 a 0 e pela primeira vez nesta Série C caiu para a 3ª colocação no grupo A.

O gol da vitória do Águia saiu logo aos cinco minutos do primeiro tempo. Keno aproveitou o erro do zagueiro Robinho e chutou na saída do goleiro Rodrigo Ramos.

A renda divulgada foi de R$ 157.060. O público total foi de 15.68 torcedores, sendo 14.080 pagantes e 1.600 não pagantes.

O líder agora é o Luverdense-MT que venceu o Brasiliense-DF por 1 a 0 e tem 26 pontos. O Fortaleza-CE perdeu para o CRB-AL por 2 a 0, mas mantém a 2ª posição. O time alagoano agora com 23 pontos é o 4º colocado.

O próximo adversário do Sampaio é o Baraúnas, no próximo domingo (8), no Nogueirão, em Mossoró-RN.

33 comentários »

Conferência do Meio Ambiente

0comentário

conferenciasema

Duas décadas apos os primeiros experimentos de coleta seletiva e reciclagem de lixo no país, 80% dos municípios maranhenses ainda optam pelo lixão como destino final de resíduos. Esse quadro revelado num diagnóstico do Centro de Apoio de Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural do Ministério Público Estadual (Caouma/MP), estará no centro dos debates da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente (IV Coema), que será realizada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema).

A IV Conferência Estadual do Meio Ambiente terá como tema “Resíduos Sólidos”. Trata-se de etapa preparatória para a Conferência Nacional, que ocorre em Brasília no mês de outubro. A Conferência Estadual será realizada no período de 3 a 5 de setembro, no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana (Cohafuma), em São Luís. A abertura do evento está marcada para o dia 3 de setembro, às 19h.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010, quer mudar a lógica do lixo no Brasil. Um dos maiores desafios propostos pela lei é que até 2014 o país não tenha mais lixões. No Maranhão, essa realidade ainda está longe de uma mudança consistente, uma vez que é muito pequeno o número de municípios detentores do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. Após agosto de 2012, apenas nove municípios informaram à Sema terem elaborado seus planos de gerenciamento de resíduos conforme previsto na Política Nacional do setor.

A Constituição de 88, no seu art. 30, reserva ao poder público local a competência pelos serviços de limpeza pública, incluindo-se a coleta e a destinação dos resíduos sólidos urbanos. Apesar disso, a atuação ainda está longe de ser mais adequada.

“Uma ação generalizada das administrações públicas quanto aos resíduos urbanos e públicos é apenas afastar das zonas urbanas o lixo coletado, depositando-o em espaços absolutamente inadequados, como em locais a céu aberto, nas proximidades de cursos de água ou em áreas ambientalmente protegidas”, contou o promotor Fernando Barreto, coordenador do Caouma/MP.

Para o presidente Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Gil Cutrim, o prazo para acabar com os lixões do país em 2014 é exíguo. “Foi um equívoco da legislação. Se tivesse estabelecido 2016 já seria um prazo curto, mas plausível, já que os planos serão executados por municípios que em 2014 ainda estarão na metade de uma gestão”, avalia Cutrim.

sem comentário »

Revitalização dos terminais

2comentários

ilustracao

De setembro de 2013 a março de 2014, os usuários do ferryboat, um dos principais meios de transporte entre São Luís e a Região da Baixada Maranhense e ao estado do Pará, vivenciarão um cenário diferente nos Terminais de Passageiros.

O Governo do Estado, por meio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), responsável pela gestão dessas estruturas, anunciou a revitalização da Ponta da Espera, em São Luís, e de Cujupe, em Alcântara.

Os investimentos para a reforma são de cerca de R$ 11 milhões e terão como principal objetivo proporcionar acessibilidade, segurança e comodidade aos usuários dos terminais que somam, anualmente, 1,7 milhão de passageiros.

Para atender aos passageiros durante o período de reforma foi montada uma estrutura temporária no estacionamento no Terminal da Ponta da Espera, em São Luís.  No mesmo ambiente foram instalados os escritórios administrativos da Emap e das operadoras dos ferry-boats, os pontos de vendas das passagens, bebedouros e banheiros.

Para abrigar os usuários, foi armada uma tenda de aproximadamente 300 m² com proteção para sol e chuva, e, colocadas cadeiras. Placas sinalizadoras educativas, informativas e indicativas sobre os serviços disponíveis na estrutura foram instaladas. A mesma estrutura temporária será montada também no Terminal de Passageiros do Cujupe, em Alcântara, para abrigar os  usuários durante as obras.

2 comentários »

Apoio na Câmara

2comentários

luisfernando

Pelo menos 17 vereadores de São Luís apoiam na Câmara Municipal e em suas bases eleitorais a pré-candidatura do secretário de Estado da Infraestrutura, Luis Fernando Silva (PMDB), ao Governo do Estado. O grupo é liderado pelo presidente do Legislativo, vereador Isaías Pereirinha (PSL), que fala abertamente sobre a eleição de 2014. Pereirinha também deve ser um dos candidatos de seu partido à Câmara Federal.

Além dos 17 parlamentares que já se colocam como apoiadores de Luis Fernando, outros dois, que têm participado de encontros políticos com o secretário, também devem fechar aliança. Trata-se de José Joaquim e Gutemberg Araújo, ambos do PSDB. Os dois estiveram na semana passada com o peemedebista em Imperatriz, em um encontro com prefeitos da Região Tocantina e lideranças políticas, articulado pelo prefeito Sebastião Madeira, também do PSDB.

Pereirinha falou a O Estado os motivos que o levaram a optar pela declaração de apoio ao pré-candidato do grupo da governadora Roseana Sarney (PMDB), com mais de um ano de antecedência do pleito. “Eu tenho posicionamento, tenho lado e por isso eu antecipo as minhas manifestações. Todo mundo sabe que o PSL é aliado do grupo e vai acompanhar a candidatura de Luis Fernando. Essa também é uma decisão minha antecipada”, afirmou.

Grupo – Pereirinha afirmou já ter a garantia de colegas de parlamento, a exemplo do vice-presidente da Casa, Astro de Ogum e Francisco Carvalho, de que haverá apoio ao secretário de Infraestrutura. “É claro que os colegas que quiserem acompanhar esse projeto e ajudar a eleger o nosso governador estarão somando. Luis Fernando tem o nosso apoio”, completou.

Pedro Lucas Fernandes, que tem se destacado entre os novatos na Câmara, afirmou que também estará no mesmo palanque de Luis Fernando na eleição do próximo ano. “Sou do grupo da governadora Roseana Sarney e acompanho essa pré-candidatura. É bem verdade que o partido, hoje aliado, ainda vai discutir os rumos para 2014, mas a tendência é de que permaneça na base do governo. De minha parte está tudo tranquilo em relação a isso. Meu apoio é a Luis Fernando”, afirmou.

Já o líder da oposição no Parlamento, vereador Fábio Câmara, afirmou que o apoio da maioria absoluta da Câmara ao secretário de Infraestrutura, se dá pelo reconhecimento ao trabalho que o Governo vem desenvolvendo em todo o estado.

“Não só Luis Fernando, como todo o Governo, tem proporcionado melhor qualidade de vida à população com os investimentos feitos no estado. Luis Fernando é um homem capacitado, técnico e que carrega consigo um currículo invejável de trabalhos prestados à sociedade. Um exemplo disso foi a gestão desenvolvida na cidade de São José de Ribamar, quando foi considerado um dos melhores prefeitos do país. Agora como pré-candidato, terá a chance de mostrar a todo o estado a sua capacidade técnica. É um excelente nome, por isso nós estamos o acompanhando”, finalizou.

Leia mais em O Estado

2 comentários »

Sampaio no Castelão

1comentário

sampaio06082013

O Sampaio volta a campo neste domingo, às 17h, no Estádio Castelão para o duelo com o Águia de Marabá-PA, pelo Campeontao Brasileiro Série D. O time maranhense divide a liderança do grupo A com Fortaleza-CE e Luverdense-MT.

Na fase de ida, o Sampaio venceu o Águia, em Belém por 2 a 0, mas a história dos confrontos entre Sampaio e Águia ainda está na memória do torcedor Tricolor. O Sampaio não perde uma partida em casa no Campeonato Brasileiro desde 2009. E a última derrota foi exatamente para o Águia por 3 a 2.

Para o jogo de hoje, o técnico Flávio Araújo não contará com Paulo Sérgio, Arlindo Maracanã e Cleitinho. As novidades no time serão Mimica e Bruninho.

O Sampaio terá a seguinte escalação: Rodrigo Ramos; Toti, Mimica, Robinho e Deca; Jonas, Douglas Silva, Eloir e Bruninho; Tiago Cavalcanti e Pimentinha.

1 comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS