Natureza e cultura

0comentário

gastaovieira

Lazer e negócios, esses são os principais motivos que trazem os estrangeiros para o Brasil. A informação consta do Estudo de Demanda Turística Internacional, levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), a pedido do Ministério do Turismo. De acordo com o Estudo, em 2012, o país recebeu cerca de 5,67 milhões de estrangeiros. A maior parte veio da América do Sul (50%), seguido da Europa (29%) e dos Estados Unidos (13%).

Apesar dos argentinos serem os que mais viajam para o Brasil (29%), são os europeus que permanecem mais tempo no país, em média 24 dias. No ranking das cidades mais procuradas pelos turistas, São Luís e Barreirinhas aparecem em 46º e 76º lugares, respectivamente, em viagens de lazer. A capital maranhense sobe para a 30º posição nas viagens de negócios.

O Estudo aponta ainda que a maioria dos turistas, que chegam a São Luís, vem da França (20,3%), o que pode ser explicado pela origem da cidade, fundada pelo francês Daniel de La Touche. Em seguida estão os italianos (12,1%) e os norte-americanos (9%). Entre os visitantes, 39,9% vêm a lazer, 22,1% a negócios e 38% por outros motivos, com visita a amigos e familiares.

Os principais atrativos da capital maranhense e de Barreirinhas são a natureza (37,1%), o sol e a praia (34,1%) e a cultura (26,8%). Entre os turistas, 61,1% são homens e 38,9% mulheres, 24,7% têm entre 25 e 31 anos e 42,2% viajam sozinhos. Quanto ao nível de satisfação com a escolha do destino turístico, 58,5% disseram que atendeu plenamente e 22%, que superou. Outro dado curioso da pesquisa mostra que 35,4% dos visitantes se informaram sobre as cidades por meio de parentes e amigos e 32,7% pela internet.

O Ministério do Turismo, por meio da FIPE, entrevistou 31.039 pessoas em 10 regiões de fronteira terrestres e 15 aeroportos internacionais brasileiros. De acordo com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, alguns dados deste estudo vão ser explorados na elaboração de novas políticas públicas. “A percepção que o turista estrangeiro tem é que o Brasil é um grande destino. Que está cheio de belezas naturais, que tem um povo que recebe bem. E o principal, quem vem ao país, quer voltar”, finalizou o ministro. De acordo com a pesquisa, dos estrangeiros que visitaram São Luís no ano passado, 94% pretendem retornar à cidade.

sem comentário »

Torcedor de vantagens

2comentários

moto

O programa sócio-torcedor do Moto Club, Torcedor de Vantagens, está oficialmente no ar. A partir de agora, o torcedor pode tornar-se um sócio e contribuir com o Papão do Norte. No conforto de sua casa, o torcedor poderá fazer seu cadastro através do link em nosso site de maneira fácil e prática.

O evento de lançamento contou com a presença de toda a Diretoria Motense, do técnico Celinho Valentim e do jogador Felipe, membros da imprensa, conselheiros, representante da empresa DataClick a qual desenvolve todo o projeto e a torcida rubro-negra, que se fez presente, mesmo com a paralisação do transporte coletivo.

São cinco os planos disponiíveis: Galera, Fiel, Guerreiro, Absoluto e Corporativo. Com excessão do plano Galera, todos os outros garantem acesso gratuito aos jogos do Moto Club, quando este for o mandante do jogo. Além disso, o torcedor terá acesso a uma rede de descontos, brindes e participará de sorteios de prêmios.

As empresas podem contribuir de duas formas: a primeira é fazendo o cadastro no link “Seja um Parceiro” diretamente pelo site oficial do Torcedor de Vantagens do Moto e, dessa forma, oferecer descontos em seus produtos e/ou serviços.

O nível de relacionamento das empresas parceiras com a rede é gradativo e muito produtivo, pois a marca e descontos estarão disponíveis à toda rede de torcedores, independente dos clubes a que estes estejam cadastrados e o mais atraente é que as empresas não pagam nada por isso. Com isso os parceiros passam a ter um considerável aumento no potencial de vendas em seu negócio e uma oportunidade única de fidelizar clientes dentro de uma rede atrativa de vantagens. Portanto, chegou a hora de nossos empresários filiarem suas empresas à rede nacional Parceiro de Vantagens e ser reconhecida pela torcida brasileira.

Outra forma do empresariado estar contribuindo é fazendo parte do plano Papão Corporativo, exclusivo para empresas, com o sistema combo entre escolha de cotas dos planos Papão Fiel e Guerreiro. Para esse plano a contratação mínima é de 10 cotas.

Cadastros a partir do plano Papão Fiel, terão a oportunidade de inserirem em seus planos até 4 dependente com 10% de desconto. Família motense torcendo junto pelo Papão.

Série B

Neste domingo (1º), o Moto enfrenta o JV Lideral, às 19h, no Frei Epifânio, em Imperatriz. Após garantir o acesso à 1ª divisão, o Moto conquistará o título se vencer.  O outro jogo da rodada será entre Araioses e Itaécuruense, às 16h, em Araioses.

Foto: Douglas Júnior

2 comentários »

Investimentos na Baixada

0comentário

edilaziojunior

O deputado estadual Edilázio Júnior, que exerce a liderança do Partido Verde na Assembleia Legislativa, destacou nesta quinta-feira (29), da tribuna, mais uma etapa do Governo Itinerante, realizado pela governadora Roseana Sarney (PMDB), no interior do estado.

O parlamentar participou durante dois dias das ações do Executivo nos municípios de São Vicente Ferrer – que comemorou 157 anos de emancipação e São Bento. O Itinerante também alcançou os municípios de São João Batista e Peri-Mirim.

De acordo com o parlamentar, que foi recebido em São Vicente Ferrer pela prefeita Maria Raimunda Araújo, o Governo do Estado levou investimentos importantes e proporcionou melhor qualidade de vida à população maranhense, a exemplo do que ocorre a cada etapa do Itinerante. Ele se disse honrado por ter feito parte desse momento.

“Quero dar um destaque especial a cidade de São Vicente, que com a presença da governadora teve engrandecido o seu aniversário de 157 anos de emacipação. Vi a governadora levando boas novas a todos os munícipes, liberando mais asfalto para aquele município e a prefeita inaugurando centro de atendimento hospitalar. E o que nos deixa muito feliz é que foi liberado o recurso de duas emendas individuais nossa para a aquisição de uma ambulância e a reforma de um ginásio, contemplando um pedido dos jovens daquela cidade”, afirmou.

Edilázio também destacou as ações do Itinerante no município de São Bento. Ele falou da recepção do líder eleitoral Dino Penha, que recebeu em sua residência a governadora Roseana Sarney e da presença dos vereadores do grupo do ex-prefeito Luizinho Barros. “A governadora mostrou todo o seu carinho, tanto pelo grupo do Dino, quanto pelo grupo do Luizinho e disse ter ficado feliz com a recepção acolhedora do prefeito Carrinho, que é do PSDB”, afirmou.

Foto: JR Lisboa/Agência AL

sem comentário »

Esporte e inclusão social

0comentário

escolinhas

Manhã de festa para crianças e adolescentes de São Luís com a entrega do material esportivos das escolinhas mantidas pela Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria de Desporto e Lazer (Semdel).

“Estamos alimentando o sonho de mais de cinco mil crianças que poderão ter acesso ao esporte e lazer e que terão a oportunidade de se tornarem atletas”, disse o secretário Raimundo Penha ao avaliar o projeto Movimento e Resgate.

O evento que contou com a presença do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) marcou a reativação de 68 escolinas nas modalidades de futebol, karatê, handebol, atletismo, futsal, capoeira, judô, basquete e vôlei. Boa parte das escolinhas estava desativada por falta de materiais, como as de judô e karatê que não recebiam material esportivo há quatro anos.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior destacou a importância do trabalho desenvolvido por Raimundo Penha e disse que a entrega do material e a reativação das escolinhas é uma demonstração do compromisso da sua administração com as crianças e jovens.

Um dos momentos mais importantes foi a entrega do material aos alunos especiais da escolinha de capoeira.

Também participaram do evento os vereadores Honorato Fernandes, Bárbara Soeiro, Sérgio Frota, os deputados Weverton Rocha e Rubens Júnior e o presidente da Embratur Flávio Dino, além de secretários da administração municipal e atletas profissionais do Sampaio e Moto Club.

Como sugestão, acredito que o trabalho de inclusão social da Prefeitura de São Luís por meio do esporte pode e deve ser ampliado com a participações de outras secretarias como Educação, Saúde, dentre outras. Neste sentido, os gestores dessas pastas que não estiveram presentes perderam grande oportunidade de ver de perto o que é possível levar a crianças e adolecentes por meio do esporte.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior deve ter observado isto também.

sem comentário »

Trabalho nas comunidades

2comentários

O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, assinou, na tarde desta quinta-feira (29), na sede da Associação do Bumba Boi do Quebra Pote, ordem de serviço para recuperação asfáltica de mais de 12 quilômetros, na estrada que liga o povoado Porto, no Quebra Pote, zona rural de São Luís, à BR-135. O investimento do Governo do Estado na obra é de R$ 631.522,77. Também assinaram o documento os vereadores Francisco Carvalho, Bárbara Soeiro, Isaías Pereirinha e Armando Costa.

“A estrada foi feita há 14 anos dentro de São Luís, durante o 1º governo de Roseana Sarney, mas depois não teve conservação. Estamos aqui, atendendo a um pedido da comunidade e de vereadores da capital, para reconstruir e recuperar os 12 quilômetros da estrada beneficiando 12 comunidades, inclusive pequenos produtores e pescadores”.

luisfernando
Luis Fernando Silva lembrou que a empresa responsável pela obra já deu início aos trabalhos de recuperação, com a operação tapa-buracos, e que a zona rural é uma região importante para São Luís, pois é geradora de emprego e renda.

“A obra tem um sentido especial, por esta ser uma área de produção rural, e com a estrada funcionando fica mais fácil retirar daqui a produção agrícola, que é o sustento de muitas famílias. A estrada vai beneficiar aqueles que produzem e precisam escoar a produção, os jovens e crianças, que se deslocam daqui para estudar em outros bairros, e os pais e mães de famílias que passam o dia fora e precisam retornar em um transporte seguro, por um caminho seguro”, frisou Luis Fernando.

A vereadora Bárbara Soeiro afirmou que a estrada vai abrir caminhos em várias áreas beneficiando as comunidades. “Quando se tem estrada chega saúde, educação, respeito e dignidade para aquela população”. “A alegria maior de ver essa obra sendo realizada é para vocês que moram aqui, e graças à sensibilização do secretário Luis Fernando e do Governo do Estado, é possível ver que as ações já tiveram início e vão continuar”, complementou o vereador Francisco Carvalho.

quebra-pote
Dentre as 12 comunidades beneficiadas estão as de Arraial, Santa Helena, Quebra Pote, Itapera e Matinha. A solenidade da assinatura da ordem de serviço contou com a presença de moradores da região e de lideranças das comunidades.

Na ocasião, o secretário Luis Fernando contou que técnicos da Sinfra já estão fazendo o planejamento para viabilizar a construção de um espaço Viva na comunidade Itapera. Os Vivas foram construídos pela governadora Roseana Sarney, em diversos bairros de São Luís, para serem um espaço destinado ao desenvolvimento de atividades culturais, de lazer e esportivas, beneficiando crianças, jovens e adultos.

“O Viva Itapera será construído para que a comunidade tenha um espaço para atrair o folclore e a cultura popular, e que seja um local para o entretenimento e o lazer tanto para a comunidade de Itapera como para as comunidades vizinhas”, finalizou Luis Fernando Silva.

Fotos: Antônio Martins

2 comentários »

Gerando empregos

1comentário

joseantonio

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego registrou 1.576 novas vagas formais de trabalho – com carteira assinada – criadas no Maranhão durante o mês de julho. O registro equivale à diferença entre o número de vagas criadas (18.025 admissões) e o número de vagas encerradas (16.449 demissões) no período.

O número corresponde a uma expansão de 0,35% em relação ao mês passado – índice maior que nacional, que ficou em 0,10% – e se deve ao crescimento elevado dos setores de Serviços (+1.250 postos), Agropecuária (+605 postos) e Comércio (+314 postos). Os setores da Construção Civil e Indústria de Transformação registraram retração nas vagas.

O desempenho do Maranhão foi o quarto melhor do Nordeste e reflete o período sazonal de contratação temporária de férias pelo setor de Serviços – quando bares, restaurantes e hotéis reforçam suas equipes para receber um número crescente de visitantes no período.

Para o secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy, os números traduzem o esforço realizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Economia Solidária (Setres) na expansão dos serviços oferecidos pelo Sistema Nacional de Empregos do Maranhão (Sine-MA). Ele informou que a Setres recebeu um reforço no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Governo Federal para gestão do Sine no Maranhão. “Atualmente, os recursos para intermediação de vagas e recepção de seguro desemprego estão no patamar dos R$ 4 milhões”.

Heluy acredita que a tendência de crescimento no número de empregos gerados vai se manter até o fim do ano. Ele informa que investimentos dos governos federal e estadual, para este ano, não se resumem ao encaminhamento para o mercado de trabalho. “Temos recursos exclusivos para a qualificação profissional, através do Planteq [Plano Nacional de Qualificação], da ordem de R$ 1,4 milhão”, ressaltou.

1 comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS