Contemplar até o fim do ano 1.233 escolas da rede estadual de ensino, localizadas em 213 municípios, com ações dos programas Gestão Nota 10 (GN10) e Correção de Fluxo (Se Liga e Acelera Brasil) é a meta da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e o Instituto Ayrton Senna (IAS). A ampliação da parceria foi acordada entre o secretário Pedro Fernandes e a gerente de Projetos do IAS, Rita de Cássia Paulon, durante reunião, na quinta-feira (15), na Seduc.
O secretário Pedro Fernandes destacou a renovação da parceria de assessoramento com o Instituto Ayrton Senna para que o Maranhão possa avançar na qualidade do ensino ofertada na rede pública e na melhoria dos indicadores educacionais, bem como no processo de ensino e aprendizagem.
Ao socializar as ações desenvolvidas pelo instituto com a administração central e representantes de todos os setores da Seduc, a gerente de Projetos do IAS, Rita Paulon, lembrou que a parceria com a Seduc teve início em 2009 com o GN10 e vem sendo renovada por ser um compromisso que o instituto assumiu com a sociedade brasileira e uma vontade expressa do falecido campeão de Fórmula-1 e ídolo brasileiro, Ayrton Senna.
Ela disse que o Brasil enfrenta o enorme desafio de ser a sétima economia global, mas ocupa paradoxalmente a 73ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre todos os países do mundo. “Só poderemos avançar nestes índices com educação de qualidade”, ressaltou.
Para Rita Paulon, o desenvolvimento da educação de qualidade exige necessariamente boa vontade política, compromisso ético e condições técnicas, além da cooperação técnica entre União, Estados e municípios. Citou, ainda, o acompanhamento de gestão integrada das escolas para analisar de forma contundente o nível de aprendizado dos alunos.
No ano passado, a parceria entre a Seduc e o IAS resultou na alfabetização de 82% dos alunos e na promoção de 95% dos contemplados com ações dos programas de Correção de Fluxo (Se Liga e Acelera Brasil), desenvolvidas em 468 escolas da rede estadual de 86 municípios.
As próximas metas são mais ousadas. O objetivo é contemplar 1.233 escolas da rede estadual de ensino, localizadas em 213 municípios e 433 mil alunos. Serão priorizados os municípios que apresentarem o menor Ideb. Para atingir esta meta, serão usados recursos tecnológicos com o foco principal a aprendizagem do aluno.
Ri alto!
Zeca tem professor do estado ralando duro no interior e a 5 meses sem receber. Procure essa informação e deixe de divulgar só coisas boa do Estado!
Olha, vai te cuidar você está doente viu.