Vistoria da frota

2comentários

Fabiola_Aguiar

A Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) deu início nesta segunda-feira (29) a um processo de vistoria das condições de uso dos coletivos que circulam na capital maranhense. A titular da SMTT, Fabíola Aguiar, destacou que a fiscalização alcançará toda a frota de veículos onde serão analisados 29 itens, conforme prevê a Lei Municipal 4.330/96.

“Existe uma previsão para que essa vistoria seja realizada a cada semestre e são analisados vários aspectos dos veículos, como a documentação, a parte mecânica, a segurança e o conforto oferecido pelo veículo. Esse último item está relacionado a checar se os assentos estão em perfeito estado de uso ou se os degraus não estão com o piso liso”, explica a secretária.

Os ônibus inspecionados receberão selos informando a respectiva situação deles diante da avaliação. Os que tiverem necessidade de adequações serão identificados por um selo vermelho. As empresas receberão prazo para solucionarem os problemas e, caso não cumpram as determinações, poderão ser multadas ou o veículo poderá ter a catraca fechada, impossibilitando a cobrança da tarifa.

“Notificada a empresa existe um tempo para adequação, mas esse prazo varia dependendo do item a ser reparado. Se for algo que ofereça risco como a falta de freio, o veículo fica impedido de circular”, comenta Fabíola Aguiar.

Outro item checado durante a vistoria é o tempo de uso do ônibus, as empresas com coletivos com mais de sete anos são notificadas a retirarem esses veículos de circulação. A secretária da SMTT ressaltou que a renovação da frota é importante para a melhoria do transporte público e que as empresas estão recebendo prazo para fazerem essas alterações.

Foto: Maurício Alexandre

2 comentários para "Vistoria da frota"


  1. joão rocha jr.

    Aplausos para essa medida. A propósito de vistoria, sugiro que a SMTT, DETRAN, Meio ambiente enfim, o órgão responsável pelo assunto: por que não proceder vistoria nas motos que circulam em SLZ,no tocante ao nível de ruído? É irritante e estressante o barulho que certos tipos de escapamentos de motos produzem. Será que não existe uma legislação que trate do assunto? Com a palavra as autoridades.

  2. silva

    de parabéns, e anotem se levarem a risca, ao pé da letra, poucos ficarão.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: