Zito Rolim é cassado

1comentário

zitorolim

A Justiça Eleitoral cassou nesta sexta-feira (19), o mandato do prefeito de Codó, Zito Rolim (PV) e do vice, Guilherme Archer (PMDB) e determinou a realização de nova eleição em Codó.

Os dois gestores são acusados de uso abusivo de meio de comunicação em ação proposta pelo Ministério Público Eleitoral. Zito Rolim recorrerá da decisão no cargo.

1 comentário »

Futebol de raiz

1comentário

Na onda dos uniformes retrô, sete clubes lançaram hoje em São Paulo, um novo modelo de camisas. Os clubes foram: Vasco, São Paulo, Santa cruz, Náutico, Figueirense e Ceará, além do Vitória-BA que lançou uniforme parecido com o do Botafogo. O conceito dos uniformes foi o “futebol de raiz”.

Veja os novos uniformes:

retro

1 comentário »

Acaba greve da Caema

0comentário

Os trabalhadores da Caema reunidos hoje (19), em Assembleia Geral na capital e nas regionais, aprovaram por ampla maioria a contraproposta apresentada pela Caema. Os trabalhadores retornam ao trabalho na segunda-feira.

A Caema manteve tudo que havia sido negociado e acordado antes da suspensão das negociações quase 70 cláusulas que os trabalhadores já tinham aprovado, porque mantinham o Acordo Coletivo de Trabalho vigente e avançavam nos pontos como reajuste salarial e de benefícios no índice da inflação dentre outras.

A direção da Caema se comprometeu em não descontar os 31 dias parados dos trabalhadores.

sem comentário »

Recuperação de Honorato

1comentário

honoratofernandes

O líder do governo na Câmara, vereador Honorato Fernandes (PT) deixou a UTI do Hospital UDI hoje à tarde. Ele se recupera bem, após uma cirurgia de vesícula realizada na terça-feira (16). Honorato só deve receber alta no início próxima semana.

1 comentário »

Situação gravíssima

12comentários

socorraoII

A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde realizou na manhã da última quinta-feira, 18, inspeção no Hospital Municipal Clementino Moura, Socorrão II, e comprovou o desabastecimento da maioria dos insumos hospitalares necessários para o tratamento e manutenção dos pacientes. Para tentar resolver o impasse, o MPMA emitiu Recomendação nesta sexta-feira, 19, à Secretaria Municipal da Saúde concedendo o prazo de 24 horas para a aquisição dos materiais.

A inspeção foi coordenada pela promotora de justiça Glória Mafra e as investigações fazem parte do Inquérito Civil Público, nº 2/2013, que apura as condições de atendimento nos hospitais de São Luís.

Dos 77 itens necessários para a nutrição adequada dos pacientes, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) disponibiliza apenas 17, gerando um déficit de 78% na alimentação. Faltam leite, biscoitos, cereais, sal dietético, suplementos alimentares,  feijão, dentre outros alimentos.

paciente
No almoxarifado, a situação é ainda mais grave: o déficit é de 84%. Estão disponíveis apenas 26 itens dos 162 necessários para o atendimento adequado dos pacientes, faltando 136 insumos. Faltam agulhas, álcool, ataduras, bisturis, curativos, coletores de urina, drenos, esponja, algodão, sacos plásticos, sabão, detergente, sondas, tubos endotraqueais, luvas, além de outros materiais.

A escassez também atinge a farmácia do Socorrão II, expondo os pacientes à interrupção dos tratamentos. Faltam vários tipos de antibióticos, soro fisiológico e outros medicamentos, totalizando 24 itens. “Por exemplo, um paciente com infecção que precise do medicamento cefalotina, terá seu quadro agravado pela ausência do remédio”, disse a promotora de justiça.

Glória Mafra classificou a situação na unidade hospitalar como “gravíssima”, pois contribui para piorar o quadro de saúde dos pacientes e aumentar o tempo de permanência na internação, potencializando os óbitos até mesmo em casos de menor complexidade. Outro problema é a falta de reagente, que é um insumo necessário para a realização de exames como hemograma.

gloriamafra
“Os pacientes estão sendo prejudicados de forma deliberada. Não podemos aceitar que um paciente não receba o diagnóstico correto pela ausência de um exame simples, como o hemograma. É inadmissível interromper o tratamento por falta de medicamentos ou demais insumos”, questiona Glória Mafra.

Ela explica, ainda, que se houvesse a alimentação adequada, exames necessários e os medicamentos, muitos pacientes teriam alta, em um período menor, liberando os leitos para outros doentes. “O Ministério Público não aceita a precariedade como algo natural”.

Mafra explicou, também, que já solicitou informações ao Município de São Luís e aguarda a resposta da prefeitura sobre o desabastecimento para concluir o Inquérito Civil Público. Após a conclusão, a Promotoria da Saúde poderá oferecer eventuais denúncias civis e criminais.

12 comentários »

Por um fio?

7comentários

Marcio-Jerry

Por Caio Hostílio

Pelo andar da carruagem, o secretário de comunicação da gestão Holanda Junior, Márcio Jerry, está com seus dias contados à frente da Secretaria de Comunicação do Município de São Luís.

Os Holandas já comunicaram ao Flávio Dino!!! Cuja conversa foi bem colocada por Holanda Junior e o seu pai, o ex-deputado Edivaldo Holanda, que chegou a dizer que o escudeiro de Flávio Dino toma à frente e fala e age por conta própria como se ele fosse o prefeito. Como ocorreu no Coroadinho.
Jerry no centro da mesa!!!

Outro fator que ficou esquisito foi o encontro do prefeito com os ditos “lideres” das manifestações, visto que a maioria esmagadora desses líderes é aliada do secretário Márcio Jerry, que aproveitou a oportunidade para falar em nome do Prefeito, isso sem que Holanda Junior abrisse a boca uma única vez. Quando um dos “lideres” – que não fazia parte do esquema -, exigiu que as reivindicações fossem debatida na sexta-feira, dois dias depois da tal reunião, a jogada de Márcio Jerry foi pro espaço, haja vista que ele queria uma reunião apenas para a semana seguinte, pois o governo teria que estudar as reivindicações.

Essa reunião foi toda gravada e os jornalistas que a viram ficaram abismados com a conduta do prefeito, que parecia ser apenas um boneco de cera!!!

Agora, Holanda Junior quer que o Márcio Jerry fique apenas com uma assessoria especial e deixe o lugar para Robson Paz, o atual adjunto.

Só que os olhudos já partiram pra cima e vem articulando, isso até dentro dos meios de comunicações – uma mão lava a outra -, para ser o substituto de Márcio Jerry.

Como tem amigo da Onça nesse mundo!!!

Nota do Blog

O Blog do Zeca Soares procurou o secretário Mário Jerry. Ele não atendeu a ligação, mas retornou com mensagem afirmando que estava participando de reunião.

Ao perguntar sobre as informações dando conta da sua possível saída da Secom, Márcio Jerry respondeu por mensagem: “Tenho a confiança do prefeito. Atuo sob ordens dele em plena harmonia. Estou nesse momento em reunião com ele. É falta de assunto”.

Leia mais bo Blog de Robert Lobato

7 comentários »

Recado aos políticos

8comentários

promotora_litia_cavalcanti

A promotora do Consumidor, Lítia Cavalcanti mandou um recado aos políticos de São Luís. Em entrevista ao jornalista Roberto Fernandes, no programa Ponto Final, na Rádio Mirante AM, a promotora disse que a problemática dos transportes coletivos não deve ser resolvida de forma política, mas de forma técnica.

“A situação do transporte coletivo em São Luís sempre foi bastante grave, mas nas últimas administrações piorou e não pode ser resolvido de forma política. Os políticos precisam entender que essa não é uma questão para se ganhar voto. Um mostrando que o outro não faz para se beneficiar e outros que pensam no assunto para tirar votos. Não pode ser assim”

Lítia alertou à Câmara de São Luís sobre a necessidade de revisão urgente no Marco Regulatório do Transporte Coletivo.

“A Câmara Municipal precisa fazer um novo Marco Regulatório do transporte Coletivo porque o que está aí é uma colcha de retalhos. É necessário que o marco regulatório seja formulado pela Câmara Municipal, no sentido de se criar uma legislação própria para o transporte coletivo, e desta forma facilitar para que a população não venha arcar com o ônus tarifário. Por isso, eles [políticos] tem que tratar essa questão com toda a seriedade. “, afirmou.

Informações à SMTT

A promotora Lítia Cavalcanti disse que encaminhou ofício à secretária de Trânsito e Transporte, Fabíola Aguiar pedindo informações sobre um contrato que vem desde a administração da ex-secretária Miriam Aguiar com a Tecnotran.

Para evitar a licitação para formulação do edital sobre a licitação das novas linhas de ônibus em São Luís, a ex-secretária teria fracionado em dois lotes de R$ 149 mil e com isto teria feito a adequação à modalidade de carta convite. A Tecnotron de Belo Horizonte teria sido a vencedora numa disputa com a ML (que também seria uma terceirizada da Tecnotron).

Ao tomar conhecimento deste contrato publicado no Diário Oficial, a promotora pediu esclarecimentos a Fabíola Aguiar.

8 comentários »

Missão de Trinchão

1comentário

claudiotrinchao

O Estado

O secretário de Estado da Fazenda, Cláudio Trinchão, que assumiu a direção estadual do PSD na terça-feira, 16, já age no sentido de tentar contornar a crise interna e um possível esvaziamento do partido na Assembleia Legislativa do Maranhão. No mês de maio, o deputado Raimundo Cutrim deixou a sigla, por falta de apoio dos pares na criação da CPI da Agiotagem. Mas, também insatisfeitos com os rumos da legenda para 2014, os deputados Alexandre Almeida, André Fufuca, Camilo Figueiredo e Dr. Pádua ameaçam sair do PSD. Como Carlos Alberto Milhomem não deve disputar a reeleição, aumenta a possibilidade de zerar a participação do partido no Legislativo Estadual. Até o momento, o PSD forma a maior bancada independente na Assembleia.

De acordo com Cláudio Trinchão, a direção do partido está atenta ao risco de esvaziamento da legenda na Assembleia. Ele disse que tentará contornar a crise. “A preocupação dos deputados, que inclusive é correta, se dá em relação à possibilidade de o partido participar de uma chapa grande, o chapão, em 2014. Mas o que nós vamos sugerir é que o partido vá com o chapão na esfera federal, e permaneça em uma chapa menor na esfera estadual”, disse.

Declaração – Na segunda-feira, 15, Dr. Pádua havia afirmado a O Estado que sairia do partido caso houvesse participação do PSD no chapão. “Só fico no partido caso essa ideia de chapão não prevaleça. Mas antes de tudo, é preciso ressaltar que ainda vamos dialogar com nossas lideranças. Ainda vou me reunir com a direção para discutir o meu futuro”, ressaltou.

Trinchão afirmou que priorizará o diálogo, para que nenhum deputado da sigla se sinta prejudicado com as decisões da direção estadual. “Temos de costurar um entendimento, um acordo, para justamente evitar a insatisfação de nossos membros. O PSD tem um quadro muito forte na Assembleia. Vamos valorizar ao máximo manter esse quadro”, afirmou.

“Na próxima semana vou tentar uma reunião com os deputados. Esse será o primeiro encontro e quero ter a percepção exata do que está acontecendo”, disse.

O presidente da legenda disse que, além de tentar uma conversa com os deputados estaduais, ele pleiteia a filiação no PSD de outros dois parlamentares. “Um deles é o deputado Hélio Soares, que inclusive disse ter interesse no partido. O outro nome é de um deputado tradicional e forte, mas que eu ainda não posso falar no momento”, explicou.

1 comentário »

Parceria em Timon

4comentários

timon1

O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, representando a governadora Roseana Sarney, viajou ao município de Timon, nesta quinta-feira (18). Pela manhã, ao lado do prefeito Luciano Leitoa, e do secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, participou da solenidade de renovação do convênio do Projeto Cidadania para Todos, do governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) e da Fundação Cidadania.

O convênio engloba a realização de oficinas, eventos esportivos, educativos e culturais. O governo investirá o valor de R$ 1, 300 milhão para atendimento de 1.500 alunos, com atividades esportivas em 18 modalidades. Entre elas, futsal, handebol, basquete, ginástica e atletismo,  para crianças, jovens e adultos.

“Por determinação da governadora Roseana, renovamos esse convênio que é tão importante para população de Timon. O ato contribui para a manutenção de um centro de juventude que atende, com qualidade, um número expressivo de famílias”, declarou Luis Fernando Silva.

Presentes à solenidade, o deputado estadual Alexandre Almeida; o secretários adjuntos de Esporte, Clineu Coêlho Filho; de Indústria e Comércio, Davi Braga Fernandes; além de secretários municipais, vereadores, lideranças políticas, familiares e amigos dos estudantes beneficiados.

timon2

O prefeito Luciano Leitoa agradeceu o apoio do Governo do Estado no projeto e as ações que são executadas no município. “Estou feliz no dia de hoje em ver a renovação de um convênio com Fundação, que é tão importante para tantas pessoas. Sem ajuda do governo do Estado não teríamos condições de manter esses alunos”.

O secretário Joaquim Haickel ressaltou que este é o terceiro ano de renovação do contrato e que a ação é a segunda maior da Sedel. “Esse é um projeto de sucesso que, depois do JEMs é o maior do Governo do Estado na área do esporte e tem grande importância na vida das pessoas que participam”, observou.

O presidente da Fundação Cidadania, Osmar Silva, destacou que a iniciativa alcança grande número de moradores de comunidades carentes. “O projeto abrange toda a família, não só as crianças e adolescentes, mas também os idosos, senhoras e senhores que fazem ginástica e melhoram a qualidade de vida”, disse.

Uma das beneficiadas, Conceição Maria Pereira, participa três vezes por semana das aulas de ginástica e já trouxe mais vizinhas para grupo. “Eu acho bom demais. Me sinto viva, feliz e ainda perco uns quilinhos e ganho saúde, tudo isso sem pagar nada, por isso trouxe minhas amigas”.

Quem está satisfeita também é a jovem Larissa Richelly Lopes, que deseja ser cantora e encontrou no coral a oportunidade de aprender e melhorar a voz. “Quando canto alivio minha alma. Aprendo a habilitar minha voz e ainda tocar instrumentos”, falou.

4 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS