Era a final esperada por todos. E não poderia ter palco melhor para o encontro de brasileiros e espanhóis. E jogando futebol do único país pentacampeão, o Brasil não tomou conhecimento e venceu a Espanha por 3 a 0, no Maracanã e conquistou o título da Copa das Confederações.
O Brasil foi sempre superior a Espanha. Fez 1 a 0 com Fred num gol de artilheiro. Mesmo no chão, o artilheiro brasileiro conseguiu vencer o goleiro espanhol.
E numa troca de passes perfeita, Oscar recebe de Neymar e devolve a bola para o menino do Brasil aumentar o placar: 2a0.
E virou goleada no início do segundo tempo. Huck lança Neymar que deixa passar para Fred ampliar para 3 a 0 para os gritos da galera de “o campeão voltou”.
Até um pênalti estranho a Espanha chutou para fora.
E assim os campeões mundiais tomaram uma aula se futebol no Marananã. Já tem história para contar em casa. Tomaram um passeio do Brasil e perderam a invencibilidade de 29 jogos e três anos.
Que venha a Copa do Mundo agora…
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior apresentará nesta segunda-feira (1º), às 18h, no Palácio de La Ravardière, documento informativo com o planejamento das ações previstas para cada reivindicação apresentada pelos manifestantes recebidos na última terça-feira (25). Como forma de ampliar o diálogo sobre as soluções providenciadas para os problemas da cidade, será apresentada a agenda de elaboração do Plano Plurianual (PPA), que estabelece as diretrizes, objetivos e metas para os próximos quatro anos.
Na ocasião, também será feito o convite para os movimentos sociais participarem do Plano São Luís 2033 que pensará a cidade numa perspectiva de longo prazo. O assunto chegou a ser abordado pelo prefeito durante a primeira reunião com os manifestantes que estiveram presentes nas mobilizações que tomaram as ruas de São Luís nos últimos dias.
“Nós não estamos preocupados apenas com a nossa gestão, mas pensando no futuro e, por isso, nós trouxemos o ICE-MA [Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão] e convidamos a sociedade a discutir o PPA. Então não é um planejamento para quatro anos, mas para os próximos 20 anos”, disse o prefeito.
Além das respostas do Executivo Municipal sobre os assuntos ligados ao sistema de transportes, também serão elencadas ações sobre as reivindicações apresentadas em outras áreas como saúde, cultura e educação. Alguns dos questionamentos chegaram a ser respondidos ainda na reunião de terça-feira pelo prefeito e seu secretariado.
Foto: Fabrício Cunha
Manhã de domingo de protesto dos médicos em São Luís.
“Não faltam médicos. Falta investimentos na saúde”, dizia um dos cartazes dos manifestantes.
Os médicos se concetraram na praça do Pescados, na Avenida Litorânea para uma caminhada contra a decisão do governo Dilma Rousseff que pretende trazer médicos cubanos e por mais investimentos na saúde e melhor remunerações do SUS.
A manifestação foi organizada pelo Conselho Regional de Medicina (CRM -MA)
Foto: Ricardo Gama
O Moto goleou a Seleção de São Bento por 4 a 1, no primeiro amistoso dentro da fase de preparação para estreia na 2ª divisão do Campeonato Maranhense.
Os gols rubro-negros foram marcados por Jouberth, Roni, Toquinho e Jefferson. O time comandado pelo técnico Célinho Valentim não teve a sua principal estrela em campo, o atacante Kléber Pereira que não compareceu para a viagem e não deu qualquer explicação.
O time que jogou em São Bento atuou com Gustavo; Ricardinho, Carlinhos Rocha, Alisson e Luís Jorge; Marcinho, Davis, Jouberth e Felipe; Roni e Toniel.
A Justiça Eleitoral iniciará nesta segunda-feira (1º), o recadastramento eleitoral biométrico em São José de Ribamar. Todos os eleitores deverão se recadastrar das 8 às 17 horas nos postos de atendimento localizados no Fórum Eleitoral e na Secretaria de Cultura do Município.
O eleitor deve apresentar obrigatoriamente o original e cópia de documento de identidade (RG, carteira de trabalho, carteira funcional, certidão de nascimento); comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, correspondência oficial, entre outros contidos na lei); e de quitação militar (para homens nascidos até 31.12.1995, que irão requerer a primeira via do título). O eleitor de outro município, que queira transferir o seu domicílio eleitoral para São José de Ribamar, deve comprovar que reside no município há mais de 3 meses. Se for alterar a profissão para trabalhador rural ou pescador: carteira do sindicato e comprovante do último pagamento.
O eleitor pode agendar o dia e horário em que quer fazer seu recadastro biométrico, bastar acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (www.tre-ma.jus.br) ou ligar para o Disque Eleitor (0800 098 5000).
A Prefeitura de São Luís conseguiu regularizar o calendário escolar e encerra o primeiro semestre letivo de 2013 dentro do prazo previsto. O constante diálogo interinstitucional foi um dos responsáveis pela garantia do direito à educação de cerca de 90 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino. O segundo semestre terá início em 1º de agosto.
“Nesse semestre dialogamos com várias instituições, com o intuito de darmos condições para iniciarmos o ano letivo e não deixarmos nossos alunos ainda mais prejudicados, conforme determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Superamos vários obstáculos nesses seis primeiros meses e temos trabalhado todos os dias para garantir que nossas crianças tenham uma Educação de qualidade”, destacou o secretário de Educação, Allan Kardec Duailibe.
Com o intuito de regularizar o calendário escolar, prejudicado por reformas praticamente inexistentes nas escolas, a primeira providência da atual gestão foi buscar o Ministério Público Estadual para dialogar sobre a questão. A partir dessa ação, foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que ratificou o fim do ano letivo de 2012 para o dia 25 de janeiro e o início do calendário escolar de 2013 para o dia 25 de fevereiro. O documento também previu a recomposição curricular do ano de 2012, para que os alunos não fossem prejudicados.
Diante de uma rede física escolar deteriorada, o passo seguinte foi realizar serviços emergenciais de reparos e adequação em 80 escolas, para fornecer espaços físicos adequados ao aprendizado dos alunos. Os serviços continuam sendo realizados cotidianamente na rede municipal de ensino e também já está em trâmite processos licitatórios que visam contratar empresas para realizar reformas e serviços de manutenção permanente nas escolas. Prédios escolares também foram locados na atual gestão para garantir o atendimento aos alunos.
Como forma de assegurar espaços mais agradáveis aos alunos, o secretário de Educação buscou a direção do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em ação proposta através do Pacto por São Luís, para realizar um convênio.
Outra parceria importante feita foi com o Governo Federal, que garantiu a construção de 10 novas escolas de Ensino Fundamental e 25 creches. Ainda está prevista pela atual gestão a construção, com recursos próprios, de três complexos escolares de padrão diferenciado do que existe atualmente na rede municipal de ensino.
Nesse primeiro semestre também foram reativados serviços cujas execuções estavam parados, como segurança e transporte escolar. Atualmente, 80% das escolas possuem vigilância e cerca de 4.500 alunos são atendidos com transporte escolar em 42 ônibus, duas lanchas e uma kombi.
A atual gestão também se empenhou para que não houvesse uma nova greve e os alunos não saíssem prejudicados mais um ano. Após diálogos com o SindEducação, a proposta da Prefeitura foi aprovada por 84% da categoria e contemplou o reajuste salarial de 9,5%, além de pagamento das progressões vertical e horizontal, do adicional por titulação, da gratificação de difícil acesso e da implantação gradual de 1/3 de hora atividade.
Ainda nesse primeiro semestre foi implantado modelo de Educação Integral nas Unidades de Educação Básica “Recanto dos Pássaros”, “Barjonas Lobão” e “Maria de Jesus Carvalho”.
Fotos: Ana Paula Rodrigues
O atacante Neymar e o volante Paulinho, da Seleção Brasileira estão indicados pela Fifa ao prêmio Bola de Ouro da Copa das Confederações.
Os dois são os principais destaques da Seleção Brasileira na competição e esperança da torcida para a conquista do título da competição.
Também concorrem ao prêmio Iniesta e Sérgio Ramos, da Espanha; Pirlo, da Itália e Luiz Suárez, do Uruguai. O Bola de Ouro será escolhido por jornalistas esportivos.
O anúncio será após a decisão entre Brasil e Espanha, neste domingo (30), às 19h, no Estádio do Maracanã.
Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com