Por Thamirys D’Eça/ O Estado
Fui chamada de “vagabunda”, “sem noção”, “burra”, “alienada”, “vaca” e “jornalista baba ovo”. Mandaram eu “enfiar o microfone no cu” (apesar de ser repórter de jornal impresso e não de TV), disseram que sou “advogada do ‘Sistema Mentira’” e fizeram referências sexuais que vou poupá-los de descrever aqui. Fui também desafiada a aparecer no protesto que vai acontecer neste sábado na Maria Aragão.
Tudo isso em uma página do Sampaio Corrêa, que eu não sei por qual motivo – afinal, era para fazer postagens sobre o time de futebol, mas agora usa o espaço para discussões políticas – resolveu publicar o print de uma postagem que fiz aqui na minha linha do tempo considerando incoerente quem procura a Mirante quando precisa divulgar algo e agora, embalado pela onda dos protestos, menospreza, ameaça funcionários e promete jogar pedras e incendiar a empresa.
É lamentável saber que passei anos estudando para conseguir uma vaga em uma universidade pública, anos estudando para conseguir concluir as disciplinas do curso de Comunicação Social, anos trabalhando como estagiária até conseguir carteira assinada, perder feriados, festas de fim de ano, carnaval, São João, noites de sono e tantas outras coisas por ter estado, por exemplo, subindo em morro, entrando no mangue, encarando sol e chuva para fazer uma reportagem.
Para muitos, nada disso importa. Para manter o discurso do “Fora Sarney”, vale fazer o que fizeram ontem, por exemplo, depredando o veículo de reportagem da TV Mirante durante o #VemPraRuaSLZ.
Vale também jogar pedras no repórter que estava cobrindo a manifestação e fazendo nada além do seu trabalho. Teve equipe que teve de ir embora escoltada pela polícia. Quem estava lá trabalhando pelo jornal O Estado teve de esconder o crachá para não ser hostilizado.
Ontem, durante o #VemPraRuaSLZ, vários gritavam “Ei, ei, ei, a Mirante é de Sarney”. A pergunta é: o ônibus lotado que eles pegam todos os dias é culpa de quem? A fila nos hospitais é culpa de quem? O engarrafamento diário em diversos pontos da cidade é culpa de quem? É do poder público. Uma empresa privada nada tem com isso. Dentro dali são cidadãos comuns que saem todo dia de casa e trabalham o dia inteiro para receber o salário no fim do mês. Gente como eu, gente como muitos que estavam ali protestando.
E se engana quem pensa que essa “repulsa” acontece só com a Mirante. A imprensa, em geral, sofre esse tipo de represália descabida. Vejam só os exemplos de equipes de reportagens cobrindo os protestos em todo o país. Repórter da Folha que levou um tiro de bala de borracha no olho, carro da Record incendiado, repórter da Globo quase linchado. Vários casos de profissionais que, para cumprir a sua pauta, estavam ali encarando bomba de gás lacrimogêno, spray de pimenta, correria. Falam em liberdade de expressão, mas não deixam a imprensa trabalhar. Os valores estão distorcidos.
Fica realmente muito difícil esperar uma mudança nos rumos do país com um povo que não consegue diferenciar o que é dever da imprensa e o que é dever do poder público, que não respeita o profissional que está exercendo o seu trabalho ou, como aconteceu comigo e expliquei no início do texto, faz um cidadão comum ser tachado por uma coisa ou outra por razões ideológicas.
Essa ai é realmente alienada, burra e sem noção, não é no site do sampaio que falaram dela e sim da torcida do Sampaio, ela é tosca mesmo ela que mídia, vai trabalhar sua tonta, e ver se aprende a divulgar melhor as noticias. Se eu fosse presidente do sampaio te metia um processo por calunia
sou totalmente a favor o que o povo brasileiro esta fazendo em todo país se manifestar contra ou a favor de alguma coisa é um direito que temos,agora ir as ruas com espirito de vandalismo quebrando,destruindo o patrimonio publico e privado,destruindo o que uma pessoa levou até anos para construir,agredindo pesssoas que foram mandadas pelos meios de comunicações em que trabalham para cobrir essas manifestações,afinal de contas eles estão ali porque foi a profisssão que eles escolheram,não interessa se é emissora ou jornal A B ou C afinal de contas essas manifestações são noticias,agora agredir uma reporter só por ser de um sistema de comunicação é de uma covardia tremenda,por isso aqui fica minha solidariedade a todos as pessoas do meios de comunicação nao importa se essse meio de comunicação pertençam a A,B ou C,tambem fica aqui o meu total apoio as pessoas que estao se manifestando em todo país,uma manifestação sem vandalismo,protestando contra o que está errado no nosso país mas sem violência.
AMÉRICO TEM RAZÃO SOBRE NOSSOS PROBLEMAS SOCIAIS. TRABALHEI 3 MESES NA REGIÃO DO MEARIM, VISITEI VARIAS CIDADES E POVOADOS E ATÉ HOJE VIVO PENSANDO NAQUELAS PESSOAS! CHOREI POR MUITAS VEZES EM VER A POBREZA EXTREMA DE TÃO PERTO. CONDIÇÕES DE VIDA LAMENTAVEL! SEM AGUÁ VIVENDO EM CONDIÇÕES EXTREMAS SEM SAÚDE E EDUCAÇÃO.
EU NUNCA MAIS RECLAMEI PRA DEUS SOBRE MINHA SITUAÇÃO. EU CONHECI UMA SENHORA DE UM POVOADO CHAMADO SÃO RAIMUNDO, EM ESPERANTINOPOLIS QUE ESTAVA COM SUA NETA ENTRE A VIDA E A MORTE, E DEMORAVA O DIA TODO DE VIAGEM PRA CHEGAR EM SLZ, E NA HORA DA CONSULTA O MEDICO SIMPLESMENTE NÃO FOI TRABALHAR. IMAGINEM ALGUEM VIR DE TÃO LONGE NA ESPERANÇA DE RESOLVER SEU PROBLEMA, E ACONTECE UMA IRRESPONSABILIDADE DESSA. ESSA MANIFESTAÇÃO REPRESENTA VARIOS SENTIMENTOS NEGATIVOS REPRIMIDOS PELA SOCIEDADE.
EM RELAÇÃO A ESSE GAROTA REPORTER, ASSIM COMO ELA NÃO TEM CULPA DE NADA QUE ACONTECEU COM ELA, NÓS TAMBEM NÃO TEMOS CULPA DE NADA QUE ACONTECEU COM NOSSO POVO DURANTE TODAS ESSAS DECADAS…
Zeca,
Sou frequentador diário do Seu Blog e concordo com a maioria das suas opiniões. Porem não sou a favor da sua proteção da Família Sarney, tudo bem que eles pagam seu salario mais para povo em Geral eles são os piores políticos do Mundo chegam a ser Pior que Castelo e o Falecido Brizola. Acorda Zeca você não tem nem argumentos para defender a Sarneyzada, qualquer um que viaja bem aqui em Fortaleza ver que aqui estamos no mínimo 20 anos atrasados em relação as outras capitais. Tem interiores no Sul, como São José do Rio Preto – SP (600 mil habitantes), Volta Redonda RJ (200 MIl Habitantes),Camboriú – SC (100 mil habitantes), Campos – RJ (300 mil Habitantes) e outros INTERIORES no Brasil que dão de Infinito x a 0 (São Luís) na nossa capital e tenho vergonha de falar dos nossos interiores. Vivemos no lixo em comparação ao resto do Brasil. Aqui Zeca falta até agua nas residências, tenho amigos e parentes que no bairro deles NÃO TEM AGUA, nos interiores tem milhares de gente passando fome, Analfabetos, os ônibus caindo os pedaços, as comidas mais caras do mundo, aqui em São Luís tudo é caro (Alimentação). Porque vivemos assim se temos SARNEY, hahaha me compre um Bode. Zeca quando você passar da ponte dos estreito dos mosquitos vai ver que aqui vivemos na idade da pedra.
Pra mim tem que quebrar é tudo, porém não sou a favor de agressão física, com fizeram com a linda jornalistas.
Menos, quem sou eu para dar proteção a alguém.
Fui chamada de “vagabunda”, “sem noção”, “burra”, “alienada”, “vaca” e “jornalista baba ovo”. Mandaram eu “enfiar o microfone no cu”
isso é texto que se publique em um blog do sistema SARNEY? que tipo de “REPORTER” é essa?
alcineia cavalcante que o diga, processada e condenada a pagar 2milhões de reais ao grande coroné do brasil, essa mirante é o espelho dessa oligarquia.
Zeca o mais incrível é que no meio de vocês no jornalismo maranhense tem muita inveja do trabalho e diga-se de passagem muito bom que vocês fazem. Gente que queria mesmo era fazer parte da Mirante e não tem a capacidade que vocês demonstram. Parabéns pelo trabalho que vocês realizam e como você disse em prol do Maranhão.
Sem dúvida, Rosa, mas sabemos conviver com os contrários. Isto faz parte.
Zeca,
Faço também minhas todas as opiniões acima.Todos aqueles que me antecederam no envio de mensagem foram extremamente felizes nas suas colocações. A imprensa neste país, em especial o sistema mirante, está sempre trabalhando contra o povo, através das manipulações e mentiras. E os jornalistas, na sua maioria, desempenham esse papel. Alguns, talvez, por medo de perderem seus empregos. Outros, no entanto, quase sempre se enquadram como elite, nunca como trabalhadores. Pensam que só por que são convidados para festas de final de ano nas mansões dos tubarões, deixaram de ser a salariados.
Atenção homens públicos deste estado, desta capital: governadora, prefeitos, vereadores, deputados estaduais e deputados federais, políticos profissionais em geral, o recado que povo maranhense está mandando neste momento das ruas é, em primeiro lugar, para todos vocês.
Que absurdo.
Meu Deus isso tudo é pura inveja de vocês da Mirante.
Tá certo… Tem muito babaca que não sabe nem o que está fazendo ali. Ser cidadão, patriota e republicano vai muito além de cantar o hino nacional e bradar contra as pessoas que eles acham que tem culpa pelo caos social… É, antes de tudo, saber respeitar o próximo, principalmente quando está ali apenas para fazer o seu trabalho.
Parabéns pelo trabalho sério e digno que vocês realizam na Mirante vocês são os melhores do Maranhão.
Obrigado, Fátima.
Lamento por essa bela, que sofreu este constrangimento, lamento que a maioria ñ tem o discernimento de separar “o joio do trigo”, só não lamento que ela trabalhe num jornaleco pastelão, que só edita mentiras e para denegrir a imagem dos honestos, serve somente aos interesses de uma oligarquia odienta e reacionária que só trás atraso e miséria para o seu povo.
Respeito a sua opinião, mas não concordo. Onde se faz diferente? Conhecemos todos….
Zeca soares não fala bobagem em dizer que a mirante pratica democracia de verdade. Agora no dia que a mirante critica diretamente o sarney ou a roseana,ai sim eu acredito em suas pqlavras. Ou será que a roseana não tem nada a ser criticada?
Já entendi. O problema é sempre Roseana e Sarney. Vale o velho e cansado discurso.
por que seraa isso?
claro q eh pelo fato de vcs nao falarem a verdade, divulgar mentiras, esconder o q de fato esta acontecendo…. vcs jornalistas deveriam era apoiar o povo, e falar umas verdades… convidar a todo o brasil para uma mega manifestacao, ou seja, vcs tem que falar a realidade, a corrupção, fora feliciano, mas ai vc revidam pelo fato do emprego de vcs… um e o q seria? a falta da liberdade de expressão, se um de vcs for lá e botar a boca no mundo tem o risco de perder o emprego, sabe pq?
pq existem “peixes” maiores, q podem simplesmente fzr uma ligaçao, e vc perde seu emprego!
ai vc vem dizer q estao apenas trabalhando, pera ai né…. devia era estar do lado povo, e nao omitir varios fatos, e aumentar diminuir numeros de manifestantes, se fosse um show publico, vcs falariam q era 20 mil, ate falariam um valor maior, como é uma manifestação, diminuem o verdadeiro valor… é por essas e outras q a população ta na rua reivindicando!
Ah! e nao estou lhe menos prezando, e acho digno todo seu esforço da sua vida universitaria, somos jovens, somos o futuro desta nação, só queremos o melhor, só não queremos passar pelo q vc passou pra chegar onde esta. QUEREMOS UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, UM BRASIL MELHOR!!!!
Nada justifica nenhum tipo de agressão.
Vcs sao todos safados isso sim…
Agora querem dar uma de santos…
Mais as coisas vao mudar…
Não vou dizer o que penso de você porque não vou agredir ninguém.
eis o problema…jornalistas que são escravos do sistema mirante, só vão falar mentira! E zinha ai deveria ter vergonha de publicar esse tipo de coisa!
A grande imprensa brasileira é tendenciosa e hipócrita. O Sistema Mirante nasceu e sobrevive do poder político dos seus proprietários, que a anos são responsáveis por tudo que causa as manifestações. São quase donos do estado mais pobre da federação. Não concordo com violência contra essa pobre jornalista, que se obriga a defender pontos de vista dos patrões. Ela é vítima também. Pena que não se dá conta!!
Zeca admiro e acompanho seu trabalho, agora dizer que a linha da imprensa é a mesma é no mínimo ingênuo da sua parte, pois sabemos que os políticos neste país e neste estado mais do que nunca são donos tanto dos meios de comunicação, aqui sistema mirante e difusora….. Concordo que toda violência deva ser repelida, porém cabe a vocês jornalistas uma reflexão quanto ao que vocês tem que se submeter para fazer jornalismo. O POVO NÃO ACREDITA MAIS NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E NOS POLÍTICOS, POIS ELES INFELIZMENTE SE ENTRELAÇAM……. ACORDA!!! ABRAÇO.
Praticamente todas as emissoras aqui tem ligação a políticos e apenas as duas são criticadas. Aqui quem não pertende a políticos é conduzida por partidos.
Não disse que a linha da imprensa é a mesma. Disse que aqui na empresa todos seguem a mesma linha.
O Sistema mirante de fato é alienador mesmo, uma empresa viciada e desonesta (exceto raríssimas exceções, em especial da parte esportiva da rádio AM e do portal).
A linha da empresa é uma só. Dizer que a Mirante é uma empresa desonesta é indigno. Na Mirante trabalham profissionais honestos, pais e mães de família que trabalham muito para garantir o seu sustento e a empresa presta relevantes serviços ao Maranhão. Além disso, aqui a democracia é praticada de verdade. Não tenho vergonha, tenho orgulho de dizer a você que trabalho na Mirante – o maior grupo de comunicação do Maranhão.