Limites de municípios

0comentário

comissao

A Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa, sob a presidência do deputado André Fufuca (PSD), analisou, em reunião realizada na terça-feira (18), na Sala das Comissões, os problemas de limites territoriais existentes entre os municípios maranhenses de Senador La Rocque, Buritirana e João Lisboa.

A indefinição territorial dos três municípios já é conhecida pelos órgãos especializados que participaram da discussão, como o Instituto Maranhense de Estudos Econômicos e Cartográficos (Imesc) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os deputados Léo Cunha (PSC), Valéria Macedo (PDT) e Dr. Pádua (PSD) também participaram do debate. O autor da proposta da reunião, deputado André Fufuca, justificou o encontro sob o argumento de que os problemas de limites existem em quase todos os 217 municípios maranhenses e precisam ser corrigidos pela Assembleia Legislativa, que tem poderes para isso.

“Nós sabemos das dificuldades que existe em tratar essa questão. Por isso, a comissão reuniu aqui o Imesc e o IBGE para buscar um acordo com os prefeitos desses municípios em questão. É importante que os prefeitos tenham definidas quais são suas áreas, uma vez que em muitas dessas áreas já existem escolas e postos de saúde sendo administrados por outras prefeituras. O papel da Assembleia nesses casos será coordenar, organizar e resolver essas questão dos limites, que é um assunto muito difícil de solucionar”,  disse André Fufuca.

Os prefeitos de Buritirana, Senador La Rocque e João Lisboa fizeram sua colocações. Segundo eles, as populações destes municípios cobram uma efetiva solução para o problema dos limites. O impasse territorial nessas cidades tem gerado prejuízos por conta de perderam os Recursos do Fundo de Participação (FPM), além de outros tipos de assistência pública, por exemplo.

Ao termino da reunião, ficou definido um tempo de espera de pelo menos quatro meses para o próximo encontro. A ideia proposta pelo diretor do Imesc, Josiel Ribeiro, foi a de aguardar um estudo de estimativa populacional que será divulgado pelo IBGE sobre o quadro desses municípios.

Foto: JR Lisboa/Agência AL

sem comentário »

Show de Neymar

3comentários

neymar

Show da torcida cearense no Castelão na vitória do Brasil por 2 a 0, contra o México. O resultado deu à Seleção Brasileira a classificação antecipada para a segunda fase da Copa das Confederações.

E Neymar, disparadamente foi o destaque da partida. Fez um golaço logo a 9 minutos e abriu o placar para o Brasil.

No fim do jogo, numa jogada sensacional, Neymar fez fila e deu um passe preciso para brilhar mais uma vez a estrela de Jô que vai conquistando a confiança do torcedor brasileiro.

O próximo jogo do Brasil será sábado, às 16h, contra a Itália, em Salvador.

3 comentários »

Protesto em São Luís

13comentários

Segundo os organizadores, aproximadamente 15 mil pessoas participam de manifesto em São Luís.

A manifestação acontecia de forma pacífica até que um grupo de vândalos destruiu janelas e vidraças do Palácio dos Leões (sede do governo do Estado) e do Palácio La Ravardiere (sede da prefeitura). Um carro de reportagem da TV Mirante foi destruído.

Lamentável a postura desse pequeno grupo de vândalos que sem saber o que estava reivindicando quis apenas atrapalhar a manifestação de uma grande maioria que foi às ruas hoje em São Luís.

ligiateixeira

Foto: Ligia Teixeira

franklin

Foto: Franklin Douglas

manifestante
Foto: De Jesus

cartaz

Foto: Clarissa Carramilo

franklin2

Foto: Franklin Douglas

dejesus

Foto: De Jesus

fifa

Foto: Clarissa Carramilo

clarissa

Foto: Clarissa Carramilo

dejesus1

Foto: De Jesus

manifestante2

Foto: De Jesus

danilo

Foto: Danilo Holanda

palacio

Foto: Natália Machado

palacio

Foto: Teresa Dias

palacio1

Foto: Teresa Dias

13 comentários »

Trânsito em São Luís

1comentário

transito

Até quando a SMTT vai manter a obstrução parcial entre 7h e 9h da manhã nas rotatórias do Calhau e Marcus Center?

Estes são dois exemplos de intervenções que só servem para infernizar a vida dos motoristas.

Nestes dois pontos não existe congestionamento e nem trânsito parado, mas sim grande volume de veículos devido ao horário e ao fato de muitas escolas estarem localizadas por perto.

transito1

transito2
A intervenção equivocada da Prefeitura de São Luís vem desde a administração de João Castelo. Por várias vezes tivemos a oportunidade de levar o assunto às autoridades de trânsito, mas pelo visto eles não devem passar pelo local.

Fica o registro para que a SMTT pelo menos agora tome alguma providência.

Leia mais

Coisas que complicam o trânsito em São Luís

Trânsito caótico e prefeitura passiva

Olhar do internauta

Quando a gestão pública não funciona

1 comentário »

Confissão de crime

2comentários

luizdaamovelar

Por Marco D’Eça

É um primor de ataques à língua portuguesa e uma confissão oficial de crime – inédita na história do Maranhão – o Relatório de Gestão encaminhado pelo ex-prefeito de Coroatá, Luiz da Amovelar (PT), ao Tribunal de Contas do Estado.

O ex-prefeito chegou ao cúmulo de reconhecer os próprios crimes fiscais  no Relatório de Controle Interno encaminhado ao TCE.

Ele começa por analisar o setor de manutenção e desenvolvimento do ensino. Diz que não mediu esforços para “atingir o percentual desejado na aplicação dos recursos da Educação”, mas reconhece:

– Declaramos que esta administração senti-se (sic) constrangida por não telo atendido o percentual (sic) exigido pela CF – diz o documento do prefeito.

coroatá
Mais à frente, e novamente com ataques cruéis à língua pátria, Luiz da Amovelar reconhece também que inchou a folha do município por que preocupado com a geração de renda na cidade, pouco importando as metas da Lei de Responsabilidade Fsical.

O cinismo de Amovelar é comovente:

– Sabedor que a maior fonte de redistribuição de renda é os órgãos públicos (sic) tivemos dificuldade de atender o limite máximo constitucional, pois  nossa gestão preocupou-se mais com o dia dia dos nossos municipis (sic), mesmo sabendo que estava descumprindo uma norma administrativa, ou melhor uma determinação constitucional – diz o ex-prefeito.

Melhor ainda é o pedido ao TCE:

– Reentiro, solicitando de V. Excia. Que tenha obm censo e possa entende a situação de nosso municipio (sic).

O ataque à língua é perdoável, mas a confissão de crime ao TCE não pode passar incólume.

É o que se espera do tribunal…

2 comentários »

Irregularidades na FMF

37comentários

amercio
Tem muita coisa grave acontecendo na Federação Maranhense de Futebol (FMF). Lá, as coisas continuam sendo feitas sem que as leis sejam observadas. Este fato provocou mais uma baixa no quadro administrativo da entidade com a saída do diretor jurídico, Márcio Biguá que entregou o cargo.

Márcio não quer e não deve assinar as irregularidades que vem sendo comandadas pela atual administração.

Só para enumerar alguns fatos. Na decisão do segundo turno, a FMF mudou o local do jogo entre Sampaio e Maranhão, do Nhozinho Santos para o Cstelão sem respeitar os 10 dias de prazo como determina o Estatuto do Torcedor.

Márcio alertou o fato, mesmo assim, o presidente Antônio Américo assinou a modificação.

Quando do assalto à Federação, Américo deu declarações afiormando que guardava dinheiro na entidde para fugir de eventuais penhoras da Justiça.

Foi mais adiante. Disse que o roubo de R$ 80 mil tinha a conivência de funcionários da própria FMF.

Na semana pasada, o Tribunal determinou a manutenção do São José na 1ª divisão. A Federação e o próprio Tribunal não recorreram da decisão.

Ontem, o presidente da FMF decisiu que apenas duas equipes subirão para a 1ª divisão com a permanência do São José. Américo rasgou o acordo assinado no Conselho Arbitral que garantia o acesso de três equipes.

tela1
No site da FMF, a página 2 do acordo assinado na última reunião do Conselho Arbitral e que garantia o acesso de três equipes foi retirada e no local colocada uma outra página, que não é assinada pelos clubes que participaram da reunião e que garante o acesso apenas do campeão e vece da 2º divisão.

assinatura1

Vejam que nem mesmo o carimbo do presidente da FMF foi colocado na página alterada.

assinatura2

A fraude é ainda mais evidente. O site da FMF divulga nota na data de ontem informando que só duas equipes terão acesso em 2014. Ora, se o documento acima é datado de 3 de junho e diz que são apenas duas equipes porque a FMF resolveu divulgar apenas ontem que serão duas equipes?

nota

Vem briga aí pela frente. Os clubes vão exigir da FMF que cumpra o que foi acordado.

Até tentei falar com Márcio Biguá, mas não foi possível. Talvez tenha ele optado pelo silêncio pois sabe que se decidir abrir a boca e falar tudo que sabe pode causar muitos problemas para Antonio Américo.

O fato é que, Márcio Biguá pediu demissão da FMF por não concordar com as coisas erradas na Casa do futebol.

E tudo isto acontece e os clubes ficam calados, são coniventes e o Ministério Público também parece adormecido.

Outro lado

Em entrevista à Rádio Mirante AM, o diretor técnico da FMF, Antonio Henrique disse que considera inóqua qualquer tentativa na Justiça para mudar a decisão da FMF e que a entidade tem autonomia para tomar a decisão anunciada hoje sem consultar os clubes. Disse que vai convocar os clubes da 2ª divisão apenas para informar a posição da entidade.

Até tentei ouvir a explicação do presidente da FMF, Antônio Américo Lobato Gonçalves, mas sinceramente perdi tempo mais uma vez.

Em alguns momentos da “conversa”, no seu melhor estilo autoritário, Américo preferiu voltar ao discurso de sempre. Disse que tenho questão pessoal contra ele e que se eu pretendo chegar à Federação não vai ser fazendo críticas a ele.  Sem comentários…

Só espero que o Tribunal de Justiça Desportiva diante de fatos gritantes como estes não continue silenciando.

Veja o documento da 2ª divisão na íntegra

37 comentários »

Seletivo em Ribamar

3comentários

A Prefeitura de São José de Ribamar, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Administração e Finanças (SEMPAF), divulgou edital do processo seletivo para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias.

Estão sendo oferecidas 30 vagas para o cargo de ACS e 7 para o de ACE, divididas por região administrativa e área de abrangência. Os candidatos interessados devem possuir Ensino Médio completo e no caso específico de Agente Comunitário de Saúde residir na localidade de exercício em que for atuar, conforme prevê artigo 6º, I, da Lei Federal nº 11.350/2006.

O seletivo está sendo organizado pela Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) e as inscrições terão início no próximo dia 25 e poderão ser efetuadas até o dia 14 de julho somente no site da Fundação Sousandrade. O valor da inscrição para ambos os cargos é de R$ 35,00.

Para efetuar a inscrição, o candidato deverá adotar os seguintes procedimentos: acessar um dos endereços eletrônicos e selecionar o atalho para “inscrições on line” do processo seletivo para a Prefeitura de São José de Ribamar; preencher a ficha de inscrição, selecionando o cargo público pretendido; imprimir o respectivo boleto bancário; se for o caso, preencher e imprimir o requerimento para atendimento diferenciado ou comprovação da deficiência que se declara portador; efetuar o pagamento da taxa de inscrição utilizando o boleto bancário impresso,.

O processo seletivo será composto de prova de conhecimentos, avaliação de títulos e posterior curso de formação com duração de 40 horas. As provas serão aplicadas no dia 18 de agosto, no próprio município de São José de Ribamar, em locais que serão divulgados posteriormente pela organizadora do certame.

O resultado final será divulgado no dia 20 de agosto, conforme consta no edital. O edital completo do processo seletivo pode ser verificado neste link.

3 comentários »

Prefeito nas escolas

0comentário

edivaldo

O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior e o secretário de Educação, Allan Kardec realizaram, na manhã desta terça-feira (18), uma visita às Unidades de Ensino Básico Pr. Estevam Ângelo de Souza e Tancredo Neves, localizadas na Cidade Operária. A finalidade da inspeção foi verificar as instalações físicas dos prédios e acompanhar o funcionamento dos trabalhos nas duas escolas.

“Estamos fazendo visitas às nossas escolas no intuito de ver de perto como estão funcionando e as ações que são realizadas. Para isso, estamos conversando com professores, pais, alunos e servidores, colhendo demandas, avaliando sugestões no sentido de tomar providências necessárias. O objetivo é melhorar a qualidade de ensino como também as condições de estrutura, trabalho”, disse o prefeito Edivaldo, ao destacar que essa é a primeira de uma série de visitas que fará às unidades de ensino da rede municipal.

O prefeito pôde averiguar a situação das salas de aula, refeitórios, bibliotecas, brinquedotecas, laboratórios de informática, quadras poliesportivas entre outros setores. Depois de identificar os ajustes que precisam ser implementados, o prefeito Edivaldo determinou a instalação de ar-condicionado nas salas de aula, incremento na merenda escolar, pintura, reformas no piso e a implantação de divisórias.

De acordo com o secretário de Educação, Allan Kardec, esta foi uma ação de reconhecimento das atividades promovidas nestas escolas. “Nós viemos pessoalmente fazer essa vistoria, verificar como anda as salas de aula, carteiras, refeitórios, material escolar, se havia professores suficientes e também a merenda. Enfim, isso faz parte da metodologia empregada por essa gestão de estar em contato direto com a população”, destacou o titular da Semed, ao ressaltar que a Prefeitura realiza concorrência para uma reforma abrangente nas unidades de ensino.

Foto: Honório Moreira

sem comentário »

Prioridade no MAC

3comentários

viniciussaldanha

O Maranhão vai dar total prioridade ao Campeonato Brasileiro Série D a partir de agora.

Com a conquista do título de campeão maranhense e a vaga garantida na Copa do Brasil em 2014, o MAC disputará o seletivo que será feito pela FMF, mas com uma equipe formada por atletas da divisão de base e outros que não forem relacionado para a competição nacional. Esta é a opinião do técnico Vinícius Saldanha.

É que o seletivo levará o campeão também à Copa do Brasil, mas o MAC terá que jogar a competição até para fazer jus aos recursos que receberá do Viva Nota pela troca de ingressos.

No Parque Valério Monteiro muita gente defende até que o MAC fique fora da competição, mas diante do compromisso com o programa do governo do Estado, o MAC deverá sim disputar a competição.

Para o Campeonato Brasileiro, o MAC deverá ser reforçado. Três atletas já foram contratados (Paulo Ricardo, Luís Henrique e Bruno Maranhão). Outros quatro ainda deverão chegar. O MAC volta a jogar no dia 7 de julho, contra o Ypiranga, em Macapá-AP.

3 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS