Que os artistas maranhense sempre reclamam da divulgação das suas músicas nas rádios AM e FM, isto já não é mais nenhuma novidade.
Às vezes, a reclamação vira até discussão. De um lado, os radialistas reclamam da qualidade. Os artistas preferem tratar o assunto como desconhecimento e até má vontade. Mas quem tem a razão?
Leia o que escreveu o cantor e compositor Papete na rede social.
Muito oportuno o comentário de Papete.
Particularmente gosto de ver os nossos artistas sempre produzindo algo novo. Sempre que isto acontece a receptividade na mídia é geralmente essa que Papete registra cheio de entusiasmo.
Vale continuar essa discussão. O que vocês acham?
A Música Maranhense é rica e diversificada falta apenas uma produção mais constante para que ela de fato exploda e seja facilmente consumida por todos os que aqui moram e ganhe o mundo afora.
Você conhece e fala com toda propriedade Rosa. Assino embaixo.
Meu caro Zeca,
É inegável que quando um produto cultural está sendo lançado tem um olhar acolhedor da mídia, isso se dá pela própria campanha que os produtores travam para a divulgação dos seus trabalhos naquele momento. Agora dizer que temos nossa música (a feita por artistas no Maranhão) valorizada pela mídia não é muito verdade. Deixa passar o São João e Papete ir embora, será que seu disco continua tocando nas emissoras de rádio?
A música maranhense está cada vez mais fora da mídia, e as que estão na boca do povo e são cantadas e tocadas em barzinhos, rodas de violão e shows, tem mais de dez anos, quando os artistas ainda brigavam por espaço nas rádios.
Não adianta termos esses programas de uma ou duas horas dedicado à “música maranhense” “música da terra” “produto da casa”, essa produção musical tem que está na programação geral das rádios como música brasileira, pois nós somos bons, fazemos boa música, temos compositores e cantores.
Sempre defendi isso. Sempre fui contra a programas de música local. No início erá extremamente importante, mas hoje perdeu o significado e é melhor espalhar a nossa música na programação.
Depende também das Rádios e de quem sintoniza…
No caso, as rádios AM daqui, cumpre muito bem esse papel de divulgação da cultura maranhense e sua música.
Já a FM, com exceção da Mirante e da Rádio Universidade que divulgam muito a música maranhense…todas as outras só abrem espaço para Reggae e olhe lá….
Por fim não devemos esquecer que PAPETE é PAPETE né meu irmão…quem fechar as portas para este GÊNIO aqui no Maranhão só pode tá doido do Juízo…já os artistas de menor expressão tem que ralar muito ainda para conseguir uns 3 minutinhos de IBOPE!