Por Zeca Soares • sábado, 01 de junho de 2013
De passagem em São Luís para uma homenagem da torcida Organizada Mancha Verde, o ex-atacante do Palmeiras, América-MG, Vasco e Atlético-MG visitou hoje o Sistema Mirante.
Euler contou que está se preparando para ser treinador de futebol, mas isto somente em 2015. Até lá, o “Filho do Vento” disse que vai continuar se dedicando à família. Disse que fez um estágio no ano passado com Felipão, no Palmeiras e que pretende estagiar também com Paulo Auruori, técnico do Vasco.
Seleção Brasileira
Euler disse que 70% do grupo que vai dusputar a Copa do Mundo foi convocado para a Copa das Confederações e que esta competição servirá como preparação para o Mundial de 2014.
“A Seleção Brasileira em qualquer situação sempre será apontada como uma das favoritas para a conquista do Mundial, mas diria que a Alemanha, Espanha, Argentina, Itália e Inglatéria também aparecem muito bem”, afirmou.
Euler disse que o povo brasileiro, em especial o nosso torcedor precisa apoiar a nossa seleção e que o fator campo será muito importante para que a nossa Seleção possa conquistar o Mundial.
O ex-atacante do Palmeiras disse apostar em Neymar para ser “o nosso cara na Copa”. “A Seleção vai depender de talento e esse talento é o Neymar, por isso diria que a transferência dele agora para o Barcelona aconteceu no momento exato”.
Ele lembrou que Ronaldinho Gaúcho pelo momento que atravessa poderia ter sido convocado, mas acredita que o técnico Felipão fará isto no próximo ano para a Copa do Mundo.
Palmeiras
“O Palmeiras não é um time de Série B. Paga hoje por erros da diretoria e por brigas políticas que vão parar dentro de campo e só servem para atrapalhar o desempenho dos jogadores. É uma pena ver o Palmeiras nesta situação. Não que seja humilhante o Palmeiras disputar uma segunda divisão, mas pelo fato de isto ocorrer fruto de brigas políticas”, disse.
Euler disse não ter dúvida da qualidade do elenco do Palmeiras e que o retorno do clube à elite do futebol brasileiro acontecerá este ano.
Libertadores
Euler até arriscou umm palpite na final: Atlético e Olímpia.
“Estive no estádio na quinta-feira e vi o jogo do Atlético. Foi o pior jogo do Galo na temporada. O que aconteceu no lance do pênalti, aquele silêncio todo no estádio e depois a explosão após a defesa do Vitor foi muito importante e isso psicologicamente vai ser muito importante para o Atlético nesta reta final. Diria a você que o Atlético tem toda chance de conquistar a Libertadores”, explicou Euler.
Fotos: Giovani Spinucci
Categoria Futebol • Libertadores | Tags Atlético-MG, Euler, Palmeiras, Vasco
Por Zeca Soares • sábado, 01 de junho de 2013
Por Gastão Vieira
Conheci a Roseana política por acaso. Ela era uma mulher inteligente, falava muitas coisas ao mesmo tempo, sua cabeça fervilhava de ideias, mas já com a determinação que, naquela época, já era percebida na filha do Governador que frequentava, para meu espanto, alguns lugares aos quais, eventualmente, eu ia. Muito tempo tinha se passado, cidades diferentes haviam nos acolhido, caminhos, naturalmente opostos, eram trilhados e nada deveria nos ligar, a não ser o prazer de encontrar, de rever, de falar de Liceu, de Escola Normal, de Carnaval, encontros e desencontros que já haviam ficado no passado.
Nesse encontro, falamos de Maranhão, do muito que podia ser feito, de pessoas que poderiam topar a tarefa de fazer o que, para Roseana, era importante. Saí da conversa confuso, com a sensação que seria um erro mudar o meu destino, topar tocar um projeto que não tinha corpo, só silhueta, que não tinha face, só rabiscos iniciais.
Hoje, quase 30 anos depois, continuamos com aquela conversa. Às vezes de forma muito próxima, outras nem tanto, mas sempre juntos. Festejei os meus 40 anos, os 50, os 60 e estou próximo de participar dos 60 anos de Roseana. Recordo que emprestei meus sonhos pessoais para este sonho coletivo e, com ele, celebro o que realmente ficou de maior: nossa amizade, o prazer de pensar no que fizemos juntos e separados, no tempo que deve ser celebrado pelo respeito e dedicação que impôs nas nossas vidas. Descobri, no amadurecimento que os sessentões começam a ter, que o melhor da política é o que se faz fora da política. Parabéns, pelo presente que sempre nos demos: amizade, solidariedade, companheirismo.
Categoria Política | Tags Gastão Vieira, Governadora do Maranhão, Roseana Sarney
Por Zeca Soares • sábado, 01 de junho de 2013
O Campeonato Brasileiro Série C começa hoje. o Sampaio só estreia neste domingo, às 19h, no Castelão, contra o Brasiliense, mas o Baraúnas recebe o Fortaleza, em Mossoró, às 16h. Outros quatro jogos pelo Grupo A serão disputados no domingo.
Integram o Grupo A: Águia de Marabá (PA), Baraúnas (RN), Brasiliense (DF), CRB (AL), Fortaleza (CE), Luverdense (MT), Rio Branco (AC), Sampaio Corrêa (MA), Santa Cruz (PE) e Treze (PB).
As equipes do Grupo B: Barueri (SP), Betim (MG), Caxias (RS), Crac (GO), Duque de Caxias (RJ), Guarani (SP), Macaé (RJ), Madureira (RJ), Mogi Mirim (SP) e Vila Nova (GO).
Nesta primeira rodada, os confrontos serão os seguintes
1º/06 – Sábado
15h – Madureira-RJ 0 x 0 Guarani-SP
16h – Baraúnas-RN 1 x 4 Fortaleza-CE
16h – Crac-GO 0 x0 Betim-MG
19h – Mogi-Mirim-SP 3 x 2 Duque de Caxias-RJ
02/06 – Domingo
16h – Cuiabá-MT x Treze-PT
18h30 – Águia-PA x CRB-AL
18h30 – Santa Cruz-PE x Luverdense-MT
19h – Sampaio-MA x Brasiliense-DF
19h – Vila Nova-GO x Barueri-SP
04/06 – Terça-feira
20h30 – Caxias-RS x Macaé-SP
Foto: Biaman Prado
Categoria Futebol • Sampaio | Tags CRB, Fortaleza, Sampaio, Santa Cruz, Treze
Por Zeca Soares • sábado, 01 de junho de 2013
O São João no Maranhão promovido pelo governo do Maranhão começa neste sábado com a abertura do Arraial da Vila Palmeira, no Parque Folclórico que vai funcionar até o dia 30 de junho.
Além da Vila Palmeira, outros dez arraiais do governo funcionarão entre os dias 20 e 29 em São Luís, nos seguintes locais: Lagoa da Jansen, Ceprama, Centro Histórico, Madre Deus, Vila Embratel, Anjo da Guarda, Liberdade, João Paulo, Bairro de Fátima e Estiva, na Zona Rural.
O São João também será promovido no interior do Maranhão. As cidades contempladas, num total de dezenove são: São José de Ribamar, Axixá, Humberto de Campos, Nina Rodrigues, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Cururupu, São Bento, Pinheiro, Viana, Bacuri, Santa Inês, Timon, Itapecuru-Mirim, Barra do Corda, Fortaleza dos Nogueiras, Ribamar Fiquene e Barra do Corda. A abertura no interior está confirmada para o dia 13, em Bacuri.
Categoria Notícias | Tags Ceprama, Governo do Maranhão, Lagoa da Jansen, São João, Vila Palmeira
Por Zeca Soares • sábado, 01 de junho de 2013
Estado Maior
A governadora Roseana Sarney comemora hoje 60 anos de idade. Nesses exatos 21.900 dias de existência, a primogênita do casal José e Marly Sarney estudou Ciências Sociais e dedicou a maior parte desse período à atividade política. É hoje a mulher com o currículo político mais amplo e rico do país: deputada federal, senadora e governadora por quatro mandatos.
Roseana Sarney entrou para a história como a primeira mulher a se tornar chefe de Estado no Brasil. Senadora, foi a primeira mulher a liderar a bancada do Governo no Congresso Nacional, na segunda metade do governo do presidente Lula. Foi também alvo da banda suja da política, quando foi envolvida numa trama que a tirou da disputa para a Presidência da República, mas o tempo e a Justiça mostraram sua inocência.
Lutadora na política, Roseana Sarney é reconhecida como guerreira, pois venceu problemas de saúde que lhe impuseram 21 cirurgias. No plano familiar, divide hoje seu tempo entre o trabalho, o marido Jorge Murad, a filha Rafaela e os netos Fernanda e Rafael, hoje adolescentes. E curte a condição de “xodó” dos pais José e Marly e dos irmãos Fernando e Sarney Filho.
No momento, Roseana acelera as ações na última etapa do que ela própria definiu como “último e melhor governo” de sua vida. Ela construiu um patrimônio político invejável e muitos apostam que o futuro político imediato do Maranhão está nas suas mãos. Tem, portanto, todo o direito de comemorar uma vida de muitas lutas.
Roseana resistiu à tentação de comemorar os seus 60 anos com uma grande festa. Mas preferiu virar essa página com a família e uns poucos amigos em Curupu, para onde seguiu ontem. Estará de volta a São Luís no domingo para retomar ao batente na segunda-feira.
Categoria Charges | Tags 60 anos, Governadora do Maranhão, José Sarney, Roseana Sarney