O deputado Roberto Costa (PMDB) reuniu-se, na tarde desta terça-feira (21), com policiais militares para discutir o projeto de lei que o governo do Estado está elaborando, e deverá encaminhar em breve à Assembleia Legislativa, que dispõe sobre promoções de praças aos policiais militares e bombeiros.
O tenente-coronel Antônio José Pinto falou que esse projeto é um consenso da oficialidade em função de uma realidade institucional vivida no presente momento. “Decidimos que é necessário se fazer o que contém a proposta, no sentido de viabilizar o fluxo na carreira dos oficiais da Polícia Militar que se encontram prejudicados em função de normas que vigoram na corporação”, disse.
Mudanças
Dentre as principais mudanças do projeto, ele destacou a criação de mais uma modalidade de promoção a pedido, que beneficiará todo aquele tenente-coronel que já possui 30 anos de contribuição previdenciária, ou seja, o tempo correspondente e obrigatório a pedido de transferência para reserva e também a questão da permanência do oficial no último posto, que era de oito e foi reduzido para cinco anos pelo projeto de Lei.
“Nós gostaríamos que essa proposta, quando chegar ao conhecimento dos deputados dessa Casa, possa ter o acolhimento devido, a sensibilidade para que a instituição possa ter a possibilidade de reoxigenar, com grande reflexo na atividade da corporação”, defendeu o tenente-coronel Antônio José.
Já o deputado Roberto Costa, que também participou do ato, explicou que “existe um sentimento hoje de toda a corporação para que diminua o tempo de permanência no último posto, de oito para cinco anos, visando reoxigenar a tropa, assim como dar condições aos oficiais que estão iniciando,dentro de uma perspectiva próxima de também chegar a um posto mais alto da Polícia Militar”, explicou o deputado Roberto Costa.
Ele disse ainda que o projeto de lei está sendo discutido pelo governo do Estado e deve ser encaminhado para a Assembleia Legislativa, “e hoje os oficias já vieram manifestar todo o apoio e todo o sentimento que se tem dentro do quartel em relação a esse projeto, um sentimento favorável, e que venha trazer outra vez a motivação que a Polícia Militar necessita para continuar um belo trabalho em prol da nossa sociedade”, ressaltou Roberto Costa.
O parlamentar adiantou ainda que o projeto de lei deverá ser encaminhado para a Casa até a próxima semana e daí será discutido, através de outra audiência pública, todos os pontos do projeto para “que a gente possa, junto com os colegas parlamentares, buscar apoio para que esse projeto seja aprovado”, finalizou o deputado.
Presença
Participaram também da audiência pública o major Leite; sargento Jean Marry, da Associação dos Militares do Corpo de Bombeiros; cabo Mendonça, da Associação dos Servidores Militares do Maranhão; sargento Aquino, da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares do Maranhão; o presidente da Associação dos Oficiais do Corpo de Bombeiros, major Amaral, capitão Túlio e o soldado Torres, de Timon.
Fotos: JR Celedônio/Agência AL
Eles promovem os Ten. Cel.(eis) que não tem “peixe” e os tantos outros praças que não tem “peixe” nessa polícia para serem promovidos, como ficam? Vão ficar vendo a banda passar e a insatisfação aumentar?
Enquanto nos matam nas ruas, o que se constatou ontem no plenário da Assembléia Legislativa foi que os Praças da presidência da associação no Maranhão estão sendo ENGANADOS pelos CORONÉIS com o discurso de que o projeto de lei da GOVERNADORA, sobre aposentadoria de Oficiais, que os mandaria para casa seria INJUSTO pois não contempla quem seja praça. ORA SENHORES, basta pensar um pouco pra ver que os coronéis(DE REPENTE SE COMPADECERAM DO PRAÇAS?) não tão nem aí pra direitos de praças, eles querem mesmo É QUE A LEI NÃO SEJA APROVADA POIS ASSIM ELES NÃO IRÃO PRA CASA. É SÓ ISSO! Eles usam esse argumento para que os praças fiquem indignados e digam NÃO ao projeto, pressionando os deputados com a aparência de que TODA A PMMA não quer mudanças. Assim, ninguém ganha nada e eles continuam sua vida eterna na PMMA. Basta entender que se a lei for aprovada para OFICIAIS, por questão de ISONOMIA funcional, logo terá que ser extendida aos PRAÇAS. Isso é legalidade, senhores! ENTÃO a gente tem que parar de ser MANOBRADO e demonstrar pouca capacidade de raciocínio! OU realmente tem praças concordam que é melhor que NINGUÉM ganhe NADA do que iniciar um processo que possa beneficiar toda uma classe em breve? Nossa quanta INGENUIDADE!
Nós agradecemos a intervenção do deputado Roberto Costa que se colocou à disposição de toda a categoria e vai intermediar tudo junto ao governo. Esperamos obter avanços reais a partir dessas conversas que considero bastante importantes para todos os policiais.
Parabéns ao deputado Roberto Costa pela atuação sempre firme na Aseembléia do Maranhão.
Nunca vi um deputado que aparece mais na mídia do que esse aí que pega a carona em tudo para buscar os holofotes da imprensa quando deveria trabalhar pelo povo.