A primeira reunião interinstitucional para implantação do processo eleitoral para escolha dos gestores escolares da rede municipal de ensino foi realizada na manhã desta terça-feira (21), na Secretaria de Educação (Semed). Entre os assuntos tratados no encontro, os critérios necessários do perfil profissional ao administrador escolar.
“Democracia e transparência integram a política de gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior e, por isso, estamos discutindo a implantação desse processo inédito de seleção dos gestores escolares que iremos implantar na nossa capital”, destacou o secretário de Educação, Allan Kardec Duailibe.
Além do titular da pasta de Educação e equipe técnica da Secretaria, também estiveram presentes: Roberto Mauro Gurgel, presidente do Conselho Municipal de Educação (CME); Elisabeth Ribeiro Castelo Branco, presidente do Sindicato dos Profissionais do magistério da Rede Municipal de São Luís (SindEducação); Carlos André Dublante, representante da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Joaires Sidney Ribeiro, representante da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); e Luzia Marilene Araújo, representante da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM).
Agora é o momento sim…o processo democrático precisa ser efetivado urgentemente nas escolas no que tange à escolha de gestores. A comunidade e o corpo escolar precisam escolher os melhores,os mais capazes,dá um basta às indicações políticas que só atrapalham e atrasam o processo ensino aprendizagem ! Eleições livres para gestores de escolas : Esse é um bom começo para se resolver as questões da educação em nossa cidade !
O secretáro tem que tratar primeiro de colocar todas as escolas em funcionamento, recuperar as que estão acabadas e dar condições de trabalho aos professores e pensar em eleição mais adiante porque agora não é o momento.