A nova diretoria do Consórcio Intermunicipal de Produção e Abastecimento toma posse hoje, às 9h30, na Prefeitura de São Luís, Palácio La Ravadiere, Praça Pedro II, Centro.
O consórcio reúne os municípios Axixá, Barreirinhas, Icatu, Garapé do Meio, Nina Rodrigues, Morção, Pindaré e Alcântara além de São Luís (cidade pólo) em um trabalho voltado para a produção da agricultura falimiliar.
Durante mais de 10 anos, o Consórcio Intermunicipal de Produção levou aos produtores familiares dos municípios maranhenses consorciados a oportunidade de acessar conhecimentos tecnológicos e científicos que representassem uma mudança nos padrões produtivos e de relação com o mercado.
No decorrer desse tempo as mais importantes agências de fomento e pesquisa do país puderam, por intermédio da ação direta do Consórcio, desenvolver junto às famílias maranhenses, projetos de inclusão tecnológica que fizeram, por exemplo, a produtividade da mandioca saltar dos tradicionais índices estaduais de 6 a 7 toneladas por hectare, para um patamar de quase 20 toneladas, mais próximo dos melhores desempenhos nacionais, que giram em torno de 30 toneladas.