Nina aponta avanços

3comentários

vinicius-ninaO secretário de Saúde, Vinicius Nina, destacou os avanços alcançados pela pasta nos primeiros 120 dias de gestão. “Encontramos a Saúde em um estado calamitoso. Conseguimos restabelecer uma série atendimento, reativar e reforças diversos outros”, destacou. Ele afirmou que este é o momento de encontrar soluções e, ao mesmo tempo, fazer com que o Sistema de Saúde ofereça um serviço melhor.

Como resultado destas iniciativas a Semus integrou 45 novos médicos diretamente na Atenção Primária através do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab), reforçando as equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Juntos, as equipes do PSF e os agentes comunitários de saúde realizaram mais de 300 mil atendimentos nos três primeiros meses do ano.

ninaA adesão ao Programa Saúde na Escola, do Governo Federal, foi outra ação que já registrou resultados positivos. Em apenas uma semana, durante mobilização nacional do Programa realizada no último mês de março, já foram superadas metas anuais estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Através da avaliação e auditoria dos contratos existentes e negociação com fornecedores, o abastecimento de medicamentos, insumos básicos e alimentação, foram restabelecidos.

A Rede do Sistema Único de Saúde de São Luís (Rede SUS) contempla uma população de quase 4 milhões de habitantes em 153 unidades de atendimento abrangendo 126 municípios de diversas regiões do estado. Em janeiro de 2013, a nova gestão da Secretaria de Saúde (Semus), administradora da Rede, recebeu a estrutura com 87 unidades necessitando de reformas e adequações físicas e a eminência de paralisação e colapso total.

saudeServiços básicos como limpeza, manutenção predial e vigilância, por exemplo, foram paralisados por falta de pagamento. Dos 181 veículos que integravam a frota, apenas 21 estavam em condições de uso. O abastecimento das unidades também estava extremamente comprometido devido à falta de pagamento aos fornecedores. Convênios e contratos estavam com prazos vencidos. A inoperância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi outro ponto crítico encontrado. Apenas três veículos funcionavam, e mesmo assim, de forma precária.

Com foco nas diretrizes traçadas no Plano dos 120 dias, apresentado pela Prefeitura de São Luís no início da gestão, a Semus definiu como metas o investimento para fortalecimento da Atenção Primária, a implementação da Rede de Urgência e Emergência, reestruturação da Vigilância em Saúde e o desenvolvimento de melhorias administrativas, indo além do que previa o plano inicialmente apresentado.

3 comentários para "Nina aponta avanços"


  1. Haroldo guimarães

    Eu acho que ele esqueceu os postos medicos da zona rural.os postos não tem nem medicamento pra dor de cabeça e temos todos que recorrermos as upas que ficam muito distantes das comunidades.e que lembre que aqui atrás do sujo terminal da integração a alumar fez um predio para a instalação de uma unidade de saúde do município e o mesmo encontra-se escecido pele a tual gestão.

  2. Antonio Martins

    Integrou 45 novos médicos diretamente na Atenção Primária R: Mais de 50 haviam se desligado antes disso. Os números das equipes da saúde da família são forjados para parecer muito, sempre foi assim O Sr. Zeca Soares conhece alguém atendido por esse programa? já que atendeu 1/3 da pupulação! Firmaram contratos sem licitação para o abastecimento de medicamentos, insumos básicos e alimentação com empresas doadoras na campanha. Receberam toda rede sucateada e ainda se encontrar da mesma forma. Esse número de 181 veículos é somando as carcaças já catalogadas para leilão desde época de jackson. O pagamento dos salários continua afastando os médicos da SEMUS e mesmo quando aceitam o valor pago, sequer aparecem para trabalhar. Aqui na saúde ainda não teve nenhuma mudança com excessão dos serviços do SAMU e só isso. Até a reforma e ampliação dos hospitais já anunciadas vai ser feita com dinheiro deixado em caixa por Castelo.

    • Zeca Soares

      Vou encaminhar os seus questionamentos e buscar reposta junto à Secretaria de Saúde.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: