O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes Ribeiro, participou da abertura da Conferência Intermunicipal de Educação, no auditório do Centro de Ensino Fernando Galletti, no município de Açailândia, nesta quarta-feira (25). “Para construirmos um diagnóstico que resulte na melhoria dos indicadores educacionais do estado é preciso discutir democraticamente com quem faz a educação. As soluções serão construídas por meio de um processo coletivo, também democrático com a participação de representantes de todos os segmentos sociais”, afirmou o secretário.
Para um público estimado em cerca de 300 pessoas, que participa da conferência promovida pela secretaria de Educação (Seduc), por meio da secretaria adjunta de Gestão Institucional (Sagi), em conjunto com o Fórum Estadual de Educação (FEE), Pedro Fernandes pontuou o plano estratégico para melhorar os indicadores educacionais do Maranhão, baseado em quatro de metas.
De acordo com o secretário, o plano está focado na melhoria do processo de aprendizado, a universalização do ensino médio, a institucionalização do regime de colaboração entre União, Estado e municípios e o efetivo combate ao analfabetismo. “A erradicação do analfabetismo é prioridade da governadora Roseana Sarney”, afirmou.
Para Pedro Fernandes, a política de educação tem que ser transformada em política de Estado para ampliar os horizontes para curto, médio e longo prazo, e esta é uma determinação da governadora Roseana Sarney. O secretário acrescentou ainda que “a educação é um dever do Estado e responsabilidade de todos”, justificando a importância da participação da sociedade nos espaços democráticos que são as conferências intermunicipais.
O secretário-adjunto de Gestão Institucional da Seduc e presidente do Fórum Estadual de Educação, Fernando Silva ressaltou que as conferências representam um novo momento para a educação, para melhorar o índice de aprendizado no Maranhão. “É a porta de diálogo do planejamento estratégico feito pela Seduc com o objetivo de melhorar da qualidade de ensino”, acrescentou. Ele explicou que as conferências, apontadas como um novo momento de reflexão e avanço, integram as ações preparativas para conferência estadual e nacional de educação.
A Conferência Intermunicipal de Açailândia encerra nesta sexta-feira (26). Na próxima segunda (29) e terça-feira (30) serão realizadas as conferências de Imperatriz e Estreito.
Foto: Orcenil Jr
ZEQUINHA, SE VC NÃO SABE, FIQUE SABENDO: TODO CARGO, TODA FUNÇÃO QUE O HOMEM DESEMPENHA AQUI NA TERRA, REQUER UMA VESTIMENTA ADEQUADA. SÓ PRA VC FICAR POR DENTRO, PROCURE SABER DO PODER QUE A GRAVATA TEM. PROCURE NO GOOGLE. VEJA OS GRANDES VENDEDORES, OS PASTORES, OS PADRES TODOS TEM UMA VESTIMENTA ADEQUADA PARA O DESEMPENHO DA FUNÇÃO. NOSSO MARANHÃO É O QUE É NÃO É A TOA. VIDE OS HOMENS QUE ELE PRODUZIU. ATÉ AQUI, ZÉ LIMEIRA.
VEJAM SÓ A INDUMENTÁRIA COM A QUAL O NOSSO ESTIMADO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO ESTÁ VESTIDO. A CARA DO MARANHÃO. UM VERDADEIRO LIXO. TE LIGA SECRETÁRIO, PROCURA TE VESTIR DIREITO. HUMILDADE É OUTRA COISA. ATÉ AQUI, ZÉ LIMEIRA.
Mas a preocupação agora é com a roupa do secretário? Meu Deus a que ponto chegamos.