Cerca de 50 pacientes do Hospital Universitário que realizam hemodiálise e não possuem condições de frequentar assiduamente as turmas regulares da rede municipal de ensino terão a oportunidade de concluir o 1º segmento do Ensino Fundamental por meio do “ABC Nefro”. O projeto será desenvolvido através da parceria entre a Secretaria de Educação (Semed) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A solenidade de formalização do convênio para execução do ABC Nefro será realizada hoje, às 9h, no Auditório Central do Hospital Universitário Presidente Dutra.
“Queremos universalizar o atendimento na área da Educação, possibilitar a inclusão social e contribuir para o desenvolvimento da cidadania da nossa população. O ABC Nefro permitirá que cumpramos esses objetivos e os maiores beneficiados serão os pacientes e, agora, nossos alunos”, destacou o secretário de Educação, Allan Kardec Filho.
Atendimento
Os pacientes que participarão do ABC Nefro foram matriculados na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos da Unidade de Educação Básica Alberto Pinheiro.
Como o procedimento de hemodiálise deve ser realizado três vezes por semana, os alunos não conseguiam acompanhar as turmas regulares do Ensino Fundamental. Por conta disso, eles serão atendidos durante o horário da hemodiálise, de forma individualizada.
Além de garantir a inclusão social dos pacientes-alunos, outro benefício adquirido por eles é a possibilidade de lerem o nome dos medicamentos que necessitam tomar durante o tratamento.
Esse tipo de iniciativa demonstra o diferencial dessa nova administração de São Luís.