Veja a lista de prefeituras envolvidas com agiotagem

23comentários

prefeiturasagiotagem

As investigações que apuram a morte do jornalista Décio Sá, executado a tiros há um ano, desmontaram um esquema milionário envolvendo uma quadrilha de agiotas e várias prefeituras maranhenses.

De acordo com a Polícia e o Ministério Público, o bando montava empresas de fachada para vencer licitações direcionadas e utilizava ‘laranjas’, entre eles pessoas que já faleceram, como mostrou o JMTV 2ª Edição desta terça-feira (23).

As fraudes, segundo a polícia, envolveram 41 prefeituras municipais. A investigação é referente à gestão de 2008 a 2012. Para financiar suas campanhas, os gestores contraíam empréstimos com a quadrilha, que pegava dinheiro público como pagamento.

Leia mais

23 comentários »

Professores de Ribamar terão reajuste de 8% em maio

6comentários

gilcutrimA Prefeitura de São José de Ribamar implanta, neste próximo mês, novo reajuste salarial de 8% para os professores da rede municipal de ensino. Em menos de três anos, este é o terceiro reajuste concedido pelo governo municipal aos profissionais do magistério – o primeiro foi de 15% e o segundo de 22%.

A concessão do novo reajuste salarial, cujo projeto de lei já seguiu para apreciação da Câmara Municipal de São José de Ribamar, será implantada na folha de pagamento de maio e faz parte das ações de valorização da categoria, além de estar inserido no Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos profissionais do magistério do município, implantado pelo prefeito Gil Cutrim (PMDB) em 2011.

Este ano, a prefeitura ribamarense, cumprindo o que foi acertado com os professores e  Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), já implantou os seguintes benefícios: pagamento das progressões, feito em janeiro; e implementação das promoções, ocorrida mês passado – é importante ressaltar que os docentes que, por algum motivo (falta de documentação, por exemplo), não receberam este benefício podem ingressar com pedido de reconsideração junto a Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Mesmo diante das dificuldades financeiras pelas quais passam todos os municípios do Brasil, principalmente devido as constantes perdas de repasses da complementação do Fundeb, a prefeitura ribamarense ratificou, mais uma vez, o seu compromisso de atender outros pleitos da categoria e do Sindicato, tais como: pagamento, dentro da disponibilidade financeira e orçamentária do município, de retroativo do novo reajuste salarial; chamamento, nos próximos meses, do restante dos aprovados e parte dos excedentes para o cargo de professor; e implantação de gratificações para os educadores que trabalham em locais de difícil acesso (neste caso específico, é importante salientar, o município está aguardando relatório de avaliação do Sinproesemma apontando em quais unidades de ensino estão lotados os professores que tem direito ao benefício).

6 comentários »

SET declara colapso e defende reajuste

7comentários

set
O Sindicato de Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) declarou nesta terça-feira (23) situação de colapso financeiro-operacional das empresas que operam o sistema de transporte coletivo na capital, durante a primeira rodada de negociações entre o Sindicato dos Motoristas do Transporte Rodoviário do Estado do Maranhão (STTREMA) e o Sindicato de Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET).

As reivindicações dos motoristas, fiscais e cobradores que trabalham no sistema de transporte coletivo incluem: um reajuste salarial da ordem de 15% e aumento de 23% no valor do ticket alimentação, que passaria dos atuais R$ 365,00 para R$ 450,00. Além disso, os rodoviários reivindicam a inclusão de dois dependentes nos planos de saúde e odontológico.

Segundo o vice-presidente do SET, Gilson Caldas Neto, as solicitações da categoria não estão condizentes com a atual realidade do setor e ressalta ainda que o momento é de total colapso financeiro – operacional entre as empresas que operam o sistema de transporte da capital, devido a sucessivos prejuízos acumulados ao longo dos últimos nove anos.

“Operamos hoje com a tarifa média mais barata de todo o país, e enquanto diversas cidades já concederam  reajustes recentes no preço da tarifa,  tivemos apenas um realinhamento financeiro em Fevereiro de 2010,  nos últimos nove anos. Temos arcado com todos os reajustes salariais da categoria dos últimos anos, sem a contrapartida do equilíbrio econômico-financeiro do sistema, que é de responsabilidade do Município de São Luis.

Além disso, o sistema de transporte coletivo de  São Luis possui um dos maiores índices de fraudes na utilização de gratuidades do Brasil, e, para agravar a situação, houve no início de 2013, o aumento de 9% do salário mínimo, dois aumentos sucessivos do diesel e a proliferação do transporte pirata na cidade”, enfatizou o Vice-Presidente do SET.

Como saída para este impasse, o SET defende além do urgente reajuste tarifário, a revisão de benefícios como diversos tipos de gratuidades em vigor, além da concessão de subsídio ao setor por parte do Município.

7 comentários »

Bayern engole o Barça

7comentários

Um caminhão chamado Bayern de Munique atropelou o time de maior sucesso na Europa nos últimos anos.

Se ainda é cedo para falar numa nova era no continente, ao menos os bávaros têm a convicção de que estão muito mais próximos de sua terceira final da Liga dos Campeões nos últimos quatro anos.

Em grande noite de Thomas Müller, autor de dois gols e decisivo nos outros dois, a equipe treinada por Jupp Heynckes engoliu o Barcelona na Allianz Arena e, com vitória por 4 a 0, praticamente garantiu presença no lendário Wembley no próximo dia 25 de maio. Fora o baile.

Leia mais

7 comentários »

Atacantes desencantam e Sampaio goleia

11comentários

O Sampaio goleou o Santa Quitéria por 5 a 1, nesta terça-feira à tarde, no Nhozinho Santos e encostou nos líderes do returno. Foi a primeira partida do Sampaio após a declassificação na Copa do Brasil em casa para o Campinense. Agora o Sampaio soma 8 pontos ganhos, contra 10 pontos de Maranhão e Bacabal, mas Sampaio e MAC realizaram uma partida a menos que o BEC.

O que chamou atenção foi que os atacantes do Sampaio, tão criticados por perder tantos gols resolveram balançar a rede. Marcaram para o Tricolor: André Beleza, o estreante Tiago Cavalcanti (2), Edgar e Júnior Chicão. Para o Santinha quem fez foi Puxinha.

A partida teve início ontem à noite, mas foi interrompida devido ao temporal que caiu em São Luís. O placar estava 0 a 0, aos 18 minutos do 1º tempo quando o jogo foi suspenso. A partida chegou a ser cancelada de hoje pelo diretor técnico da FMF, Antônio Henrique de Moraes Rego, mas o presidente da entidade, Antônio Américo confirmou a realização do jogo suspenso.

O Campeonato Maranhense prorregue na quinta-feira (25), com dois jogos no Nhozinho Santos. O Americano recebe o Bacabal, às 18h15 e o MAC pega o Imperatirz, às 20h15. Os jogos do Cordino  contra o Santa Quitéria e Balsas com o Sampaio fora transferidos para o dia 12 de maio.

11 comentários »

Imperatriz pode ganhar Parque Ecológico

3comentários

leocunhaUma proposta do deputado Léo Cunha (PSC) pode garantir a construção de uma praça esportiva e a implantação de um Parque Ecológico público em Imperatriz

A proposta aprovada por unanimidade pela Mesa Diretora na Assembleia Legislativa, solicita ao Ministério do Exercito que faça a doação da área quase 175.000 m². A doação vai permitir a interligação das ruas Alagoas e Fortunato Bandeira, no trecho de aproximadamente 200 metros da Avenida Bernardo Sayão, que passa pela área pertencente ao Batalhão do Exército da cidade.

Além disso, a ligação das ruas facilitará o acesso aos bairros Juçara e Nova Imperatriz, como também à BR-010, servindo para facilitar o escoamento de veículos. A região norte de Imperatriz, onde se localiza a aérea é composta por pelo menos 12 bairros, vários condomínios residenciais, além de duas universidades: a Unisulma e o campus do IFMA (Instituto Federal do Maranhão) responsáveis pelo grande fluxo de veículos e pessoas naquela região.

A iniciativa do parlamentar conta com o apoio do prefeito Sebastião Madeira, que, inclusive, já ofereceu ajuda para interceder junto ao Exercito Brasileiro, para que o pedido seja viabilizado.

Ao justificar sobre a implantação do parque ecológico, na área remanescente a ser doada, o deputado ressalta que o projeto visa proporcionar tanto a população, como aos visitantes, a participação em atividades ecológicas voltadas para a educação ambiental. O projeto também contemplará a construção de uma praça, totalmente equipada para a prática de esportes, a fim de oferecer essa opção de forma livre a gratuita, melhorando os indicadores sociais e possibilitando a integração dos usuários.

O oficio com a proposta do deputado já foi encaminhado ao Comandante do Exercito, general Enzo Martins Peri e ao Comandante Militar da Amazônia, General Eduardo Dias da Costa Vilas Boas.

No dia 10 do próximo mês, Léo Cunha irá à cidade de Manaus onde já tem uma audiência marcada com o General Villas Boas, em Manaus, para expor pessoalmente a ele os motivos pelo qual o município de Imperatriz,  necessita receber a doação.

“Estou muito confiante, pois sei da dimensão dessa proposta que irá atingir diretamente toda a população de Imperatriz, facilitando o transito na cidade e diminuindo o tempo de ir e vir que hoje é gasto. Por isso, acredito na viabilização desse projeto e pelo qual vou, junto com o prefeito, lutar para que seja concretizado,” afirmou o deputado.

3 comentários »

Pires pede apoio a proposta que beneficia militares

0comentário

cesarpires1 O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado César Pires (DEM), fez um apelo, na sessão desta segunda-feira (22), para que os colegas parlamentares aprovem uma proposição que será encaminhada pela governadora Roseana Sarney (PMDB), alterando a atual legislação que trata sobre promoção de oficiais das corporações militares do Estado. Segundo ele, a minuta já foi encaminhada pelo secretário Aluisio Mendes (Segurança) ao Chefe da Casa Civil, João Abreu.

A minuta a que César Pires se refere está contida no Ofício nº 466/13, que traz dois importantes artigos, o primeiro permite que 30 anos de recolhimento aos cofres do Estado, um tenente/coronel poderá requerer, voluntariamente, um cargo de coronel. A atual legislação veda.

O outro artigo trata da permanência de um coronel fechado na caserna, que atualmente é de oito anos, e pela proposição que será apresentada, permitirá a redução para cinco anos. César Pires informou que o secretário Aluisio Mendes garantiu que a governadora já aprovou essa minuta e deverá encaminhar a Proposição Legislativa em breve para estudo e aprovação da Asssembleia.

Redução

Segundo ele, este não é um fato inusitado, pois outros estados também já reduziram o tempo da caserna, citando como exemplos Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, cuja finalidade maior é um processo de oxigenação, dando oportunidade numa escala muito menor de tempo, a todo o oficialato da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

“Faço aqui, como militar, um apelo aos meus pares para que o dia em que o governo mandar a esta Casa a matéria, que cada um tenha a certeza de que não estamos cometendo nenhum tipo de arrepio a qualquer legislação ou praticando algo diferenciado ou que venha a prejudicar alguém da Caserna”, disse o líder.

De acordo com César Pires, a promoção de oficiais é uma forma de oxigenação da carreira, principalmente daqueles que dirigem o sistema de segurança a nível militar no Maranhão. Ele explicou que já conheceu a minuta encaminhada ao governo do Estado e que dará o apoio necessário para a aprovação como deputado e militar da reserva da PM do Maranhão.

“Faço isso para que os militares não venham a sofrer as mesmas dificuldades que sofri, já que eu poderia ter subido a um posto maior para poder me aposentar, haja vista ter passado em primeiro lugar no concurso. Fui reformado como major, quando poderia ter me reformado como tenente coronel”, declarou César.

Foto: JR Caledônio/Agência Assembleia

sem comentário »

Vai ter jogo ou não?

8comentários

interrogacao

O futebol maranhense continua mesmo sem comando…

O diretor técnico da FMF, Antonio Henrique de Moraes Rego acaba de anunciar na Rádio Mirante AM, o cancelamento do jogo entre Sampaio e Santa Quitéria que foi suspenso e transferido para hoje à tarde devido ao temporal que caiu ontem em São Luís.

A notícia pegou Sampaio e Santa Quitéria de surpresa, pois nenhum dos clubes foi avisado.

A decisão do diretor técnico coloca por terra o acordo feito pelos dois clubes que decidiram que jogariam hoje à tarde.

O presidente do Sampaio, Sérgio Frota ao tomar conhecimento da notícia ligou para o presidente da FMF, Antonio Américo que confirmou a realização da partida logo mais.

“O Sampaio vai para o jogo. Eu acabei de conversar com o presidente da Federação e ele garantiu que teremos o jogo. O regime da Federação é presidencialista e quem manda na Federação é o presidente”, disse.

Bom, mas o que é que está valendo? Vai ter jogo ou não?

8 comentários »

Está na hora de mudar o discurso…

24comentários

sergiofrotaParece até uma gravação. Se você ouvir qualquer entrevista do presidente do Sampaio, Sérgio Frota vai chegar a essa conclusão.

É uma choradeira sem tamanho. Sérgio sempre procura comparar a folha de outros clubes com a do Sampaio na tentativa de sensibilizar o poder público e a iniciativa privada a investirem no clube.

Não sabe ele que, ao fazer este tipo de comparação está desvalorizando as suas próprias conquistas no Sampaio e incentivando os jogadores a pedirem ainda mais. Entenda uma coisa Frota: o Sampaio foi campeão brasileiro com os próprios méritos e sem ajuda do poder público e da iniciativa privada. Foi você e o torcedor que lotou o Castelão que pagou a conta.

E sem saber o que fazer, já anuncia uma audiência pública na Câmara Municipal. Quer discutir o futebol. Vem muito blá, blá, blá pela frente. Já vi esse filme antes.

Vai chorar ainda mais e apostar na “boa vontade” de vereadores para com o futebol. Tudo em vão.

E o que deve fazer o Sampaio então?

Não adianta pedir dinheiro para governo e prefeitura. Muito menos apostar em vereadores ou deputados.

Frota deve buscar o apoio de Roseana e Edivaldo para incentivar a iniciativa privada a fazer parcerias que possam viabilizar o Sampaio na Série C.

Além disso, deve ser eficiente na sua comunicação junto ao torcedor. Deve mostrar a ele que pode salvar o seu time do coração sem ficar de pires na mão.

E finalmente lembrar que uma marca como a do Sampaio deve e pode ser bem explorada. Um time grande como é o Sampaio não ter um patrocínio na camisa é porque extiste algo errado? Será que o Sampaio não está pedindo alto demais?

Estes são dois caminhos a seguir. Ficar por aí repetindo o que já foi dito não adianta nada.

24 comentários »

Semed assina convênio com Hospital Universitário

1comentário

allanCerca de 50 pacientes do Hospital Universitário que realizam hemodiálise e não possuem condições de frequentar assiduamente as turmas regulares da rede municipal de ensino terão a oportunidade de concluir o 1º segmento do Ensino Fundamental por meio do “ABC Nefro”. O projeto será desenvolvido através da parceria entre a Secretaria de Educação (Semed) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A solenidade de formalização do convênio para execução do ABC Nefro será realizada hoje, às 9h, no Auditório Central do Hospital Universitário Presidente Dutra.

“Queremos universalizar o atendimento na área da Educação, possibilitar a inclusão social e contribuir para o desenvolvimento da cidadania da nossa população. O ABC Nefro permitirá que cumpramos esses objetivos e os maiores beneficiados serão os pacientes e, agora, nossos alunos”, destacou o secretário de Educação, Allan Kardec Filho.

Atendimento

Os pacientes que participarão do ABC Nefro foram matriculados na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos da Unidade de Educação Básica Alberto Pinheiro.

Como o procedimento de hemodiálise deve ser realizado três vezes por semana, os alunos não conseguiam acompanhar as turmas regulares do Ensino Fundamental. Por conta disso, eles serão atendidos durante o horário da hemodiálise, de forma individualizada.

Além de garantir a inclusão social dos pacientes-alunos, outro benefício adquirido por eles é a possibilidade de lerem o nome dos medicamentos que necessitam tomar durante o tratamento.

1 comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS