A reitoria do Instituto Federal do Maranhão confirmou que as obras de construção de uma unidade do IFMA no município de São José de Ribamar terão início ainda este ano.
A implantação do Campus do IFMA é fruto de uma articulação do prefeito Gil Cutrim (PMDB) iniciada em 2011. Além de conseguir o benefício educacional junto ao Ministério da Educação, o prefeito doou um terreno pertencente a prefeitura, e localizado na sede da cidade, onde a unidade de ensino será construída.
“A construção do campus do IFMA em Ribamar fortalece o sistema educacional do município e o processo de capacitação dos moradores que, além da rede municipal, contarão com um Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão [obra em andamento] e um polo da Uema que será implantado ainda este ano, de acordo com a reitoria da instituição de ensino superior”, afirmou Gil Cutrim.
De acordo com as informações divulgadas pela reitoria do IFMA, através de sua assessoria de imprensa, os editais de licitação para construção do campus de São José de Ribamar, Itapecuru, Araioses, Pedreiras, Viana e Presidente Dutra serão abertos gradativamente a partir do dia 29 e as obras devem começar no segundo semestre do ano.
O IFMA ribamarense terá capacidade para atender cerca de 1.200 alunos em três modalidades de cursos: básico (voltado para o aperfeiçoamento de mão de obra em áreas como solda elétrica e mestre de obras, por exemplo, que não exigem grau de escolaridade elevado, cuja carga hora será de no máximo 160 horas); formação inicial continuada (para quem cursou até o oitavo ano do Ensino Fundamental, com duração de dois a três anos. Ao final do curso o aluno sairá como técnico e estará habilitado a prosseguir com os estudos, visto que, os conteúdos dos cursos técnicos são integrados à grade curricular do Ensino Médio convencional); nível superior (nas áreas de engenharia e licenciatura em ciências exatas — matemática, física e química).
ZÉ LIMEIRA NA ÁREA, SÓ PARA FAZER UMA PERGUNTITA AO NOBRE PREFEITO DA CIDADE: AS INSTALAÇÕES SANITÁRIAS DO CAMPUS SERÁ LIGADA A UMA REDE DE ESGOTO, QUE POR SUA VEX ESTAR CONECTADA A UMA CENTRAL DE TRATAMENTO DE ESGOTO? OU SERÁ AQUELA “MARRAVILHA” DE SEMPRE: LIGAR A VÁRIAS FOSSAS SÉPTICAS? ATÉ AQUI, ZÉ LIMEIRA.