Sampaio é eliminado no dia em que completa 90 anos

41comentários

O aniversário é do Sampaio, mas quem fez a festa foi o Bacabal.

No dia em que completa 90 anos, o Sampaio leva a sua torcida ao desespero e decepciona ao ser eliminado do primeiro turno do Campeonato Maranhense, em pleno Nhozinho Santos ao empatar com o Bacabal por 0 a 0. E o que parecia impossível aconteceu, o Leão desbancou o todo favorito ao título do turno e vai decidir com o Imperatiz.

A desclassificação terá grandes consequências no Sampaio. A torcida que já não andava satisfeita com o time sob o comando de Éverton Goiano vai explodir de vez. É a repetição do que aconteceu no ano passado quando o Tricolor foi eliminado pelo Viana. O time foi reformulado com a chegada de Flávio Araújo e o final todo mundo já sabe.

No fim do jogo, o atacante Célio Codó reagiu ao ser provocado por torcedores e chegou a arremessar a chuteira em direção à arquibancada. Reflexo do que é o Sampaio nesta temporada. Um time que parece que desaprendeu a jogar futebol depois da saída de Flávio Araújo.

Os jogos decisivos do primeiro turno acontecerão nos dias 28 em Bacabal e 31 em Imperatriz. A vantagem na final será do Imperatriz que jogará por dois resultados iguais.

Festa do interior que já garantiu um clube na decisão do Campeonato Maranhense.

41 comentários »

MPF propõe ação contra o município de São Luís

2comentários

urubus

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) propôs ação civil pública, com pedido de liminar, contra o município de São Luís, com o objetivo de reduzir o risco de acidentes aéreos ocasionados por colisão entre aviões e aves que circulam nos arredores do Aeroporto Marechal Cunha Machado.

A Infraero identificou diversos pontos que são atrativos de aves, especialmente urubus, para a Área de Segurança Aeroportuária (ASA), como depósitos irregulares de lixo, granjas e matadouros, que funcionam no entorno do aeroporto, ou mesmo na região central da cidade de São Luís.

A pedido do MPF/MA, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vistoriou as áreas indicadas e encaminhou relatório à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), para adoção de providências. Apesar de notificação, os problemas persistem sem que providências definitivas sejam adotadas pelo município, especialmente quanto à gestão dos resíduos sólidos.

Acúmulo de lixo – O depósito de resíduos sólidos em toda a extensão do entorno do sítio aeroportuário pelos moradores das comunidades vizinhas, combinado com a insuficiência da atuação municipal, multiplica os pontos atrativos de pássaros e comprometem a segurança das operações aéreas. Além destes pontos, o Mercado do Peixe e um frigorífico (Frigorífico J.B.) localizado dentro da ASA, também se apresentam como grandes atrativos de urubus, por conta do despejo inadequado de lixos nos seus arredores.

Conforme apontado pelo MPF/MA, as atividades de limpeza pública são de responsabilidade da prefeitura, a quem cabe tomar as providências necessárias que melhorem as condições das vias adjacentes ao aeroporto e demais áreas que funcionam como depósitos irregulares de lixo, que colocam em risco as operações de pouso e decolagem das aeronaves.

Em caráter liminar, o MPF/MA pede que a prefeitura faça a remoção dos resíduos sólidos depositados nos pontos indicados, adote medidas para evitar que tais pontos continuem funcionando como depósitos de lixos irregulares e fiscalize, por meio dos órgãos municipais competentes, os empreendimentos situados na ASA, a fim de evitar o lançamento de resíduos em desconformidade com os parâmetros ambientais.

Requer, ainda, que o município seja obrigado a recolher de maneira eficaz e diária os resíduos dos bairros próximos ao aeroporto Marechal Cunha Machado e demais pontos, e realize estudo técnico necessário ao uso e ocupação do solo na ASA, compatível com o Programa Nacional de Gerenciamento do Risco da Fauna.

Outras ações – Em outro processo que tramita na Justiça Federal do Maranhão, o MPF/MA acionou o município de Paço do Lumiar, com o objetivo de sanar problemas parecidos ocasionados pelo Aterro de Paço do Lumiar. O Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Meio Ambiente, também acionou o Estado do Maranhão, o município de São Luís e a extinta Companhia de Limpeza e Serviços Urbanos (Coliseu), e obteve decisão da Justiça Estadual determinando diversas providências para corrigir o risco em função da presença de aves nos arredores do aterro da Ribeira.

Foto: De Jesus

2 comentários »

Palmeiras estreia em casa na Série B

0comentário

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela básica do Campeonato Brasileiro Série B. A competição tem início previsto para o dia 25 de maio e vai até 30 de novembro. O Palmeiras fará a sua estreia em casa, contra o Atlético-GO.

Confira os jogos da primeira rodada:

ABC-RN x Paraná-PR
Boa Esporte-MG x Chapecoense-SC
Figueirense-SC x América-RN
Guaratinguetá-SP x América-MG
Icasa-CE x Sport-PE
Joinville-SC x Bragantino-SP
Oeste-SP x Avaí-SC
Palmeiras-SP x Atlético-GO
Paysandu-PA x ASA-AL
São Caetano-SP x Ceará-CE

sem comentário »

SES realiza mutirão de hérnia em Barreirinhas

1comentário

saude

Termina neste terça-feira (26) a série de mutirões de cirurgia de hérnia realizados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em São Luís, Coroatá e Barreirinhas, em parceria com a Sociedade Brasileira de Hérnia. Ao todo, 118 pacientes serão atendidos pelo grupo de cirurgiões que reduziram a fila de espera pelo procedimento em hospitais da rede estadual.

Os cirurgiões do Hospital Estadual Tarquínio Lopes Filho e do grupo Operation Hernia, que vieram ao Maranhão participar do Simpósio Internacional de Hérnias da Parede Abdominal, estão em Barreirinhas, onde irão operar 49 pacientes que conviviam com o problema há anos. Na segunda-feira (25), 29 pessoas passaram pelo procedimento cirúrgico.

“Há cinco anos sofro com duas hérnias que não me deixavam trabalhar. Fiquei muito feliz com a notícia do mutirão, pois agora vou ficar livre desse problema”, disse o lavrador Pedro Diniz Cabral, de 69 anos, morador da zona rural de Barreirinhas.

Depois de ter sido submetida à cirurgia, a lavradora Aldinete Rodrigues da Silva, 32 anos, demonstrava muita satisfação com o mutirão realizado no Hospital Geral de Barreirinhas. “Tinha uma hérnia desde pequena, e nunca conseguia me operar. Graças a Deus, agora chegou a minha vez e deu tudo certo”, declarou ela.

Dez cirurgiões do Maranhão, da Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha participaram dos três mutirões de hérnia, e operaram 118 pacientes no Hospital Tarquínio Lopes Filho, no Hospital Macrorregional de Coroatá e no Hospital Geral de Barreirinhas. Eles fazem parte do grupo Operation Hernia, que atua no mundo todo usando materiais fornecidos pela organização, que não tem fins lucrativos.

A hérnia inguinal ou umbilical (ruptura de uma alça do intestino através de um orifício que se formou na parede abdominal na região da virilha) é muito freqüente e estima-se que 5% da população sofram com a doença. “Esta é a segunda maior demanda do estado, perdendo apenas para a cirurgia de vesícula”, disse o cirurgião Luís Alfredo Neto Guterres, coordenador dos mutirões.

Foto: Nestor Bezerra

1 comentário »

Detran alerta motoristas na Semana Santa

1comentário

andrecamposO Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) alerta sobre os perigos nas estradas maranhenses, uma vez que durante o período de fim de semana prolongado, como é o caso da Semana Santa, todo cuidado extra, por parte dos motoristas, é fundamental para uma viagem segura.

No feriadão da Semana Santa, centenas de motoristas deverão pegar a estrada com destino ao interior do Maranhão ou para outros estados. De acordo com o diretor geral do Detran-MA, André Campos, todo cuidado é pouco em relação à estrada, e o melhor a fazer é respeitar as leis de trânsito, os limites de velocidade, assim como o uso do cinto de segurança, os sinais convencionais (luzes e setas) e evitar a combinação álcool e direção.

“Pedimos a todos, motoristas, motociclistas e pedestres que tenham cuidado nas estradas, dirijam com bastante atenção, utilizem o cinto de segurança e não façam ultrapassagens perigosas, afinal todos estão em busca de paz e tranquilidade no feriado”, enfatizou André Campos.

A preocupação do Detran/Ma leva em conta os dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que apontam o excesso de velocidade e as colisões frontais, ocasionadas por ultrapassagens imprudentes, como as principais causas de mortes no trânsito durante a Semana Santa de 2012.

Diante desse cenário, o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Roberval Lopes, alerta para que os maranhenses façam uma boa viagem neste feriadão. “Aconselho todos os motoristas a fazerem uma revisão nos seus carros antes de pegar estrada, ter muita atenção durante toda a viagem, principalmente neste período chuvoso, bem como verificar suas condições físicas e mentais, antes de dirigir”, advertiu o coordenador.

O Detran e a PRF enfatizam que alguns trechos merecem a atenção redobrada dos motoristas, tais como a BR 135, na região conhecida como Campo de Perizes; BR 010, de Carolina à Itinga; BR 316, de Boa Vista do Gurupi à Timon; BR 222, de Chapadinha à Açailândia; BR 230, de Grajaú à Carolina; além da BR 402, de Bacabeira à Barreirinhas.

1 comentário »

TJMA quer maior celeridade em sentenças

1comentário

m_25032013_1237O Tribunal de Justiça do Estado (TJMA) vai investir na capacitação de juízes de Direito e contadores judiciais em liquidação de sentenças, para garantir mais efetividade e celeridade na execução e cumprimento de decisões judiciais. A meta é alcançar os níveis de modernização e eficiência recomendados pelo Judiciário nacional.

O coordenador de Precatórios do TJMA e juiz auxiliar da presidência, José Nilo Ribeiro Filho, e o presidente do Comitê Gestor de Precatórios, juiz Carlos Veloso, se reuniram com o especialista em cálculos judiciais, Gilberto Melo,para tratar de curso para contadores e workshop para juízes e assessores, a serem realizados pela Escola Superior da Magistratura (ESMAM), a partir de junho.

O treinamento tem como objetivo uniformizar procedimentos de cálculos e estabelecer parâmetros na liquidação das sentenças, de modo a prevenir erros de interpretação que dão motivo à contestação das decisões judiciais e acarretam atrasos no cumprimento de sentenças, prejudicando o direito das partes.

“Com isso, vamos evitar medidas que atrasem a prestação jurisdicional, de modo que as partes não tenham porque opor embargos, questionar os valores dos cálculos judiciais e tornar mais efetiva a execução da sentença”, informou o juiz coordenador.

A finalidade é que as decisões saiam mais completas, com o resumo dos parâmetros utilizados na liquidação, a fim de que não haja necessidade de interpretação subjetiva pelos contadores e peritos, evitando discussões entre as partes ou que o juiz venha a decidir com base em um título judicial imperfeito.

“Muitas vezes a decisão da Justiça sai, mas na hora de liquidar, de pagar, há tanta discussão que a execução demora mais que o trâmite processual da fase do conhecimento (instrução e julgamento). Ou seja, a parte ganha, mas não leva, como se diz”, resumiu o especialista.

Na área de precatórios, o treinamento possibilitará a juízes e servidores desenvolverem sistema de cálculos a ser utilizado na quitação das dívidas públicas, de modo a tornar mais fácil o passivo a ser pago às partes.

Apenas dez estados trabalham com tabela de atualização monetária de cálculos aprovada pelo Colégio de Corregedores Gerais da Justiça em 1997. Os outros 17 utilizam critérios variados para atualizar débitos judiciais. A situação preocupa autoridades do Judiciário, que envidam esforços para que seja adotada tabela única.

1 comentário »

Yglésio minimiza manifestação no Socorrão

11comentários

socorrao

Parte dos funcionários do Hospital Socorrão I realizaram uma manifestação hoje cedo. Eles estariam insatisfeitos com a gestão do atual diretor-geral da unidade de saúde, Yglésio Moisés.

Segundo o Blog de Daniel Matos, os profissionais reagiram indignados às recentes declarações do gestor, que os teria chamado de “porcos” e afirmado que “o recurso enviado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para complementar a remuneração dos funcionários deveria ser aplicado na compra de novos equipamentos”.

Enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais se concentraram, desde cedo. Segundo eles, Yglésio proferiu palavras ofensivas ao declarar que os servidores “sempre foram acostumados à imundície”.

Por telefone, o diretor do Socorrão minimizou o episódio. “Eu sou funcionário do hospital e jamais poderia trabalhar num ambiente sujo. Foi uma questão localizada e partiu de uns quatro gatos pingados. O que falei foi contra alguns que estavam destruíndo as novas lixeiras e que pelo visto não querem um ambiente limpo, mas eu não vou ficar dando mídia não porque isto é coisa dirigida pelo vereador Fábio Cãmara”, afirmou Yglésio.

Tentamos contato com o vereador Fábio Câmara, mas o telefone celular estava na caixa postal e aguardamos o retorno da ligação.

A direção do Hospital Socorrão I encamina nota ao blog:

O diretor geral do Hospital Municipal Djalma Marques vem por meio desta esclarecer alguns fatos que foram veiculados na mídia local. Em primeiro lugar não houve paralisação de nenhum procedimento interno do Socorrão I, seja ele médico ou administrativo.

Para o bem da verdade também fica claro que em nenhum momento, Yglésio Moyses que também é servidor do Socorrão I, destratou funcionários e muito menos proferiu palavras que menosprezasse o corpo de colaboradores do HMDM.

Pelo contrário, atualmente a direção do Socorrão I mantém uma política de valorização e de manter o dialogo aberto com do corpo de funcionários, promovendo campanhas de prevenção, reajustando benefícios e mantendo em dia o pagamento de todos aqueles que mantêm vínculo com o hospital.

No intuito de encerrar qualquer mal entendido e na tentativa de criar um clima de mal-estar no Socorrão I, o diretor geral Yglésio Moyses realizou uma reunião com todos os servidores do centro de saúde. Durante o encontro, participaram o diretor administrativo Marcelo Rosa e Luís Mariano, presidente do sindicato dos funcionários do município, os quais encerraram qualquer tipo de polêmica.

Durante a conversa, os servidores ainda tiveram a oportunidade de debater e fazer perguntas para o diretor, sanando, portanto, as dúvidas e fazendo as colocações que julgaram necessárias, gerando um saldo positivo do encontro.

Foto: Biaman Prado

11 comentários »

Aumenta número de áreas de risco em São Luís

1comentário

G1 com informações da TV Mirante

O número de áreas de risco em São Luís aumentou. Um relatório da Defesa Civil apontou três novos pontos com riscos de deslizamento, que já somam 66 locais, no total. Os locais estão sendo monitorados pela Defesa Civil desde o dia 13 de fevereiro – Quarta-Feira de Cinzas – quando foram registrados 156 milímetros cúbicos por metro quadrado, superando a média da capital.

De acordo com a superintendente da Defesa Civil da capital, as famílias desses locais recebem orientações constantemente. “As pessoas que moram sob ou embaixo de uma encosta estão em alto risco. Deve ser observado se a casa está estalando, se tem rachaduras e, quem mora na parte de baixo, deve observar se há deslocamento de solo. Isso são os primeiros sinais de um possível deslizamento”, explicou Elitânia Barros.

Alguns moradores de Salinas, na área do Sacavém, uma das mais afetadas no período chuvoso, não escondem os problemas. Eles reclamam, inclusive, da suspensão do aluguel social há cerca de três meses. “Já tem três meses que eu não recebo e eu ainda continuo de aluguel. E não trabalho e ainda tenho três filhos”, lamentou a desempregada Claudiane Serra.

Sobre o atraso do pagamento do aluguel social, a Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas) disse que em três semanas o pagamento será liberado. Informou também que as famílias estão inseridas nos programas de habitação e algumas delas já foram sorteadas.

1 comentário »

Simplesmente Maria não desiste de cassar Djalma

5comentários

simplesmentemariaPor Gilberto Léda

Candidata derrotada na eleição de 2012 em Arari a peemedebista Simplesmente Maria resolveu apelar para a força política do ministro das Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB-MA), para ver se consegue cassar o prefeito Djalma Melo (PTB).

A conversa entre os dois ocorreu na sexta-feira da semana passada (22), no Hotel Pestana, em São Luís, quando Lobão deixava o encontro do PMDB com prefeitos.

Simplesmente Maria chamou o ministro para um “particular”. Em menos de cinco minutos, disse que tinha todas as provas para cassar o adversário por compra de votos e pediu: “Me ajuda em Brasília?”.

Lobão não disse nem que sim, nem que não. Pediu que ela telefonasse a ele hoje (25) para tratarem do assunto, que aquele não era local apropriado. Mas quem conhece o ministro garante que ele não se submeteria a isso, e deu apenas uma desculpa qualquer para ganhar algum tempo.

Vale aguardar…

5 comentários »

Igor Lago ameaça deixar o PDT

7comentários

igorlagoO Estado

O ex-presidente regional do PDT, médico Igor Lago, que representa o grupo identificado com o ex-governador Jackson Lago, seu pai, divulgou ontem carta aos militantes do partido, para denunciar o que chama de manobras para reforçar o controle do grupo alinhado ao presidente nacional do partido, Carlos Lupi, e o novo ministro do Trabalho, Manoel Dias, sobre a agremiação no Maranhão. Ele diz que tais manobras formam “um cenário humilhante, profundamente agressivo à história do partido e à memória de seus fundadores”, entre estes seu pai, Jackson Lago. E anuncia disposição de deixar o partido.

“Portanto, quero adiantar a vocês que, com a confirmação dessa Convenção e, consequentemente, a manutenção do status quo de nosso partido, a minha decisão será a de não continuar no PDT”, diz Igor Lago na carta aos companheiros do partido.

Nos bastidores, onde uma guerra sem trégua é travada pelo controle do partido, tendo de um lado o grupo ligado a Igor Lago, que vem perdendo espaço a cada embate, e de outro o grupo comandado pelo deputado federal Weverton Rocha, considerado um dos homens de confiança do presidente Carlos Lupi e que hoje tem o controle do partido no Maranhão, apoiado por alguns ‘históricos”. Por causa da luta interna, é corrente que se Igor Lago e seu grupo saírem do PDT, muitos outros pedetistas deixarão a legenda.

Na sua carta, Igor Lago pede a volta do PDT à condição do partido que já foi a voz do trabalhismo, dirigido mais por líderes como Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Jackson Lago e Neiva Moreira.

Abaixo, trechos da carta:

“…Desde o princípio, e disse aos membros da antiga Comissão Provisória que me fizeram o convite para assumir a presidência do PDT maranhense, que estava aceitando aquela missão por papai e pelo seu legado, mas tinha ciência do quanto seria difícil pela própria realidade nacional e pelos interesses estaduais de alguns de nossos quadros…”

“…Todos sabem que, após a tomada de nosso PDT pelos atuais dirigentes, fiz a opção de

usar este acontecimento como exemplo do que tem sido as práticas e ações da dupla nacional, que se assenhoreou do partido e, aos poucos, transformou-o numa sigla superficial…”

“…Não via, como alguns companheiros e companheiras, outra forma de atuar diante de um cenário humilhante, profundamente agressivo à história do partido e à memória de seus fundadores, dentre eles papai e Neiva Moreira. Fiz o que pude para divulgar o que aconteceu no PDT maranhense…”

“…A posse do ministro Brizola Neto deu um certo alento para se tentar criar uma alternativa para o partido, uma vez que o mesmo tem a sua representatividade, além de diminuir a força política do Lupi sobre o partido…”

“…Entretanto, nem isto foi capaz de encorajar os nossos principais nomes a assumir aquelas bandeiras, pois preferiram a conveniente posição do resguardo e cuidados com os seus próprios interesses – a conhecida zona de conforto! Isto, somado à forma de atuação do próprio ministro que, infelizmente, preferiu posicionar-se mais como um aliado da presidente Dilma do que levantar as bandeiras que preconizamos. (Na reunião do Diretório Nacional de janeiro passado, fez o discurso que o então ministro Lupi fizera na anterior!)…”

“…Na minha opinião, a Dilma, que já havia abandonado o próprio Brizola em 2000-2001 para ocupar cargo no governo Olívio Dutra, agora, no mesmo dia em que se comemorava os 30 anos de governo Brizola no Rio, chama o ministro Brizola Neto para comunicar-lhe a sua decisão já acertada com o Lupi, Manoel Dias e Lula. Com isto, abandona, pisa e joga sal no próprio legado do Brizola ao “matar” politicamente, dentro do próprio partido, o seu neto…”

“…Após este absurdo acontecimento, com a nomeação do Manoel Dias, que representa a volta do Lupi ao MTE, confirmada nas declarações do novo ministro, o golpeado ministro Brizola Neto não foi capaz de reagir politicamente no próprio partido…”

“…A Convenção está marcada por arbitrariedades da Executiva Nacional…”

“…Portanto, quero adiantar a vocês, que com a confirmação dessa Convenção e, consequentemente, a manutenção do status quo de nosso partido, a minha decisão será a de não continuar no PDT…”

7 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS