‘Seguiremos fortes e unidos para vencer eleição’, diz Gil

7comentários

gilcutrim

O prefeito do município de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB), traçou um cenário político positivo no qual o grupo comandado pela governadora Roseana Sarney, de acordo com ele, obterá êxito nas eleições de 2014.

“Nosso grupo político é forte e é formado por pessoas competentes, de colorações partidárias diversas, que já contribuíram e ainda irão contribuir muito com o desenvolvimento do Estado. Seguiremos unidos e iremos eleger o sucessor da governadora Roseana”, afirmou o prefeito e presidente da Famem durante o Encontro dos Prefeitos e Prefeitas do PMDB do Maranhão, realizado no Hotel Pestana nesta sexta-feira (22).

Figurando hoje como uma das principais lideranças jovens do PMDB no Estado, Gil Cutrim justificou sua análise afirmando que o grupo político do qual faz parte, além de ações importantes que estão sendo executadas em todos os setores da administração pública, tem propostas concretas para o Maranhão. “Atrelado a isso, a governadora Roseana vem realizando um ótimo trabalho, fato que será reconhecido pelo eleitor maranhense que quer que este cenário de desenvolvimento tenha continuidade”, disse.

Sobre os demais partidos da base aliada, Gil Cutrim avaliou que o rol de alianças políticas em torno do nome que será definido como o candidato do grupo só tende a crescer. “Além do PMDB, partido forte e que reúne centenas de políticos, nosso leque de alianças partidárias é grande e crescerá mais, visto que, muitos dirigentes de outras siglas já perceberam que o que está dando certo tem que continuar”.

A respeito do candidato a ser escolhido para suceder Roseana, Gil Cutrim afirmou que seu grupo político dispõe de excelentes quadros e que o escolhido será apoiado por todos. “Se for o Luis Fernando, por exemplo, ele terá o apoio incondicional de nosso grupo político”.

Foto: Silas Serra

7 comentários »

CBF divulga tabela do Brasileirão 2013

0comentário

As duas últimas rodadas, diferentemente das edições de 2011 e 2012, não terão clássicos regionais. A 38ª jornada do Brasileirão será no dia 8 de dezembro.

Haverá intervalo de um mês entre a quinta e a sexta rodada. Entre os dias 9 de junho e 7 de julho, o campeonato ficará paralisado por causa da realização da Copa das Confederações no país.

Confira os jogos da primeira e da última rodada:

Primeira rodada – 26 de maio

Vasco x Portuguesa
Fluminense x Atlético-PR
Corinthians x Botafogo
Vitória x Inter
Grêmio x Náutico
Ponte Preta x São Paulo
Criciúma x Bahia
Cruzeiro x Goiás
Coritiba x Atlético-MG
Santos x Flamengo

Última rodada – 8 de dezembro

Botafogo x Criciúma
Flamengo x Cruzeiro
São Paulo x Coritiba
Bahia x Fluminense
Inter x Ponte Preta
Goiás x Santos
Náutico x Corinthians
Atlético-MG x Vitória
Atlético-PR x Vasco
Portuguesa x Grêmio

Veja a tabela completa

sem comentário »

Dilma tem 58% das preferências para presidente

1comentário

dilmarousseffPesquisa Datafolha divulgada nesta sexta (22) pelo site do jornal “Folha de S.Paulo” indica que a presidente Dilma Rousseff (PT) teria 58% das intenções de voto se fosse hoje a eleição para presidente da República.

A eleição será em 2014, e, pela legislação eleitoral, os candidatos serão escolhidos em convenções partidárias entre 10 e 30 de junho do ano que vem.

Segundo o site, a pesquisa aponta a ex-senadora Marina Silva (Rede) com 16% das preferências. Em seguida, aparecem o senador Aécio Neves (PSDB-MG), com 10%, e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 6%.

No cenário com esses nomes, de acordo com o site, 6% disseram que votariam nulo ou em branco e 3% disseram não saber em quem votar.

O site informou que o Datafolha ouviu 2.653 pessoas nestas quarta (20) e quinta (21), com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

G1

1 comentário »

Secma discute Sistema Nacional de Cultura

0comentário

olgasimaoComo forma de consolidar as políticas culturais no Maranhão, a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) promove, nesta segunda-feira (25), às 9h, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque (Calhau), em São Luís, o I Fórum de Debates sobre o Sistema Nacional de Cultura (SNC). O encontro contará com a presença de prefeitos e dirigentes culturais dos 217 municípios maranhenses.

A secretária de Estado de Cultura, Olga Simão, afirmou que o encontro será uma importante oportunidade de administradores das prefeituras conhecerem o Sistema Nacional de Cultura. “A participação dos gestores municipais e conselheiros estaduais nesse processo de construção coletiva da política cultural é imprescindível para o desenvolvimento das ações pactuadas com o Ministério da Cultura”, afirmou.

Durante o Fórum sobre o Sistema Nacional de Cultura serão debatidos os Sistemas Nacional, Estadual e Municipais com informações atualizadas que são de interesse dos municípios. Na mesma programação será realizada solenidade de posse dos Conselheiros Estaduais de Cultura.

A viabilização do Sistema Nacional de Cultura faz parte das metas e ações do Plano Nacional de Cultura (Brasil) (PNC), que estabelece ações de incentivo à cultura. Seu objetivo é organizar as políticas culturais de forma descentralizada, dando continuidade a elas independentemente de mudanças de governantes.

O SNC garante acesso a mecanismos de gestão e investimento, proporcionando transparência nas ações, por meio do controle social dos recursos e das políticas executadas pelo poder público.

Foto: De Jesus

sem comentário »

Conselho discute investimentos, esporte e lazer

1comentário

washingtonoliveira
O Conselho de Gestão Estratégica das Políticas Públicas do governo do Maranhão (Congep), que reúne os secretários e gestores de órgãos estaduais, teve a terceira reunião mensal deste ano, nesta sexta-feira (22), no Palácio Henrique de La Rocque. A primeira etapa da reunião foi coordenada pelo governador em exercício, Washington Luiz Oliveira, e teve participação do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, como convidado. No segundo momento, foram discutidas ações de esporte e lazer.

Washington Luiz anunciou a proposta de reorganização do Congep para dinamizar as ações do governo. “Estamos elaborando uma proposta para que as reuniões do Congep ganhem um novo formato. Esperamos passar das apresentações de propostas para os resultados”, ressaltou Washington Luiz. A proposta também visa dinamizar e integrar as ações efetivas do governo estadual desenvolvidas pelas secretarias.

A participação do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, visou reafirmar ao Conselho a construção da Refinaria Premium I, da Petrobras, em Bacabeira, além de outras obras que estão previstas para o estado. “O Maranhão vive um tempo de desenvolvimento e de crescimento e assim se manterá”, declarou ele.

clineu
Sedel

A segunda etapa da reunião do Congep ficou sob a coordenação do subsecretário da Casa Civil, Antônio José Muniz. Em pauta, as ações desenvolvidas para promoção do esporte e lazer. O secretário adjunto da Sedel, Clineu Coêlho Filho, apresentou três projetos: o Maranhão Feliz; Resgatando a Cidadania e Melhor Vida na Melhor Idade.

“São projetos distintos, difundidos há algum tempo e que hoje tem um grande alcance social nas comunidades”, ressaltou Clineu Filho. O Maranhão Feliz realiza ações de lazer nas comunidades que são qualificadas para continuar desenvolvendo as brincadeiras. Desenvolvido há três anos tem a expectativa de ser implantado, este ano, em 45 localidades, 15 em São Luis e 30 no interior.

O Resgatando a Cidadania, realizado no município de Timon, conta com a parceria da Fundação Cidadão e Instituto Minka. São ações diversas como teatro, skate, artes plásticas e música, em um total de 16 escolinhas atendendo a 3.600 pessoas.

Já o projeto Melhor Vida na Melhor Idade garante orientação e acompanhamento aos praticantes de caminhada. O projeto desenvolvido no Complexo Esportivo do Castelão atende aos moradores do Barreto, Vila Palmeira e Sacavém. “Começamos com 50 pessoas e hoje já temos 280. A perspectiva é de expandir a iniciativa para outros bairros como a área do Itaqui Bacanga e Cidade Operária”, revelou.

1 comentário »

MP pede a interdição da delegacia de Cajapió

0comentário

cajapioO Ministério Público Estadual impetrou Ação Civil Pública, com pedido de liminar, contra o Estado do Maranhão, com o objetivo de que seja interditada a Delegacia de Polícia de Cajapió.

Na ação, o promotor de justiça Tharles Cunha Rodrigues Alves, titular da Comarca de  São Vicente Férrer, da qual Cajapió é termo judiciário, requer a transferência imediata da delegacia para funcionamento do expediente administrativo em outro imóvel e a proibição do recebimento de novos presos provisórios ou sentenciados nas duas unidades policiais.

A interdição foi proposta devido às péssimas condições estruturais e de salubridade do prédio, que colocam em risco a vida e a saúde dos servidores. Esse quadro foi constatado em vistoria realizada pelo promotor de justiça no final de fevereiro.

Os presos que lá se encontravam, depois das primeiras chuvas e com a consequente deterioração das instalações, foram removidos para a Delegacia de São Vicente Férrer. A fossa sanitária transbordou, alagando todo o prédio e causando odor insuportável.

Em relatório sobre a vistoria,  Tharles Cunha detalha os problemas mais graves detectados, que vão desde o excesso de umidade, provocado pelo telhado com goteiras, até o risco de incêndio, devido às instalações elétricas danificadas. “As inadequadas condições do prédio comprometem sobremaneira os documentos ali dispostos (inquéritos policiais, portarias, termos circunstanciados de ocorrências), elevando o potencial de perdas e danos destes, o que traria sérios prejuízos aos serviços prestados pela Polícia Civil e, por consequência, a todos os órgãos envolvidos no processo judiciário”, alerta o membro do Ministério Público.

No mérito da questão, a Ação Civil requer que o Estado do Maranhão seja condenado a construir, no prazo máximo de seis meses, a contar do trânsito em julgado desta decisão, uma cadeia pública na Comarca de Cajapió. Também foram solicitadas a reforma das instalações físicas da Delegacia de Polícia Civil de Cajapió, sanando todos os problemas referidos ou construção de uma nova sede; e a reestruturação do quadro funcional da unidade policial, com a lotação de um delegado de carreira e, pelo menos, mais dois agentes de investigação, para o exercício das atividades de polícia judiciária.

sem comentário »

“Esses marginais deveriam ser banidos”, diz Frota

26comentários

torcidadoBEC

Sampaio e Bacabal protagonizaram um jogo equilibrado nesta quinta-feira. Contudo, o brilho da partida foi ofuscado pela violência física e moral sofrida por torcedores e delegação do Sampaio Corrêa. Os agressores? Membros da torcida organizada Fúria do Mearim que lotaram o Estádio Correão.

Do presidente ao massagista, todos sofreram algum tipo de represália dos bacabalenses por causa da goleada sofrida pelo Leão do Mearim em São Luís, ainda na fase de classificação do turno. Copos com urina e cerveja foram arremessados contra o presidente Sérgio Frota, que apesar de suspenso acompanhou o time como torcedor.

Além disso, o massagista Joel Sá foi vitima de racismo. Ao som de “macaco filho da p…” a torcida organizada tentava intimidar um dos símbolos da alegria do futebol. “Um cara negro que nem eu me chamando de macaco. Brincadeira, isso não é futebol e nem eles são torcedores de verdade”, desabafou Joel.

Para garantir a segurança da delegação, membros da diretoria e comissão técnica solicitaram reforço e escolta policial para deixar o estádio. Do lado de fora do Correão um corredor formado por militares da tropa de choque isolaram os enfurecidos torcedores do Bacabal do time sampaíno.

Frota lamentou o incidente e deixou claro que as atitudes desta organizada não condizem com o futebol. “É lamentável. Jogaram mijo me mim, cuspiram na minha cara e ainda agrediram torcedores do Sampaio após o jogo. Futebol não é isso e esses marginais deveriam ser banidos dos estádios. Algo tem que ser feito”, disparou.

Site do Sampaio

26 comentários »

Lobão abre caminho para Luís Fernando

5comentários

encontropmdb

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão abriu caminho e praticamente confirmou a pré-candidatura do secretário de Infraestrutura, Luís Fernando Silva ao governo do Maranhão.

“Se o candidato for Luis Fernando, ele terá o meu apoio integral. Ele foi meu secretário quando fui governador deste Estado e devo muito a ele. Luis Fernando tem todas as qualidades para ser um grande governador”, disse.

A afirmação de Lobão foi feita esta manhã no Encontro dos Prefeitos do PMDB do Maranhão que acontece durante o dia de hoje, no Hotel Pestana.

Além do ministro Lobão estão participando do encontro diversas lideranças peemedebistas como o senador João Alberto, os deputados estaduais Roberto Costa e Max Barros, além do prefeito de São José de Ribamar e presidente da Famem, Gil Cutrim.

Foto: Ribamais

5 comentários »

Promessa no judô busca patrocínio para competir

1comentário

Adryelly-KarolynnyEla tem apenas 13 anos, mas já é destaque no cenário do judô nacional. A jovem judoca Adryelly Karolynny, atleta da Associação Ippon de Judô, é uma promessa do esporte maranhense. Dedicada nos estudos e em cima do tatame, Adryelly é nome certo para brigar pela medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Regional I, competição que será realizada no início de abril na cidade de Macapá (AP).

Hexacampeã estadual, tricampeã regional, medalha de prata nas Olimpíadas Escolares em 2011 e atual vice-campeã brasileira Sub-15, a judoca maranhense agora se prepara para mais um desafio.

“Espero ter um bom resultado. Que possa vir qualquer medalha, mas meu foco é primeiro lugar para que eu possa me classificar para o Brasileiro final. Fui campeã da Copa Cidade de Fortaleza e agora estou treinando para ir para o Regional”, declarou a judoca de 13 anos.

No entanto, para competir na capital do Amapá entre os dias 6 e 7 de abril e buscar um lugar entre os melhores judocas do país, Adryelly terá de superar, além dos adversários, a falta de patrocínio para viajar. De acordo com a mãe da jovem promessa maranhense, Karine Sales Santos, a ausência de investimentos para o esporte é a principal dificuldade encontrada para a conquista de bons resultados.

“Infelizmente, não dispomos com recursos suficientes para estar arcando com todas as despesas. A grande dificuldade é essa para você conseguir patrocínio para o seu filho estar viajando e estar participando das competições. Até agora, só temos perspectivas. Está faltando algumas respostas. O pessoal prefere investir em festas a estar investindo em uma criança que está participando do esporte. Essa é a grande tristeza”, declarou dona Karine.

Apesar da dificuldade, a mãe de Adryelly espera conseguir estes patrocínios para que a filha não tenha o sonho de lutar interrompido. “Ela tem paixão pelo judô, uma dedicação inacreditável. Por isso, eu faço todo o sacrifício. Eu corro atrás de patrocínio porque esse tipo de incentivo está faltando. Se eu como mãe não incentivar, não correr atrás, irei estancar o sonho dela. Corro atrás para que esse sonho não seja interrompido”, finalizou.

Foto: Paulo de Tarso Jr.

1 comentário »

Ministério Público divulga edital de concurso

0comentário

A procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, assinou, nesta quinta-feira, 21, o edital nº 01/2003, do Concurso Público para o Provimento de Vagas e Formação de Cadastro de Reservas para o Ministério Público do Maranhão. O certame abre inscrições para 22 vagas para o cargo de analista ministerial (nível superior), 50 para o cargo de técnico-administrativo (nível médio) e 32 vagas para técnico em execução de mandados (nível médio).

As inscrições estarão abertas do dia 1º de abril até o dia 8 de maio de 2013, no site da Fundação Carlos Chagas, responsável pela elaboração e organização do concurso. Para o cargo de nível superior, o valor da inscrição é de R$ 94,70. Para o de nível médio, é de R$ 70,70. O salário inicial para o nível superior é de R$ 5.792,94. para o nível médio, R$ 3.216,61. As provas estão previstas para serem realizadas no dia 16 de junho.

Serão oferecidas, para o cargo de analista ministerial, vagas para as áreas administrativa – qualquer formação superior (1), administrativa – especialidade administração (1), arquitetura (1), processual – especialidade Direito (1), contábil (3), assistência social (3), psicologia (1), engenharia civil (4), engenharia elétrica (1), comunicação social – especialidade jornalismo (1) e informática (5).

Para o cargo de analista ministerial, todas as vagas são para São Luís, exceto uma para a função de jornalista, com lotação em Imperatriz. Já as vagas para o cargo de técnico administrativo e de execução de mandados são quase todas para as comarcas do interior, exceto uma destinada a São Luís.

Há, ainda, quatro vagas para cadastro de reserva para o cargo de técnico em edificações (nível médio), sendo um vaga para Imperatriz e as demais para São Luís, e uma vaga também para cadastro de reserva para o cargo de técnico em saúde bucal (nível médio), para São Luís.

O candidato para cargo de nível superior deverá responder prova de questões objetivas e redação. A classificação será decidida também com prova de títulos. O candidato para cargo de nível médio responderá somente prova de questões objetivas.

Veja o edital

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS