Por Zeca Soares • domingo, 10 de março de 2013
Três equipes garantiram neste domingo com duas rodadas de antecedência a classificação para as semifinais do 1º turno do Campeonato Maranhense.
O Sampaio se classificou ao vencer o Americano por 4 a 1, no Nhozinho Santos e chegar a 17 pontos. O MAC goleou o São José por 3 a 0 e também garantiu a classificação com1 4 pontos.
Outra equipe a garantir vaga foi o Imperatriz que bateu o Cordino por 3 a 2, em Barra do Corda. A última vaga será dispuata por Bacabal e Santa Quitéria.
No outro jogo do domingo, o Santa Quitéria venceu o Balsas por 2 a 1, em Balsas.
Veja a classificação
1 Sampaio – 17 pontos
2 Maranhão – 14 pontos
3 Imperatriz – 12 pontos
4 Bacabal – 10 pontos
5 Santa Quitéria – 8 pontos
6 Balsas – 5 pontos
7 COrdino – 4 pontos
8 São José – 8 pontos
9 Americano – 3 pontos
Próximos jogos
14/03 – Quinta-feira
15h45 – Santa Quitéria x Americano
16h – Balsas x Cordino
18h15 – São José x Imperatriz
20h15 – Maranhão x Bacabal
17/03 – Domingo
16h – Cordino x São José
16h – Americano x Balsas
18h – Maranhão x Sampaio
19h – Imperatriz x Bacabal
Taça Guabanara
Saiu o campeão da Taça Guanabara e o primeiro finalista do Campeonato Carioca. O Botafogo venceu i Vasco por 1 a 0, no engenhão com gol de Lucas e garantiu o título da competição.
Copa Nordeste
O Campinense-PB deu um paso importante para a conquista do título inédito da Copa Nordeste ao vencer o ASA-AL, em Arapiraca por 2 a 1. O jogo de volta será no próximo domingo, em Campina Grande e o Campinense joga por um simples empate.
Categoria Futebol | Tags Bacabal, Balsas, Campeonato Maranhense, Imperatriz, Maranhão, Sampaio
Por Zeca Soares • domingo, 10 de março de 2013
É visível o descaso da classe política com o esporte no Maranhão. Tenho acompanhado vários eventos realizados tanto pelo Estado como pelo Município e um fato tem chamado atenção: a ausência daqueles que se dizem representantes do esporte, senão vejamos.
Nos eventos realizados pela Sedel são raros os secretários ou deputados que aparecem. Apenas na reinauguração do Castelão porque fazia parte da programação de aniversário dos 400 anos de São Luís, os políticos estiveram lá. Vários secretários acompabnharam a governadora Roseana Sarney, na ocasião.
Na quinta-feira, quando do lançamento dos JEMs além do secretário Joaquim Haickel, apenas o chefe da Casa Civil, João Abreu e o secretário de Pesca, Franklin Davison estiveram presentes. Mais ninguém apareceu. Não entendo a ausência de um representante da Educação, Saúde e da Cultura, por exemplo que tem tudo a ver com Esporte.
Tem sido assim nos eventos realizados no Município, também. O prefeito Edivaldo Holanda Júnior, o vice e três vereadores, dentre eles o presidente do Sampaio marcaram presença na abertura do Campeonato Maranhense, mas este não era um evento da Semdel.
Bem, falo apenas e reclamo da ausência deles. É melhor nem comentar sobre a falta de política para o esporte. Na Assembleia e Câmara Municipal as emendas para o esporte são umas migalhas. E o orçamento para a pasta? Uma vergomha.
Pois bem, onde estão os deputados dito da tal “Bancada da Bola” na Assembléia Legislativa? Cadê os representantes do esporte na Câmara? É necessário que essa gente coloque o esporte na sua agenda.
Tenho dito que o desafio maior de Joaquim Haickel e Raimundo Penha é fazer Estado, Município e a classe política dar ao esporte a devida importância que ele tem.
Vamos ficar de olho….
Categoria Esporte | Tags Governo do Maranhão, Joaquim Haihel, Prefeitura de São Luís, Raimundo Penha
Por Zeca Soares • domingo, 10 de março de 2013
A aproximação da governadora Roseana Sarney (PMDB) de figuras proeminentes da oposição gerou mal-estar entre os adversários políticos da peemedebista. Sabedora do efeito político que os movimentos institucionais provocariam, ela antecipou a reação dos contrários e rebateu, já na quinta-feira, dia 7, algumas críticas da banda da oposição que, segundo ela, apenas “fala mal” da família Sarney.
“Nós não subimos em palanque para falar mal dos outros. Andamos no Maranhão é para mostrar trabalho, inaugurar hospital, entregar estradas e promover geração de empregos. Os outros falam porque não tem assunto para falar. O único assunto deles é falar do Sarney. O assunto é só esse, eles não falam que o Maranhão vai crescer, que estamos gerando emprego, capacitando nossos jovens, só sabem é falar mal”, disparou a governadora em São João do Sóter, onde foi inaugurado um hospital com 20 leitos.
Ela também criticou quem condena o Governo do Estado por construir grandes hospitais em pequenas cidades do Maranhão. “Que história é essa de que os municípios pequenos não têm direito a grandes hospitais? Que conversa é essa?”, questionou a governadora.
Acompanhando a peemedebista, os secretários Ricardo Murad (Saúde) e Luis Fernando (Infraestrutura) também comentaram o assunto. “Quando eles [oposicionistas] estiveram à frente do estado, acabaram com o Maranhão”, alfinetou Murad. Já o secretário Luis Fernando voltou a criticar o modelo de “mudança” dos oposicionistas.
“A verdadeira mudança que ocorre no Maranhão é a mudança para melhor, é a mudança que o nosso jovem precisa. É a mudança que gera resultados e que o governo da Roseana está fazendo, é a do trabalho de dar a oportunidade do nosso jovem se profissionalizar e ganhar seu lugar no mercado de trabalho”, finalizou o secretário.
O Estado
Categoria Política | Tags caxias, Governo do Maranhão, Oposição., Roseana Sarney, Timon
Por Zeca Soares • domingo, 10 de março de 2013
Vários trechos das praias de São Luís continuam impróprios para o mergulho. A poluição vem, principalmente, dos rios contaminados pelo esgoto que desembocam no mar.
A poluição está afastando os banhistas mais cautelosos. A nova análise da água do mar da região metropolitana de São Luís, Divulgada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente revelou que a poluição ainda é um problema na maioria das praias.
Na Ponta da Areia, mais da metade da praia está imprópria para o banho. mas tem gente que não se importa com isso. Apenas as praias do meio e do Araçagy estão totalmente liberadas para o banho.
Já no Olho d’Água, nenhum mergulho é recomendado. Cinco pontos de praia da região metropolitana estão interditados, por que, segundo a secretaria, a poluição é permanente. São justamente os trechos onde os rios desembocam.
G1
Categoria Notícias | Tags Maranhão, Praias, São Luís, Secretaria de Meio Ambiente, Sema