A Prefeitura de São Luís está retomando o processo de discussão e definição das políticas públicas para o esporte da capital. Para isso, a Secretaria de Desportos e Lazer (Semdel) vai promover uma “Roda de Diálogo”, no dia 6 de março, com a participação dos integrantes do Conselho Municipal de Esporte de São Luís (Comesp).
Apesar de ter sido criado em 2007, pelo artigo 9º da Lei 4.895, o Comesp nunca foi implantado. No início de fevereiro, por intermédio de mobilização da Semdel, foram indicados representantes da sociedade civil e do poder público para integrar os 13 membros necessários para implantação do Conselho.
O Comesp tem por finalidade definir, acompanhar e avaliar as políticas públicas municipais voltadas para o desporto, buscando o desenvolvimento de programas de democratização do acesso à prática e à cultura do esporte, lazer e atividade física.
Todo o processo de implantação está sendo coordenado pelo secretário adjunto de Desporto, Lazer e Mobilização Social, Aldo Rogério Ribeiro, que ressalta a importância dessa iniciativa: “É preciso estabelecer diretrizes para o desporto e lazer de São Luís. Estamos buscando a prestação do serviço de qualidade para assegurar e facilitar o acesso da população a atividades esportivas e de lazer”.
A “Roda de Diálogo” terá a participação da advogada Valdira Barros, doutora em Políticas Públicas, que vai proferir a palestra “O Papel do Conselho de Direito para Efetivação das Políticas Públicas”. Outro tema a ser abordado é “A importância das parcerias: Poder Público e Sociedade Civil para o sucesso na gestão pública”, que terá como palestrante o vice-prefeito Roberto Rocha.
O evento será realizado das 14h às 17h, no Auditório Reis Perdigão, Palácio La Ravardière, s/n, Centro.
Isto é ima demondtração que existência política séria e voltada parábola edportecem São Luís.