Magistrados reagem às agressões de Flávio Dino

18comentários

raimundocutrimMagistrados que ainda compõem ou que fizeram parte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão em 2010 reagiram às agressões verbais do ex-deputado federal e presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), que acusou o tribunal de fraude no último pleito eleitoral para o Governo do Estado, durante um encontro regional do PDT no fim de semana, em Imperatriz. Naquela eleição, o comunista foi derrotado no primeiro turno pela atual governadora Roseana Sarney (PMDB), reeleita ao Palácio dos Leões. O desembargador Raimundo Freire Cutrim, que presidiu o TRE na ocasião, considerou absurdas e lamentou as acusações de Dino. O juiz Sérgio Muniz afirmou serem irresponsáveis as declarações do ex-candidato.

Flávio Dino atacou o TRE, ao afirmar que a vitória da peemedebista naquele pleito havia sido “decretada na calada da noite” pela Corte Eleitoral do Maranhão. O posicionamento do comunista ganhou repercussão e provocou constrangimento aos magistrados, que na tarde de segunda-feira elegeram o desembargador José Bernardo Rodrigues como novo presidente (em substituição à desembargadora Anildes Cruz) e o desembargador Fróz Sobrinho como vice-presidente e corregedor regional eleitoral no Maranhão.

Para o desembargador Raimundo Cutrim, não há fundamento algum nas acusações de Flávio Dino. “Essa é uma das declarações mais absurdas que eu já pude ouvir. As eleições de 2010 foram tão tranquilas que eu recebi até elogios por isso. Não houve problema algum nos municípios, muito menos na totalização de votos. É um absurdo essa declaração”, disse.

O desembargador, que se aposentou no ano passado, garantiu que não há elementos que sustentem as acusações do ex-candidato. “Eu lamento profundamente que o ex-deputado federal tenha agido desta forma. O Flávio Dino sabe que não houve fraude na eleição, isso é até impossível. O TRE apenas totaliza os votos dos eleitores armazenados em cada urna eletrônica. A urna é o equipamento mais seguro hoje e até copiado em alguns países, e garante a segurança total do pleito. Lamento muito que ele tenha atacado o TRE”, completou.

sergiomunizDesequilíbrio – O juiz Sérgio Muniz, que integrou o corpo de membros do TRE em 2010 e permanece no tribunal, reagiu de forma mais veemente às agressões verbais do comunista. Ele também rechaçou qualquer tipo de irregularidade na totalização de votos da eleição ao Governo do Estado de 2010. “Não houve fraude nenhuma, a eleição de 2010 foi uma das mais limpas da história. Ou seja, essa é uma declaração irresponsável de uma pessoa desequilibrada, que é o que ele vem mostrando ser”, afirmou.

Muniz foi vítima de Flávio Dino em um outro episódio de agressão à Justiça Eleitoral, desta vez nas eleições de 2012. Ao julgar um pedido contra a coligação do então candidato de Dino, Edivaldo Júnior (PTC), Muniz foi ameaçado pelo comunista, que invadiu o prédio do TRE, aos gritos, em plena noite de sábado.

Além de descartar fraude no processo eleitoral, Sérgio Muniz rebateu as insinuações de Flávio, de que o TRE teria agido na “calada da noite”. “Ele deveria saber que a totalização de votos ocorreu antes de meia-noite. É completamente falaciosa a declaração dele. Outra coisa, se a urna é eletrônica, a eleição é eletrônica e o tribunal só estava totalizando, ou seja, recebendo os dados da urna, é impossível a existência de uma fraude”, completou.

Sérgio Muniz questionou o fato de somente agora Flávio Dino ter se manifestado contra a Corte Eleitoral que conduziu as eleições daquele ano. “Se ele achava que tinha havido alguma mácula no resultado da eleição, caberia a ele adotar as medidas judiciais cabíveis. Ele não diz que é jurista? Ele entrou com um questionamento na época completamente descabido, questionando a votação após as 17h. Foi ouvido no tribunal, o processo foi arquivado e que eu saiba ele não tomou recursos”, disse.

O desembargador José Bernardo Rodrigues, presidente do TRE, preferiu não se manifestar sobre o caso. Ele utilizou como justificativa o fato de ter sido efetivado como membro da Corte Eleitoral somente em 2011, no ano seguinte às eleições. “Seria leviano da minha parte falar sobre o assunto. Acredito que quem deve se manifestar são os membros que compuseram aquela Corte”, finalizou.

O Estado

18 comentários para "Magistrados reagem às agressões de Flávio Dino"


  1. claudio

    blogueiros da mirante não tem capacidade, tem que ser capachos pra garantir o pão de cada dia.

    • Zeca Soares

      Engraçado que os blogueiros da Mirante são aqueles que você mais lê. Imagina se tivessem capacidade.

  2. Observador

    É IMPRESSIONANTE O SILÊNCIO DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL.

  3. Martin Schulberg

    O processo que cair não desse juiz, Sérgio Muniz, com este olhar assustador e lunático, parece não ser boa coisa!. Se ele é o ofendido tem que tomar cuidado com esse tipo de magistrado!.

  4. Gusmão

    Zeca,

    Sempre houve e sempre haverá frade em eleições. Aconteçam elas aqui ou em qualquer parte do mundo. O sistema Eleitoral brasileiro, apesar adotado por outros tantos países mundo a fora não é, como prega a justiça Eleitoral brasileira, inviolável. Se conseguem invadir os computadores do Pentágono e os da Cia, imagina outros. Ao dizer que as eleições de 2010 aqui no maranhão foi umas das mais limpa da história, o Juiz Sérgio Muniz acaba admitindo que a mesma, como todas as anteriores, não gozou de total transparência. Portanto, a denuncia do Flávio Dino, mesmo que possa parecer um ato impensado, ainda mais partindo de alguém que busca conquistar confianças, precisa e deve ser analisada além das preferências partidárias. Não se pode esquecer de que o mesmo, não bastasse a sua condição de candidato é um ex juiz, e mesmo que não seja da área eleitoral, esse fato facilitou que tivesse não apenas as informações dos bastidores, mas também aquelas dos porões do órgão aqui mencionado. Nos TRE´s e no TRF, na minha ingênua e mirabolante opinião, não são apenas os locais onde se contabiliza os votos e se proclama os resultado. Também se ganha eleições.

  5. Gojoba

    Porque vocês da mirante se importam tanto com esse cara? parece até que é uma tática do jornalismo de vocês blogueiros governistas tem o mesmo discurso inclusive voce um diretor de uma rádio am devia se prezar e nao fazer esse tipo de coisa se prestar a ser capataz

    • Macabeu

      Gojoba, ñ adianta passar “pincel”, nesses caras, eles ñ se emendam, a gente está mostrando o camiho certo mas eles insistem em fazer as coisas ao contrário, ñ adianta, deixa de mão!!!

      • Zeca Soares

        O Oliveira, Macabeu é revoltado porque perdeu alguma coisa no governo.

    • Zeca Soares

      Você é mesmo o de sempre Oliveira. Entendo você é revoltado com a vida.

  6. Rogério

    O MACABEU SÓ APARECE PARA FALAR MAL DO SARNEY E DEFENDER O FLÁVIO DINO.

    • Macabeu

      Rogério a resposta que dei ao Tony, serve pra ti tb, ver lá…

  7. Pedro Antonio

    O que o Flávio Dino diria sobre a eleição em Caxias será que foi tudo normal também? Ele continua o csra de sempre afrontando tudo e a todos. Gostaria que ele falasse sobre o que houve no curral eleitoral em Caxias.

  8. Tony

    O Macabeu deve ter um emprego na prefeitura de São Luís para defender o Flávio Dino pois só aparece para defender o comunistar e o prefeito Holandinha. Caiu a ficha Macabeu você está justificando o seu salário assim como muitos cabos eleitorais.

    • Macabeu

      Tony, vc está redondamente equivocado, não pertenço a Prefeitura, sou aposentado, ex funcionário publico do Estado,passei a trabalhar, no final do gov, Pedro Neiva passando por todo tipo de governo dos mais arrogante ao mais serviçal da oligarquia, até 2001 qdo pedir baixa, cansei de ser desvalorizado e receber baixo salários, que está ate hoje com esse Plano de cargos, que continua aviltante e desonroso.
      Defendo de graça, Edivaldo Holanda e Flávio Dino, pq é a mudança o novo, se continuar do jeito que está, é caixão e vela preta rapaz, ver se toma consciência e não se deixa levar por venais e quem é pago para fazer-lo.

  9. Macabeu

    Zeca, vc se lembra de um caso de candidato, ex-deputado, que invadiu um gabinete de um juiz, pedindo o dinheiro de volta, pq o juiz se comprometeu favorecer o ex-cadidato e na hora não fez nada!, estás lembrado deste caso?. Relembre se puder, é para mostrar que os corruptos existe em todo canto, Flávio tem razão quando combater esses mau juizes. Faça-me este favor, abrigado.

  10. Macabeu

    As palavras do Presidente do TRE foram; “Quem se sentir ofendido que se pronuncie”. O sistema mentira ficam incitando os membros do Tribunal para entrar em choque com Flávio Dino para criar inimizade.
    Flávio Dino não tem intenção de atingir parte do TRE que são honestos de nome ilibado, mas os corruptos e desonestos, que todo mundo sabe disso, e istoé fatos, agora querer criar polemica para incompatibilizar Flávio Dino com os membros do Tribunal, típica de quem se sente ameaçado pelo carismo de um concorreten a altura e honesto.

    • José Carlos Lobato Oliveira MAQUEANO

      Macabeu, mas esse é o papel de Zeca Soares, Gilberto lêda, Jorge Aragão; O senhor se lembra do video que inventaram do Edivaldo Holanda? Vocês vão ver daqui pra frente o ataque que vão fazer contra o Flávio Dino. Vai ser apelação demais.

      • Zeca Soares

        Não tenho papel nenhum José Carlos. Quero deixar claro que o meu trabalho aqui não tem qualquer relação com o trabalho que desenvolvo no Sistema Mirante. Quero lembrar a você e a quem quiser que na semana passada fiz uma entrevista com Flávio Dino e você não apareceu aqui para dizer que eu estava cumprindo outro papel.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: