O novo secretário da Casa Civil, João Guilherme Abreu terá como primeiro desafio desmanchar as “ilhas” existentes dentro do governo do Estado. É enorme a chiadeira por parte de secretários e de deputados da base aliada que reclamam não ter acesso sequer à governadora Roseana Sarney.
“A Casa Civil é uma secretaria que quem observar de fora não tem uma função específica, mas tem uma função básica de fazer a interligação entre as secretarias de governo de estado, de viabilizar os procedimentos, resolver os entraves nas secretarias e fazer o governo andar, funcionar. A função pra fora interliga o governo com soceidade civil e com os órgaos públicos”, disse.
João Abreu disse em entrevista ao jornalista Roberto Fernandes, na Rádio Mirante AM como pretende atuar à frente da Casa Civil para fazer o governo funcionar de fato.
“A minha missão é basicamente essa, tanto na parte política, quanto na parte administrativa, fazer com que essa liga seja positiva e se contrua com resultados pro governo. O objetivo da Casa Civil é atuar com todas as secretarias, com a assembléia, a sociedade, os movimentos sociais. Toda as negociações que envolvem disputas salariais foram resolvidas na Casa Civil, com conversa, com os órgãos do governo. É um trabalho que acaba não aparecendo, mas que é fundamento para as ações do governo, para o governo fucionar. Decretos, projetos de leis são todos analisados e discutidos na Casa Civil. Não tem obra, mas as obras acontecem muito em função dessa ação que a Casa Civil tem no governo”, explicou.
Veja você, um membro eminente do grupo tem pleno conhecimento de que o Luís Fernando não teve competência para coordenar as ações das secretarias.
Taís um que eestá chegando e consegue enxergar logo o maior problema do governo .
Tem muitos deputados aqui na Assembléia Legislativa que vive chorando nos corredores que não tem contato com a governadora.