A Secretaria de Estado de Saúde (SES) vai abrir 15 novas turmas para a quarta etapa do curso de capacitação em emergência cardiovascular, desenvolvido por meio de parceira firmada com o Hospital do Coração (HCOR), de São Paulo. A coordenação do curso é de responsabilidade da Unidade Gestora de Ações e Assistência em Serviços de Saúde (UGASS/SES).
O curso ocorrerá entre os dias 23 de fevereiro e 2 de março, nas dependências do Hotel Praia Mar, em São Luís, e será destinado a profissionais que trabalham na área de urgência e emergência em unidades estaduais do interior do Maranhão.
Esta etapa da capacitação visa qualificar ao todo 441 profissionais, entre médicos e enfermeiros, que estarão divididos em 10 turmas para o curso de Suporte Básico de Vida (BLS), com 30 participantes cada, num total de 300 profissionais, e cinco turmas para Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS), com 141 participantes.
De acordo com a organização do treinamento, os profissionais destinados a esta etapa atuam especificamente em seis unidades de saúde do interior do estado, sendo três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e três hospitais. Participarão do curso profissionais das UPAs de São João dos Patos, com 34 (27 técnicos de enfermagem, 05 médicos e 02 enfermeiros); de Timon, com 17 (01 técnico de enfermagem, 11 médicos, e 05 enfermeiros), e a de Coroatá, com 7 (05 médicos e 02 enfermeiros).
O Hospital Macrorregional de Coroatá Alexandre Mamede Trovão participará do curso com 172 técnicos de enfermagem, 54 enfermeiros e mais 12 médicos, num total de 238 profissionais a serem capacitados.
O Hospital Geral de Peritoró enviará 78 profissionais para o treinamento (63 técnicos, 12 enfermeiros e 19 médicos), e do Hospital Geral de Alto Alegre do Maranhão participarão 67 colaboradores, sendo 37 técnicos, 11 enfermeiros, 19 médicos.
Etapas
Nesta última, o número de médicos capacitados até agora pelo curso vai aumentar significativamente. Até agora já foram capacitados mais de 1.746 profissionais em todo o estado, pela equipe de 11 médicos integrantes do núcleo de profissionais HCOR, que transmitem técnicas que permitem o profissional dentro dos ambientes de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s) e Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs), estar preparado para atuar em momentos em que sejam exigidos procedimentos emergências.
Foto: Nestor Bezerra
Parabéns ao Governo. Montou uma estrutura e agora capacitar quem vai atuar na mesma.