Em mais um dia de força-tarefa para acompanhar de perto os problemas oriundos do período chuvoso na cidade, equipe de governo e vereadores, visitaram, na manhã desta segunda-feira (18), pontos de alagamento nos bairros da Divinéia, Vila Luizão e Salinas do Sacavém. A comissão percorreu os locais para dimensionar os problemas gerados pelas fortes chuvas que ocorrem na capital e providenciar as medidas necessárias a serem tomadas a fim de amenizar os danos ocasionados.
Retirada de areia, entulhos, resto de vegetação, garrafas de plástico e outros objetos e escavação de canais e galerias serão iniciadas pela prefeitura. Para isso, contará com o maquinário formado por caçambas, retroescavadeiras e escavadeira hidráulica.
“Um marca da nossa administração é esse contato com a população. É preciso estar perto das comunidades, presente, vendo in loco os problemas e providenciando as ações que devem ser executadas. Desse modo, junto com os moradores, estamos fazendo o mapeamento das intervenções a serem realizadas”, afirmou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, ao iniciar a caminhada pelos bairros.
Logo nas primeiras horas da manhã, o primeiro ponto visitado foi uma galeria situada na travessa Brasil, na Divinéia. Na companhia do vereador Marquinhos (PRB), que reside na área, o prefeito e secretários percorreram todo o corredor, que atravessa o bairro pelas ruas Uruguai, Jairzinho, Argentina, Madre Margarida, Euclides Teixeira, Proteção de Deus chegando até a Vila Luizão.
Segundo moradores que têm residências situadas próximas à galeria, a passagem de água transbordou devido ao acúmulo de areia e resíduos no leito. “Aqui choveu e alagou tudo em função dessa vala não ser limpa há bastante tempo. E com o entupimento gerado por esses entulhos, toda a área próxima foi alagada”, disse a dona de casa Maria das Graças, uma das que teve a casa atingida. Ela, que mora com o marido e mais três filhos, agradeceu a presença do prefeito. “Fico mais tranquila porque ele viu as nossas dificuldades e se sensibilizou com os prejuízos”, disse.
O prefeito determinou a limpeza e desobstrução da galeria. Ainda na região, a equipe de governo averiguou as condições do canal do Santa Rosa, que também transbordou.
“Nossas equipes farão a limpeza retirando todos os materiais inúteis que impedem uma velocidade maior na vazão dos fluidos e fazem, dessa forma, com que a água fique represada. Além disso, já designamos às nossas equipes de limpeza que façam o recolhimento do lixo que encontramos acumulados em algumas vias”, afirmou o secretário de Obras e Serviços Públicos (Semosp), José Silveira.
Foto: Maurício Alexandre