O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) prepara uma série de ações educativas para lembrar aos motoristas dos cuidados redobrados que devem ser adotados durante o Carnaval, que começa nesse fim de semana. Para reduzir o número de acidentes, que aumenta até 15% em épocas de feriado, o departamento alerta para cuidados simples que podem evitar infrações, acidentes e até mortes nas vias.
Segundo o coordenador de educação para o trânsito do Detran-MA, Roberval Lopes, é fundamental chamar a atenção para cuidados básicos de segurança, que podem salvar vidas. “Respeitar a sinalização, evitar dirigir cansado ou sob estresse, jamais dirigir alcoolizado, manter distância do veiculo que está na frente e diminuir a velocidade durante a noite, período em que experimentamos uma sensível redução do nosso campo visual são medidas simples que fazem a diferença”, recomenda Lopes.
De acordo com o diretor-geral do Detran-MA, André Campos é necessário promover junto a cultura da alegria e da descontração o respeito mútuo no trânsito também no carnaval. “Os motoristas que transitam acima da velocidade permitida colocam em risco a própria vida e, mais que isso, a vida de terceiros. A lei seca está ai para ser respeitada e toda a sociedade deve cumpri-lá”, afirma.
André chegou agora mas já está despontando.
Gostaria de pedir ao Detran e a Polícia que coloquem barreiras para fazer blitz na Avenida Litorânea e Avenida dos Holandeses porque os motoristas dirigem em alta velocidade e colocam a vida de muitos em risco.
Além da realização de blitz durante o carnaval eu entendo que é necessário o Detran fazer barreiras e vistoriar carros e pessoas todos os fins de semana em São Luís e no Maranhão todo para prender esses irresponsáveis que insistem em encher a cara e dirigir para tirar a vida de muitas pessoas no trânsito que está cada vez mais violento.